Reino de Sacerdotes

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Somos TODOS sacerdotes

Revelation 1:4–8 ARA
4 João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono 5 e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, 6 e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! 7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém! 8 Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.

INTRODUÇÃO

Quem fez o que pra quem?
Apocalipse quer dizer “revelação”, e por isso este livro também é chamado de “Revelação” de Deus a João (1:1).
Foi escrito durante um tempo em que as autoridades romanas estavam perseguindo os cristãos porque eles não prestavam culto ao Imperador romano, que chamava a si mesmo de “senhor” e “deus”.
O livro foi escrito por João, que estava preso na ilha de Patmos por ter anunciado o evangelho (1:9).
Ele escreve o seu livro para as sete igrejas da província romana da Ásia (1:4, 11), que ficava numa região que hoje faz parte da Turquia. Ele anima os seus leitores a continuarem fiéis a Jesus Cristo em tempos de perseguições e sofrimentos. Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), Ap.
O texto em questão mostra que a Revelação é da parte da Divindade para à Igreja. O Pai, o Espírito e o Filho enviam essa mensagem.

a lição principal do livro é simples e clara: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos” (11:15).

a Igreja é a CIDADE DOS SACERDOTES de Deus!

AFIRMAÇÃO TEOLÓGICA: Igreja, CIDADE DE SACERDOTES. SOMOS TODOS SACERDOTES

SENTENÇA DE TRANSIÇÃO:

PONTO 1: Àquele que nos ama

Explica
No presente texto, amor não é o amor de Deus pelo mundo todo, como, p ex., em Jo 3:16, mas amor preferencial, ou seja, é um sinônimo de eleição. Quem, afinal, consegue entender que “Deus escolhe o que não é nada” (1Co 1.26–29)?
João 13.1“1 Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.” De modo similar Paulo vê a correlação entre o amor de Jesus e sacrifício (Gl 2:20; Ef 5:2,25). Aqui, porém, expressa-se a durabilidade deste amor. O amor com o qual ele nos amou, está presente.
Ele nos ama. Sem sofrer mudança, ele está diante da comunidade como aquele que a ama. Ele também ama até mesmo Laodicéia (Ap 3:19). Ele ama aos que disciplina. Sim, ele nos ama! Ilustra
DEUS NÃO NOS ABANDONOU, OS DEÍSTAS ESTÃO ERRADOS. Deísmo é uma corrente filosófico-religiosa que surgiu durante a Idade Moderna, particularmente no século XVII e XVIII, e defende a crença em um Deus criador que, após criar o universo e estabelecer suas leis naturais, não interfere mais nos assuntos do mundo ou nos destinos dos seres humanos. O deísmo se distingue tanto do teísmo, que acredita em um Deus que intervém ativamente no mundo, quanto do ateísmo, que nega a existência de Deus. DEUS NOS AMA ATIVAMENTE AINDA HOJE.
Aplica
Caminhe pelo mundo como alguém que é amado por Deus! Caminhe pelo mundo como alguém que recebe esse gotas desse amor diariamente.
DEUS NÃO NOS ABANDONOU. Somos todos SACERDOTES DO AMOR!

