304. O Mistério do Falso Cristão
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
Main Scripture Text: Matthew 13:24–30
24 Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: “O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo. 25 Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.26 Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu.
27 “Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: ‘O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio?’
28 “ ‘Um inimigo fez isso’, respondeu ele.
“Os servos lhe perguntaram: ‘O senhor quer que o tiremos?’
29 “Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo. 30 Deixem que cresçam juntos até a colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’ ”.
Jesus explica a parábola
Jesus explica a parábola
37 Ele respondeu: “Aquele que semeou a boa semente é o Filho do homem. 38 O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno, 39 e o inimigo que o semeia é o Diabo. A colheita é o fim desta era, e os encarregados da colheita são anjos.
40 “Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era.
Comentário e Preparação do Estudo para o Facilitador
Comentário e Preparação do Estudo para o Facilitador
(Essa parte deve ser feita antes da reunião da célula)
1. Essa parábola descreve o Reino dos Céus (Mat.13:24)
2. Jesus Cristo é o homem que semeia a boa semente. (Mat.13:24, 37-38)
A expressão Filho do Homem é um termo que Jesus Cristo usou com frequência para descrever a Si mesmo (v. 37);
A boa semente são os justos - (v. 43), os filhos do reino (v. 38). A semente que Jesus semeia são os verdadeiros crentes.
(Nota Importante: não confundam a semente dessa parábola com a semente da parábola anterior. Na primeira parábola, a semente é a Palavra de Deus. Nessa parábola, a semente são os Verdadeiros Crentes. E se você não entender isso, pode ficar confuso).
O campo é o mundo. Observe duas coisas.
a. O trabalho do homem, Jesus é: semear a boa semente (verdadeiros crentes) no mundo.
b. O homem, Jesus, é o dono do mundo. O mundo é o seu campo. (Mat.13:24, 38)
John 1:3“3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.”
Colossians 1:16 “16 pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.”
Hebrews 1:2 “2 mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.”
Reflexão # 1. Observe várias lições.
(1) Cristo é o dono do campo. O mundo é Seu por direito porque Ele o criou (Jo 1:3; Cl 1:16; Hb 1:2).
(2) Cristo de fato semeia no mundo. Ele trabalha ativamente. Ele não está em algum lugar distante no espaço sideral, desinteressado e inativo. Ele está vitalmente interessado no mundo e trabalha arduamente para semear os justos.
(3) A semente é espalhada por todo o campo. Deus espalhou a semente, os justos, por todo o mundo. Nenhuma nação possui todos os justos da Terra. Nenhuma nação é a favorita de Deus. Deus não faz acepção de pessoas.
(4) A semente deve dar frutos. Se isso não acontecer, ou ela está morta ou não é uma semente verdadeira.
(5) Não existe pessoa justa sem Ele. Ele é o semeador da semente justa.
3. Um inimigo semeia o joio. O inimigo é o diabo (Mat.13:25, 38-39)
Diabo: (diabolos, v. 39), significa o mentiroso, o enganador, aquele que luta contra a verdade. O joio são os filhos do diabo ou do Maligno (v. 38).
a. Observe o que o inimigo (o diabo) faz. Seu trabalho é semear pessoas iníquas ou sem temor a Deus no mundo e ele faz secretamente para que não sejam notadas (v. 38, 41). Ele veio enquanto todos dormiam (v. 25). Eles estavam ...
- inconsciente
- muito ocupado
- muito despreocupado
- inconsciente
- muito preocupado
- muito seduzido por prazeres e outros assuntos
O diabo opera sob a cobertura das trevas e do engano.
b. Observe que o inimigo (o diabo) semeia no mesmo campo que o Senhor.
Os maus são semeados entre os bons.
O método do diabo é a falsificação e a imitação (ver 2 Co. 11:13-15).
Alguns no mundo e na Igreja não foram semeados pelo Senhor.
Eles podem estar no mundo e na Igreja; podem até parecer que pertencem a Ele, mas não pertencem.
Reflexão # 1: O diabo é um inimigo declarado de Cristo, do mundo e de todo o bem. Ele é o inimigo declarado do homem, de sua paz e do cumprimento de seu propósito e vida na Terra.
Reflexão # 2: Uma das razões pelas quais tanto joio é semeado é porque muitos justos estão dormindo quando deveriam estar cuidando do campo (v. 25). Satanás nunca dorme; ele está sempre acordado para cada oportunidade.
