5 RAZÕES PORQUE ATOLAMOS
INTRODUÇÃO:
Fizemos uma caminhada passando pelos 12 passos - 12 Passos são 12 ações, 12 atitude que nos conduzem a grandes mudanças
2Coríntios 5.17 (NAA) - E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (1722 εν en)
preposição primária denotando posição (fixa) (de lugar, tempo ou estado), e (por implicação) instrumentalidade (mediana ou construtivamente), i.e. uma relação do descanso - em, por, com etc.
Este “EM” expressa no centro de.... ( Centro da Vontade de Deus)
RELEMBRANDO OS PASSOS
Passo 1: Admitimos ser impotentes diante de nossos vícios e comportamentos compulsivos e que nossas vidas se tornaram ingovernáveis.
(...)
Passo 12: Tendo experimentado um despertar espiritual como resultado destes passos, procuramos levar esta mensagem a outros e praticar esses princípios em todos os aspectos da nossa vida.
O que é estar atolado?
“Que se meteu em atoleiro, que afundou em lama, lodo; atascado.
Compartilhar história de visita na pedra grande de Atibaia
1) Não trabalhar profundamente um ou mais passos- o programa é um processo e não uma corrida para ver quem chega primeiro.
1.1 Dê tempo para Deus trabalhar. Não pegue atalhos.
a. Passo 3 - Decidimos entregar nossas vidas e nossas vontades aos cuidados de Deus
Entregamos a Deus as “grandes” coisas e tentamos resolver sozinhos as “pequenas” coisas.
Salmo 37.5 - “Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nele, e o mais ele fará.”
Não aceitar o sacrifício de Jesus na cruz que nos purifica dos nossos pecados
1.2. Viver o perdão do outro e de si mesmo (passo 8)
Mateus 6.14 — Porque, se perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês, que está no céu, perdoará vocês;
Efésios 1.6–8 - para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado. Nele temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e entendimento.
O PERDÃO (de Deus para mim, de mim para o outro, do outro para mim e de mim para eu mesmo) me liberta das ofensas, e dores do passado.
2) Medo de viver mudanças
2.1 Medo de mudar.
2.2 Medo de falhar.
2.3 Medo da rejeição.
2.4 Medo da intimidade.
2.5 Medo do desconhecido
2.6 Medo de assumir responsabilidade - não somos responsáveis por tudo que nos aconteceu, mas hoje é preciso assumir a nossa parcela de responsabilidade completamente.
Salmo 139.23 - Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;
PARTILHA: Pude aprender que assumir a responsabilidade é reconhecer que sou responsável por minhas escolhas e que essas geram consequências, mas uma vez confessado o pecado, “Ele é fiel e justo para me perdoar “ e então :
Romanos 6.1–2 - “Que diremos, então? Continuaremos no pecado, para que a graça aumente ainda mais? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós, que já morremos para ele?” - ou seja, com esse entendimento a minha responsabilidade para que haja um novo comportamento é permitir que Deus remova de mim meus maus hábitos e DECIDIR fazer movimentos em direção à um caráter mais próximo ao de Jesus.
O medo deve ser equilibrado para proteger nossa vida, e não para nos paralisar de viver o melhor de Deus para nós!
3) Não ter intimidade com Deus - Vida devocional
3.1 Leia a bíblia meditando e ore ao meditar, somo convidados a meditar usando basicamente 2 perguntas: Que verdade esse texto bíblico expõe a mim? Como reagirei a esta verdade a partir de hoje? a resposta deve ser a oração ou pedindo ajuda para entender o texto e/ou aplicar a verdade, ou então de gratidão por já estar vivendo a referida verdade.
3.2 Faça o inventário diário - Assumir os erros prontamente, se autoavaliar e se auto confrontar perante a bíblia nos ajuda a fazer a manutenção dos movimentos já vividos na caminhada
3.3 Viva os passos da forma mais profunda em todas as áreas da vida Talvez seja necessário repetir algumas vezes o GP. e qual seria o problema?
4) Não ter uma REDE DE APOIO eficientepróxima - Prestador de contas, Padrinhomadrinha e amigos espirituais (dica: envolver-se no servir)
Provérbios 13:20 - “Quem anda com sábios será sábio, mas quem anda com tolos acabará mal.”
5) Não ter um plano de ação com um novo comportamento substitutivo para o mal hábito/pecado
Fazer um movimento para que o gatilho de um comportamento ative o novo comportamento. Apenas calar o hábito não é tão viável como substituir o hábito inadequado por um novo comportamento saudável. Exemplo: Viagem a trabalho o quanto eu fico ansioso, procurando todas as possibilidades de problemas, como lidar com o cliente etc. hoje me preparo, mas sem o desespero de antes e substituo por estar descansado para ter toda concentração para o trabalho.
RESUMO:
Razões porque atolamos -> Contramedidas
1) Não trabalhar profundamente um ou mais passos -> Trabalhar profundamente cada um dos passos
2) Medo de fazer mudanças -> Coragem para mudar
3) Não ter intimidade com Deus -> Ter vida devocional
4) Não ter uma REDE DE APOIO eficiente/próxima -> Cultivar uma REDE DE APOIO
5) Não ter um plano de ação com um novo comportamento substitutivo para o mal hábito/pecado -> Ter um plano de ação claro de substituição por novos comportamentos benéficos.
12 Passos são 12 ações, 12 atitude que nos conduzem a grandes mudanças
2Coríntios 5.17 - E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
PERGUNTA MOTE:
Qual é a ação que eu pratico e me ajuda a manter a caminhada, sem atolar?
Qual é o ponto com o qual preciso ficar mais atento para não atolar e/ou sair do atoleiro?