Calebe: o exemplo de um herói improvável
Missão da Igreja • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 53 viewsNotes
Transcript
Calebe, o quenezeu (Js 14.6-9)
Calebe, o quenezeu (Js 14.6-9)
Quem era Calebe?
Foi um dos espiões enviados para reconhecer a terra de Canaã.
Filho de Jefoné, um quenezeu.
Possivelmente não era Israelita
Alguns comentadores sugerem que é descendente de Esaú.
E que sua família se juntou a Israel no êxodo.
Mas como ele chegou a ser tão influente ao ponto de ser esscolhido entre tanta gente para ser um dos espiões representando uma das tribos de Israel?
Outros comentadores sugerem que ele é sim descendente Israelita. Mas o que importa não é tanto sua origem, e sim seu destino.
Deus tinha feito dele um grande homem.
Primeiro, ele tinha sido um dos únicos dois que entraram na terra de Canaã.
Ele é um dois poucos dos quais a Bíblia diz que "seguia o Senhor de todo coração". Num 14:24; 32:12; Deut 1:36; Josh 14:14
Nyberg, M.F. (2016) “Caleb, Israelite Spy, Son of Jephunneh”, The Lexham Bible Dictionary. Organizado por J.D. Barry et al. Bellingham, WA: Lexham Press.
Também ele é chamado de “meu servo”, uma menção que até esse momento só tinha sido feito para Moises. (Nm 14.24)
E no final Deus não somente deu vida longa, mas também terra por sua fidelidade.
Como um estrangeiro poderia ser mais digno do que os próprios Israelitas?
O fato de Calebe ter sido leal e verdadeiro, pois "seguiu inteiramente ao Senhor" (Núm. 32:12), foi considerado por alguns como a razão pela qual ele foi escolhido para representar a tribo de Judá e recebeu uma parte "entre os filhos de Judá" (Josué 15:13).
Nichol, F.D. (org.) (1976) The Seventh-day Adventist Bible Commentary. Review and Herald Publishing Association, p. 247.
Se fazemos as contas, os únicos fiéis dos espiões foram Josué e Calebe.
Isto aqui traz uma verdade importante e surpreendente. Somos dignos por que Deus nos fez dignos. Não existe nada que façamos que nos torne dignos o suficientes de ganharmos o mundo e o céu. Mas quando entregamos nossa vida a Deus, e somos fiéis a ele, milagres acontecem e somos reconhecidos como filhos de Deus.
Não somos dignos de fazer a missão de Deus. Mas Deus nos faz dignos e nos chama de servos, de escolhidos, de Calebes. seguindo o legado de um homem que foi fiel e escolheu viver por Jesus.
A cada um é dado de acordo a sua fé (Js 14.10-12)
A cada um é dado de acordo a sua fé (Js 14.10-12)
Uma atitude que Calebe poderia ter tomado, seria de não se importar e deixar a tarefa da conquista de Canaã para os mais novos. Mas, ele decide ir além disso.
Primeiro mesmo passando 45 anos, ainda tinha a mesma força de quando jovem.
Além disso, ele reafirma que pode viajar e lutar tão bem quanto nessa época.
E nesse momento que ele pede uma região montanhosa. Porque?
O Comentário Bíblico Adventista diz:
Ele não se referia apenas à cidade de Hebrom, que já havia sido tomada por Josué, mas incluiu em seu pedido toda a região adjacente, inclusive as cavernas e fortalezas para as quais os anaquins haviam se retirado e onde agora estavam em grande número. Podemos supor que Calebe, à luz da ênfase que os outros espiões haviam dado à dificuldade de conquistar Hebrom e os arredores, pediu o território de Hebrom como prova de sua fé na vitória completa.
Nichol, F.D. (org.) (1976) The Seventh-day Adventist Bible Commentary. Review and Herald Publishing Association, p. 248.
Uma região assim sera muito importante. As cidades antigas eram construídas nas montanhas. Eram lugares de defesa natural, práticas em reconhecer inimigos à distância.
Mas o mais audacioso não era o lugar, masa quem morava lá.
Como poderia vencer aqueles gigantes que com certeza estavam se preparando para a guerra?
Qual foi o segredo para o sucesso dele?
O VERDADEIRO SEGREDO DO SUCESSO. Calebe (ver cap. 15:14-17) não fracassou em seu perigoso empreendimento. Mas foi porque ele disse: "se o Senhor for comigo". Assim é sempre em nossos empreendimentos. Aquele que tem certeza de que resistirá à tentação, porque está confiante em si mesmo, verá sua confiança falhar no dia da provação. Aquele que confia somente no Senhor sairá vencedor da luta. Em todas as coisas, nosso apoio e confiança devem estar Nele. Se tivermos um propósito em nosso coração, deve ser "se o Senhor quiser" (Tiago 4:13-15). Se tivermos feito algo com a ajuda Dele, devemos dizer: "Não a nós, Senhor, mas ao Teu nome seja o louvor" (Salmos 115:1). Se Calebe tivesse confiado em sua força inabalável ou em sua coragem destemida, ele teria se saído como Israel diante de Ai. Mas como ele confiava no Senhor, seu Deus, os três filhos de Anaque não poderiam ficar diante dele.
Spence-Jones, H.D.M. (org.) (1909) Joshua. London; New York: Funk & Wagnalls Company (The Pulpit Commentary), p. 233.
Nós que somos ainda jovens, precisamos nos levantar e fazer como Calebe, ir atrás da montanha que nos espera, o desafio que teremos na missão. Usemos o vigor que ainda temos, as energias que ainda temos, a força que ainda temos. Tenhamos fé em nos levantar e avançar. E em nome de Jesus, conquistaremos todos os desafios que estiverem à nossa frente.
A terra descansou da guerra (Js 14.13-15, 15.13-15)
A terra descansou da guerra (Js 14.13-15, 15.13-15)
O que significa essa expressão para você?
Esta expressão significa que finalmente um dia a conquista foi feita e terminada, já não haveria mais com que se preocupar além de viver e desfrutar da vida na terra que mana leite e mel.
Afinal os Israelitas estavam num lugar maravilhoso. Agora poderiam desfrutar da terra, e serem felizes.
Mas esta expressão está no final do relato deste capítulo. E em parte é um resumo direto para o final da guerra de conquista dos Israelitas.
Já que mesmo que Calebe tenha conseguido a terra para ele, ele não ficou de braços cruzados enquanto os outros ainda estavam lutando.
O capítulo 15 por exemplo explica que ele teve que derrotar os descendentes de Enaque.
E esses detalhes estão na Bíblia porque mesmo que a vitória esteja garantida, ainda não chegamos na Canaã celestial.
Ainda somos peregrinos, andando e lutando. A guerra ainda não acabou. mas vivemos com a certeza que acabará. Entretanto, mesmo que já tenhamos alcançado nossa redenção através do batismo, ainda precisamos buscar ajudar na conquista de muitos lugares para Jesus. Só assim a terra descansará da guerra.
Chegará o dia quando entraremos na verdadeira Canaã celestial, e assim como Calebe, descansaremos e viveremos felizes, não somente nós, mas também os que serão salvos por Jesus através da nossa vida.
Você gostaria de finalizar a missão que Deus nos encomendou e chegar na Canaã celestial?
Você gostaria de finalizar a missão que Deus nos encomendou e chegar na Canaã celestial?