O Misterio do Falso Cristão

Os Mistérios do Reino de Deus   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 325 views

O mistério do falso cristão, porque Deus permite que exista falsos cristãos na igreja.

Notes
Transcript
Introdução
Abra sua Biblia no evangelho de Mateus capítulo 13. O Capitulo dos Misterios do Reino dos Céus.
Agora, por que chamamos Mateus 13 de o Capitulo dos mistérios do reino é porque Jesus os chamou de mistérios. Jesus estava falando em parábolas. Perguntaram-lhe por que falava por parábolas, Matthew 13:11“11 Ele respondeu: A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus…”
Portanto, a Bíblia é uma história de mistério. Para aqueles que não conhecem o Senhor, para aqueles que não são salvos, para aqueles que não têm o Espírito Santo dentro deles para iluminá-los e interpretar a Palavra de Deus, a Bíblia é uma história misteriosa.
Eles podem conhecer fatos. Talvez consigam nomear os reis de Israel. Podem ser capazes de lhe dar uma cronologia bíblica, mas não entendem as coisas profundas de Deus.
Há alguns segredos sagrados que Deus revela a Seus filhos por meio de Sua Palavra. Esses são os mistérios do reino dos céus que Deus revela para o filho de Deus que ora, que tem a iluminação do Espírito Santo e obedece à Palavra de Deus.
Os que não são salvos, os que não tem a iluminação do Espirito Santo, os que não obedecem ao evangelho do Filho de Deus não tem essa revelação. A Bíblia é uma história misteriosa para esses.
Agora, são sete parábolas nesse único capítulo. E sete, sendo o número perfeito, significa que elas têm uma certa conclusão.
Elas são abrangentes e falam sobre a história do evangelho de Jesus.
Essas sete parábolas começam com a época em que Jesus estava aqui na Terra e começou a pregar o evangelho até o fim dos tempos e o Julgamento Final.
E tudo o que acontece desde o tempo em que Jesus esteve aqui até a volta de Jesus está incluído nessas sete parábolas.
Então, quando você entende essas sete parábolas, sabe o que esperar. Se você sabe o que esperar, não fica desiludido, não fica desapontado, não fica desanimado; você não desiste.
E quando as coisas parecem sombrias ou ruins, você diz: "Aleluia, isso é maravilhoso. É exatamente assim que Jesus disse que seria".
E assim, se as coisas ficarem escuras, você pode dizer: "Está ficando gloriosamente escuro". É exatamente, como a Bíblia profetizou.
Às vezes, vemos o mundo com sua maldade pulsante, e a igreja fraca, e vemos as pessoas recusando o evangelho, e pensamos: "Bem, talvez o evangelho não seja tão poderoso assim; ou talvez nossas expectativas estão equivocadas”.
Mas então, quando lemos Mateus capítulo 13, dizemos: "Oh! Tudo está exatamente, precisamente, no caminho certo, exatamente como Jesus disse que seria”.
Então, nas próximas semanas, aqui na igreja e nos PG, com a permissão do Espirito Santo, vamos dar uma olhada nessas 7 parábolas que revelam “Os Mistérios do Reino dos Céus” -
Quero falar com vocês sobre sete coisas que você pode esperar, sete coisas que você pode simplesmente saber que vão acontecer.
O Titulo da lição de Hoje é: “O Mistério do Falso Cristão” .
Você deve saber que nem todo mundo que afirma ser cristão é um cristão genuíno.
Há um antigo gospel song negro que diz: "nem Todo mundo que fala do céu vai para lá". E isso é verdade.
O Dr. Vance Havner - o grande Dr. Vance Havner, já falecido - disse: "Muitos membros da igreja foram engomados e passados a ferro, mas nunca foram lavados; nunca chegaram a conhecer o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor pessoal".
E o estudo de hoje nos ajudará de três maneiras.
Número um: Ele nos dará uma palavra de conforto. Número dois: Ele nos dará uma palavra de advertência. Número três: Ele nos dará uma palavra de instrução.
Agora, será uma palavra de conforto, porque muitas pessoas ficam confusas e desnorteadas quando veem tanta hipocrisia, tantos cultos falsos, tanta coisa que desfila sob a bandeira da cristandade que não é real e genuína, e pensam que talvez tudo tenha dado errado. Para eles, há consolo.
Haverá também uma palavra de advertência, pois há muitos hoje que não são verdadeiros crentes no Senhor Jesus Cristo, que talvez pensem que estão salvos, mas estão perdidos. E eles precisam ser advertidos; precisam ser levados a uma fé salvadora no Senhor Jesus Cristo.
E a terceira palavra é uma palavra de instrução para nos dizer como lidar com essas pessoas, como pensar sobre essas pessoas que são falsos cristãos.
Agora, vamos dar uma olhada na parábola em si. Lembre-se de que há sete parábolas.
E o que é uma parábola? Uma parábola é uma história do cotidiano que tem um significado celestial.
O Senhor contava uma história, apenas uma história simples, e depois nos dava um significado muito especial, uma aplicação dupla - a história natural e depois o significado oculto. Às vezes, as pessoas têm a ideia de que as parábolas são dadas para revelar. E isso é verdade, mas não é toda a verdade. Essas parábolas não foram dadas apenas para revelar; elas foram dadas para ocultar.
Hoje vamos estudar a parábola do trigo e do joio, e começo agora no versículo 24. Vamos ler juntos, começando no versículo 24:
Matthew 13:24–30 NVI
24 Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: “O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo. 25 Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.26 Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu. 27 “Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: ‘O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio?’ 28 “ ‘Um inimigo fez isso’, respondeu ele. “Os servos lhe perguntaram: ‘O senhor quer que o tiremos?’ 29 “Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo. 30 Deixem que cresçam juntos até a colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’ ”.
Essa é a história. A história é simplesmente que um homem plantou trigo em um campo, um inimigo veio enquanto o lavrador ou fazendeiro estava dormindo e semeou uma semente daninha que é chamada aqui de joio. O joio é uma erva daninhas que, a princípio, parece muito semelhante ao trigo - de fato, é muito difícil distinguir o trigo do joio. E o inimigo sabia disso, por isso veio e semeou no campo esse joio.

