Salmo 1:5-6

Salmo 1  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 27 views
Notes
Transcript

Conclusão

Psalm 1:1–6 BEARA
Bem-aventuradoo homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.
Temos aprofundado um pouco este salmo que de alguma forma junto com o salmo 2 são como o sumário dos restantes salmos.
Ao longo de todo ele ficamos sempre com a imagem de 2 caminhos, 2 formas de vida e 2 resultados dessa mesma vida.
encontramos para terminar um aspeto mais doloroso, a sentença dura.
Psalm 1:5–6 BEARA
Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.
Quando penso na primeira ideia do Versiculo 5 vem-me a ideia de como alguém que vai a tribunal e quando houve a sentença que vai ser condenado e o castigo que terá de pagar.
Creio que até ao momento ainda pode levar um sorriso, mas, muitos será esmagados com tamanha sentença. O orgulho das coisas erradas que foram feitas será destruido, o orgulho e satisfação serão quebrados.
Tais pessoas não serão capazes de manter sua posição diante do tribunal do juízo. Não permanecerão de pé.
Até aqui o trigo e joio crescem juntos, mas, no dia do juizo o joio será arrancado e não vai estar mais perto do trigo, já nenhum direito terão de estar entre o povo de Deus. Sua experiência será a de exclusão da presença de Deus na eternidade.
O versículo final do salmo sumaria o contraste. O caminho dos justos está constantemente vigiado pelo Senhor, enquanto que o caminho dos ímpios não tem futuro. Destina-se a perecer completamente. Esta é a forma poética do desafio de Moisés aos filhos de Israel em Deuteronômio 30.11–20
Deuteronomy 30:11–20 BEARA
Porque este mandamento que, hoje, te ordeno não é demasiado difícil, nem está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar que no-lo traga e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Pois esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a cumprires. Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la. Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires, então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres. Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.
Por implicação, o salmista ecoa a ordem de Moisés: “Agora escolham a vida, para que vocês e seus filhos possam viver.”
CONCLUSÃO
vamos tentar visualizar nas nossas biblias então o versiculo 6
A primeira parte do versículo 6, “porque o Senhor conhece o caminho dos justos”, resume os versículos 1–3.
olhem para os versos 1-3, vemos ou não vemos demostrado o justo nestes 3 versos, Aquele que não faz evidente no verso, e em contraponto ele faz no verso 2, termina a mostrar o que ele é no verso 3
O Senhor conhece não no sentido abstrato de estar ciente ou informado, mas no sentido concreto e pessoal de cuidar, aprovar, guiar e estar atento.
A segunda parte resume os versículos 4–5 e traça o que aguarda aquele que vive uma vida contrária a Deus. A destruição do perverso, impio e pecador.
De modo inverso, o caminho dos ímpios perecerá, terminará em ruína. As primeiras e últimas palavras do salmo resumem o contraste que é traçado entre os justos e os ímpios:
Um é bem-aventurado o outro perecerá.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.