Construindo famílias fortes

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
1 Reis 9:1-9
1Reis 9.1–9 NTLH
1 Depois que Salomão acabou de construir o Templo e o palácio real e tudo mais que havia planejado construir,2 o Senhor Deus apareceu outra vez a ele, como havia aparecido em Gibeão.3 O Senhor lhe disse: — Eu ouvi a sua oração e o pedido que você fez na minha presença. Declarei santo este Templo, que você construiu como o lugar onde serei adorado para sempre. Eu tomarei conta dele e sempre o protegerei.4 Se você me servir com um coração sincero e honesto como Davi, o seu pai, serviu e, se obedecer às minhas leis e ordens e fizer tudo o que eu mandar,5 então eu cumprirei a promessa que fiz a Davi, o seu pai, quando lhe disse que Israel sempre seria governado pelos descendentes dele.6 Mas, se você ou os seus descendentes deixarem de me seguir, se desobedecerem às leis e aos mandamentos que eu lhes dei e se adorarem e servirem outros deuses,7 então eu arrancarei Israel, o meu povo, da terra que lhe dei. E também abandonarei este Templo que separei para ser o lugar onde devo ser adorado. Aí todos os povos vão desprezar e zombar de Israel.8 Este Templo virará um monte de ruínas, e todos os que passarem por perto dele ficarão chocados e espantados e perguntarão: “Por que foi que Deus fez isto com esta terra e com este Templo?”9 E a resposta será: “Foi porque os israelitas abandonaram o Senhor, seu Deus, que tirou os antepassados deles do Egito. Eles seguiram outros deuses, e os adoraram, e os serviram. Foi por isso que o Senhor fez com que toda esta desgraça caísse sobre eles.”
Uma família é uma unidade de convivência, marcada por relações de parentesco.
A família é uma estrutura orgânica, estruturante e inata, necessária à vida e à sua preservação.
A família é a mais longeva aglomeração social da vida humana.
Logo, ela é parental, necessária e longeva, a instituição família, por natureza, é forte!
Ela é também a primeira provedora de proteção, de convivência e de ensino, a família é forte!
Nesse maravilhoso texto bíblico, vemos Deus se dirigindo para Salomão e apontando para a relação de parentesco, apontando para o exemplo do seu pai e as pretensões para os seus filhos, que estavam atreladas às suas práticas, derivadas de suas crenças e valores, como condicionantes de suas bençãos ou maldições e, ainda, como isso impactaria na sociedade.
Deus aponta na direção da descendência, emite decretos nessa direção, a descendência é a chave para portas poderosas de vitória ou de fracasso.
Daí fazemos emergir uma pergunta importante: A família é uma instituição forte, mas, a sua família é forte?
Construindo famílias fortes é o tema de hoje…
Famílias tem forças e fraquezas
Salomão fazia parte de uma família com forças e fraquezas. Ele era filho da sexta esposa de seu pai, fruto de grande tragédia espiritual na vida de Davi. Ele cresce como improvável para a vida que herdou de seu pai.
Não era o primogênito do seu pai, mas de sua mãe. Por alguma razão Deus honrou o princípio na vida de Bete Seba, fazendo do primogênito dela o rei de Israel. Talvez para compensar as suas perdas: Assediada pelo Rei - “lacache” = tomar, levar à força, viúva por assassinato, morte do filho por julgamento divino.
Mas havia um pai arrependido, que temia ao Senhor e uma mãe que escolheu viver junto ao profético - Natã.
Marcamos a alma da nossa descendência
Qual o grande ataque à família? O divórcio? Não! Sempre existiu divórcios e as famílias se reconstroem. O divórcio não é o problema, o que leva ao divórcio é o problema. Divórcio é sintoma, sintoma é consequência. Sem tratar as causas não se resolve as consequências.
Então qual o grande problema das famílias? Suas crenças, valores e práticas – O que acreditamos e valoramos pautam a nossa prática.
Quando Davi está prestes a morrer, ele chama a Salomão e diz: mate os inimigos e ponha na mesa do rei os amigos. medidas extremas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more