CONST… Atalia do Século XXI

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
O Atalia do Século XXI
Contexto:
Seriam exilados pelo preço de seus pecados. II Crônicas 36:9-10.
O filho do sacerdote é chamado. Em todos os cenários de crise, Deus levanta homens. Ezequiel 2:3-7.
‌Ezequiel tem a visão do Livrinho escrita por dentro e por fora, com lamentações e ais.
É comissionado aos de Israel que não dariam ouvidos a ele. Deus diz a Ezequiel — “se eu te enviasse a estranhos, certamente eles te ouviriam”. Ezequiel 3:6.
‌Ezequiel é ordenado a dizer o Assim diz o SENHOR. Ezequiel 3:11.
Ezequiel 3.16–27
A Eleição e Fardo de ser um Atalaia (16-17).
16 Findos os sete dias, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
17 Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte.
Ezequiel, assim como os verdadeiros homens de Deus, é chamado pela vontade do SENHOR. Ezequiel não pediu a sua eleição, apesar de ser filho de sacerdote, indicando que a probabilidade de ser um no futuro ou presente era maior, pela tradição da linhagem sacerdotal. Ezequiel não teve uma promoção política, seja de linhagem ou bajulação, como muitos já adquiriram tais honrarias. Seu chamado foi mais elevado que isso, Deus lhe aparece e o vocaciona como Profeta sob a Casa de Israel.
‌Diante de tal situação, Ezequiel fica atônito, como diz o texto. E não pouco Ezequiel passa sete dias perturbados, primeiro por não se achar digno, e segundo sentindo o peso do fardo profético. Isso nos faz pensar naquele jargão já conhecido — grandes poderes, grandes responsabilidades.
‌Ezequiel passa esses sete dias e é possível que passaria mais se não houvesse uma intervenção Divina, vindo-lhe a Palavra do SENHOR.
A confirmação da vocação de Ezequiel se dá no verso seguinte — Eu te dei por Atalaia.
O que eram os Atalaias daquele tempo?
‌Soldados que permaneciam em serviço de guarda nas torres altas, sua principal função era comunicar o que o perigo estava vindo não distante!
‌Quem são os Atalaias do Século XXI? Qual é a missão destes?
Testemunhos para a Igreja I, p. 469.
Os pastores precisam despertar e manifestar vida, zelo e dedicação àquilo ao qual por tanto tempo negligenciaram, porque “falharam em andar com Deus […] É necessária uma obra feita de todo o coração. O povo está sobrecarregado […] dos cuidados da vida. Estão profundamente envolvidos com um espírito de empreendimentos mundanos […] Espiritualidade e consagração são artigos raros […] Qual será o fim dessas coisas, é minha preocupação.
Testemunhos para a Igreja I, p. 469.
Os pastores precisam converter-se antes de poderem fortalecer seus irmãos […] É necessária uma reforma entre o povo, mas essa deve começar seu trabalho purificador pelos pastores. Eles são os vigias sobre os muros de Sião, para fazer soar uma nota de advertência aos descuidados e imprudentes, e também retratar o destino dos hipócritas de Sião. Parece-me que alguns pastores se esqueceram de que Satanás continua vivo […].
A parte b do verso 17 demonstra que o Atalaia, antes de anunciar sobre o perigo, precisa ser conhecedor deste. Ezequiel, da minha boca, ouvira e avisara. O sonido correto não se dá do que vem da mente humana e sim do que diz o SENHOR. Eis, meus Irmãos o sonido correto para a trombeta!Vivemos em um cenário em que muitas coisas são pregadas, mas a Bíblia já está esquecida, quem sabe porque essa aponta nosso estado de calamidade e este nos incomoda muito. É preferível que se pregue a psicologia, a filosofia, mensagens de autoajuda e tantas outras coisas, mas onde está a Bíblia? Usada muitas vezes, mas não com fidelidade, dando a textos mensagens que não são as suas próprias, quem sabe para massagear o ego dos que nos bancos ouvem e assim permaneçam em nosso meio. Estamos assim regando o joio e deixando morrer de sede o trigo do Senhor
Este Dia com Deus, p. 13.
Deus tem um posto do dever para cada um de vós. Ele requer que não somente sejais fiéis sentinelas, mas também trabalhadores meticulosos. “Nunca” vos torneis indiferentes, descuidosos e inativos; “nunca” durmais em vosso posto, e “nunca” deixeis de cumprir vosso exato dever de acordo com vossa posição de confiança.
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Testemunhos para a Igreja VIII, p. 304.
O Senhor virá logo. Os vigias nos muros de Sião são instados a despertar e reconhecer a responsabilidade que Deus lhes confiou. Deus requer vigias que, no poder do Espírito, dêem ao mundo a última mensagem de advertência; que anunciem a hora da noite. Requer vigias que despertem os homens e mulheres de sua letargia, a fim de que não caiam no sono da morte.
Este Dia com Deus, p. 14.
