O Cuidado de Deus por meio de Servos

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
O Cuidado de Deus por meio de Servos
Jeremias 3.15 NAA
15 — Darei a vocês pastores segundo o meu coração, que os apascentem com conhecimento e com inteligência.
A palavra “pastores” aqui, não tem o sentido que usamos hoje. O termo faz referência a todos os que governavam o povo de Deus. Sabemos, que na Antiga Aliança, para o povo de Israel, a parte cívica e religiosa era praticamente a mesma. Os reis e sacerdotes deveriam governar o povo em harmonia. Podemos lembrar por exemplo de reis como Josias, que tem sua história narrada no segundo livro dos Reis nos capítulos 22 e 23. Que mesmo sendo um líder civíl e governante, liderou o povo em uma reforma religiosa destruindo altares a falsos deuses e reestabelencendo o culto verdadeiro em Israel. E temos também o rei Davi, que é conhecido não só por seu reinado, mas por sua devocção a Deus e por seu sacerdócio. Um comentário afirma:
Jeremias, Volumes 1 & 2 (4. As Bênçãos do Arrependimento (3.14–18))
“Pastores” era uma metáfora usada em todo o antigo Oriente Próximo para fazer referência aos governantes políticos (2.8), mas podia ser aplicada a oficiais de qualquer esfera. De fato, Jeremias chama a si mesmo de pastor em 17.16.
Portanto, podemos entender, que a primícia da profecia neste verso 15, é de que Deus dará a seu povo, alguém que o lidere, governe, alimente, apascente e cuide. O entendimento para “pastores” deve ser esse. Aqueles que cuidam do Povo de Deus.
E por meio então, do verso 15, nós podemos perceber alguns parâmetros desejados pelo próprio Deus de como devem ser esses líderes. Eles serão (1) segundo o coração de Deus, (2) eles apascentarão o povo e (3) farão isso com conhecimento e inteligência. Temos então, pelo menos três características de um líder da vontade de Deus. Começando pela sua vida, indo para o seu papel e também com as suas capacidades.

Por causa da Graça

Precisamos entender aqui que a profecia não visa dar esperanças por meio de homens perfeitos que cuidarão do povo. Mas sim, convida o povo para olhar para Deus, que mais uma vez age com misericórdia e Graça e cuidará de seu próprio rebenho. Deus aqui não nos incentiva a olhar para os nossos pastores como pessoas diferentes, melhores do que nós ou com mais graça e poder. Muito pelo contrário, ele nos lembra que tudo isso acontece por meio de Sua Graça soberana. Olhar para nossos pastores, é olhar para o cuidado de Deus e sua graça que usa homens falhos e pecadores para cuidar de seu povo.
Pensando nisso, vamos olhar para as características de um homem que é moldado por Deus para o ministério.

