Atos 23. 13-35
Exposição em Atos dos Apostolos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
Paulo diante do Governador Felix.
Paulo diante do Governador Felix.
Atos 23. 12-35.
terminamos o verso 11 com o Senhor dando certeza a Paulo de qe Ele estaria dirigindo todos os acontecimentos acerca do futuro. A visão deixa claro que aquilo que esta para acontecer seguirá um plano divinamente iniciado; a mão de Deus guiará o curso dos eventos até que Paulo compareça diante do imperador romano.
Atos 23. 12-15.
Agora vemos um grupo de fanáticos provavelmente zelotes que se colocam sob juramento de se tornarem amaldiçoados caso não matem o Apostolo Paulo. o que eles precisavam era de meios para tirar Paulo do quartel e para isso entram em conluio com os principais sacerdotes provavelmente com o sumo sacerdote Ananias o qual já vimos no exposição da semana passado será morte no ano 66 pelos zelotes que na verdade o abominam por conhecerem bem seus planos a favor dos Romanos. A disposição desses fanáticos é impressionante, pois certamente eles sabiam que para chegar até Paulo teriam que se lançar contra a guarda pretoriana e que sem duvidas muitos desses 40 fanáticos morreriam nesse primeiro contato até que conseguissem alcançar seus objetivos.
Atos 23. 16-22.
A trama do assassinato sem duvidas estava correndo pelas vielas de Jerusalém e muitos estavam a par dos fatos tanto que veio aos ouvidos de um sobrinho de Paulo qual era a intensão dos 40 fanáticos ( Não comer nada sob pena de se tornarem amaldiçoados por Deus se fizessem alguma refeição sem antes concluírem seus objetivos, matar Paulo).
Paulo não tinha qualquer condição de fazer ou pedir que o centurião levasse seu sobrinho até as autoridades porem Deus é quem estava dirigindo todo o curso dessa história.
O recado dado pelo menino é simples e por isso deixa o comandante com sua atenção voltada para a possibilidade de ser real tau trama dos Judeus. como o menino avisa que a conspiração é já para o dia seguinte o comandante de pronto decidiu que seu superior deveria cuidar do caso, Paulo estava sendo levado por Deus à Roma.
Atos 23. 23-35.
As nove horas da noite eles foram com o prisioneiro Paulo duzentos homens armados, mais setenta da cavalaria e duzentos lanceiros e seus centuriões. Observe o cuidado que Deus tem com seu servo 470 homens para leva-lo a Cesareia, em contra partida observe o medo que os comandantes tinham dos fanáticos zelotes isso tudo porque eles conheciam bem a capacidade e determinação do povo Judeu. pararam inicialmente há uns 60 quilômetros de Jerusalém em Antipátride e de lá foi encaminhado à Cesareia.
Aplicações:
1- Todos os eventos observáveis ou não são minuciosamente dirigidos por Deus como bem exclamou Abraam Kuiper não existe uma molécula, um átomo espalhado pelo universo da qual o Senhor Jesus diga essa não foi feita por mim.
Nossa vida é irremediável dirigida quer aceitemos ou não.