A FORÇA DA UNIÃO

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

“para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
Nova Versão Internacional (São Paulo: Sociedade Bíblica Internacional, 2001), Jo 17.21.
Conta-se a história de uma rei que queria conquistar duas cidades.
Uma tinha 80 mil habitantes e a outra, 40 mil. O rei chamou seu sábio consenheiro e lhe perguntou: “Quantos soldados devo enviar para destruir cada uma das cidades?” O sábio respondeu: “Não posso dar a resposta agora. Preciso de 15 dias de prazo. Só então terei a resposta.” O rei não teve alternativa a não ser esperar.
Passados os 15 dias, o sábio se apresentou novamente ao rei e disse: “Meu rei, para a cidade de 80 mil habitantes, o senhor deverá mandar 20 mil soldados. Para a cidade de 40 mil habitantes, deverá enviar 60 mil soldados.” O rei levou um sustor. “Como assim”, disse ele, “Devo levar o triplo de soldados para combater uma cidade menos?!” O sábio deu um leve sorriso e replicou: “Confie em mim, majestade. O senhor saberá depois.”
O exército foi enviado e não demorou muito para conquistar a cidade de 80 mil habitantes. A vitória foi rápida e com poucas baixas. Em seguida, o rei enviou as tropas para a vidade de 40 mil habitantes. Essa foi a batalha mais sangrenta do reino. Muitos soldados morreram e, por pouco, o exército não perdeu a guerra.
Após retornar para casa, o rei finalmente chamou o sábio e disse: “Preciso que você me explique o que aconteceu.”
O sábio olhou para o soberano e respondeu: “Lembra que eu pedi 15 dias de prazo? Neste período, visitei as duas cidades, gastando uma semana em cada localidade.
Na cidade de 80 mil habitantes, percebi que o povo era desunido e as famílias, desajustadas. Imaginei que aquela cidade seria facilmente conquistada. Porém, na cidade menos, notei que as pessoas eram unidas e as autoridades. Vi o quão difícil seria conquistá-la. Então, sugeri levarmos o dobro de soldados.”
O rei ficou extremamente feliz e honrou o sábio com muitos presentes. Ele entendeu que há força e sabedoria na união.
Em suas palavras de despedida, Jesus convidou os discípulos a ser unidos com Deus e uns com os outros. Essa foi a estratégia divina para abalar o mundo com o evangelho.
A pergunta que fica para nós hoje é: Estamos unidos nos mesmo amor e no mesmo ideal?
Related Media
See more
Related Sermons
See more