Deus aprova quem é fiel a Ele
Notes
Transcript
Tema:
Tema:
Deus aprova quem é fiel a Ele
Argumentos
Argumentos
Belsazar busca a aprovação dos seus amigos
Belsazar busca a aprovação dos seus amigos
O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes e bebeu vinho na presença dos mil. Enquanto Belsazar bebia e apreciava o vinho, mandou trazer os utensílios de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tirara do templo, que estava em Jerusalém, para que neles bebessem o rei e os seus grandes, as suas mulheres e concubinas. Então, trouxeram os utensílios de ouro, que foram tirados do templo da Casa de Deus que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus grandes e as suas mulheres e concubinas. Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra.
No mesmo instante, apareceram uns dedos de mão de homem e escreviam, defronte do candeeiro, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via os dedos que estavam escrevendo. Então, se mudou o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro. O rei ordenou, em voz alta, que se introduzissem os encantadores, os caldeus e os feiticeiros; falou o rei e disse aos sábios da Babilônia: Qualquer que ler esta escritura e me declarar a sua interpretação será vestido de púrpura, trará uma cadeia de ouro ao pescoço e será o terceiro no meu reino. Então, entraram todos os sábios do rei; mas não puderam ler a escritura, nem fazer saber ao rei a sua interpretação. Com isto, se perturbou muito o rei Belsazar, e mudou-se-lhe o semblante; e os seus grandes estavam sobressaltados.
Belsazar, que reinava sobre a Babilônia no lugar de Nabucodonosor quer ser aprovado pelos nobres da corte e por seus amigos.
Dá uma festa enorme, com tudo o que tem direito.
Quando o álcool começa a ditar os rumos da festa, crendo ser onipotente, começa a se vangloriar dos feitos do seu reino, feitos que não conquistou, e manda pegar os utensílios de ouro que vinham do Templo em Jerusalém, trazidos por seu pai Nabucodonosor.
Estes utensílios são consagrados ao serviço da casa de Deus, usados na adoração a Deus.
Ele bebe o vinho que lá estava nos cálices e potes de ouro ao mesmo tempo em que dá louvores aos deuses de ouro, prata, bronze, ferro, madeira e pedra.
Com isto, diz que seus deuses são mais poderosos do que o deus do povo que foi dominado pela Babilônia.
Para ser aprovado por seus amigos e por sua nobreza, despreza o mesmo Deus que seu pai reconheceu antes:
Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.
Adorando seus deuses, adora ao mesmo tempo a si mesmo, fazendo a própria vontade, buscando a própria glória.
O mundo busca aprovação em si mesmo
O mundo busca aprovação em si mesmo
Vivemos em um tempo em que a busca por aprovação parece ser o alvo principal da humanidade em nosso tempo.
Redes sociais, influencers, youtubers, tiktokers ou ers, buscando seguidores, curtidas, coraçõezinhos enquanto fogem do cancelamento.
Em meio a esta busca doentia por aprovação e notoriedade, as pessoas vão criando seus próprios ídolos, ou vão elas mesmas se tornando ídolos de tantos outros.
Quando alguém adora a um ídolo está na realidade buscando a satisfação de seus desejos e interesses, por prazer, riquezas ou, simplesmente, pela ideia corrompida de felicidade.
De um lado, é a depravação da raça humana, com a busca desenfreada por prazer, nas riquezas, no sexo ou no vício em drogas legais ou ilegais.
Do outro, uma falsa moralidade amparada em um legalismo religioso para dar poderes de condenação eterna a quem depende tanto da misericórdia de Deus quanto quem eles estão condenando.
O resultado é o que vemos: Imoralidade, gerações perdidas pelo uso de drogas, opressão moral e econômica, medo, humilhação. Estas são as marcas do nosso tempo.
Inverte-se a lógica bíblica em que o homem foi criado para ser a imagem de Deus ao passo que este mesmo homem cria um deus à sua imagem.
e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.
Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!
Este é o pensamento do mundo. É o pensamento de quem trata a culpa pelo pecado, sem lutar contra o domínio que ele exerce em suas vidas.
Deixa-se de dar glória a Deus, enquanto se busca a aprovação dos deuses errados deste mundo, que no final, é o próprio ser humano.
Deus aprova Daniel que dá glórias a Ele
Deus aprova Daniel que dá glórias a Ele
Então, respondeu Daniel e disse na presença do rei: Os teus presentes fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outrem; todavia, lerei ao rei a escritura e lhe farei saber a interpretação. Ó rei! Deus, o Altíssimo, deu a Nabucodonosor, teu pai, o reino e grandeza, glória e majestade. Por causa da grandeza que lhe deu, povos, nações e homens de todas as línguas tremiam e temiam diante dele; matava a quem queria e a quem queria deixava com vida; a quem queria exaltava e a quem queria abatia. Quando, porém, o seu coração se elevou, e o seu espírito se tornou soberbo e arrogante, foi derribado do seu trono real, e passou dele a sua glória. Foi expulso dentre os filhos dos homens, o seu coração foi feito semelhante ao dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses; deram-lhe a comer erva como aos bois, e do orvalho do céu foi molhado o seu corpo, até que conheceu que Deus, o Altíssimo, tem domínio sobre o reino dos homens e a quem quer constitui sobre ele. Tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que sabias tudo isto. E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos os utensílios da casa dele perante ti, e tu, e os teus grandes, e as tuas mulheres, e as tuas concubinas bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não veem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida e todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.
