Êxodo 20.8-11
O autor divino/humano registra a ordenação do Dia do SENHOR, como marco relacional e instrumento da benção divina sobre seu povo.
Pergunta 116. O que é exigido no quarto mandamento?
Resposta: O quarto mandamento exige que todos os homens santifiquem ou guardem santos para Deus todos os tempos especificados, que Deus designou em sua Palavra, expressamente um dia inteiro em cada sete; que era o sétimo dia desde o princípio do mundo até a ressurreição de Cristo, e o primeiro dia da semana desde então até ao dia de hoje, e há de assim continuar até ao fim do mundo; o qual é o sábado cristão, e que no Novo Testamento é chamado o Dia do Senhor (domingo).
Pergunta 117. Como há de ser santificado o sábado ou Dia do Senhor?
Resposta: O sábado, ou Dia do Senhor, há de ser santificado por um santo descanso por todo esse dia, não somente de tudo quanto é sempre pecaminoso, mas até de todas as ocupações e recreios seculares que são permitidos em outros dias; e em fazê-lo o nosso deleite, passando todo o tempo (exceto aquela parte que se deve empregar em obras de necessidade e misericórdia) nos exercícios públicos e particulares do culto de Deus. Para este fim havemos de preparar o nosso coração, e, com toda a previsão, diligência e moderação, dispor e convenientemente arranjar os nossos negócios seculares, para que sejamos mais livres e mais prontos para os deveres desse dia.
Pergunta 118. Por que o mandamento de guardar o Dia do Senhor (Domingo) é mais especialmente dirigido aos chefes de famílias e a outros superiores?
Resposta: O mandamento de guardar o Dia do Senhor (domingo) é dirigido mais especialmente aos chefes de família e a outros superiores, porque estes são obrigados não somente a guardá-lo por si mesmos, mas a fazer que seja observado por todos os que estão sob o seu cuidado; e porque são, às vezes, propensos a impedilos por trabalhos seus.