Paulo Diante do Sinedrio.
Exposição em Atos dos Apostolos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Compreender o perigo mas nunca recuar.
Compreender o perigo mas nunca recuar.
Atos 23. 1-11.
Atos 23.1. Consciência o termo significa conhecer com ou saber em conjunto com A consciência é o Juiz ou a testemunha interior que aprova quando fazemos o que é certo e reprova quando fazemos o que é errado.
Mas observe Paulo já havia dito que consentiu na morte levou pessoas inocentes presas promoveu grave perseguição sobre homens mulheres crianças e velhos, como pode um homem assim ter sua consciência tranquila???
è que a consciência não determina os padrões mas apenas os aplica conforme sua crença ou forma de enxergar por exemplo: Se um ladrão denunciar seus parceiros de crimes sua consciência ficara terrivelmente pesado lhe acusando de traição, assim também se um crente mente rouba ele esta em guerra com sua consciência.
Paulo pode dizer isto pois enquanto fazia os crimes e as perseguições que ele narrou no capitulo 22 ele simplesmente estava certo de que os do caminho eram uma ceita e portanto contra as verdades de Deus.
Paulo usa esse termo 21 uma vezes em suas cartas é certo então que ele sabe usar gosta de usar e tem domínio quando trata do assunto.
Atos 23.2. Sem qualquer motivo o sumo sacerdote mandou esbofetear Paulo igualmente a Cristo João 18. 22. lembrando que Jesus mesmo disse referente a seus seguidores que: “ Se me perseguiram vos perseguirão a vós outros”. em resposta a essa arbitrariedade na atitude do sumo sacerdote.
Atos 23. 3. Paulo disse Deus te ferira parede branqueada fazendo alusão aos sepulcros da época que eram realmente bem pintados e adornados por fora mas interiormente estavam cheios de restos mortais bichos e podridão. Mt 23.27;
Esse Ananias é assassinado no ano 66 numa rebelião dos zelotes dentro dos aquedutos de Roma.
Atos 23. 4,5. Alguns comentaristas dentre eles F.F Bruce diz que Paulo considera o acento sagrado do sumo sacerdote , mas não a pessoa de Ananias pois provavelmente sabia que se tratava de um homem criminoso.
Atos 23 6-9. Paulo percebe que desse sinédrio o resultado certamente será sua condenação ao apedrejamento então sabiamente cria uma divisão no sinédrio ressurreição dos mortos que na verdade é a tônica da pregação de Paulo e de todo o livro de Atos que perseverante mente anuncia Jesus como o Nazareno Ressuscitado.
Atos 23. 10-11. Aumentando a dissenção com medo de que Paulo fosse destroçado pelos Judeus mandou que o levassem para a fortaleza Antônia. isso porque para uma guarda romana perder um prisioneiro era muito grave o risco para todas a guarnição era a condenação a morte por causa do prisioneiro( pertencer a guarda romana tinha um grande prestigio, mas a cobrança era certa) Paulo poderia ter ficado em estado de duvida o que é normal em todos nós por isso o conselho do próprio Senhor que se pos ao lado dele dizendo coragem.
Jesus já havia se apresentado ao mesmo Paulo em diferentes momentos para lhe falar o fortalecer seu coração. (Atos 22.17-21; Atos 18. 9,10; Atos 27. 22-25; Jesus aconselhou isso mesmo dizendo em Mt 28.20 B.
Aplicação:
Deus levará ao resultado pretendido por Ele mesmo tudo em relação a nossa vida, uma coisa é certa fomos chamados para ser fieis a Ele em qualquer situação.