Tiago 1.2-4 - Alegria no sofrimento
Sabedoria para viver • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsTiago trata a respeito das provações e seus benefícios.
Notes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Vivemos em uma era onde muitas pessoas têm dificuldade em lidar com frustrações, perdas e desafios emocionais porque não foram ensinadas a aceitar e processar essas experiências como parte natural da vida. Em vez disso, frequentemente recorrem a formas rápidas de alívio, como a busca por validação nas redes sociais, o consumo excessivo de bens materiais ou o uso de substâncias para anestesiar a dor. De fato queremos nos livrar de tudo o que nos incomoda, tudo o que nos faz sofrer.
Mas Tiago nos convida a encararmos o sofrimento por uma outra optica:
Tiago e Epístolas de João 1. Provação da Fé (1.2–4)
Tiago escreve sua epístola para os cristãos judeus que foram expulsos de suas casas e perderam suas posses. Ele se dirige a pessoas que sofrem porque são exploradas pelos ricos, arrastadas para os tribunais e difamadas por acreditarem no bom nome de Jesus Cristo (2.6,7). A essas pessoas, Tiago dirige uma carta pastoral na qual sua primeira admoestação é para que se alegrem.
Desenvolvimento/aplicação:
Desenvolvimento/aplicação:
Alegria na provação
Alegria na provação
Toda alegria considere meus irmãos quando muitas provações encontrar/se deparar ou cair.
Ter na provação alegria: Atos dos Apóstolos 5.41“E eles se retiraram do Sinédrio muito alegres por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome.”
1Pedro 1.6–7“Nisso vocês exultam, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejam contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da fé que vocês têm, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado pelo fogo, resulte em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo.”
O versículo 2 nos fala sobre as provações que temos de passar, esses sofrimentos são por causa do evagelho e na verdade é um teste de fé!
Aqui temos uma ordenança! Devemos nos alegrar não somente quando estivermos passando pelo sofrimento! (procurando algo para me alegrar em meio ao sofrimento). O que nos é ordenado aqui é que nós devemos nos alegrar “pelo” sofrimento.
Existem sofrimentos que são causados por nós mesmos! 1Pedro 2.20–21 “Pois que glória há, se, pecando e sendo castigados por isso, vocês o suportam com paciência? Se, entretanto, quando praticam o bem, vocês são igualmente afligidos e o suportam com paciência, isto é agradável a Deus. Porque para isto mesmo vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo para que vocês sigam os seus passos.” e não são esses que Tiago está se referindo aqui! Ele está falando das aflições por fazermos o que é certo!
Uma teologia a ser concertada! Mas muitos de nós pensamos que se andarmos na linha, fizermos tudo certo, isso vai de alguma maneira nos blindar do sofrimento! Esse pensamento ocorre na cabeça da maioria dos evangélicos de nosso pais e é fruto da Teologia da prosperidade que demonizam o sofrimento a todo custo! Nessa teologia é ensinado exatamente isso: “O crente não pode sofrer, se passa por tribulações e sofrimento é por que está em pecado! Se você fizer tudo certinho, não vai ter sofrimento!”.
Essa é uma falsa doutrina, pois rasga e distorce os textos bíblicos que tratam a respeito do sofrimento! Muitos quando estão passando por tribulações, não conseguem aceitar, que elas são permissão de Deus para que a sua fé seja fortalecida! Ficam desesperados procurando saber qual a causa daquela provação, vão atrás de profetas, revelações, alguns ficam inclucados procurando objetos amaldiçoados em casa, outros logo vão pensar que algúem deve estar fazendo um trabalho de macumba contra ele. Vão atrás de oleos ungidos, correntes de oração, campanhas de libertação e tentando a todo custo fugir da provação!
Mas o que o Tiago nos ensina é que devemos ter grande alegria na provação! Pela provação! Mas será se Tiago era bem certo da cabeça? Como uma pessoa pode chegar para outras que estão sofrendo e dizer que eles devem se alegrar? Dizer que devem se alegrar nas muitas tribulações! Tiago é um pastor, um homem de fé, falando para crentes, um povo que vive pela fé! Pela óptica humana, isso não faz o menor sentido, mas com os olhos da fé tudo não somente passa a fazer sentido, mas também se torna possível.
Não é sem razão que o Senhor nos ensina a nos alegrar pelas provações, essas provações que enfrentamos trazem incontáveis benefícios.
Ao encarar o sofrimento corretamete, somos ricamente abençoados por Deus!
Ponto 2:benefícios da provação v.3
Ponto 2:benefícios da provação v.3
O 1º motivo de nos alegrarmos é que a provação separa quem é o crente verdadeiro do falso.
Essa provação tem o intuído de provar se a fé é genuína ou falsa. E Mt 13 O Senhor Jesus quando está explicando a Parábola do semeador, fala da semente que caiu em um solo rochoso! Essa é a pessoa que recebe a palavra de Deus com alegria, mas essa não têm raiz, logo quando surge a tribulação, perseguição por causa da palavra, ela logo abandona! Os que não estão alicerçados em Jesus, por qualquer tribulação que passe, já está abandonando o caminho...
