O mistério do evangelho (2)
Colossenses • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
Seguindo no texto:
Colossenses 1.24–29
“24 Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja;
25 da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus:
26 o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos;
27 aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;
28 o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;
29 para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim.”
1.26 mistério.
Nas religiões pagās celebradas no tempo do Império Romano, os "mistérios" eram discernimentos secretos dados (em geral,mediante pagamento) a uns poucos iniciados seletos.
Com alguma ironia, Paulo usa a palavra para designar a revelação que Deus tornou gratuitamente disponível para as nações (v. 27, 2.2; 4.3; cf. Efésios 1.9 “9 desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo,” Efésios 3.3 “3 pois, segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente;”; Efésios 5.32 “32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.”; Efésios 6.19 “19 e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,” ).
No uso de Paulo, "mistério" se refere ao que estava parcialmente oculto, mas agora está sendo revelado.
oculto.
O propósito salvador de Deus para os gentios estava amplamente oculto deles antes da vinda de Cristo: Deus permitiu que as gerações anteriores andassem em "seus próprios caminhos" (Atos dos Apóstolos 14.16 “16 o qual, nas gerações passadas, permitiu que todos os povos andassem nos seus próprios caminhos;”
cf. Romanos 1.24–32 “24 Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; 25 pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! 26 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; […]28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, […]”.
Efésios 2.12 “12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.”.
O Antigo Testamento revelou em sombras, sinais e figuras que Deus residiria pessoalmente entre seu povo (v. 27; Ezequiel 36.25–27 “25 Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. 26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. 27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.” ) e
que criaria uma nova humanidade, unindo gentios e judeus no Messias
(Gênesis 12.3 “3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” ;
Efésios 3.5–6 “5 o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito, 6 a saber, que os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho;” , notas).
Seguindo no texto:
27 aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;
Deus quis dar a conhecer…
“o gênero humano de modo algum forneceu ocasião de Deus fazê-los participantes deste segredo, ao ensinar que Deus fora levado a isto por sua própria decisão e porque lhe foi do agrado agir assim.”
João Calvino, Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses, ed. Tiago J. Santos Filho et al., trans. Valter Graciano Martins, Primeira Edição., Série Comentários Bíblicos (São José dos Campos, SP: Editora FIEL, 2010), 526.
Quão rico é este mistério:
Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses (Versículos 24 a 29)
o fato de que os gentios, que durante tantos séculos viveram imersos em morte, a ponto de parecer como se estivessem plenamente arruinados, de repente são contados no número dos filhos de Deus, e recebem a herança da salvação?
Qual é a glória deste mistério oculto?
R: Cristo em vós a esperança da glória.
Carta aos Colossenses (O começo singular que Paulo possui – Cl 1.24–29)
Esse “Cristo” em nós é o “grande Jesus” do qual ouvimos, que excede a todo o mundo. Ele não nos permite, por exemplo, tocar a orla de seu manto em adoração. Não nos promete, por exemplo, que benevolentemente se lembrará de nós uma vez ou outra. Ele escolhe nosso coração, que por natureza é idólatra, rebelde, para ser sua moradia: “Cristo em nós.” É o que Paulo também afirma em:
Gálatas 2.20 “20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” ; Gálatas 4.19“19 meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;” ; Romanos 8.10 “10 Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.” ; 2Coríntios 13.5 “5 Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” ; Efésios 3.17 “17 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor,” .
2Coríntios 4.7“7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.”
Seguindo no texto:
28 o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;
Anunciamos: anunciar amplamente — dar a conhecer abertamente e com ampla distribuição. Rick Brannan, org., Léxico Lexham do Novo Testamento Grego (Bellingham, WA: Lexham Press, 2020).
Admoestar: admoestar — advertir ou aconselhar em termos do comportamento de alguém. Rick Brannan, org., Léxico Lexham do Novo Testamento Grego (Bellingham, WA: Lexham Press, 2020).