FRUTIFICAR: MEU CHAMADO, MINHA MISSÃO.
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 12 viewsNotes
Transcript
FOLHA DE ESBOÇO: Sermão textual.
TEMA: FRUTIFICAR: MEU CHAMADO, MINHA MISSÃO.
TEXTO: João 15.16a
João 15.16a (BSAS21)
Não fostes vós que me escolhestes; pelo contrário, eu vos escolhi e vos designei a ir e dar fruto, e fruto que permaneça, a fim de que o Pai vos conceda tudo quanto lhe pedirdes em meu nome.
MEU LEGADO, MINHA MISSÃO
O texto base para a campanha de missões,
2 Timóteo 2.2
“E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem a outros”.
INTRODUÇÃO:
O QUE É UM LEGADO?
Um Legado é aquilo que é passado a outros. Aquilo pelo qual as pessoas se lembram de nós.
O QUE É UMA MISSÃO?
Missão é um encargo, uma incumbência, um propósito, é uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar.
Isso, nos leva a entender a importância e a responsabilidade de nós perpetuar um legado, em transmitir e dar sequência para a próxima geração aquilo que recebemos da parte de Deus. Aliás, a sua vida tem o poder de despertar interesse, motivação, desejo, inspiração e paixão, isto é, vão querer viver o que você vive: “falar-se-á do Senhor às gerações futuras. Proclamarão a sua retidão ao povo que há de nascer” (Salmos 22.31)
Assim como os discípulos foram escolhidos por Jesus e designados para dar frutos que permanecem, lembre-se de que você também foi chamado por Ele para uma missão especial. Seu chamado não é por acaso, mas parte do plano divino para sua vida.
É essencial compreender a importância do seu chamado e da missão que lhe foi confiada. Assim como os ramos estão ligados à videira para dar frutos, você está ligado a Cristo para cumprir um propósito único e significativo. Sua vida tem um propósito definido por Deus.
Portanto, dedique-se à sua missão com zelo e fé, confiando que o Senhor capacitará você a dar frutos duradouros. Permaneça em Cristo, busque-O em oração e saiba que Ele está contigo em cada passo dessa jornada de cumprir o chamado que foi depositado em sua vida.
Que a promessa de Jesus em João 15:16 seja um lembrete constante do seu chamado, da sua missão e da capacitação divina para realizá-los. Que seus frutos glorifiquem o nome do Senhor e abençoem aqueles ao seu redor.
A importância de frutificarmos como discípulos de Cristo vai além de simplesmente produzir resultados visíveis. Frutificar está intrinsecamente ligado ao cumprimento do propósito que Deus tem para cada um de nós e à manifestação do Seu Reino aqui na Terra. Quando compreendemos e abraçamos a necessidade de frutificar, estamos nos comprometendo não apenas a crescer espiritualmente, mas também a impactar o mundo ao nosso redor com o amor e a verdade do Evangelho. Portanto, refletir sobre a importância e o significado da frutificação em nossas vidas nos motiva a buscar uma vida em constante comunhão com Deus, produzindo frutos que glorifiquem Seu nome e testemunhem Seu poder transformador em nós.
Cada cristão precisa compreender que a partir do momento em que aceitou Jesus em sua vida Ele passa a ser o seu Senhor e direcionador de seus atos.
Cada cristão precisa entender que é dever do crente frutificar, para cumprir o chamado, e a missão designada por Jesus.
Todos os salvos por Jesus Cristo tem um chamado, uma missão a cumprir. (Não é apenas o pastor e o missionário que tem um chamado, uma missão a cumprir).
FRASE DE TRANSIÇÃO: É preciso entender que...
1. …Foi Jesus que te escolheu.
1. …Foi Jesus que te escolheu.
Quem escolhe os trabalhadores é o dono do serviço, ou o administrador a quem Ele confiou tal função. (Por mais que a pessoa queira escolher o seu trabalho, quem escolhe é o dono).
FOI DEUS QUEM TE ESCOLHEU
Apocalipse 3.20 “Estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo.”
