Salmo de Adulão - 1

Salmos da Caverna  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

TEXTO BASE SALMOS 142

Psalm 142 ARA
Salmo didático de Davi. Oração que fez quando estava na caverna 1 Ao Senhor ergo a minha voz e clamo, com a minha voz suplico ao Senhor. 2 Derramo perante ele a minha queixa, à sua presença exponho a minha tribulação. 3 Quando dentro de mim me esmorece o espírito, conheces a minha vereda. No caminho em que ando, me ocultam armadilha. 4 Olha à minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interesse. 5 A ti clamo, Senhor, e digo: tu és o meu refúgio, o meu quinhão na terra dos viventes. 6 Atende o meu clamor, pois me vejo muito fraco. Livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu. 7 Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome; os justos me rodearão, quando me fizeres esse bem.

INTRODUÇÃO

O que são Salmos?

O livro de Salmos acompanha o povo de Deus há milênios com palavras de conselho, encorajamento, consolo e advertência. Cada um dos 150 capítulos expressa com tocante franqueza o relacionamento entre o seu autor e Deus. Os conflitos de alma, os questionamentos, as batalhas contra os próprios pecados e os dos outros refletem bem a experiência humana.

Salmos é um livro extremamente central e importante. Não é apenas o lugar que costuma aparecer quando abrimos a Bíblia ao acaso, por estar no meio dela. É também o livro no qual milhões de fiéis — judeus e cristãos — ao longo de vários séculos têm encontrado palavras para todas as ocasiões e experiências possíveis: palavras de fé e esperança, de dor e consolo, de alegria e tristeza, de ações de graças e lamento, de confissão e perdão, de ânimo e paz. O livro fala sobre Deus como ele verdadeiramente é e sobre a vida como ela costuma ser. Fala ao nosso coração e nos permite falar de coração também. Não é de admirar que seja uma fonte maravilhosa para os pregadores. Pode parecer bem elementar pegar as palavras de alguns salmos e pregá-las e ensiná-las de maneira relativamente simples e direta.

A adoração em Israel era uma educação constante nos aspectos essenciais de toda a sua fé e visão de mundo. E não pode haver dúvidas de que era exatamente isso que Deus queria para eles. Enquanto cantavam e cantavam essas músicas, aprendiam a essência de sua fé.

Pense mais uma vez nos antigos israelitas entoando esses cânticos vez após vez. O que eles aprendiam? Do que eram lembrados? O que declaravam acerca de Deus, do mundo, de si mesmos e do futuro?

Como Pregar e Ensinar com Base no Antigo Testamento Sustentando a Fé do Povo de Deus

A fé, contudo, é provada. O Antigo Testamento está cheio de histórias que mostram isso. E os salmos procuram encorajar o povo de Deus a continuar confiando em Deus e lhe obedecendo, mesmo durante tempos difíceis ou quando são tentados a fugir em outras direções. Às vezes, os salmos fazem isso de forma muito positiva — simplesmente chamando os adoradores a se lembrar de como Deus é grande e a continuar a confiar nele (Sl 46). Ou um indivíduo dá testemunho de como Deus o apoiou em meio a problemas ou o resgatou de perigos (Sl 40). São salmos que incentivam a esperança e fortalecem a fé. Às vezes, fazem isso de modo mais negativo, narrando ocasiões na história de Israel em que o povo se rebelou contra Deus e sofreu por causa disso (Sl 106). São salmos que advertem contra a infidelidade e a rebelião.

Onde Davi estava quando escreveu?

ADULÃO
1 Samuel 22:1–2 ARA
1 Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele. 2 Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.

עדלם ̀Adullam

provavelmente procedente do part. pass. da mesma raiz que 5724; n pr loc

Adulão = “justiça do povo”

1) uma cidade dos cananeus designada a Judá e situada nas terras baixas; localização da caverna onde Davi se escondeu