I. Os Elementos da Parábola

Vejamos agora os vários elementos. Há sete elementos aqui nessa parábola que precisamos identificar. Vamos ver quais são eles.
O Semeador
37 Ele respondeu: “Aquele que semeou a boa semente é o Filho do homem.
O homem que faz a semeadura é o próprio Jesus Cristo.
Gostaria de lembrá-lo que o Filho do homem é um termo que Jesus Cristo usou com frequência para descrever a Si mesmo, portanto, Aquele que está semeando no campo é o próprio Jesus Cristo .
O Campo
38 O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno,
O campo é o mundo.
Veja, o versículo 38: "O campo é o mundo" (Mateus 13:38). Não precisamos adivinhar isso. Neste mundo, Jesus está plantando pessoas salvas. Mas há algumas pessoas não salvas que parecem ser salvas; há cristãos falsos no mundo.
A Boa Semente
e a boa semente são os filhos do Reino
Agora, a semente que Ele semeia são os verdadeiros crentes.
Quero fazer uma pausa aqui e dizer, entre parênteses, mas muito importante, que não confundam a semente dessa parábola com a parábola anterior.
Na parábola do semeador, a primeira parábola da capitulo 13 a semente é a Palavra de Deus. Nessa parábola, a semente são os verdadeiros crentes.
E se você não entender isso, pode ficar confuso.
Na primeira parábola, o solo era o coração dos homens; nesta parábola, o solo é o mundo.
Portanto, nosso Senhor está semeando a semente que são os verdadeiros crentes em todo o mundo; em todos os lugares onde Ele está colocando Seus crentes.
Agora, enquanto o Senhor está plantando verdadeiros crentes, descobrimos que o inimigo está plantando falsos crentes.
O Joio - quem são esses?
O joio são os filhos do Maligno,
O joio parece com o trigo, o joio são aqueles que parecem ser cristão mas na verdade são filhos do diabo. E onde eles estão plantados? No mundo inteiro.
Quem semeou o joio?
O Inimigo
e o inimigo que o semeia é o Diabo.
Observe que o inimigo que os semeou é o diabo, e o joio são os filhos do diabo.
Às vezes, as pessoas falam com você sobre a paternidade universal de Deus e a fraternidade universal do homem. Podemos ser irmãos em nossa humanidade, mas não somos irmãos espirituais, e nem todo mundo é filho de Deus. Jesus disse aos fariseus, os falsos crentes de Sua época: "Vós sois de vosso pai, o diabo" (João 8:44). Isso deixa tudo muito claro. O Senhor Jesus disse que esse joio é filho do diabo. Então, hoje em dia, você sabe que somos vistos como intolerantes ou, de alguma forma, até mesmo antiamericanos se simplesmente não abraçarmos todos os outros e dissermos: "Bem, estamos todos indo para o mesmo lugar, e sua religião é tão boa quanto a minha".
Os Ceifeiros
os encarregados da colheita são anjos
Os anjos são os responsáveis de arrancar o joio.
O Tempo da Colheita
A colheita é o fim desta era
E quando será feita a ceifa? No final da nossa era. Esse é o sétimo elemento: o tempo da ceifa.
40 “Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era.
Isso nos dá uma pista de que essas sete parábolas abrangem toda a história da igreja cristã.
Jesus começou Seu ministério semeando a boa semente, e essas sete parábolas vão até o fim dos tempos, portanto, são abrangentes.
Aqui nosso Senhor está revelando o mistério da história - a história religiosa. Esses são sete segredos sagrados, mistérios do reino dos céus.
Portanto os 7 elementos dessa parábola são:
O Semeador = Jesus
A boa semente/Trigo = os verdadeiros crentes
O campo = o mundo
O joio = falso crente
O inimigo que semeou o joio = diabo
Os ceifeiros = anjos
O tempo da colheita = o fim da nossa era