1 - Segundo o Coração de Deus - Vida

A primeira característica tem o seu grau mais elevado. Antes de qualquer coisa, um líder deve ser alguém que tem a sua vida dedicada ao Senhor, vivida aos pés dEle.
Aqui podemos e devemos fazer um paralelo com a carta de Paulo ao seu filho na fé Timóteo. Paulo ali dá algumas diretrizes sobre como devem ser os pastores, recomendações que se repetem também na carta a Tito. E o que podemos perceber, é que a maior preocupação do apóstolo é com a vida que este candidato ao ministério deve viver. A Tito ele diz: Tt1:7Porque é indispensável que o bispo, por ser encarregado das coisas de Deus, seja irrepreensível, não arrogante, alguém que não se irrita facilmente, não apegado ao vinho, não violento, nem ganancioso.” É portanto, indispensável que a vida deste líder e pastor seja irrepreensível. É necessário que ele viva segundo o coração de Deus, e para isso, é necessário conhecer o coração de Deus.
Uma pesquisa aponda que cerca de 50,68% dos pastores e líderes nunca leram a Bíblia Sagrada por inteira pelo menos uma vez. O resultado é fruto de uma pesquisa feita pelo atual editor e jornalista da Abba Press & Sociedade Bíblica Ibero-Americana Oswaldo Paião, com 1.255 entrevistados de diversas denominações. O motivo é a falta de tempo, apontaram os entrevistados. Isso é um retrato de como temos lidado com nossos ministérios e Igrejas. Como Paulo nos afirma que pregava todo o conselho de Deus (At20:27), devemos nós estarmos capacitados a fazer o mesmo. Como faremos isso se nós não nos dedicamos a conhecer este conselho. É necessário que o pastor seja um homem segundo o coração de Deus.
http://www.criacionismo.com.br/2010/09/metade-dos-pastores-evangelicos-nunca.html
Preste atenção no que diz o comentário:
Faithlife Study Bible (Chapter 3)
A Referência para “segundo o coração de Deus” constrasta a rebeldia de Judá, que não se voltou para o Senhor de todo o coração. (Jr3:10 Apesar de tudo isso, a irmã dela, a traiçoeira Judá, não voltou para mim de todo o coração, mas fingidamente, diz o Senhor.)
Ser segundo o coração de Deus é ser contrário a tudo o que a natureza humana clama para se ver satisfeita. Antes de qualquer habilidade ou qualidade, é preciso estar cheio de humildade, para reconhecer que sem Deus não é possível, e que necessitamos dEle em todos os momentos de nossas vidas e ministérios.

2 - Apascentarão - Papel

Se vimos a respeito da característica em relação a vida pessoal do líder, veremos então a respeito de seu papel, sua função. Que pelo texto é bem simples. Deus dará ao povo, pastores segundo o seu coração para fazerem uma coisa: Apascentar. O que seria então apascentar? Apascentar aqui, tem o sentido de alimentar, cuidar.
No Evangelho segundo Mateus, o apóstolo vai fazer uma referência a uma profecia de Miquéias e no capítulo 2 verso 6 ele diz: “[…] porque de você sairá o Guia que apascentará o meu povo, Israel.” se referindo a Jesus. E o comentarista William Hendriksen vai falar o seguinte a respeito desta expressão:
Muitíssimo belo e consolador é o que é dito acerca do Messias-Cristo nas palavras: “Tu apascentarás o meu povo de Israel”. Aqui o pastor é rei. Porém, esse rei não é um tirano cruel. Na apreciação daqueles a quem Deus ternamente chama “meu povo”, esse rei não é apenas preeminente, mas também providente. Para eles a palavra “pastor” sugere não apenas solenidade, mas também solicitude.
William Hendriksen
Se nós entendemos que nossos papel de pastores é refletir a imagem de Cristo, nós precisamos olhar para a função que Deus nos dá por meio da profecia de Jeremias e também por meio da vida perfeita do Bom Pastor. O nosso papel enquanto líderes, é sermos servos. Devemos olhar para o nosso rebanho, não como nosso, mas sim como de Jesus, Ele é o Verdadeiro Pastor. É como se nós, fossemos ovelhas que carregam sinos em nossos pescoços, as demais ovellhas nos seguem ao nos ouvir, mas nós, em primeiro lugar, seguimos ao nosso Pastor. Precisamos cuidar, amar, zelar, alimentar. Esta sim é a nossa função. A Palavra “apascentar” tem seu sentido original “alimentar”.
Temos visto e presenciado a figura de homens e mulheres que por possuírem um simples “pr” antes de seus nomes, tratam os outros com inferioridade. “A mas eu sou pastor há tantos anos”, “eu fui ordenado por Deus, eu sei o que eu estou fazendo”. Nós vivemos em uma cultura onde pastores precisam usar ternos ao subirem no púlpito para serem vistos diferentes dos demais. Queremos lugares de honra, queremos ser vistos, reconhecidos, lembrados e consultados. Enquanto o papel que Deus nos deu é de alimentar, cuidar, zelar. Não é mais importante a forma como nos veem nos púlpitos aos domingos, mas sim, a maneira que nos veem em nosso dia-a-dia.
Cuidado para não ser engolido pelos livros: Um grama de amor vale um quilo de conhecimento.
John Wesley (fundador do movimento Metodista)
O que nossas ovelhas mais precisam? De cuidado, amor, carinho, do verdadeiro pastoreio. E não pense que eu estou dizendo que você deva negligenciar seus estudos e seu crescimento no conhecimento, mas sim, para que você avalie com sinceridade e sabedoria se seus vastos conhecimento não tem matado suas ovelhas de fome.