“desceram para estar ali com ele” - todo o clã, aparentemente, juntou-se a Davi no exílio. No oriente não pe fora do comum para uma família inteira ser totalmente massacrada devido a falha de um dos seus membros, e o massacre em Nobe demonstrou à familia de Davi o que lhes aguardava; portanto eles estavam com medo da perseguição de Saul, pois todos seriam mortos e os bens confiscados.
“ajuntaram-se todos os homens que acharam-se em aperto” - a palavra “aperto” implica perseguição. Davi não era o único de quem Saul abusava. Alguns dos refugiados estavam em dívida e tinha escapado do aprisionamento e da escravidão. Embora existissem leis para proteger os desafortunados (Ex 22:25; Lv 25:36; Dt 23:19), haviam muitos abusos. Os devedores eram reduzidos à servidão. Talvez entre aqueles 400 seguidores originais de Davi houvesse aqueles três famosos mencionados em 2 SM 23:13-14 e 1 CR 11:15-16.
Os parentes de Davi, em perigo, uniram-se a ele no exército. Jessé e sua esposa são mencionados neste texto (1 SM 22:3), pelo que é evidente que eles não morreram antes dos eventos relatados no cap. 22. No mesmo lugar estavam refugiados descontentes, a maioria, adversários de Saul. O “rei” Davi, portanto, já tinha um núcleo de poder, que funcionou como uma elite de guarda-costas para ele.
Davi, pois, tornou-se um fora-da-lei vivendo na fortaleza de ADulão com os parentes e aqueles 400 descontentes, que se reuniram ao seu redor. Davi tornou-se uma espécie de Robin Hood.
A situração do país, que se tornava cada vez mais melancólica sob Saul, levou os homens a buscar um líder que representasse uma esperança para o futuro. Davi não dispensou esses refugiados, muitos deles israelitasdistinguidos e proeminentes, mas, antes, organizou-os em uma força militar.

Algumas Perguntas

O que este salmo ensina sobre Deus? Que imagens são usadas para Deus? Que características de Deus são mencionadas? Que ações de Deus são contadas — no passado, presente ou futuro? Como você acha que o autor sabia tudo isso sobre Deus? Onde ele aprendeu tais coisas? Que acontecimentos da história de Israel são mencionados (se houver algum)? O que Israel deveria aprender com esses eventos? Que verdades sobre o mundo, o povo de Israel ou outras nações são mencionadas ou subentendidas? Que motivos o salmo apresenta para confiar em Deus, ou para lhe obedecer, ou ainda para não desistir da fé? De que maneiras este salmo se conecta com o Novo Testamento, com Cristo, o evangelho ou a igreja? Este salmo é citado no Novo Testamento? Se for, por quais razões? Como, então, devemos reagir a este salmo em nossa compreensão da nossa fé e na perseverança na nossa fé? O que podemos aprender que aumenta nosso conhecimento sobre Deus e nossa confiança nele?
Lendo os Salmos com Charles H. Spurgeon (Dia 142 (Salmo 142))
O espírito mais valente é, às vezes, gravemente afetado. Uma névoa pesada desce sobre a mente, e o homem parece afogado e sufocado nela; coberto por uma nuvem, esmagado por um fardo, confuso diante de dificuldades, vencido por impossibilidades. Davi era um herói, e mesmo assim seu espírito se abateu: ele conseguiu derrubar um gigante, mas não conseguia manter-se em pé. Ele não conhecia seu próprio caminho, nem se sentia capaz de suportar seu próprio fardo. Observe seu conforto: ele redirecionou o olhar de sua própria condição para o Deus que sempre observa tudo e tudo sabe; e se acalmou com o fato de que tudo era conhecido por seu Amigo celestial. Verdadeiramente, é bom sabermos que Deus sabe o que nós não sabemos. Nós perdemos a cabeça, mas Deus nunca fecha os olhos; nossos julgamentos perdem o equilíbrio, mas a mente eterna é sempre límpida. No caminho em que eu andei, uma armadilha foi colocada secretamente para mim. O Senhor sabia disso na época e avisou o Seu servo. Olhando para trás, o doce salmista se regozija por ter tido um Guardião muito gracioso que o impediu de perigos invisíveis.

SÃO ORAÇÕES, SIMPLES E SINCERAS, QUE NOS LEVAM DO MEDO À CONFIANÇA EM UM DEUS QUE TUDO SABE E TUDO VÊ

SENTENÇA DE TRANSIÇÃO

PONTO 1:

