Salmo de Adulão - 1
TEXTO BASE
SALMOS 142
INTRODUÇÃO
O que são Salmos?
O livro de Salmos acompanha o povo de Deus há milênios com palavras de conselho, encorajamento, consolo e advertência. Cada um dos 150 capítulos expressa com tocante franqueza o relacionamento entre o seu autor e Deus. Os conflitos de alma, os questionamentos, as batalhas contra os próprios pecados e os dos outros refletem bem a experiência humana.
Salmos é um livro extremamente central e importante. Não é apenas o lugar que costuma aparecer quando abrimos a Bíblia ao acaso, por estar no meio dela. É também o livro no qual milhões de fiéis — judeus e cristãos — ao longo de vários séculos têm encontrado palavras para todas as ocasiões e experiências possíveis: palavras de fé e esperança, de dor e consolo, de alegria e tristeza, de ações de graças e lamento, de confissão e perdão, de ânimo e paz. O livro fala sobre Deus como ele verdadeiramente é e sobre a vida como ela costuma ser. Fala ao nosso coração e nos permite falar de coração também. Não é de admirar que seja uma fonte maravilhosa para os pregadores. Pode parecer bem elementar pegar as palavras de alguns salmos e pregá-las e ensiná-las de maneira relativamente simples e direta.
A adoração em Israel era uma educação constante nos aspectos essenciais de toda a sua fé e visão de mundo. E não pode haver dúvidas de que era exatamente isso que Deus queria para eles. Enquanto cantavam e cantavam essas músicas, aprendiam a essência de sua fé.
Pense mais uma vez nos antigos israelitas entoando esses cânticos vez após vez. O que eles aprendiam? Do que eram lembrados? O que declaravam acerca de Deus, do mundo, de si mesmos e do futuro?
A fé, contudo, é provada. O Antigo Testamento está cheio de histórias que mostram isso. E os salmos procuram encorajar o povo de Deus a continuar confiando em Deus e lhe obedecendo, mesmo durante tempos difíceis ou quando são tentados a fugir em outras direções. Às vezes, os salmos fazem isso de forma muito positiva — simplesmente chamando os adoradores a se lembrar de como Deus é grande e a continuar a confiar nele (Sl 46). Ou um indivíduo dá testemunho de como Deus o apoiou em meio a problemas ou o resgatou de perigos (Sl 40). São salmos que incentivam a esperança e fortalecem a fé. Às vezes, fazem isso de modo mais negativo, narrando ocasiões na história de Israel em que o povo se rebelou contra Deus e sofreu por causa disso (Sl 106). São salmos que advertem contra a infidelidade e a rebelião.
Onde Davi estava quando escreveu?
עדלם ̀Adullam
provavelmente procedente do part. pass. da mesma raiz que 5724; n pr loc
Adulão = “justiça do povo”
1) uma cidade dos cananeus designada a Judá e situada nas terras baixas; localização da caverna onde Davi se escondeu
Algumas Perguntas
SÃO ORAÇÕES, SIMPLES E SINCERAS, QUE NOS LEVAM DO MEDO À CONFIANÇA EM UM DEUS QUE TUDO SABE E TUDO VÊ
SENTENÇA DE TRANSIÇÃO
PONTO 1:
CLAMAR, SUPLICAR E DERRAMAR
PONTO 2:
DEUS SABE E DEUS VÊ
PONTO 3:
DEUS É REFÚGIO E HERANÇA
Davi não encontrava nenhum refúgio entre os homens (heb. manos, v. 4), porém sabe que ele tem no Senhor um lugar de refúgio (heb. machseh). Fazer esta confissão ao Senhor equivale um reconhecimento de sua insegurança e desamparo pessoais. “Minha porção” é um empréstimo da linguagem relativa à provisão divina para os levitas
“Porção e cálice” se referem à abundante liberalidade que o Senhor lhe concedera. A imagem se relaciona com a das provisões divinas destinadas aos levitas (Nm 18.20; Dt 10.9; 18.1,2). Seu território determinado era definido, e os lugares onde as linhas passavam no tocante a ele eram aprazíveis. Ele não está falando de uma herança terrena, tal como as tribos receberam, mas da dádiva que Deus dá de si mesmo.