O 2º motivo de nos alegrarmos na tribulação é que ela produz algo fantástico: a perseverança!
A provação nos faz colocar em prática a perseverança! A provação resulta em perseverança!
O que é essa perseverança?
No NT é a característica da pessoa que não se desvia de seu propósito e de sua lealdade à fé e piedade mesmo diante das maiores provações e sofrimentos
constância, perseverança, fortaleza, paciência (porém não é pálida virtude negativa, mas a estabilidade positiva de um Atlas que tanto suporta como carrega seu peso de responsabilidade) — “o caractérístico de um homem que é inabalável no seu propósito deliberado e sua lealdade à fé e piedade, não sendo desviado pelas maiores provações ou sofrimentos” — Thayer); a paciente esperança na vinda de Jesus;
Paciência, firmeza, resistência, casca grossa
Um mar calmo nunca fez um bom marinheiro, assim uma vida sem provações nunca forjou um bom cristão!
Perseverança é a marca do cristão! Somos um povo que espera, aguardamos ansiosamente a volta do nosso Senhor Jesus Cristo, e para que possamos esperar até o fim precisamos de perseverança! O próprio Jesus diz em Mateus 24.13 “Aquele, porém, que ficar firme até o fim, esse será salvo.” Apocalipse 2.10“Não tenha medo das coisas que você vai sofrer. Eis que o diabo está para lançar alguns de vocês na prisão, para que vocês sejam postos à prova, e passem por uma tribulação de dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.”
O poder para resistir não vêm de nós mesmos. Colossenses 1.11 “Assim, vocês serão fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e paciência, com alegria,”
Na perseverança temos um modelo a seguir 1Pedro 2.21 “Porque para isto mesmo vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo para que vocês sigam os seus passos.”
Para perseverarmos nós precisamos manter os olhos fitos em Jesus! Hebreus 12.2 “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus.”
Por isso queridos irmãos devemos nos alegrar nas tribulções, pois ela produz a perseverança!
Aplicação:
Aplicação:
Você tem sofrido algo por causa do evangelho? Quais são as provações de fé que você tem enfretado?
Se sim, como você tem agido em meio a essas provações? Segundo a natureza humana ou de acordo com a fé em Jesus? Ao fim de uma prova você está mais perto do Senhor Jesus ou mais distante?
Vejamos que o autor nos diz que a provação produz perseverança, resistência! Com o passar do tempo, você tem se tornado um cristão mais forte ou mais fraco?
Lembre-se: Um mar calmo nunca fez um bom marinheiro, assim uma vida sem provações nunca forjou um bom cristão!
Ponto 3:perseverança ação completa
Ponto 3:perseverança ação completa
Você já viu como é feito uma espada de aço? Para fabricar uma espada, começamos escolhendo um bom pedaço de aço. Em seguida, é colocado no fogo até que ele fique vermelho e maleável, para então martelá-lo e dar a forma desejada da espada. Após modelar a lâmina, fortalecemos o metal esfriando e aquecendo novamente, tornando-o mais forte e menos quebradiço. Depois disso, a lâmina é afiada e polida para ficar bem cortante e brilhante. Na etapa seguinte, montamos a espada juntando a lâmina ao cabo, fixando-os firmemente. Por fim, fazemos os últimos ajustes e enfeites, deixando a espada bonita e pronta para uso.
Da mesma maneira, o cristão é forjado nas provações, assim o produto final é um crente perfeito e íntegro. Perfeito significa aqui a maturidade, um carater semelhante ao do pai! Integro, completo, a ideia de não ter falta alguma no seu caráter cristão!
CBVD: “Esse tipo de maturidade é produzido quando o crente se apega firmemente à fé e a virtude cristã, quando está no meio do fogo da perseguição. As impurezas do seu carater serão queimadas e eliminadas. O resultado não será somente maturidade cristã, mas completude, o que significa que não faltará nem mesmo uma parte do caráter que seja semelhante ao de Deus. Se esse é o resultado das provações do crente, por mais difíceis que sejam, de fato já motivos para se alegrar.”
Conclusão:
Conclusão:
Então alegremo-nos nas tribulações, porque trazem incontáveis bençãos: sendo a principal delas a perseverança, que tem ação completa de nos fazer mais crentes! Um crente maduro, de caráter integro é forjado por meio das provações que enfreta, nos alegremos nas provações, sabendo que o Senhor as usa, para o nosso bem, nosso crescimento, nossa maturidade, para que sejamos parecidos com Cristo.
Vamos orar, pedindo perdão ao Senhor pelas provações que disperdiçamos e clamar para que possamos olhar claramente qual o propósito das tribulações que ainda temos de enfrentar. Clame por maturidade cristã e que o nosso caráter seja moldado ao do nosso Senhor Jesus.