II. Análise do Joio

Em segundo lugar, vamos analisar o joio sob três pontos simples, muito fáceis de serem lembrados.
a Semeadura do joio,
o Crescimento do joio e
o Conhecimento do joio.

A. A semeadura do joio

Agora, vamos pensar um pouco sobre a semeadura do joio.
Veja o versículo 39: " Quem fez a semeadura do joio? O diabo.
Matthew 13:39 (NVI)
e o inimigo que o semeia é o Diabo…
É a obra de Satanás.
Satanás é um falsificador de crente; ele é um pervertido.
Agora, deixe-me deixar bem claro, espero: o diabo, não se opõe à religião.
A religião é sua principal ferramenta; é a mercadoria #1 do seu estoque e comércio. Satanás está envolvido com a religião até as orelhas.
Por que ele fez isso? Bem, esse mesmo versículo diz: "Foi um inimigo que fez isso"
Matthew 13:28 (NVI)
“ ‘Um inimigo fez isso’, respondeu ele...’
Versículo 39: "O inimigo que as semeou é o diabo".
Na tradução Tyndale traduz isso como: "Uma pessoa invejosa fez isso".
Agora, por que o diabo faria isso? Você acha que o diabo está interessado em ervas daninhas? Não.
Você acha que o diabo está interessado no trigo? Não. O que realmente interessa ao diabo não é o joio ou o trigo, mas a adoração.
O diabo quer adoração. Ele disse para Jesus “Se prostrado me adorares”. O diabo tem inveja da adoração que Deus recebe.
Por isso ele planta falsos crentes no mundo.
Para tentar corromper, enganar e desanimar os verdadeiros adoradores.
Ele é um falsificador.
E deixe-me dizer o seguinte sobre o diabo, que é o principal falsificador da religião:
ele é bom, porque a melhor falsificação é a que mais se parece com a verdadeira; quanto mais parecida com a verdadeira, melhor é a falsificação.
Essa é a razão pela qual nosso Senhor, o mestre dos mestres que era, escolheu essa parábola, porque o trigo e o joio, especialmente no início, são muito parecidos.
Deixe-me apontar cinco coisas falsas que estão no mundo hoje, e você precisa ficar atento a elas. Essa é a obra de Satanás.