PONTO 2: Pelo seu Sangue, nos libertou dos nossos pecados

Explica
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (3089 λυω luo) libertar alguém ou algo preso ou atado 1a) bandagens para os pés, sapatos 1b) de um marido ou esposa unidos pelos laços do matrimônio 1c) de um homem solteiro, tenha sido casado ou não 2) soltar alguém amarrado, i.e., desamarrar, livrar de laços, tornar livre 2a) de alguém amarrado (envolvido em bandagens) 2b) amarrado com cadeias (um prisioneiro), tirar da prisão, deixar ir 3) desatar, desfazer, dissolver, algo amarrado, atado, ou compactado 3a) uma assembléia, i.e., despedir, dissolver 3b) leis, que tem uma força que obriga, são semelhantes a laços 3c) anular, subverter 3d) por de lado, privar de autoridade, seja pelo preceito ou ato 3e) declarar ilegal 3f) soltar o que está compactado ou construído junto, dissolver, demolir, destruir 3g) dissolver algo coerente em partes, destruir 3h) metáf., derrubar, por de lado
“pelo sangue do cordeiro pascal nos libertou do Egito”. Desde a noite pascal no Egito, remissão e sangue formam um conjunto. Lá também pode-se localizar o modelo originário daquilo que na Bíblia significa “remissão”: comprar de volta os prisioneiros da terra estranha, à qual não pertencem, que sempre os escravizará e explorará. Isso era o Egito para o povo de Israel. No entanto, o verdadeiro proprietário, o Deus de Abraão, lsaque e Jacó, finalmente faz valer os seus direitos sobre este povo e, na noite pascal, o redime com mão poderosa para a aliança com ele e para que lhe sirva.
NA CRUZ DEUS LIBERTOU O SEU POVO PARA SEMPRE
Como, porém, escravos do pecado poderão pessoalmente fazer algo por sua libertação? Pois em cada impulso e em cada movimento eles são novamente prisioneiros do pecado, agem como pecadores e, em conseqüência, movem-se mais profundamente para dentro do pecado, assim como no passado Israel, quanto mais começava a pensar em sua liberdade, caía de modo cada vez mais desesperador debaixo do jugo egípcio.
Deus é o único que pode libertar. O PREÇO DE LIBERTAÇÃO SÓ PODERIA SEU PAGO POR ELE.
Mas ele não somente morreu como o Cordeiro, mas também atuou como sacerdote nesta morte. Em segundo lugar, o “sangue de Cristo” abarca, além da morte que ficou para trás, também sua contínua e presente intervenção em favor dos pecadores. Ele permanece como o grande personagem sacrificial e o Sumo Sacerdote sobre o mundo atual, uma verdade que jamais será anunciada de modo intenso demais neste mundo.
Aplica
Vivendo como livre. Renovando a mente.
Como um libertado pelo pecado ainda peca? Qual é o governo do nosso coração?
Romanos 6 Romanos 12
O apóstolo Paulo pergunta se devemos continuar pecando para que a graça de Deus aumente. Ele responde enfaticamente que não. Aqueles que foram batizados em Cristo foram batizados na sua morte, sepultados com Ele e ressuscitados para uma nova vida. Isso simboliza a morte do velho eu pecaminoso e o nascimento de uma nova vida em Cristo.
Cristo morreu para o pecado uma vez por todas e vive para Deus. Assim, os crentes devem se considerar mortos para o pecado, mas vivos para Deus. Eles não devem deixar o pecado dominar seus corpos, mas devem oferecer-se a Deus como instrumentos de justiça, pois não estão mais sob a lei, mas sob a graça.
Paulo reforça que a graça não é uma licença para pecar. Obedecer ao pecado leva à morte, mas obedecer a Deus leva à justiça. Os crentes, anteriormente escravos do pecado, agora são servos da justiça e devem oferecer seus corpos à justiça para a santificação. Quando eram escravos do pecado, estavam afastados da justiça e os frutos de suas ações levavam à morte. Agora, libertados do pecado e servos de Deus, os frutos são para a santificação e a vida eterna. Paulo conclui que o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