3 - Com Conhecimento e inteligência - Capacidades

Por fim e não menos importante, temos as nossas capacidades. Os pastores segundo o coração de Deus, apascentarão o seu povo com “Conhecimento e Inteligência”.
Conhecimento
Conhecimento nós podemos traduzir também como sabedoria. E Bíblicamente sabedoria tem o seu princípio no temor do Senhor (Provérbios 1:7 “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os insensatos desprezam a sabedoria e o ensino.”). Temor do Senhor significa nada menos do que honrar o Senhor. Um pastor e líder deve ter como uma de suas capacidades para guiar o povo de Deus, temor do Senhor, honrar a Deus com sua vida, seu ministério, seus propósitos.
Inteligência
Inteligência aqui pode ser trauduzido por prudência, entendimento, discernimento. É preciso inteligência e discernimento para guiar e pastorear o povo de Deus.
A graça divina nessas duas qualidades, está precisamente no fato de que nenhuma delas vem da natureza do pastor, mas sim do Deus que os enviou. A Sabedoria vem do Senhor assim como o discernimento. E é essa a intenção de Jeremias, é justamente fazer um contraste com a forma que os reis e governantes antigos tentaram guiar o povo, por meio de seu próprio conhecimento e inteligência. A promessa de Deus, é que os pastores que virão, terão suas mentes e corações totalmente firmados no Senhor. O comentarista afirma:
Jeremias, Volumes 1 & 2 (4. As Bênçãos do Arrependimento (3.14–18))
Conhecimento e entendimento/aptidão eram precisamente as duas qualidades desejadas em um verdadeiro estadista, e caracterizarão o Messias vindouro (23.5). Os reis não mais procurarão governar mediante a sabedoria de seus conselheiros políticos, mas conhecerão a fonte do verdadeiro discernimento e da verdadeira perceptividade na obediência aos mandamentos de Deus.
Todas as capacidades então que temos, vem do próprio Deus. É interessante perceber o contraste proposital de Deus, em dizer que vai dar ao povo, líderes sábios e inteligêntes, que é justamente o oposto da atitude dos scerdotes do povo, como em Oséias 4:1-6
Oséias 4.1–6 (NAA)
1 Filhos de Israel, escutem a palavra do Senhor. Porque o Senhor tem uma controvérsia com os moradores da terra: “Não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus na terra, 2 mas apenas juramento falso, mentira e assassinato, roubo e adultério. Há violência e homicídios sobre homicídios. 3 Por isso, a terra está de luto, e todos os seus moradores desfalecem, juntamente com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar estão morrendo.” 4 “Todavia, que ninguém acuse, nem repreenda, porque a minha acusação é contra vocês, sacerdotes. 5 Por isso, vocês tropeçarão de dia, e os profetas, juntamente com vocês, tropeçarão de noite; e eu destruirei a mãe de vocês. 6 O meu povo está sendo destruído, pois lhe falta o conhecimento. Pelo fato de vocês, sacerdotes, rejeitarem o conhecimento, também eu os rejeitarei, para que não sejam mais sacerdotes diante de mim; visto que se esqueceram da lei do seu Deus, também eu me esquecerei dos seus filhos.”
Ser um líder levantado por Deus é guiar o povo confiado nas habilidades que recebeu do próprio Senhor. Ninguém o vai por seus próprios méritos, mas simplesmente por confiar e depender do Senhor.

