Episódio 2 - O primeiro milagre (Façam tudo que Ele disser)
Jesus • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsSéria para apresentar Jesus. No segundo episódio falaremos da sobre o milagre da transformação da água em vinho.
Notes
Transcript
Hoje eu quero continuar a contar as histórias maravilhosas que temos na bíblia, continuar contando essas histórias para que vocês conheçam cada vez mais o nosso senhor Jesus, o nosso Deus eterno e maravilhoso!
Para isso a história que iremos conhecer hoje trata do primeiro milagre de Jesus! Alguém sabe quem milagre foi esse?
Mas antes, vamos recapitular um pouquinho nossa história até aqui? Vamos relembrar as cenas dos últimos capítulos.
Na semana retrasada nós falamos um pouquinho sobre a criação do mundo, falamos da criação do primeiro homem e da primeira mulher, cujo os nomes são? Isso mesmo, Adão e Eva.
Falamos também que Deus deu apenas uma regra para o homem no jardim. Quem lembra qual regra foi essa?
Após isso, após a desobediência, após o pecado, o homem e a mulher foram expulsos do Jardim e perderam a comunhão com Deus, e por consequência toda a humanidade também se tornou pecadora, completamente longes de Deus.
A humanidade se entregou ao pecado, ao mal, e passou a andar debaixo do poder do diabo e das trevas.
Porém, na sentença que Deus deu ao homem e a mulher também havia uma linda promessa. A melhor promessa do mundo!
Jesus é aquele que irá destruir para sempre a serpente, aquele que liga novamente a humanidade a Deus Pai, aquele que é o único caminho para Deus, caminho de salvação.
Jesus veio para nos trazer vida, para nos salvar. Ele é o único capaz de nos tirar das trevas e trazer para a luz.
Inclusive, o evangelho, palavra que vocês já ouviram muitas vezes, tem um significado excelente.
Evangelho significa a boa notícia de salvação.
Jesus é a boa notícia que Deus ama tanto vocês e quer tanto que vocês o conheçam, que vocês tenham uma vida eterna com Ele, que vocês tenham uma vida plena, que deu seu único filho Jesus para morrer na cruz por vocês, para que através do seu sangue derramado vocês tivessem o perdão dos seis pecados.
Apenas não se esqueçam que para vocês fazerem parte da família de Deus vocês precisam aceitar Jesus como o Senhor de vocês!
Agora que relembramos podemos avançar para o próximo capítulo da nossa história.
Vimos no livro de Gênesis, que é o primeiro livro do Antigo Testamento que Deus criou todas as coisas, correto? Agora olha que interessante o que está escrito no evangelho de João, que é um dos primeiros livros do Novo Testamento.
João 1.1–3 “1 No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. 2 Ele estava com Deus no princípio. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.”
De quem João está falando aqui, chamando de Palavra? Isso mesmo, Jesus!
Desde a fundação do mundo Deus já tinha um plano de salvação para a humanidade caída pelo pecado. Antes mesmo de Adão e Eva pecar, Deus já tinha tudo planejado!
Nosso Deus não pode ser surpreendido, ele já tinha um plano completo!
No livro de Apocalipse 13.8 está escrito algo incrível “8 Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.”
O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo morreu para nos resgatar. E estava definido desde a criação do mundo! Que noticia maravilhosa!
Quando então lemos o evangelho de João vamos conhecer várias histórias incríveis e milagres de Jesus.
No começo do seu trabalho na terra, por exemplo, João conta o recrutamento dos primeiros discípulos, que se tornariam posteriormente os apóstolos. Olha que legal essa história que está em João 1.43–51
“Um dia Jesus encontrou Filipe, disse “Siga-me”. 44 Filipe, como André e Pedro, era da cidade de Betsaida. 45 Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”. 46 Perguntou Natanael: “Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?” Disse Filipe: “Venha e veja”. 47 quando Natanael se aproximou de Jesus, Ele Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”. 48 Perguntou Natanael: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar”. 49 Então Natanael declarou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” 50 Jesus disse: “Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa! Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.