1. Um falso Jesus - 2 Cor.11:4

Você sabia que existe um falso Jesus? O diabo tem um falso Jesus
Agora, se alguém vier até você e disser: "Oh, nós acreditamos em Jesus" - uma Testemunha de Jeová ou um mórmon pode dizer: "Ei, nós também acreditamos em Jesus" - você precisa descobrir em qual Jesus eles acreditam.
Anote esse versículo em sua margem - 2 Coríntios 11 e versículo 4:
4 Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos,
Ele está dizendo: cuidado, não sejam tão ingênuo ao ponto de aceitar qualquer um que diga eu acredito em Jesus”
Se um JW, Mormon bater na sua porta … "Ah, pastor, eles foram tão simpáticos, maravilhosos, e eu lhes perguntei se acreditavam em Jesus, e eles disseram que sim."
Amigo, há demônios que levam o nome de Jesus;
Cuidado, o diabo tem um falso Jesus espalhado pelo mundo.

2. Um falso espírito -2 Cor.11:4

4 Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram
Alguém diz: "Ah, eu sei que foi real, porque tive uma experiência espiritual".
Cuidado, porque você pode ter tido um encontro com um demônio.
A Bíblia diz: "Não creiais a todo espírito, mas provai os espíritos" - provai os espíritos - "se procedem de Deus" (1 João 4:1)

3. Falsos ministros - 2 Cor.11:13-15

falso Jesus e
falso Espírito,
há também falsos ministros.
Segunda Coríntios 11, versículos 13 a 15 - Paulo está descrevendo esses, e ouça o que ele diz:
2 Corinthians 11:13–15 NVI
Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem.
E quando você procurar o diabo, não esquece de olhar para dentro das “igrejas” nos púlpitos.

4. Falsos Irmãos - 2 Cor.11:26

Satanás tem um falso Jesus.
Satanás tem um falso Espírito.
Satanás tem falsos ministros.
E o que esse falso Jesus, esse falso Espírito e esses falsos ministros produzem?
Falsos irmãos.
2 Coríntios 11:26 -
Paulo fala sobre as coisas que ele suportou, o sofrimento que ele suportou, e ele diz, em 2 Coríntios 11, versículo 26:
2 Corinthians 11:26 (NVI)
Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos.
Paulo disse: "Além de tudo que passei - os elementos, os pagãos, as dificuldades - estou tendo que lutar com cristãos falsos, falsos irmãos".
e a falsificação do diabo não termina ai

