Cante - Como o louvor transforma sua vida, sua família e sua igreja.
Cante • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewso Poder transformador do canto congregacional.
Notes
Transcript
Introdução - Baseado num livro.
Introdução - Baseado num livro.
Meu Objetivo nessa noite é nos despertar o quanto "O Cantar” é de extrema importância para vida cristã. E que pela graça de Deus e o agir do Espirito Santo, que o nosso cantar, nosso louvor e adoração nao seja mais o mesmo.
1 - Por que cantamos? há uma grande alegria e santo privilégio, quando cantamos
Por que Cantamos? Fomos Criados para cantar.
Por que Cantamos? Fomos Criados para cantar.
Salmo 139.13–14 “Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no ventre de minha mãe. Graças te dou, visto que de modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.”
Por toda escritura e toda história humana vemos o povo de Deus usando o presente do cântico para louva-lo, Ele que é o doador do dom de cantar.
Nosso desejo de criar instrumentos musicais para acompanhar o nosso canto é tão antigo quanto o fabricar ferramentas para nos ajudar em nosso trabalho.
Por volta da 12a segunda semana de gestação as cordas vocais de bebê ja estão formadas no ventre da mãe.
Podemos até soar diferentes, mas dentro de mim e você tem as mesmo apararelho vocal que o Pavarotti, Adele, etc…
Cantar não é apenas um subproduto da nossa fala, mas assim algo que fomos projetados para sermos capazes de fazer.
Deus também projetou nossas mentes (ou psique) para cantarmos. Pense que nesse exato momento você deve se lembrar mais de letras de músicas do que consegue recitar textos das escrituras de cabeça.
Quando cantamos, pensamos nos conceitos do que cantamos, envolve nosso intelecto, imaginação, memória.
Vemos que Deus formou nosso coração com toda capacidade de se mover e captar a profundeza dos sentimentos, com toda uma gama de emoções enquanto uma melodia nos leva às verdades de quem Deus é, no qual estamos firmados.
Mesmo se vc diz não saber cantar, ou não conseguir cantar, Deus quer que você cante, Ele esta muito mesno preocupado com sua afinação do que com sua integridade.
Efésios 5.19 “falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando com o coração ao Senhor,” .
O cantar cristão começa no coração e não nos labios.
Pense num pai ouvindo seus filhos de diferentes idades cantando, cada voz, cada canto é tão importante quanto a outra, todas são um tesouro para o pai.
Nosso pai celestial, se importa se você canta e o que você canta, mas não esta preocupado o quão bem você canta.
Embora possamos ter corais, quintetos, banda do ministério de musíca, a congregação da igreja é o coral maximo, e para esse coral não há audições. Todos podem e devem fazer parte dele.
Há uma verdadeira beleza quando no coral da congregação as vozes e os corações se juntam entretecidos em louvor.
Em nossa comunhão como igreja, uma coisa que vamos sempre fazer até a volta de cristo, é compartilhar da Escritura, da palavra de Deus, e cantarmos, e a escritura também nos diz que vamos cantar por toda eternidade.
Se você ama a Cristo, você ama sua igreja, logo você deve amar cantar juntos com seus irmãos na fé, e se isso é de fato tão precioso para você, se tem valor para você, é muito raro termos somente um dia para fazer isso. Cante.
Deixe me encerrar esse ponto como um história: O sr. White, tem vários filhos envolvidos com a música na igreja, instrumentistas, cantores, seus filhos falam da inspração que seu pai é quando se trata de cantar na igreja. O sr. White, não sabe cantar e nem tocar nenhum instrumento. Mas ele é o cantor mais apaixonado da congregação, ele entendeu o que é canto congregacional e o que não é.
Somos todo cantores, alguns tem o talento de cantar em belissimos tons e timbres, outros tem o talento de cantar com a alma.
Por fim, não cantemos por que gostamos muito de cantar e nem fiquemos calados porque não gostamos de cantar. Cante por que você ama aquele que o criou, o formou e capacita a cantar.
Fomos Ordenados a Cantar.
Fomos Ordenados a Cantar.
Por toda escritura vemos que somos ordenados a ser um povo que canta.
Logo, cantar não é algo opcional, é um dever cristão, é uma questão de obediência.
É claro que essa obediência não é automática, sem o calor da convicção ou a alegria do relacionamento (o que veremos no próximo tópico). Mas é sim, questão de obediência.
O cântico cristão vai muito além de um dever, mas ele não menos que isso.
Salmo 149.1 “Aleluia! Cantem ao Senhor um cântico novo; cantem o seu louvor na assembleia dos santos.”
há mais de 400 referências sobre cantar na bíblia e, pelo menos, 50 ordens diretas.
Não devemos ignorar essa ordem por nenhum motivo…
Por não gostarmos da música que esta sendo cantada.
ou porque não gostamos de quem esta cantando.
ou por simplesmente não estarmos afim.
Nos salmos que vimos, não há "se nãos”ou "condições" para obedecermos.
Mas tambem neste Salmo e na escritura, vemos que não somos somentes ordenados a cantar, mas ele nos indica ONDE CANTAR, O QUE CANTAR E COMO CANTAR.
Não somos ordenados a cantar apenas para nós mesmos, no chuveiro ou no carro. mas com voz audível somos chamados a cantar na assembleia dos santos, ou seja, na companhia de outros crentes, junto com a igreja.
O cantar congrergacional não é uma sugestão opcional ou sazional, mas uma diretiva clara do Senhor, como parte regular de nossa vida de adoração.
Logo não podemos pensar como apenas um "periodo dos cânticos" o que podemos pular, ou chegar atrasado para o culto. Mas algo que devemos levar a sério, valorizar e separar tempo para isso.
