ODIADOS PELO MUNDO

Mensagens evangélho de João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
Texto base:
João 15.18–25Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou. Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado. Quem me odeia odeia também a meu Pai. Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai. Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.”

1. IDENTIFICADOS COM CRISTO PELO ÓDIO DO MUNDO

João 15.18 “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim.”
A realidade da identificação dos discípulos de Jesus no mundo
Condições
Se o mundo vos odeia v.18
Se vós fôsseis do mundo v.19
Se me perseguiram v.20
Identificação
me odiou a mim - Odiarão a vós
me perseguiram - Perseguirão a vós

1.1 - Odiados por ser escolhido por Jesus

João 15.19 “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.”
Pergunta
Porque o mundo nos odeia?
Corpos estranhos
Propósitos definidos;
Glória de Deus a o Deus Criador;
Serviço incondicional ao Senhor Jesus;
Dependência funcional do Espirito;
Princípios diferentes;
Amor incondicional ao próximo;
Fé no Deus salvador
Esperança e de promessas eternas
Moral santa.
Separação dos desejos da carne;
Consagração do corpo a Deus.

1.2 - Jesus o servo sofredor e seus discipulos

João 15.20 “Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor...
O perfil do servo de Deus
Isaías 53.2–3 “Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.”
Sofredor
Sem beleza aparente (O físico)
Homem de dores
Desprezado
Que desafia a morte
Atitude diante da realidade do sofrimento
1Pedro 4.13 “pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.”

2. IDENTIFICADOS COM CRISTO PELA PERSEGUIÇÃO DO MUNDO

João 15.20 “...Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros....”
- Com referência à oposição acirrada e contínua que os discípulos estavam enfrentando e poderiam esperar enfrentar da parte do mundo, Jesus agora cita suas próprias palavras anteriores, que tinham sido pronunciadas nessa mesma noite. Quando dito pela primeira vez, o significado era: “Um servo não é maior do que seu senhor; portanto, ele não deve se considerar isento da obrigação de prestar serviço no espírito de humildade”. Como repetido agora, significa: “Um servo não é maior do que seu senhor; por isso, ele não deve se considerar imune às perseguições”

2.1 - Perseguidos pela sua piedade

2Timóteo 3.12 “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.”
Razões das perseguições - (Razões de fazer)
1Pedro 4.15–16 “Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem; mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome.”
Por fazer o que é certo
Por não fazer o que é errado

2.2 - Perseguidos pela nossa identidade

Razões das perseguições - (Razões de ser)
Mateus 5.16 “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”
Filhos da Luz no meio das trevas
Filhos de Deus no sistema de Satanás
Filipenses 2.15 “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo,”

3. IDENTIFICADOS COM CRISTO PELA REJEIÇÃO DO MUNDO PECADOR

João 15.21–25 “21 Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou. 22 Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado. 23 Quem me odeia odeia também a meu Pai. 24 Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai. 25 Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.”

3.1 - Não conheceram

“21 Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou
Razões de não conhecerem
Trocaram o Deus
Romanos 1.22–24 “Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si;”
Foram cegados pelo inimigo
2Coríntios 4.4 “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.”

3.2 - Não reconheceram

23 Quem me odeia odeia também a meu Pai. 24 Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado
Razões de não reconhecerem
Maldade do coração e obras
João 3.19 “O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.”

3.3 - Rejeitaram completamente

Rejeição final
Perversidade assassina
1Coríntios 2.8 “sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória;”
Related Media
See more
Related Sermons
See more