5. Um falso evangelho - Gal.1:6-7

Ele tem:
Um falso Jesus.
Um falso Espírito.
Falsos ministros.
Falsos irmãos.
E ele têm um falso evangelho.
Gálatas 1, começando no versículo 6 - Paulo disse,
Galatians 1:6–7 (NVI)
Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo.
Aprenda isto sobre o diabo: ele é um pervertido. Satanás é um pervertido. E o que ele quer perverter mais do que qualquer outra coisa é o evangelho de Cristo.
E Paulo diz,
Galatians 1:8–9 (NVI)
Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!
Essa palavra significa literalmente "que seja condenado!”".
Esses falsos apóstolos, com seu falso evangelho, podem parecer fazer algo de bom. Eles podem fazer algo de bom: podem obras de caridade aos necessitados, como abrigar os sem-teto, podem alimentar os famintos, podem estar fazendo isso ou aquilo.
Mas quero lhes dizer uma coisa: uma nota falsa pode fazer muito bem. Ela pode comprar roupas. Pode comprar mantimentos. Pode comprar gasolina. Mas, ela não será aprovada pelo examinador do banco.
E um falso cristão pode fazer isso e aquilo, e todos dirão: "Vejam o que ele está fazendo! Vejam como é bom!" Mas chegará o dia em que ele enfrentará o exame do Senhor Jesus Cristo.
"Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus" (Mateus 7:21).
Note: Não deixe que um cristão falso seja uma pedra de tropeço no seu caminho para o céu. E jamais permita que alguém use um hipócrita como argumento contra Jesus e a sua igreja.
Um hipócrita não é um argumento contra o cristianismo; um hipócrita é um argumento maravilhoso a Favor de Jesus e da Igreja.
Por quê? Bem, os homens não falsificam bolsas de supermercado; eles falsificam o quê? Bolsas da LVT…!
Por quê? Uma Bolsas da LVT vale alguma coisa - então eles falsificam Bolsas da LVT.
Eles não falsificam o que não tem valor; eles falsificam o que vale a pena.
E todo cristão falsificado, todo falso cristão que você vê, é um testemunho do verdadeiro, do valor, da boa qualidade, do bom material.
Você não entende isso? Portanto, de uma maneira muito estranha, o hipócrita é uma espécie de testemunho.
Note: E outra coisa: não diga: "Bem, eu não quero ser cristão por causa dos hipócritas".
Que tolice!
Quantos de vocês aqui acham necessário ter um pouco de $$?
Muito bem, vocês aqui que acham necessário ter um pouco de $$.
Você diria "Bem, porque há dinheiro falso no mundo, não vou mais querer $$$ nenhum”? É claro que não! Seria tolice dizer isso.
"Bem, porque há alguns cristãos hipócritas, não vou à igreja; não vou servir ao Senhor".
De vez em quando, alguém diz: "Ah, há alguns hipócritas em sua igreja". Eu digo: "Claro!".
Se você vai ao mercado e compra uma dúzia de ovos: e um deles é hipócrita/quebrado/estragado, você vai jogar fora os outros 11?
Ei, pessoal, um dos doze apóstolos era um hipócrita.
Agora, não fique desanimado. Jesus disse que haveria Hipócritas, cristãos falsos, um falso Jesus, um falso Espírito, falsos apóstolos e ministros, falsos irmãos e um falso evangelho não fique surpreso. Isso não pegou Deus de surpresa. Esse é o ponto principal. Essas coisas não provam que o que acreditamos não é verdadeiro; elas são a prova de que o que acreditamos é verdadeiro, porque o diabo esta falsificando o que vale a pena, e também porque a Bíblia diz que é exatamente isso que acontecerá - não apenas aconteceu, mas acontecerá até o fim dos tempos.
Agora, quando foi que ele fez isso? Quando o inimigo fez isso?
Veja, se quiser, no versículo 25, e descubra quando o inimigo fez isso. A Bíblia diz: Matt.13:25
Matthew 13:25 (NVI)
Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.
E isso acontece porque nós, que fazemos parte do reino dos redimidos, às vezes estamos dormindo.
Deus tenha misericórdia de nós. "Enquanto todos dormiam". Primeiro Coríntios, capítulo 15, versículo 34, diz:
1 Corinthians 15:34 (RC95)
Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.
Há pessoas que estão sendo levadas pelo caminho errado, e a razão pela qual estão sendo levados é porque não temos estado despertos/ vigilante para a justiça, e alguns não têm o conhecimento de Deus.
Muitos sermões são como tranquilizantes para fazer as pessoas relaxarem, em vez de um despertador para acordá-las. Agora ouça o que eu vou dizer, digo em amor e temor:
E pode ser que alguns de seus entes queridos venham a ser o joio do diabo, por causa de sua insensibilidade e sonolência Espiritual. Não fique com raive de mim, alguém tem que soar o alarme. Precisamos soar um alarme.
O apóstolo Paulo disse:
Galatians 4:16Tornei-me inimigo de vocês por lhes dizer a verdade?”
Às vezes parece que estamos tentando ganhar concursos de popularidade, e o inimigo semeia o joio no meio do trigo, porque os homens estão dormindo; eles não soam o alarme como deveríamos soar o alarme. Portanto, a primeira coisa: a semeadura do joio - "Um inimigo" - uma pessoa invejosa - "fez isso" (Mateus 13:28).

