PAULO CORAGEM! (ATOS 23)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO:
Na Bíblia, coragem também é chamada de “bom ânimo”, como em Marcos 6:50 quando Jesus deu a ordem aos discípulos que O viram andando sobre as águas do Mar da Galileia e vindo em sua direção.
A palavra grega traduzida como “coragem” e “bom ânimo” significa literalmente “ousadia e confiança”. Na Bíblia, coragem é o oposto do medo.
O medo é uma das emoções mais humanas e poderosas que temos.
Entretanto para o cristão, o medo não é apenas uma experiência psicológica, mas também uma batalha espiritual.
Quando Deus nos ordena a não temer e a ter coragem, Ele está sempre ordenando contra o medo.
Entretanto, Deus não simplesmente ordena coragem sem nenhuma razão por trás dela. Em quase todos os incidentes em que Deus diz “não temas”, segue-se uma razão para ter coragem, e essa razão é o próprio Deus.
Em cada incidente que vemos Deus ordenando coragem, não é porque isso seja natural do homem.
A coragem ordenada em toda a Palavra de Deus é resultado da compreensão da soberania de Deus, cujos planos e propósitos não podem ser frustrados e cuja onipotência de Deus torna todas as circunstâncias da vida subservientes à Sua vontade.
As promessas de Deus para nós têm a mesma lógica. Podemos ser confiantes, corajosos e de bom ânimo por causa dEle.
Provérbios 3.25–26“Não temas o pavor repentino, nem a arremetida dos perversos, quando vier. Porque o Senhor será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos.”
Aqui está a promessa do cuidado superintendente de Deus por nós.
Nesta grande promessa está a base de nossa confiança, nossa coragem e nosso bom ânimo.
CONTEXTO...
Paulo acabara de chegar de sua terceira viagem missionaria, saindo de Corinto, Beréia, Filipos, Trôade, Mileto, Pátara e direto para Tiro, depois chega a Cesareia e finalmente em Jerusalém.
Em Jerusalém, Paulo vai ao templo, la as autoridades causam um grande alvoroço e hostilizam a Paulo.
Claudio Lísias um tribuno romano tira paulo do templo.
Este tribuno, sabendo que Paulo era cidadão romano não pode sentenciar sua causa sem antes ouvir seus acusadores.
ENTÃO CHEGAMOS AO NOSSO TEXTO, PAULO É LEVADO PARA SE JUSTIFICAR DIANTE DO SINÉDRIO…
VEJAMOS...

CORAGEM PARA TESTEMUNHAR! (1-10)