Na assembléia dos santos, cada um de nós nunca será a maioria.
Por isso, muitas vezes vamos cantar músicas que talvez não escolheríamos, com arranjos e acompanhamentos que não são os seus preferidos.
Temos que estar dispostos a abrir mão dos nossos gostos pessoais pelo bem da assembléia maior, a igreja.
o modo como cantamos deve ser uma expressão de amor a Deus a seu povo, servimos uns aos outros quando cantamos em obediência a Deus de todo coração.
O QUE CANTAMOS?
Possuimos como igreja local, mas ainda mais enquanto igreja universal, uma liberdade criativa em música e em nossos cânticos.
Podemos dizer que há uma forma magnifica na diversidade de sons e estilos expressos na igreja.
Mas, a bíblia é específica quanto ao que devemos cantar.
Colossenses 3.16 “Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração.”
Uma das formas das Palavras de Jesus habitar ricamente em nós é cantando-a uns aos outros.
Somos ordenados a cantar a palavra de Deus, a verdade revelada nas escrituras, o Evangelho de Cristo.
Infelizmente há muitas canções que se cantam nas igrejas que perderam o foco da palavra e de Cristo, usam frases foram de contexto, descrevem Jesus de uma maneira a palavra não o faz, ou pior, contradizem o que a palavra diz.
Algo me fez refletir bastante, se temos praticamente, 30 minutos, por semana, no domingos, para cantarmos juntos como Igreja ao nosso Senhor. Devemos tornar esse tempo realmente produtivo, cantando as melhores canções que se possa encontrar.
As letras das nossas canções devem traduzir para cada pessoa que canta, um expressão maravilhosa, bem pensada e profunda da escritura.
Se desejamos que todos cantem de coração, precisamos fazer com que as pessoas pensem no que estão cantando, e ao pensarem, que elas percebam as verdades que estão sendo cantadas e colocadas em seu coração.
E ai sim, como o seu cantar pode também encher com verdades os corações daqueles que nos cercam, que parte da letra te fez perceber a Cristo de maneira nova ou te enchem de alegria ao cantar.
Como você vai cantar essas verdades a outros durante toda a semana?
COMO CANTAMOS?
Colossenses nos mostra que a nossa disposição do coração não é forçada.
Não é por obrigação, é por gratidão.
E a Gratidão é bem mais que dizer palavras com os lábios, ela tem raiz no coração. Pelos imerecidos beneficios da bondade de Deus na nossa vida.
(Numa outra oportunidade quero focar nos benefícios práticos que O CANTAR nos trás)
Uma gratidão profunda, deve produzir em nós um som forte e entusiasmado em nossa voz.
Como cantamos também revela como pensamos e sentimos a respeito de alguma coisa.
Cantar e como cantamos é um vivo testemunho aos nossos filhos e aos nossos visitantes de o quanto como igreja temos convicção das verdades que cantamos e como elas são realmente importante para nós.
Sendo assim, o nosso cantar revela a verdade a nosso respeito, no que é melhor e no que é pior.
Para Finalizar: Nosso exemplo maior.
Para Finalizar: Nosso exemplo maior.
Temos um SALVADOR CANTADOR.
Jesus é supremamente nosso Salvador, mas também é NOSSO EXEMPLO.
O Próprio Senhor Jesus Obedeceu a ordem de cantar.
Numa noite antes de morrer, após celebrar a ceia, o texto diz que cantaram um hino.
Não sei você, mas é incrível parar pra pensar nisso. Momentos antes da hora mais tenebrosa da sua vida, Jesus cantou.
Poucas horas antes da Agonia da Cruz, andando rumo ao seu aprosionamento, Nas profundezas e alturas da sua paixão, Jesus Cantou.
Imaginar nesse momento o nosso Senhor Jesus dirigindo seus discipiluos num cântico, é algo imensamente incrível e humilhante.
Pregado na Cruz, Ele citou um cântico, um salmo que certamente conhecia desde menino.
Canções em que foi treinado desde de criança o sustentatram e, por assim dizer, o formaram através do seu momento de maior angústia e sofrimento.
Salmo 22.1–3 “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu gemido? Deus meu, clamo de dia, e não me respondes; também de noite, porém não tenho sossego. Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel.”
Diante disso, como é possivel ser passivo quanto ao cantar?
Quando a Ele dirigimos a Palavra colocada nas nossas canções e respondemos com gratidão a Deus em nosso coração. somos guiados em seu caminho de paz.
Ele mesmo é a nossa paz. Cantar, como também todas as outras expressões de nossa adoração, jamais nos salvará.
Mas Cantar nos ajuda a sermos conduzidos àquele que nos salva.
A Ordem de cantar leva-nos a Cristo com a alegria de louvá-lo e segui-lo.
Como Deus é bondoso em nos mandar fazer algo tão maravilhoso!
Apelo final: Contrangidos a cantar.
Apelo final: Contrangidos a cantar.
Por fim, diante de tamanho amor, de tamanho sacrificio, somos constrangidos a cantar.
2Coríntios 5.14–15 “Pois o amor de Cristo nos domina, porque reconhecemos isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.”
Nossa motivação de cantar vem muito mais do que nós mesmos - nossos gostos, nossas preferências musicais.
Intrinsicamente, nossa razão para cantar é impulsionada por aquele que morreu e ressurgiu.
É impelida por um desejo do fundo do coração de transmitir a verdade do evangelho aos que já conhecem e precisam ser renovados por ela.
e comunicar esta verdade aos que não conhecem. Mas que podem ser atraídos a Cristo ao ver e ouvir pessoas que creem claramente nisto, por causa do jeito que elas cantam a este respeito.