III. O crescimento do joio

Agora, aqui está a terceira coisa que quero que você observe: não apenas a semeadura do joio, mas o crescimento do joio. Matt.13:28-30
Matthew 13:28–30 NVI
“ ‘Um inimigo fez isso’, respondeu ele. “Os servos lhe perguntaram: ‘O senhor quer que o tiremos?’ “Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo. Deixem que cresçam juntos até a colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’ ”.
Jesus disse deixem joio crescer e ficar maduro.
Ouçam todos os cooperadores do Senhor:
nosso trabalho hoje não é arrancar o joio/ervas daninhas.
É muito comum hoje em dia ver pessoas as redes sociais fazendo cruzada contra os falsos cristãos, falsas religiões. Esse não é o nosso trabalho.
Podemos alertar as pessoas, podemos pregar a verdade, mas não é nosso trabalho arrancar o joio; não é nossa tarefa tentar erradicar ou eliminar os hipócritas da igreja.
Se o fizermos, faremos mais mal do que bem.
Você já viu pessoas tentando apagar fogo de cozinha jogando agua na frigideira?
Quando você tenta apagar um incêndio na cozinha jogando agua na frigideira, tudo o que faz é aumentar o fogo.
E quero dizer a vocês - ouçam com muita atenção: Nunca, nunca, nunca se junte a um movimento para perseguir alguém por causa de sua religião!
Deixe-me repetir isso: Nunca, nunca, nunca se juntem a um movimento para perseguir alguém por causa de sua fé!
Vocês devem pregar a verdade. Você deve defender a verdade.
Cada uma dessas pessoas vão prestar contas a Deus.
Deus é quem as julgará, não você.
E se você tentar, causará muito mais danos do que benefícios.
E você pode acabar arrancando um pouco de trigo enquanto tenta arrancar um pouco de joio.
Agora, Ele não está falando aqui sobre disciplina na igreja. Toda igreja deve exercer disciplina. A disciplina na igreja não é primariamente para arrancar e remover, mas para recuperar e restaurar.
Às vezes, as pessoas precisam ser removidas da comunhão da igreja local.
Ele não está falando sobre isso. A parábola aqui é sobre o trigo e o joio no mundo. O campo é o mundo.
Nosso trabalho é pregar o glorioso evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
No entanto, vou lhe dizer outra coisa. Embora não seja nosso trabalho sair e perseguir outras pessoas e começar a arrancar ervas daninhas, é preciso tomar cuidado para não gastar seu dinheiro para fertilizar ervas daninhas.
É preciso investir seu dinheiro em um bom trabalho que acredita na Bíblia e honra a Cristo.
Fico impressionado com o que algumas pessoas fazem para investir seu dinheiro. Elas não sabem, não têm ideia de que o que estão fazendo é subsidiar o empreendimento do diabo. Não use seu dinheiro para fertilizar ervas daninhas.
Esse é um dos motivos pelos quais é sempre bom fazer suas doações por meio da igreja local.
Faça parte de algo que você sabe que é real. Não fertilize ervas daninhas.

