Decisões Que Mudam Nosso Destino - pt 2
Notes
Transcript
Introdução
Livro de Rute, vamos pensar sober o "Amor Redentor de Deus", o amor que nos trouxe para a família . Você sabia,que a Bíblia é uma história de amor, e todos nós amamos histórias de amor.
E a Bíblia é a maior história de amor já escrita. E na maior história de amor, a Bíblia, há uma história de amor especial que está escondida, e é o Livro de Rute. É realmente um romance - uma história romântica - que fala de amor e casamento, mas vai além disso. É uma ilustração maravilhosa de Cristo, da Igreja e do amor redentor de Deus.
Certa vez, Benjamin Franklin era membro de uma sociedade literária - uma sociedade literária francesa - e eles se reuniam e compartilhavam as obras-primas literárias que haviam escrito, ou que pensavam - esperavam - que seriam obras-primas. E Benjamin Franklin levantou-se e contou a história do Livro de Rute. Os homens e mulheres daquela sociedade literária não sabiam que era o Livro de Rute; não sabiam que tinha vindo da Bíblia - e aplaudiram. E disseram: "Dr. Franklin, essa história é uma obra-prima. Ela precisa ser impressa e colocada em circulação". Ele disse: "Ela já está em circulação. Está naquele livro que o senhor parece desprezar, mas sobre o qual, evidentemente, sabe tão pouco: o livro de Rute".
Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe. O homem chamava-se Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram.
Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos. Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos, morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os seus dois filhos e sem o seu marido.
( Paraphrase the story)
É realmente uma história de Cinderela; mas, se você tiver olhos santificados vera que, é uma das imagens mais lindas da nossa redenção.
Há cinco fatos que quero que aprendam sobre Rute, porque Rute é uma imagem de você, da Igreja; e Boaz é uma imagem do Senhor Jesus Cristo, nosso Redentor.
No decorrer da mensagem vou lhe dizer por que digo isso.
Observe estas cinco coisas sobre Rute.
I. Os Gigantes Contra Rute
I. Os Gigantes Contra Rute
Em primeiro lugar, quero que você observe os problemas que eram contra ela.
A. Ela era amaldiçoada
A. Ela era amaldiçoada
Número um: Ela estava sob uma maldição; nasce para uma vida amaldiçoada.
Por que ela estava sob maldição?
Bem, veja, no versículo 4:
Ruth 1:4 “Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos,”
Quem era Moabe?
Bem, Moabe era filho de Ló que nasceu de uma relação incestuosa.
Os moabitas sempre foram um espinho para o povo de Israel, e a maldição de Deus estava sobre Moabe.
A Bíblia diz, de forma clara e clara, em Deuteronômio, capítulo 23 e versículo 3: "
“Nenhum amonita ou moabita ou qualquer dos seus descendentes, até a décima geração, poderá entrar na assembléia do Senhor.
Lembrem-se disso: Rute era moabita e, por ser moabita, estava sob maldição; e ela é um retrato de todo homem, mulher, menino e menina, neste lugar , sem Jesus Cristo.
Você sabia que todos nós estamos sob uma maldição? Vou lhe contar uma passagem do Novo Testamento. Anote esta Escritura - Efésios 2, versículos 11-13:
Ephesians 2:11–13 (NVI)
Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios‡ por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que 12 naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. …
É assim que todas as pessoas são sem Jesus: estrangeiros, estamos fora, sem esperança sob uma maldição.
B. Ela foi muito machucada
B. Ela foi muito machucada
Mas ela não teve apenas uma vida amaldiçoada; ela teve uma vida machucada. Ela era uma mulher de coração partido.
A morte havia invadido sua casa.
A pobreza havia se abatido sobre ela.
Sua vida foi marcada por tragédia, tristeza e escassez.
Acho que você poderia resumir isso no versículo
Ruth 1:5 “morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os seus dois filhos e sem o seu marido.”
Essas três mulheres ficaram desamparadas, infelizes e sem esperança.
Elas representam muitas pessoas na nossa cidade hoje - não apenas amaldiçoadas, mas esmagadas, machucadas
C. Ela estava condenada
C. Ela estava condenada
Mas, além disso, ela não foi apenas amaldiçoada e esmagada; ela estava condenada.
