TRANQUILIDADE NO SENHOR - Sl 3

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 17 views

A verdadeira tranquilidade no coração, vêm do Senhor!

Notes
Transcript
Salmo 3 ARA
Salmo de Davi quando fugia de Absalão, seu filho 1 Senhor, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. 2 São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. 3 Porém tu, Senhor, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça. 4 Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde. 5 Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta. 6 Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados. 7 Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes. 8 Do Senhor é a salvação, e sobre o teu povo, a tua bênção.
INTRODUÇÃO
Meus irmãos cada dia mais vivemos em um mundo onde remédios e calmantes são usados em larga escala na tentativa de oferecer condições mínimas de descanso, muitos perdem o sono.
Muito embora a medicina seja muito útil para tratar alguns transtornos.
Muitos estão aflitos e ansiosos por causa de dinheiro, casamento, família, saúde, prestação, vestibular, concurso, trabalho.
No salmo em questão Davi fala de um sono tranquilo no verso (v 5), apesar de estar enfrentando sérios problemas:
Ele teve que fugir as pressas do palácio devido, a um motim causado pelo seu filho Absalão, que queria, lhe tomar o trono.
Quão amarga era a dor de Davi oriunda da conspiração que sofria de sua própria casa, a qual provinha da traição de seu próprio filho[1]
Escrito por Davi durante um período de grande angústia e angústia, este Salmo nos lembra que podemos encontrar a paz e a segurança em Deus, mesmo quando enfrentamos problemas e adversidades.
Davi foi destronado, mas também abandonado por quase todos os homens[2]
Mas, Qual era o segredo do sono, da tranquilidade de Davi no verso 5?
1. DAVI NÃO IGNOROU A SUA REALIDADE
Ele olhou para o cenário e não fugiu da realidade da qual ele teria que enfrentar (3.1,2).
Davi não ignorou a gravidade do problema.
Não fez de conta que ele não existia nem subestimou o inimigo ou a gravidade da luta.
Um falso diagnóstico produziu uma falsa cura.
Alguns disseram a Davi que nem Deus poderia socorrê-lo dessa vez (v. 2).
Quando as circunstâncias ao nosso redor, demonstrarem que uma situação não pode ser resolvida, que não há saída, quando até mesmo, seus próximos o levarem a desistir. Se a sua causa estiver de acordo com os princípios das escrituras, meu irmão.
Mesmo que Pareça irremediável.
Não para Deus.
A verdadeira fortaleza cristã consiste mais em uma graciosa segurança e serenidade de espírito, em suportar e esperar pacientemente, do que em empreendimentos ousados com a espada na mão. (Henry, Matthew) (p. 44).
2. DAVI RECORRE AO SEU PROTETOR
Ele afirma quem é o Deus para ele (3.3).
Davi faz três afirmações acerca de quem é Deus para ele:
· Ele é o seu "escudo" (protetor);
· Ele é a sua "glória" (o rei perdeu a coroa, mas Deus era sua glória)
· Ele é quem o exaltava (Deus é a razão da sua vitória).
O que Davi recorre aqui é certamente o único remédio que pode aplacar nossos temores.
Ele lança sobre Ele todas as preocupações que nos atribulam; quando, por um lado, os que têm a convicção de que não são os objetos da atenção divina seriam prostrados e subjugados pelas calamidades que lhes sobrevêm.[3]
3. COMO ELE RECORRIA AO DEUS QUE O TRANQUILIZAVA?
Davi Recorre a Deus em oração como podemos ver nos versos (3.4-7),
Davi sabia quão sólida era a proteção do Senhor. [4]
Salmo 3.4–7 ARA
4 Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde. 5 Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta. 6 Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados. 7 Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes.
A tranquilidade e paz de Davi se fortalecem por uma vida de oração intensa.
E você meu irmão onde você tem colocado sua esperaça?
A quem você recorre?
Sua fundação está sólida ou está como uma daquelas casas que na primeira cheia as aguas carregam.
Dormir sossegadamente era possível a Davi porque sua salvação era do Senhor (v. 5)[5]
Sua confiança em Deus era tamanha que ele diz “Não temerei as dezenas de milhares que se detêm contra mim de todos os lados” (v. 6). [6]
A paz de Davi decorre de seu entendimento que Deus é absolutamente soberano e dele vem a salvação (v. 8).
Meus irmãos, Davi estava agora longe de seu quarto e dos átrios da casa de Deus, onde costumava orar; e ainda assim ele poderia encontrar um caminho aberto para o céu.
Onde quer que estejamos, podemos ter acesso a Deus e podemos aproximar-nos dele para onde formos conduzidos. Davi, em sua fuga, atende seu Deus, (Henry, Matthew)
CONCLUSÃO
Mas o que podemos aplicar dos ensinamentos de Davi nesse Salmo?
Davi em meio a tudo que lhe ocorrera, deita, pega no sono, dorme e acorda porque o Senhor o sustenta.
Nem sempre você escolhe as lutas que enfrentará na vida.
As vezes a providência é DIFÍCIL
Não raro, as lutas mais amargas surgem dentro da própria família.
O ataque não vem de fora, mas de dentro do próprio lar.
Mesmo que você seja ATACADO com tormentos dessa mundo caído,
saiba que Deus pode ser o refúgio de sua vida.
As escrituras dizem no evangelho de Mateus 11:28-30, abram as suas bíblias e leiam comigo o que o Senhor fala a você que está sem forças:
Mateus 11.28–30 ARA
28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Salmo 23.3–4 ARA
3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
Quando você meu irmão, estiver com o coração atribulado, lembbre-se de quem Ele é.
Ele é o Deus todo poderoso para lhe trazer TRANQUILIDADE AO NOSSO CORAÇÃO, mesmo na noite mais difícil e mesmo nos desertos mais hostis da vida.
Onde está a sua tranquilidade? no salário que você recebe? e um político que você confia? no seu patrimônio?
Não busque abrigo em refúgios humanos, agasalhe-se debaixo das asas do Onipotente.
Ele é suficientemente poderoso para cuidar de você, esse é o segredo de um sono tranquilo.
[1] João Calvino, Salmos, ed. Franklin Ferreira, Tiago J. Santos Filho, e Francisco Wellington Ferreira, trans. Valter Graciano Martins, Primeira Edição., vol. 1, Série Comentários Bíblicos (São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2009–2012), 70. [2] João Calvino, Salmos, ed. Franklin Ferreira, Tiago J. Santos Filho, e Francisco Wellington Ferreira, trans. Valter Graciano Martins, Primeira Edição., vol. 1, Série Comentários Bíblicos (São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2009–2012), 71. [3] João Calvino, Salmos, ed. Franklin Ferreira, Tiago J. Santos Filho, e Francisco Wellington Ferreira, trans. Valter Graciano Martins, Primeira Edição., vol. 1, Série Comentários Bíblicos (São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2009–2012), 72. [4] Allan Harman, Salmos, trans. Valter Graciano Martins, 1a edição., Comentários do Antigo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2011), 82. [5] Allan Harman, Salmos, trans. Valter Graciano Martins, 1a edição., Comentários do Antigo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2011), 82. [6] Allan Harman, Salmos, trans. Valter Graciano Martins, 1a edição., Comentários do Antigo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2011), 82. [7] Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), Sl 23.3–4.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.