(O Senhor da obra está à porta batendo, lhe chamando para te conceder uma missão). O homem não é obrigado a abrir a porta, mas Jesus deseja que você abra para Ele entrar.
A sua escolha por Jesus implica no seu chamado para a sua Obra. Mateus 10.1 “Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar os espíritos impuros e para curar todo tipo de doenças e enfermidades.”
(Jesus aqui escolheu 12 homens, chamou-os para si e lhes deu uma missão).
FRASE DE TRANSIÇÃO: É preciso entender que Jesus te escolheu… PARA QUE?
2. …Para Frutificar.
2. …Para Frutificar.
O dono da obra quando lhe chama para trabalhar para Ele, designa o serviço ao qual vais fazer. (Capinar, roçar, adubar, etc).
Jesus quando chamou os 12 lhes deu uma tarefa que é estendida até os idas de hoje, para aqueles que são chamados de seus discípulos. Marcos 16.15 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16.16 “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.”
É por isso que ele diz que nos escolheu para ir e dar frutos. (Toda árvore frutífera produz fruto. Jesus lhe designou para ser uma árvore frutífera).
Algumas árvores dão mais frutos, outras menos. (Isto se dá devido a vários fatores, como terreno em que se está plantada, à adubação, etc.). Mas o importante é frutificar, independente se é muito ou pouco.
A árvore frutífera que não produz fruto, não serve para nada.
Só produz fruto quem anda dignamente diante do Senhor. Colossenses 1.10 “Assim, oramos para que possais viver de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus,”
Aquele que semeia, a melhor semente sem dúvida tem frutos de sua semeadura. Salmo 126.6 “Aquele que sai chorando a plantar a semente voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo seus feixes.”
FRASE DE TRANSIÇÃO: É preciso entender que Jesus te escolheu...
3. …Para dar frutos permanentes.
3. …Para dar frutos permanentes.
Como entender a questão do fruto permanente, sendo que todo o fruto tem o seu ciclo de consumo designado? (São perecíveis). Ex.: Pera, uva, maçã, laranja, coco, etc.
O Servo de Deus é comparado a estes frutos. (O nosso ciclo de vida aqui na terra é muito curto, passa rapidamente).
Imaginemos que os frutos produzidos pela macieira (as maçãs) não fossem dotadas mais de capacidade germinativa. O que aconteceria nos próximos anos?
Por isso a necessidade de enquanto ainda produtivos, germinar e produzir novas árvores para que deem novos frutos e que esse ciclo não cesse, mas continue.
Mateus 28.19–20 “Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-lhes a obedecer a todas as coisas que vos ordenei; e eu estou convosco todos os dias, até o final dos tempos.”
Este texto ensina como se deve fazer para ter frutos permanentes, e até quando esse ciclo irá durar.
O servo do Senhor não pode achar que é uma planta apenas de estação, mas que também tem responsabilidade de produzir frutos temporão. 2Timóteo 4.2a “prega a palavra, insiste a tempo e fora de tempo"
CONCLUSÃO: ➔ Amado irmão em Cristo, você foi chamado para uma missão específica, que é a de ir e dar frutos, e frutos que permaneçam, portanto, não deixe de cumprir esta missão ao qual foi designada exclusivamente para cada um servo de Deus.
Que ao entendemos o nosso chamado e a nossa missão, possamos ter a compreensão do seu chamado e missão para fortalecer sua fé, renovar suas forças e direcionar seus passos no caminho que Deus preparou para você. Que a certeza da escolha divina e da capacitação do Senhor estejam sempre presentes em sua jornada, inspirando-o a dar frutos que permaneçam para a glória de Deus.
Lembre-se de que você foi chamado com um propósito único e valioso, e que o Senhor estará ao seu lado em cada desafio e vitória. Que essa convicção encha seu coração de esperança e confiança, capacitando-o a seguir com determinação e fé. Que o amor de Cristo o guie e fortaleça em todos os momentos, cumprindo assim a bela missão que lhe foi confiada.
Que você seja um instrumento nas mãos de Deus para abençoar vidas e espalhar Sua luz por onde quer que vá. Amém.