CLAMAR, SUPLICAR E DERRAMAR

Psalm 142:1–2 ARA
1 Ao Senhor ergo a minha voz e clamo, com a minha voz suplico ao Senhor. 2 Derramo perante ele a minha queixa, à sua presença exponho a minha tribulação.
1. DAVI NÃO SE VINGOU
Davi demonstrou firmeza mental singular no fato de que não se sentiu paralisado pelo terror ou no fato de que não se vingou de seu inimigo motivado por um ímpeto de fúria (como poderia facilmente ter feito); bem como no fato de que não foi movido por desespero a tirar a vida de Saul. Mas, com atitude resoluta, se dirigiu ao exercício da oração. Havia boa razão por que o título devia ser afixado ao Salmo, para destacar essa circunstância; e Davi tinha boas razões para mencionar como ele se confiava a Deus. Cercado pelo exército de Saul e envolto por perigos em todos os lados, como lhe era possível poupar um inimigo tão implacável, se não estivesse fortalecido pela oração contra as mais fortes tentações? A repetição indica que ele orava com ardor, de modo a ser imune a todos os ataques de tentação.
2. DAVI CORREU PARA DEUS
Ele nos diz ainda, com mais clareza, no versículo seguinte, que entregava suas preocupações a Deus. Derramar alguém os seus pensamentos e compartilhar suas aflições implicam o contrário daquelas ansiedades embaraçosas que os homens nutrem em seu interior a respeito de suas próprias aflições e pelas quais se torturam e são inquietados, em vez de levá-las a Deus; ou implicam o contrário daquelas exclamações frenéticas que outros expressam, os quais não acham nenhum conforto na providência e cuidado superintendente de Deus. Em suma, somos levados a inferir que, enquanto não cedia, diante dos homens, às lamentações insistentes e tolas, nem se permitia ser atormentado por preocupações reprimidas e interiores, ele tornava conhecidas, com resoluta confiança, as suas tristezas ao Senhor.
CLAMAR, SUPLICAR E DERRAMAR
CLAMAR: 1) chamar, gritar, clamar, clamar por socorro 1a) (Qal) 1a1) chamar (para ajuda) 1a2) clamar, gritar (em necessidade) 1b) (Nifal) ser juntado, ser chamado, ser reunido 1c) (Hiphil) 1c1) chamar, gritar, reunir, convocar 1c2) fazer chorar, proclamar 1c3) ter uma proclamação feita 1c4) gritar por, chamar
SUPLICAR: mostrar bondade misericordiosa, lamentar — verbo. compartilhar o sofrimento dos outros ou se sentir mal por suas circunstâncias, implorar por compaixão — verbo. solicitar encarecidamente compaixão, ser gracioso — verbo. ser caracterizado pela bondade, ser mostrado bondade graciosa — verbo. ser mostrado bondade graciosa
DERRAMAR: 1) derramar, despejar, entornar 1a) (Qal) 1a1) derramar, despejar1a2) derramar (sangue) 1a3) despejar (raiva ou coracão) (fig.) 1b) (Nifal) ser despejado, ser derramado 1c) (Pual) ser despejado, sed derramado 1d) (Hitpael) 1d1) ser despejado 1d2) derramar-se
SÃO ORAÇÕES, SIMPLES E SINCERAS, QUE NOS LEVAM DO MEDO À CONFIANÇA EM UM DEUS QUE TUDO SABE E TUDO VÊ.

PONTO 2:

DEUS SABE E DEUS VÊ

Psalm 142:3–4 ARA
3 Quando dentro de mim me esmorece o espírito, conheces a minha vereda. No caminho em que ando, me ocultam armadilha. 4 Olha à minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interesse.
DEUS SABE E DEUS VÊ
Embora tenha reconhecido nestas palavras que sentia ansiedade, ele confirma o que dissera no tocante à firmeza de sua fé. A figura que ele usa, a de seu espírito ficar perplexo, representa habilidosamente o estado da mente em alternar entre várias soluções, quando não havia nenhum escape evidente do perigo, e em intensificar sua angústia, por recorrer a diversos artifícios. Ele acrescenta que, embora não houvesse segurança evidente, Deus sabia, desde o início, de que maneira realizaria o livramento. Outros atribuem um significado diferente a esta sentença: Tu conheces meu caminho, como se Davi asseverasse que Deus era testemunha de sua integridade. O outro sentido é mais correto, ou seja: que Deus conhecia o modo de livrá-lo, enquanto sua própria mente se distraía em uma variedade de pensamentos e não podia conceber uma solução. Estas palavras nos ensinam que, ao testarmos todas as soluções e descobrirmos que não há o que fazer, devemos descansar satisfeitos na convicção de que Deus está ciente de nossas aflições e condescende em cuidar de nós, como disse Abraão: “O Senhor proverá” [Gn 22.8].
2. ABANDONADO PELOS HOMENS, NUNCA POR DEUS
Ele mostra que havia bom motivo para os terríveis sofrimentos que experimentava, visto que não esperava nenhum auxílio humano e a destruição parecia inevitável. Quando ele fala de haver olhado e não percebida sequer um amigo entre os homens, isso não significa que volvesse seus pensamentos para os auxílios terrenos, esquecendo o auxílio de Deus, e sim que fizera tal inquirição, que não fora possível achar na terra quem o ajudasse. Se alguma pessoa capaz de ajudá-lo se lhe tivesse apresentado, sem dúvida ele a teria reconhecido como um instrumento nas mãos da misericórdia de Deus. Todavia, era o propósito de Deus que ele fosse abandonado de toda assistência humana e que seu livramento da destruição parecesse mais extraordinário. Na expressão ninguém que busque a minha alma, o verbo buscar é usado num bom sentido, ou seja, mostrar-se solícito para com o bem-estar ou segurança de outra pessoa.
SÃO ORAÇÕES, SIMPLES E SINCERAS, QUE NOS LEVAM DO MEDO À CONFIANÇA EM UM DEUS QUE TUDO SABE E TUDO VÊ.