UMA BOA CONSCIÊNCIA DIANTE DE DEUS E CORDIALIDADE PARA COM TODOS!
Não foi Paulo o homem que estivera presente e segurara as roupas das pessoas que estavam matando Estevão? Não era ele que ia de casa em casa arrastando homens e mulheres, colocando-os na prisão e os executando?
Aqui ele não estava sendo acusado por causa de sua vida anterior, mas por tudo o que fizera desde sua conversão.
Para o sinédrio a vida de Paulo depois de sua conversão se apresentava como inexplicável, eles entendiam que antes a vida de paulo era uma vida correta, mas que agora é incabível um homem tão inteligente como paulo se submeter a essa sociedade blasfema e infame dos cristãos.
Observe, a consciência é o juiz ou a testemunha interior que nos aprova quando fazemos o que é certo e nos reprova quando fazemos o que é errado
Romanos 2.15“Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se,”
A consciência não determina os padrões, apenas os aplica.
Se um indivíduo persiste em pecar contra a consciência, pode desenvolver a chamada “má consciência”...
Hebreus 10.22“aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.”
… Ou “consciência cauterizada” .
1Timóteo 4.2“pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,”
Me lembro de quando, Lutero recebeu ordem para renunciar a suas convicções, ele não o poderia fazer. Dirigiu-se ao Imperador e à delegação de Roma e disse: “A menos que eu esteja convencido pela Sagrada Escritura ou por razão evidente, não posso retratar-me. Pois minha consciência é mantida cativa pela Palavra de Deus, e agir contra a consciência não é certo nem seguro.”
Eu acredito que a consciência de Lutero era mantida cativa pela Palavra de Deus, e concordo com o princípio que expressou! Agir contra a consciência não é correto.
Aplicação:
Podemos dizer que boa consciência, é aquela que esta alicerçada na Palavra de Deus!
Paulo esta diante de seus acusadores, as circunstancias não são favoráveis, mas diante de Deus esta em paz!
Acreditem, o fato de eu ter paz diante de Deus, agir com amor para com meus acusadores não me dará garantia de resolução de conflitos nem me deixara isento de prisões!
Sigamos...
UMA VIDA VOLTADA PARA DEUS NÃO NOS GARANTE VIDA TRANQUILA NESSE MUNDO.
Por causa dessa consciência limpa diante de Deus o sumo Sacerdote manda esbofetear Paulo na boca!
Paulo chamou o sumo sacerdote de parede branqueada. Isso quer dizer que Paulo o chamou de hipócrita; Paulo considerou sua atitude indigna de um sumo sacerdote.
O termo parede branqueada era usado para referir-se aos túmulos caiados. Se um israelita tocasse num cadáver, incorria em impureza cerimonial. Por isso, os túmulos eram branqueados para que ninguém os tocasse por equívoco. Descrever o sumo sacerdote, portanto, como parede branqueada era simplesmente acusá-lo de hipocrisia.
Mateus 23.27“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!”
Paulo indignado com isso, profere palavras de maldição! Paulo pediu a Deus que atingisse o sumo sacerdote.
Flavio Josefo, um teólogo do primeiro século disse que, na verdade isso não foi uma palavra de maldição e sim, uma profecia, porque essa palavra de Paulo se cumpriu alguns anos mais tarde quando Ananias morreu nas mãos de assassinos.
Aplicação:
UMA VIDA DE HIPOCRISIA LEVA A MORTE!
Ciente de que o Sinédrio era formado por fariseus e saduceus, e de que os saduceus, influenciados pela filosofia grega, não acreditavam na ressurreição, nem em anjos nem em espíritos, Paulo sem torcer a verdade, mas em defesa dela, afirmou que estava sendo julgado por causa da ressurreição dos mortos. É como se Paulo dissesse:
Apesar de tudo sinto-me ligado a vocês, fariseus, estou do lado de vocês, com vocês partilho a esperança de Israel, que os saduceus abandonaram há tempo. Ao lado de vocês tenho a confiança de que o Deus vivo de fato ressuscita mortos, e estou perante o tribunal tão somente porque levo terminantemente a sério o que vocês na essência também professam.
Pelo fato de Paulo não ter usado sua palavra como “cartada”, mas como último esforço para preservar um vínculo com Israel, causou um grande impacto no tribunal e se livrou de uma condenação unânime por parte do Sinédrio. Com isso, Paulo se defende ao mesmo tempo que provoca uma agitação e acirrado debate entre seus acusadores.
E agora Paulo quase sendo morto por causa dessa agitação entre as autoridades do sinédrio, pela terceira vez o comodante resgata paulo!
Parece que tudo está acabado para Paulo, a morte é certa!
Observe... Acompanhamos Paulo ao longo de todas as suas viagens missionárias, vimos que ele testemunhou de Cristo aos gentios, aos judeus e aos magistrados inferiores, mas em nenhuma ocasião perante reis ou o escalão superior do governo.
Perceba que, mesmo que a liberdade de Paulo houvesse acabado, seu ministério não!
Enquanto definhava na prisão, no quartel da Fortaleza de Antônia, ele teve de se perguntar se o seu ministério terminara e se seu trabalho produziria algum fruto.
Alguma vez já se sentiu assim?
Ilustração:
Jonathan Edwards, após muitos anos de serviço fiel à sua congregação em Northampton, foi demitido e exilado da cidade com base em calúnias e denúncias falsas. Ele foi trabalhar entre os índios, e enquanto estava em Stockbridge, ele aproveitou essa ocasião para sentar e escrever A LIBERDADE DA VONTADE, um dos dez clássicos mais importantes de toda a história cristã.
Aplicação:
Quem pode imaginar quando Deus não mais o usará? Quem pode calcular quanto impacto sua vida e testemunho ainda causarão?
NÓS NÃO CONSEGUIMOS MENSURAR O QUE DEUS PODE FAZER QUANDO ESTAMOS NOS PIORES DIAS DE NOSSA VIDA!
Mesmo preso, sozinho, abandonado, na eminencia da morte, Paulo tinha trabalho a fazer!

NOSSA FONTE DE CORAGEM ESTÁ NO SENHOR JESUS! (11)