4 - Para a Igreja

Até aqui vimos recomendações diretas ao líder e pastor do rebanho de Deus. E é claro, são princípios que podem e devem ser aplicados a vida de todo crente, como sermos servos segundo o coração de Deus, cuidando do povo de Deus com sabedoria e discernimento. Mas eu gostaria de deixar também uma palavra em específico para a igreja. Como vimos, a profecia do verso 15 é uma promessa que Deus dá ao povo se estes se arrependessem de seus maus caminhos. Leiamos Jeremias 3 do verso 12 ao 14:
Jeremias 3.11–14 (NAA)
12 Vá, pois, e proclame estas palavras para o lado do Norte, dizendo: “Volte, ó rebelde Israel”, diz o Senhor, “e não farei cair a minha ira sobre você, porque eu sou compassivo”, diz o Senhor, “e não manterei para sempre a minha ira. 13 Tão somente reconheça a sua iniquidade, reconheça que você transgrediu contra o Senhor, seu Deus, e que você se prostituiu com os estranhos debaixo de todas as árvores frondosas e não deu ouvidos à minha voz”, diz o Senhor. 14 “Voltem para mim, ó filhos rebeldes”, diz o Senhor. “Porque eu é que sou o esposo de vocês. Eu os tomarei, um de cada cidade e dois de cada família, e os levarei a Sião.”
Receber pastores com as qualidades que aqui foram citadas, é um presente de Deus para um povo arrependido e fiel. Sejam fiéis ao Senhor. Cultivem, cada um de vocês, um relacionamento íntegro e íntimo com Deus. Orem pelo seu pastor, amem e cuidem do seu pastor, obedeçam ao seu pastor. Para isso, vou até o livro de Hebreus que nos diz: Hb13:7Lembrem-se dos seus líderes, os quais pregaram a palavra de Deus a vocês; e, considerando atentamente o fim da vida deles, imitem a fé que tiveram.” E também no verso 17: “Obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles, pois zelam pela alma de vocês, como quem deve prestar contas. Que eles possam fazer isto com alegria e não gemendo; do contrário, isso não trará proveito nenhum para vocês.” Amem e obedeçam aos seus pastores, para que eles trabalhem felizes. Nós sabemos o quão doloroso pode ser, ver ovelhas que amamos tomando um mau caminho porque não ouviram a exortação do Senhor.

Conclusão

Portanto, aos meus amigos e coloegas pastores aqui nesta noite, que possamos sempre lembrar que as características que vimos de um pastor, não são provenientes de nós mesmos. Nenhum de nós que vai ao ministério vai por suas capacidades ou méritos. A prova disso, é que todas as características que vimos, são contrárias ao homem. Este líder é segundo o coração de Deus, por causa de Deus, por que sabemos que o coração do homem é enganoso. Ele apascenta e cuida do povo, por graça divina, por que sabemos que o coração do homem só busca os seus próprios interesses. E faz de forma inteligente e sábia por pura intervenção do Céu, porque sabemos que nossas mentes estão afastadas de Deus em sua própria natureza. Portanto, ser um pastor é ser alguém limitado e imperfeito que confia com tudo o que é e tudo o que tem em um Bom Pastor, que foi como nós, porém, sem cometer os nossos erros.
E aos irmãos aqui presentes, ovelhas do Senhor. Não vejam em seus pastores aquilo que eles não são. Eles são homens pecadores e limitados. e que carecem da graça Divína, amem e orem por seus pastores, cuidem deles porque eles cuidam de vocês.
E por fim, que cada um de nós, ovelhas ou pastores, que possamos ter os nossos olhos fixos no Supremo e Bom Pastor. “Porque vocês estavam desgarrados como ovelhas; agora, porém, se converteram ao Pastor e Bispo da alma de vocês.” (1Pedro 2.25). Tudo só é possível por meio dAquele que deu a vida por suas ovelhas. Ele é o foco de nossas vidas, Ele nunca falha, Ele nunca erra. Que Cristo Jesus seja sempre aquele em quem buscamos referência e segurança. Que sejamos pastores a imagem do Perfeito Pastor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more