PONTO 3:

DEUS É REFÚGIO E HERANÇA

Psalm 142:5–7 ARA
5 A ti clamo, Senhor, e digo: tu és o meu refúgio, o meu quinhão na terra dos viventes. 6 Atende o meu clamor, pois me vejo muito fraco. Livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu. 7 Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome; os justos me rodearão, quando me fizeres esse bem.
1. DEUS É REFÚGIO E HERANÇA: TEMOS A ELE
REFÚGIO: 1) refúgio, abrigo 1a) da chuva ou temporal, do perigo 1b) de falsidade
HERANÇA: 1) porção, parcela, parte, território 1a) porção, parcela 1b) porção, extensão, parcela (referindo-se à terra) 1c) porção de alguém, propriedade de alguém 1d) porção (escolhida) 1e) porção, recompensa (referindo-se a Deus) 2) lisura, sedução, lisonja
Números 18.20 “20 Disse também o Senhor a Arão: Na sua terra, herança nenhuma terás e, no meio deles, nenhuma porção terás. Eu sou a tua porção e a tua herança no meio dos filhos de Israel.”
Salmo 16.5 “5 O Senhor é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo da minha sorte.”
Comentários do Antigo Testamento: Salmos 2. Clamor do Coração (vs. 5–7)

Davi não encontrava nenhum refúgio entre os homens (heb. manos, v. 4), porém sabe que ele tem no Senhor um lugar de refúgio (heb. machseh). Fazer esta confissão ao Senhor equivale um reconhecimento de sua insegurança e desamparo pessoais. “Minha porção” é um empréstimo da linguagem relativa à provisão divina para os levitas

Comentários do Antigo Testamento: Salmos 3. Um Cântico de Confiança (vs. 4b–6)

“Porção e cálice” se referem à abundante liberalidade que o Senhor lhe concedera. A imagem se relaciona com a das provisões divinas destinadas aos levitas (Nm 18.20; Dt 10.9; 18.1,2). Seu território determinado era definido, e os lugares onde as linhas passavam no tocante a ele eram aprazíveis. Ele não está falando de uma herança terrena, tal como as tribos receberam, mas da dádiva que Deus dá de si mesmo.

Deuteronômio 10.9 “9 Pelo que Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como o Senhor, teu Deus, lhe tem prometido.”
2. SOMOS FRACOS E PEQUENOS, PRECISAMOS DE DEUS
Visando apressar a intervenção divina, Davi se queixa do estado desprezível vil a que fora reduzido, bem como da severidade desse estado. O termo clamar denota veemência, como eu já observei em outra passagem. O salmista fala sobre o livramento como algo evidentemente necessário, visto que naquele momento se achava encurralado.
Mateus 5.3–6 “3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.”
3. PORQUE DEUS É REFÚGIO E HERANÇA A SUA MISERICÓRDIA NOS SERÁ COMO UMA COROA
Alguns explicam a passagem assim: os justos se reunirão para congratularem-se comigo e me rodearão de todos os lados como uma coroa. Os justos entenderiam a misericórdia outorgada a Davi como uma glória outorgada a eles mesmos. Pois, quando Deus livra algum de seus filhos, ele manifesta um prospecto de livramento aos demais e, por assim dizer, adorna com uma coroa.
O sentido que tenho adotado é o mais simples, ou seja, a misericórdia concedida seria manifesta claramente a todos como num teatro, dando aos justos um exemplo magnífico para o fortalecimento de sua fé. O verbo “FIZERES” גמל (gamal), no hebraico, possui um sentido o mais geral do que retribuir, significando conferir um benefício, como já demonstrei em outra passagem.
SÃO ORAÇÕES, SIMPLES E SINCERAS, QUE NOS LEVAM DO MEDO À CONFIANÇA EM UM DEUS QUE TUDO SABE E TUDO VÊ.

CONCLUSÃO

O que ser? Dependente de Deus

Mateus 5.3 “3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.”

O que saber? DEUS É COMO REFÚGIO E HERANÇA

O que fazer? CLAMAR, SUPLICAR E DERRAMAR

Related Media
See more
Related Sermons
See more