Atos dos Apóstolos 23.11“Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: Coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma.”
Eu preciso lembrar, o motivo pelo qual Paulo está preso agora…
No cap. 20.22, Paulo diz aos presbíteros de Éfeso que estava sendo conduzido pelo Espirito a ir para Jerusalém, e la ele esperava receber prisões e algemas, mas que em nada considerava sua vida preciosa!
Podemos afirmar então, que o fato de Paulo está preso não era consequência da maldade daqueles homens iníquos, e sim era vontade do próprio Deus!
Precisamos entender isso, nossa labuta, dificuldade, provação nem sempre é consequência dos nossos pecados mais sim a vontade do nosso Deus!
Ex: Jesus.
Isaías 53.10“Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.”
1Pedro 4.13“pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.”
PAULO ESTAVA SÓ NA PRISÃO!
Precisamos entender que tem momentos na nossa vida que Deus quer que estejamos só!
Temos que parar de ficar culpando os irmãos, os líderes, o pastor… dizendo “ele não me visitou”.
Foi assim com Jesus no Getsemani… foi assim com vários personagens bíblicos, com os pais da igreja… é assim com vc… comigo!
Tem momentos que Deus quer que vc esteja só, para vc entender que Ele deve ser sua segurança! alicerce! porto seguro!
Salmo 121 “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.”
- Nesse texto (11), a tradução das palavras de Jesus não capta a força do que aconteceu.
“pondo-se ao lado dele”. O a ideia do grego é que Jesus veio e de certa forma cobriu Paulo. Sua presença era maravilhosa. Ali estava Paulo encolhendo-se em sua cela, e repentinamente o Cristo ressurreto veio e pairou sobre ele e disse, “Coragem”.
Essa ideia cobrir paulo é a mesma ideia do texto que Jesus diz:
Mateus 23.37“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!”
Jesus disse a Paulo coragem! A tradução latina usa uma palavra que é a base para a palavra “constância.”
Jesus estava dizendo, “Paulo, seja constante. Seja consistente. Permaneça no ministério que você exerceu todos esses anos, dia após dia”.
“Do mesmo modo que você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, assim deve fazer em Roma.”
Que segurança inabalável! Que promessa maravilhosa! Exatamente quando Paulo se vê num beco sem saída, ele recebe uma palavra direta de Jesus que, do mesmo modo como ele pregara em Jerusalém, ele iria pregar em Roma.
Tendo completado sua terceira viagem missionária, Paulo agora obtém sua próxima missão: “Ir a Roma e pregar lá”. A missão assegura-lhe que Jesus o protegerá.
Entretanto, precisamos perceber que o Senhor não lhe promete liberdade e jornada tranquila até a cidade imperial.
Jesus assegura a Paulo que ele chegará ao seu destino, mas omite como a longa jornada se passará e os tipos de perigo que Paulo enfrentará ao longo do percurso.
Nas palavras de um ditado há muito honrado:
Deus não promete boa viagem,
Mas garante um porto seguro.
AS VEZES NOS PEGAMOS ENTRISTECIDOS POR DEIXARMOS DE OLHAR PARA O PLANO ORIGINAL DE DEUS PARA NOSSA VIDA!
OLHAMOS PARA AS CIRCUNSTANCIAS E NOS PERDEMOS! MAS QUANDO OLHAMOS PARA O PROPOSITO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA NADA NOS ABALA!
VOCÊ SÓ ESTA RESPIRANDO AINDA POR QUE DEUS NÃO CUMPRIU ESSE PLANO, VC RESPIRA POR QUE DEUS ESTA CUMPRINDO ESSE PLANO!

3° CORAGEM! A PROVIDENCIA DE DEUS NÃO FALHA! (12-35)

Quando o inimigo se vê vencido pelo argumento, utiliza-se da violência (ex). Os judeus não conseguiram resistir aos argumentos de Paulo diante do Sinédrio, então resolveram matá-lo de forma traiçoeira, conspirando as escondidas contra ele.
Mais de quarenta judeus, num complô covarde, fizeram voto, de que não comeriam nem beberiam enquanto não tirassem a vida de Paulo. Mais que isso, buscaram apoio na liderança do Sinédrio para levarem a cabo esse intento assassino. Tanto esses quarenta judeus rebeldes como os líderes do Sinédrio estavam desprovidos de qualquer escrúpulo. A serviço da mentira e da violência, eram agentes do mal e não arautos do bem, ministros da violência e não embaixadores da paz.
Leiamos o que deus fez na sua providencia!
Atos dos Apóstolos 23.16“Mas o filho da irmã de Paulo, tendo ouvido a trama, foi, entrou na fortaleza e de tudo avisou a Paulo.”
Atos dos Apóstolos 23.17“Então, este, chamando um dos centuriões, disse: Leva este rapaz ao comandante, porque tem alguma coisa a comunicar-lhe.”
Depois de ouvir o jovem...
Atos dos Apóstolos 23.22–25“Então, o comandante despediu o rapaz, recomendando-lhe que a ninguém dissesse ter-lhe trazido estas informações. Chamando dois centuriões, ordenou: Tende de prontidão, desde a hora terceira da noite, duzentos soldados, setenta de cavalaria e duzentos lanceiros para irem até Cesareia; preparai também animais para fazer Paulo montar e ir com segurança ao governador Félix. E o comandante escreveu uma carta nestes termos:”
Conclusão:
O próprio Deus lhe abriu as portas da providência e do livramento.
Nas palavras de Agostinho:
“Confie o passado à misericórdia de Deus, o presente a seu amor, e o futuro a sua providência”.
CORAGEM!
Related Media
See more
Related Sermons
See more