IV. O Conhecimento do Joio

Há a semeadura do joio.
Há o crescimento do joio. O Senhor disse: "Deixem ambos crescerem juntos até a colheita". Agora, aqui está a última coisa: vai chegar o dia da revelação do joio. O Conhecimento do Joio Chegará um momento em que o joio e o trigo serão discernidos, começando no versículo 40 desse mesmo capítulo. Veja novamente:
Matthew 13:40–43 NVI
“Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era. O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz tropeçar e todos os que praticam o mal. Eles os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Aquele que tem ouvidos, ouça.
Agora, o que isso nos diz? Isso nos diz que a época da colheita está chegando.
Por que Deus tolera o joio? Por que Deus não os extirpa agora mesmo?
Vou lhe dizer por quê: porque o joio não está totalmente maduro - nem o trigo nem o joio estão maduros - até o fim dos tempos.
Você diz: "Bem, algumas dessas pessoas já morreram há muito tempo". Elas ainda não estão maduras.
Anote um versículo: Apocalipse 14:14 e 15.
João, o escritor do Apocalipse.
João, o amado Apóstolo, teve uma visão do Julgamento Final, e foi isso que ele viu:
Revelation 14:14–15 NVI
Olhei, e diante de mim estava uma nuvem branca e, assentado sobre a nuvem, alguém “semelhante a um filho de homem”. Ele estava com uma coroa de ouro na cabeça e uma foice afiada na mão. Então saiu do santuário um outro anjo, que bradou em alta voz àquele que estava assentado sobre a nuvem: “Tome a sua foice e faça a colheita, pois a safra da terra está madura; chegou a hora de colhê-la”.
Veja, o que ele quer dizer com isso?
A colheita de um homem não vem quando ele morre. Essa colheita continua e continua e continua.
Tomemos como exemplo um homem dono de um canal de pornografia, que fundou um império, ou o homem que primeiro distribuiu a cocaína ou industrializou o comércio das drogas, ou qualquer uma dessas pessoas Que formaram um império com as coisas do mal. Veja bem, eles podem ter uma vida alta, ampla e bonita; podem ostentar decência, moralidade - só Deus sabe quantos lares foram destruídos, quanta doença foi espalhada, quantos bebês foram assassinados por gravidezes indesejadas, quantas vidas de criancinhas foram deformadas e distorcidas, quantas mentes foram pervertidas, quanta sujeira e imundície saíram dos recônditos malignos, das profundezas obscuras do coração desse homem - mas logo - e ele está chega à terceira idade - logo ele morrerá. Mas sua influência continuará, e continuará, e continuará. Ele corromperá alguém, que corromperá alguém, que corromperá alguém, que corromperá alguém, que corromperá alguém, que corromperá alguém. Isso não terminará até o fim dos tempos, até que Deus coloque o último ponto final na última frase, no último parágrafo, na última página, no último livro, no último volume da história. Quando tudo estiver terminado, Deus reunirá as evidências.
O mesmo acontece com uma pessoa justa. Amigo, sua influência para o bem, para Deus, continuará e continuará e continuará depois que você morrer. Como Deus disse sobre Abel, "estando ele morto, ainda fala" (Hebreus 11:4).
Eu espero que, quando eu morrer e partir, se Jesus não vier primeiro, que minha influência continue e continue e continue e continue até que as ondas deste ministério toquem as margens da eternidade.
Então a colheita estará madura - então a colheita estará madura. É por isso que Deus não julga neste momento, porque é muito cedo para julgar.
Mas aqui está o ponto dessa parábola: Não deixe que a lentidão do julgamento de Deus o engane.
Você pode ser um joio de boa aparência: mas o julgamento está chegando.
Observe que o joio é reunido em feixes para ser queimado. Isso é interessante para mim. Tenho notado que, no mundo, as pessoas não salvas parecem estar se reunindo; estão se amalgamando; estão todas se juntando; estão todas se fundindo; estão todas se unindo; parecem estar se empacotando para a queima. Essa união não é necessariamente algo que será uma grande bênção para eles. Conclusão
Bem, é hora de encerrar o assunto. Deixe-me dizer apenas três coisas para concluir, certo? Falamos com você sobre a semeadura, o crescimento e o conhecimento do joio. Deixe-me fazer três aplicações muito rapidamente.

A. Tenha certeza de sua salvação

Aplicação número um: Por favor, pelo amor de Deus, pelo seu bem, tenha certeza de sua salvação. Se existe um falso Jesus, se existe um falso Espírito, se existem falsos irmãos, falsos ministros e um falso evangelho, será que o diabo pregou uma peça em você? Satanás prefere - é melhor para ele, - ver você ir para o inferno do banco da igreja do que da sarjeta.
Deixe-me lhe dar um versículo - 2 Corinthians 13:5Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!”
Não há salvação em convicção de pecado
Não há salvação sem o arrependimento
Não há salvação sem fé em Jesus Cristo.
Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos.
Você diz: "Bem, eu sei que sou salvo, porque meu professor da Escola Dominical me disse que eu era; minha mãe me disse que eu era; meu pai me disse que eu era; meu pastor me disse que eu era". Amigo, Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos.
Você tem uma razão bíblica, se fosse se apresentar diante de Deus agora mesmo, para dizer que sabe que é salvo? "Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!" (2 Coríntios 13:5-6).
Eu não perguntei se você conhece o plano de salvação? Você conhece o homem da salvação? Jesus Cristo está em você?
Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Essa é a primeira coisa.

B. Não deixe que um cristão falso o impeça de ir para o céu

A segunda coisa: se você ainda não entregou seu coração a Jesus Cristo, eu lhe peço, não deixe que um cristão falso o mantenha fora do céu. Não se esconda atrás de um hipócrita. Não pense que o verdadeiro não é real porque o falso está lá.

C. Se você é um cristão falso, arrependa-se e receba Cristo

E número três: Se você é um cristão falso, eu lhe peço, em nome de Jesus, que se arrependa disso e receba Cristo, somente Ele, como seu Senhor e Salvador.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.