Olha que demais, muito legal essa história.
Pensa nessa passagem, dois amigos conversando. Ai um fala assim: Meu, eu conheci o Cristo de que tanto foi falado por nossos antepassados, ele é tudo isso mesmo! Ai seu amigo responde assim: Será, mano? Não sei não, já ouvi tanta historinha, Ele veio de onde você disse? Nazaré? Esse lugar ai é zoado… rsrs
A resposta é a melhor: VENHA VER! Você não precisa falar nada, nada do que você falar é capaz de explicar, de exemplificar, só “vem e veja” com seus próprios olhos, vem experimentar a vida! Incrível!
Aí, logo na sequência, acontece um casamento em uma região próxima e Jesus irá junto com sua mãe e discípulos. Provavelmente era um casamento de algum conhecido.
Vamos ler juntos João 2.1–11 “1 Dois dias depois, houve um casamento no povoado de Caná, na região da Galiléia, e a mãe de Jesus estava ali. 2 Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento. 3 Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: — O vinho acabou. 4 Jesus respondeu: — Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora. 5 Então ela disse aos empregados: — Façam tudo o que ele mandar. 6 Ali perto estavam seis potes de pedra; em cada um cabiam entre oitenta e cento e vinte litros de água. Os judeus usavam a água que guardavam nesses potes nas suas cerimônias de * purificação.7 Jesus disse aos empregados: — Encham de água estes potes. E eles os encheram até a boca.8 Em seguida Jesus mandou: — Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao dirigente da festa. E eles levaram.9 Então o dirigente da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isso ele chamou o noivo10 e disse: — Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho. 11 Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galiléia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele. 12 Depois disso, Jesus, a sua mãe, os seus irmãos e os seus discípulos foram para a cidade de Cafarnaum e ficaram alguns dias ali.
Esta história incrível de Jesus, uma das primeiras do livro de João, podemos aprender muitas coisas a respeito do primeiro milagre de Jesus.
Aprendemos que Jesus é Deus, criador, porque assim como Deus criou todas as coisas, inclusive hoje vimos que Jesus estava junto com o Pai na criação, vemos também que Jesus tem poder sobre a natureza, sendo Deus, ele pode transformar água em vinho.
Aprendemos que Jesus nos ama e se agrada com a nossa alegria, com a nossa celebração, participando de um casamento com os seus!
Mas o que quero reforçar com vocês aqui é um momento muito importante, que ficará de lição pra nós hoje.
Quando o vinho acabou e sua mãe foi até Ele pedir ajuda, porque ela sabia que Ele poderia ajudar, ela fala uma frase muito, mas muito importante. Quem lembra qual foi a frase? “Façam tudo que Ele pedir”.
Uma vez que sabemos quem é Jesus e que Ele é Deus, capaz de qualquer coisa, não existe impossível para Ele. Maria sabia disso e por isso sua instrução para os empregados é o que quero que vocês guardem no coração hoje!
FAÇAM TUDO O QUE ELE DISSER. Vocês podem repetir essa frase comigo? Façam tudo o que ele disser!
Os empregados fizeram tudo o que foi dito, seguiram com detalhe todas as instruções de Jesus.
E sabe qual foi o resultado? Eles experimentaram o melhor vinho.
Quando entregamos nossos planos nas mãos de Jesus e “fazemos tudo o que Ele disser” experimentaremos o melhor, porque Jesus tem o melhor pra gente. Mas quando ignoramos o que Jesus tem pra nós, quando ignoramos os seus ensinamentos, a sua palavra, quando simplesmente fazemos algo mesmo lá no fundo tendo consciência de que não é a vontade de Deus, com certeza iremos quebrar nossas caras.
Meus irmãos, não duvidem disso, façam tudo o que Jesus disser. É só isso, simples! Escolham Jesus todos os dias e vocês experimentarão o melhor na vida de vocês! Vamos orar?