No meio da confusão da festa, Deus se faz presente.
Dedos escrevem na parede, diante de todos, para desespero de Belsazar:
MENE MENE TEQUEL PERES
Então, é a hora em que a rainha-mãe lembra ao Rei, diante da ignorância de seus sábios, de que há um homem entre os judeus a quem Nabucodonosor recorria em momentos parecidos.
O mesmo que interpretou o sonho que deixou o rei dias sem dormir e foi colocado como chefe dos magos, que aconselhavam o rei.
Daniel, trazido à presença do rei, sem a menor intenção de buscar aprovação de ninguém, pois já é aprovado por Deus.
Informa ao rei o significado da escrita, literalmente: Contado, contado, pesado, dividido.
Reino que é tomado e dividido entre os medos e os persas, naquela mesma noite, com a morte de Belsazar.
Que antes de morrer, coloca Daniel em posição de destaque, como o terceiro em todo o reino.
É nesta posição que os persas o encontram e que permanece durante o reinado de Dario e Ciro.
Entre um homem que quer impressionar os amigos pelas riquezas e pelo poder e o homem que quer agradar a Deus, um sucumbe diante de poderes maiores que os seus, e o outro é mantido porque é fiel a quem tem todo o poder.
Porque Deus tem todo o poder e age no momento certo.
Deus aprova quem vive por sua graça e misericórdia
Deus aprova quem vive por sua graça e misericórdia
Estamos neste mundo de passagem. Se você foi alcançado pela graça e vive para servir a Deus, você faz parte do Reino de Deus, cuja origem não é este mundo.
Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
O nosso Deus tem coisas muito melhores para nós, um mundo onde não haverá mais dor, tristeza ou pranto.
Is 65:25
O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; pó será a comida da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.
Ele é o deus que te faz levantar todos os dias e acompanha você até se deitar. Seu dia pode ser bom ou ruim, mas Ele está com você!
Você pode não ter riquezas, saúde, ou mesmo diversão, pode nem ter a aprovação das pessoas à sua volta. Talvez nem a aprovação que você gostaria de ter.
Mas a alegria que ele dá a você não acaba, porque ninguém pode tirar.
Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.
Porque seguimos e servimos a um deus que entregou o seu filho por nós, para vivermos livres do domínio do mal neste mundo mal, para sermos testemunhas do Seu grande amor!
Assim, se não temos a aprovação do mundo, pior para o mundo! Pela graça de Deus, somos aprovados por ele!
Por isso, Paulo diz aos Romanos:
Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Sacrifique o seu corpo dos prazeres da carne a Deus! Abstenha-se daquilo que pode trazer um prazer temporário e efêmero.
Sacrifique o seu corpo a Deus, matando o deus que existe em você e rendendo-se ao único Deus de verdade, que morreu para te libertar do mal, da morte e do poder do pecado!
Viva para louvor a Deus de forma racional, não levado por emoções passageiras!
E não tome a forma deste século, com suas idolatrias, ideologias políticas, libertárias ou não! Pois este século passa!
O que não passa é o nosso Deus! Deixe-se ser transformado pelo Espírito Santo para viver de acordo com a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável!
É promessa de Deus! Se você o agradar, ele satisfará os desejos do seu coração, pois os desejos do seu coração estarão em sintonia com o que Deus quer.
Viva para aquele que te resgatou deste mundo condenado em que vivemos: Jesus!
Que pela sua misericórdia e graça nos aprova como somos e nos transforma naquilo que nem imaginamos que podemos ser.
Conclusão
Conclusão
Não busque a aprovação do mundo. Likes, curtidas, corações e visualizações podem ser legais, mas não podem guiar nossas vidas!
Nossa vida deve ser guiada por aquele que morreu na cruz para nos salvar, deixando Seu espírito para nos consolar e orientar: Jesus.
Quando tentamos a aprovação do mundo à nossa volta, buscamos a nossa própria aprovação. Fazemos de nossa auto-imagem um ídolo a quem adoramos, e que some, “na poeira das ruas”.
Ao invés disso, temos que olhar para aquele que consuma nossa fé e que é infinito e nos dá vida eterna.
Sacrifique sua vida ao Deus que se sacrificou por nós para nos dar a vida eterna. Não pelos ídolos que podem dar o que você quer, mas que acaba, hoje ou amanhã.