A urgência da pregação bíblica

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views

A pregação sempre foi um fator de transformação para a salvação, mas sempre foi um desafio. O pensamento de sucesso na terra perverte a realidade do homem, e frustra a fé em Deus. Timóteo precisava de encorajamento para um tempo assim. É preciso pregar a verdade de Deus e não o que o homem deseja ouvir.

Notes
Transcript
2Tm 4.1-5
Introdução
1. Depois de apontar para a Bíblia como única e suficiente obra escrita que tem poder de revelar a salvação, e mudar o destino de pessoas, repreender um fora da lei, corrigir educar, colocar a luz na vida dos qu estão em trevas, tirar do engano os que andam enganados. Agora Paulo está sob um profundo e solene momento de comunhão.
2. Paulo está próximo de dar o maior culto que alguém tem o privilégio de oferecer a Cristo - morrer para Cristo. O sacrifício da sua vida é o mais solene e proveitoso culto de um crente ao Senhor.
3. Estas são as últimas palavras de Paulo, que entregou sua vida ao serviço de Cristo e da sua igreja.
I - O encorajamento à Timóteo (v.1)
4. Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus… Afirmo diante de…, advirto solenemente…, com todas as minhas forças.
5. Preste atenção na ênfase do Apóstolo - Ele sabe que está diante de um tribunal. E não é um tribunal humano, não é um tribunal injusto ou parcial. É o tribunal do Deus de Isaías - Três vezes Santo. Isso significa dizer que é impossível manipular a sentença justa de Deus. Ao mesmo tempo que Ele está dando um advogado e promotor da justiça.
6. Paulo tem em mente o tribunal justo para condenar toda humanidade, e no trono da justiça existe um juiz. Ele não é humano. Ele não é uma simples luz. Ele não é uma imaginação, nem um deus de pedra. Ele não faz parte dos milhares de deuses criados pelos gregos. Quem está no trono é o Deus Vivo, Criador e Senhor dos Céus e da Terra. Ele é o que dá a vida e tira.
7. (Isaías)Preste atenção - nada podemos fazer para escapar da poderosa mão do Deus vivo. A própria terra, que para nós é imensa, é como um grão de areia no universo que Deus criou. Is 40.12 - os oceanos e rios cabem na concha da sua mão, a terra é como algumas gramas na sua mão. Is 40.15 - as nações são como um pingo que cai de um balde, ou como um grão de pó numa balança - não fazem a menor diferença, não podem manifestar nenhuma expressão de admiração da parte dEle..
8. (Davi) - Com quem podemos comparar o Senhor Deus? Veja como o rei Davi conhecia a majestade divina (Salmo 8.3 - Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, 4 que é o homem, que dele te lembres?)” Quem escapa dos seus olhos? (Sl 139.7 - Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?” 8 Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;” Isso é maravilhoso, e tenebroso. Porque o que Ele escolheu e salvou está seguro. Mas tenebroso e dramático e horrível para quem está nas trevas do pecado.
9. É diante do trono de Deus, do Juiz que julga a todos - tanto os vivos como os mortos. A morte não fará ninguém escapar de Deus e da sua justiça.
10. Paulo precisa lembrar do juízo de Deus ao jovem Timóteo, e essa é a Palavra inspirada pelo Espirito Santo que ficará para a eternidade, e trará luz aos olhos dos cegos, e ela também será testemunha no julgamento dos vivos e dos que serão ressuscitados no momento que Jesus voltar.
11. E abençoado é você que está ouvindo e sujeitando-se a esse Deus tremendo.
II - Não apenas ouça, mas fale o que estás ouvindo (v.2)
12. Prega a Palavra…Pregar é bater como um martelo que afunda com cada martelada o prego na madeira. Assim somos necessitados que a Palavra de Deus vá entrando em nossa alma até que exerça poder de nos libertar das mentiras que fomos ensinados pelo mundo.
13. Quanto a isso diz Jr 23.29 - Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?”
14. Todo aquele que prega é um sentinela, um atalaia, um guarda que deve anunciar o perigo que se aproxima da cidade. Um Arauto de Deus para anunciar a verdade de Deus, anunciar Cristo o crucificado pelos pecadores com um objetivo, eles precisam de salvação.
15. Isso deve ser de forma insistente e permanente - em todo tempo - a humanidade não tem outra saída a não ser o anúncio do evangelho - Insta, quer seja oportuno, quer não - O que Paulo quer dizer é não importa se você vai ser ouvido, se vc vai ser perseguido, se será morto - Prega a Palavra.
16. Não temos tempo de usar o lugar de honra que Deus nos agraciou para ficar contando nosso sucesso, ou que achamos de Cristo - Prega a Palavra que está escrita, explica e contextualiza aplicando a vida das pessoas.
III - Como deve ser a proclamação da Palavra?
17 . a) Estando preparado a tempo e a fora de tempo - ouçam ou não - deve aproveitar a oportunidade (Ef 5.16 - porque os dias são maus)
18. b) Reprovando e convencendo (2Tm 3.16) - fazer o pecador saber que está reprovado por Deus e será irremediavelmente punido com uma sentença horrível de separação de Deus, que é vida, e fora dEle é só caos e sofrimento.
19. c) Repreenda - não se deve reduzir a pena que Cristo manifestou dizendo - Mt 25.41 - Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.”
20. Admoeste - como um pai ao seu filho com paciência.
III - Os tempos ficarão
Related Media
See more
Related Sermons
See more