PONTO 3: Pelo seu Sangue, nos fez um Reino de Sacerdotes para o Seu Deus e Pai

Explica
Sacerdote = intermediário que foi necessário após a separação entre Deus e os homens causada pelo pecado.
1º MOMENTO: Melquiseque Gênesis 14.18 “18 Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo;”
2º MOMENTO: Arão Êxodo 28.1 “1 Faze também vir para junto de ti Arão, teu irmão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me oficiarem como sacerdotes, a saber, Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.”
Funções básicas sacerdotais:
Tinham o papel de oferecer sacrifícios a Deus pelos homens. Isso tem a ver com MEDIAÇÃO.
Servir no santuário (Nm 3:6)
Ajudavam nos sacrifícios (Jr 33:18-22)
Transportar a arca
Ensinar a Palavra Dt 31:9; 22:10
Abençoar o povo Nm 6:27
Israel deveria ser uma nação sacerdotal Êxodo 19.5–6 “5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; 6 vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.” Isaías 61.5–6 “5 Estranhos se apresentarão e apascentarão os vossos rebanhos; estrangeiros serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros. 6 Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações e na sua glória vos gloriareis.”
Mas, por causa da Idolatria Deus rejeita o sacerdócio de Israel Malaquias 2.7–9 “7 Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do Senhor dos Exércitos. 8 Mas vós vos tendes desviado do caminho e, por vossa instrução, tendes feito tropeçar a muitos; violastes a aliança de Levi, diz o Senhor dos Exércitos. 9 Por isso, também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos e vos mostrastes parciais no aplicardes a lei.”
JESUS É O SUMO SACERDOTE PERFEITO DE UMA ORDEM MAIOR E MAIS IMPORTANTE (HB 7-9) Salmo 110.4 “4 O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.”
DEUS CUMPRE NA IGREJA AQUILO QUE NÃO CUMPRIU EM ISRAEL 1Pedro 2.9 “9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”
Somos todos Sacerdotes
Todos têm livre acesso a Deus e uma RESPONASBILIDADE
Reino de Sacerdotes e não um Reino COM sacerdotes
Apocalipse 5.9–10 “9 e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação 10 e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.”
Jesus comprou para o PAI, REIS E SACERDOTES.
Êxodo 20.18–19 “18 Todo o povo presenciou os trovões, e os relâmpagos, e o clangor da trombeta, e o monte fumegante; e o povo, observando, se estremeceu e ficou de longe. 19 Disseram a Moisés: Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos.”
O povo ficou com medo da presença de Deus
O povo ficou com medo da morte. Não quiseram morrer e levaram o lider a morrer para poderem ouvir a Deus por meio do líder.
O povo não quis a responsabilidade de ouvir Deus e de ser um povo sacerdotal que ministra ao Senhor e TERCERIZAM isso.
Êxodo 32.1 “1 Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão e lhe disse: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe terá sucedido.”
o Bezerro de Ouro é a expressão da TERCERIZAÇÃO SACERDOTAL. Ele foi feito pra substituir Moisés.
a nossa responsabilidade como SACERDOTES é Ministrar a Deus, Ministrar aos Santos e Ministrar ao Mundo.
Tercerizamos isso quando consumimos religiosidade evangelica: temos um profeta para ouvir Deus para nós, temos um pastor pra falar a mensagem que queremos ouvir, temos uma boa igreja que tem um bom entretenimento para nós, assistimos cultos, vemos ou outros fazerem e ficamos observando, o nosso dizimo muitas vezes pode representar uma compra religiosa consumistas da religião no mercado religioso qual igreja te atende? por isso os escandalos: pastores maus tentando agradar os consumistas da religião que nunca nasceram de novo. Ele te da o que você quer, e você da o que eles querem ($, sexo e poder)
Como pastor meu trabalho é ajudar meus irmãos a desenvolverem o seu sacerdócio e não ser um intermediario espiritual, cobertura espiritual, autoridade espiritual, paternidade espiritual, etc.
pessoas dons (Ef 4) não são mediadores mas são presentes de Deus a Igreja para o seu amadurecimento sacerdotal.
Aplica A nossa responsabilidade como SACERDOTES é Ministrar a Deus, Ministrar aos Santos e Ministrar ao Mundo.

CONCLUSÃO

O que ser? Somos TODOS sacerdotes! O que sentir? Você foi amado e liberto para isso! O que fazer? Ministre a Deus, aos santos e ao mundo como um SACERDOTE DO DEUS ALTÍSSIMO. Se responsabilize por isso e seja intencional.

Related Media
See more
Related Sermons
See more