Ela perdeu sua propriedade por causa da morte de seu marido, o chefe de seu lar.
Perdemos nossa propriedade por causa da morte de Adão.
Assim como seu marido era o cabeça dela, Adão era o cabeça da raça humana.
A Bíblia nos diz muito claramente, em Romanos, capítulo 5, versículo 12:
Romans 5:12 “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;”
Pense nisso. Os três problemas que Rute enfrentou foram o pecado, a tristeza e a morte.
A Bíblia é o único livro no mundo que tem a resposta para esses três problemas.
A filosofia, a ciência, o governo - nenhum deles tem a resposta para esses três problemas.
Assim, você vê, em primeiro lugar, quando vê Rute, que ela é um retrato da Igreja. Você vê os problemas que a atrapalharam.
II. O propósito que manteve Rute
II. O propósito que manteve Rute
Mas a segunda coisa que quero que você veja é o propósito - o propósito - que a prendia. Rute tinha um propósito, e esse propósito era tão forte que mudou o curso de sua vida.
Começo a ler agora, no versículo 6:
6 Quando Noemi soube em Moabe que o Senhor viera em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento, decidiu voltar com suas duas noras para a sua terra. 7 Assim, ela, com as duas noras, partiu do lugar onde tinha morado.
Enquanto voltavam para a terra de Judá, 8 disse-lhes Noemi: “Vão! Retornem para a casa de suas mães! Que o Senhor seja leal com vocês, como vocês foram leais com os falecidos e comigo. 9 O Senhor conceda que cada uma de vocês encontre segurança no lar doutro marido”.
Então deu-lhes beijos de despedida. Mas elas começaram a chorar alto 10 e lhe disseram:
“Não! Voltaremos com você para junto de seu povo!”
11 Disse, porém, Noemi: “Voltem, minhas filhas! Por que viriam comigo? Poderia eu ainda ter filhos, que viessem a ser seus maridos? 12 Voltem, minhas filhas! Vão! Estou velha demais para ter outro marido. E mesmo que eu pensasse que ainda há esperança para mim — ainda que eu me casasse esta noite e depois desse à luz filhos, 13 iriam vocês esperar até que eles crescessem? Ficariam sem se casar à espera deles? De jeito nenhum, minhas filhas! Para mim é mais amargo do que para vocês, pois a mão do Senhor voltou-se contra mim!”
14 Elas, então, começaram a chorar alto de novo. Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela.
15 Então Noemi a aconselhou: “Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela!”
16 Rute, porém, respondeu:
“Não insistas comigo que te deixe
e que não mais te acompanhe.
Aonde fores irei,
onde ficares ficarei!
O teu povo será o meu povo
e o teu Deus será o meu Deus!
17 Onde morreres morrerei,
e ali serei sepultada.
Que o Senhor me castigue
com todo o rigor,
se outra coisa que não a morte
me separar de ti!”
18 Quando Noemi viu que Rute estava de fato decidida a acompanhá-la, não insistiu mais.
Você poderia chamar Rute de Rute Resoluta.
Os versículos 15 e 16 são os versículos-chave aqui.
E o que Rute estava fazendo era escolher contra o paganismo.
Ela estava escolhendo contra os deuses de Moabe. Noemi havia dito: "Volte para o seu deus", mas Rute disse: "O seu Deus será o meu Deus" (Rute 1:15-16).
Havia os problemas que a atrapalhavam, mas havia o propósito que a prendia. Ela disse: "Eu quero Deus. Quero o Deus de Israel. Quero o Deus da Bíblia. Quero que Jeová Deus, o Senhor Deus, seja o meu Deus".
Que diferença havia entre Rute e Orfa: duas moças - circunstâncias semelhantes, uma escolha semelhante - mas uma escolheu Deus, e a outra voltou atrás. Sabe, já preguei o suficiente para ver... É estranho - você pode pregar em um auditório como este; você pode orar, mergulhar sua alma em oração, levantar-se e pregar a Palavra de Deus, abrir seu coração pelas almas, estender a mão e dizer: "Por favor, venha a Jesus". Alguns virão e outros não. Alguns dirão: "Eu quero Deus". Outros vão embora. É estranho, não é? Deus dá às pessoas a capacidade de dizer sim ou de dizer não?