Há necessidade de “vivacidade”, “prontidão”, constante e “intensa energia”, “profundo interesse” e “inabalável fidelidade”. Deveis aprender a lançar-vos ao trabalho por ocasião do chamado ao dever. Não sabemos quanto durará o tempo […] Mas o tempo que tivermos para labutar, empreguemo-lo como quem deve prestar contas. Oh! pensai seriamente e em vista da eternidade, quanto tem de ser feito em nosso mundo para despertar a mente dos descuidosos, desatentos e ignorantes a fim de que se tornem familiarizados com as leis de Deus e sejam levados a sentir a necessidade de obedecer a essas leis, para seu próprio bem e glória de Deus! […] Deveis considerar atentamente essa questão e perceber o quanto a felicidade ou a desgraça de homens e mulheres depende de vós.
Lições do texto:
‌- Há um fardo não leve a ser carregado por aqueles chamados por Deus. Se você quer uma vida de calmaria, recuse o chamado que Deus tem para você. Aceitar o chamado de Cristo é atrair grandes tempestades para sua vida.
‌- Por mais que o fardo de nosso dever nos faça sentar atônitos, não fique parado, levante-se pela intervenção divina, pela Palavra do SENHOR.
- Nossa missão é comunicar as palavras que saem da boca de Deus.
A Negligência para com a Missão de Deus Resulta em Tragédia Pessoal (18-20).
18 Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e “tu não o avisares e nada disseres para o advertir” do seu mau caminho, “para lhe salvar a vida”, esse “perverso morrerá na sua iniquidade”, mas o seu “sangue da tua mão o requererei”.
19 Mas, “se avisares o perverso”, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, “ele morrerá na sua iniquidade, mas tu salvaste a tua alma”.
20 Também quando “o justo se desviar da sua justiça” e fizer maldade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; visto que não o avisaste, no seu pecado morrerá, e suas justiças que praticara não serão lembradas, mas o seu “sangue da tua mão o requererei”.
Ser conhecedor de tal mensagem é algo impactante. ‌Madre Teresa — Eu sei que Deus não me dará algo de que eu não possa cuidar. Só gostaria que Ele não tivesse confiado tanto a mim.
Minha missão não é só avisar os perversos, é também avisar os justos.
Testemunhos para a Igreja V, p. 234.
Muitos que foram colocados sobre os muros de Sião, para vigiar com vista de águia a aproximação do perigo e erguerem a voz de advertência, estão eles mesmos adormecidos. Os mesmos que deveriam ser os mais ativos e vigilantes nesta hora de perigo, estão negligenciando seu dever e trazendo sobre si mesmos a condenação dos perdidos.
O Grande Conflito, p. 380.
Mas as igrejas, “em geral”, não aceitaram a advertência. Os pastores, que, como “vigias sobre a casa de Israel”, deveriam ter sido os primeiros a discernir os sinais da vinda de Jesus, não quiseram saber a verdade […] À medida que as esperanças e ambições mundanas lhes encheram o coração, arrefeceram o amor para com Deus e a fé em Sua Palavra; […].
O Grande Conflito, p. 380.
Rejeitando a advertência do primeiro anjo, desprezaram os meios que o Céu provera para a sua restauração. “Desacataram” o mensageiro de graça que teria corrigido os males que os separavam de Deus, e com maior avidez volveram à busca da amizade do mundo. Eis aí a causa da terrível condição de mundanismo, apostasia e morte espiritual, que prevalecia nas igrejas em 1844.
O Cumprimento da Missão Resulta em Glória Pessoal Imerecida (21).
21 No entanto, “se tu avisares” o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente, viverá, porque foi avisado; e “tu salvaste a tua alma”.
O‌ texto revela uma glória imerecida, mas condicionada para Ezequiel, mas essa glória não é terrena. Qual foi o fim de Ezequiel? O seu livro não nos revela, mas veja comigo o que dizem os versos 16 e 17 do capítulo 26…
16 Filho do homem, eis que, às súbitas, tirarei a delícia dos teus olhos, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lágrimas.
17 Geme em silêncio, não faças lamentação pelos mortos, prende o teu turbante, mete as tuas sandálias nos pés, não cubras os bigodes e não comas o pão que te mandam.
O Local da Missão de Deus (22-26).
22 A mão do Senhor veio sobre mim, e ele me disse: Levanta-te e sai para o vale, onde falarei contigo.
23 Levantei-me e saí para o vale, e eis que a glória do Senhor estava ali, como a glória que eu vira junto ao rio Quebar; e caí com o rosto em terra.
24 Então, entrou em mim o Espírito, e me pôs em pé, e falou comigo, e me disse: Vai e encerra-te dentro da tua casa.
25 Porque, ó filho do homem, eis que porão cordas sobre ti e te ligarão com elas; e não sairás ao meio deles.
26 Farei que a tua língua se pegue ao teu paladar, ficarás mudo e incapaz de os repreender; porque são casa rebelde.
Execução Correta da Missão (27).
27 Mas, quando eu falar contigo, darei que fale a tua boca, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus: Quem ouvir ouça, e quem deixar de ouvir deixe; porque são casa rebelde.
Este Dia com Deus, p. 105.5 (Ellen Gould White)
Todos os vossos esforços para salvar os errantes poderão ser inúteis. Talvez eles paguem o bem com o mal. Talvez fiquem enfurecidos, e não persuadidos: Que sucederá se eles não ouvirem com boas intenções e prosseguirem na má conduta que começaram a adotar? Este será freqüentemente o caso […] Se os errantes permanecerem no pecado, tratai-os bondosamente e deixai-os aos cuidados de vosso Pai celestial.
Related Media
See more
Related Sermons
See more