1 Peter 5:8 “8 Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.”
Reflexão # 3: Observe as palavras: "E veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi." (Mt 13:25)
Satanás não quer ser conhecido como o semeador de homens iníquos. De fato, ele quer que os ímpios o desmintam, que nunca confessem que ele é o "pai" deles (Jo 8:44). O joio está "no campo do Senhor", professando que pertence a Deus, mas é uma fraude (2 Co. 11:13-14).
Titus 1:16 “Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra.”
4. Falsa Profissão (Mat.13.26)
“Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu.”
Sempre chega o dia de dar frutos. Ele chega para todo cristão hipócrita.
[O joio em si era chamado de "darnel”, uma espécie de planta ou milho selvagem que era ligeiramente venenosa e narcótica. Quando comido, causava tontura e náusea. Era chamado de trigo bastardo. Suas raízes se entrelaçavam com as raízes do trigo. Se fosse arrancada, destruiria a planta do trigo antes que o fruto amadurecesse. O método usado para se livrar dele era deixá-lo crescer e depois colhê-lo com o trigo. Em seguida, ela era separada do trigo, enfeixada e lançada em um fogo flamejante].
Observe algo: o joio (isto é, os não regenerados) parecia trigo quando semeado e durante o estágio de crescimento. Todos os homens parecem iguais nas práticas religiosas. É durante o estágio de frutificação que a diferença aparece. Os homens não regenerados podem imitar os verdadeiros crentes por apenas um tempo; eventualmente, sua verdadeira natureza começa a se manifestar.
Matthew 7:17 “ Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.”
Veja (Ga. 5:19–21). (Ga. 5:22–23).(Tit. 1:15).
1 John 3:10 “Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, tampouco quem não ama seu irmão.”
Reflexão # 1. A natureza de uma pessoa sempre acaba se revelando. O joio se manifesta. Uma pessoa iníqua pode professar ser justa, mas uma vida de egoísmo e iniquidade acabará se instalando. A hipocrisia pode continuar, mas a vida de iniquidade também.
Reflexão # 2. Um fato a ser observado: o joio (iníquo) no meio do trigo (justo) prejudica o trigo.
(1) Eles são um reflexo maligno do trigo. Às vezes, se torna muito difícil para o mundo distinguir entre o bem e o mal; portanto, eles são a principal causa da acusação de hipocrisia feita contra a igreja.
(2) Eles impedem o crescimento do trigo. Seu comportamento, suas conversas e seus pensamentos estão centrados no mundo, não em Cristo. Portanto, os justos não são edificados quando o joio está agarrado a eles.
(3) Elas são uma ameaça para o trigo. Eles acabam roubando o alimento necessário para o trigo. O joio pode tentar e levar os justos para longe do Senhor e de Seu alimento, tentar e levar os justos para o mundo e suas delícias.
(4) Eles podem causar a morte do trigo. O joio pode perseguir e até matar o trigo.
5. O questionamento do mal no mundo (Mat.13:27-30)
Matthew 13:27–30 “27 “Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: ‘O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio?’ 28 “ ‘Um inimigo fez isso’, respondeu ele. “Os servos lhe perguntaram: ‘O senhor quer que o tiremos?’ 29 “Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo. 30 Deixem que cresçam juntos até a colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’ ”.”
Duas perguntas
de onde veio o joio (mal)?
Se existe um Deus, por que se permite que o mal (joio) continue? (v.29-30)
Nesse estágio específico do crescimento dos discípulos, Jesus simplesmente afirma que as pessoas más (joio) estão presentes - que alguém que é inimigo de Deus as plantou.
Sua declaração sem explicação é suficiente, pelo menos até o momento. No entanto, ao responder à pergunta sobre o mal, a pessoa precisa considerar a revelação completa de Deus que é dada nas Escrituras.
As Escrituras revelam que Jesus Cristo, o Filho do Homem, é o Semeador ou Criador original.
Ele é o Mestre e Proprietário do campo ou do mundo. Ele criou o homem para ser perfeito (v. 43), ou seja, à Sua própria imagem; e plantou no homem um espírito para fazer o que é certo (Gênesis 1:26).
Mas imediatamente após a criação, o outro semeador, o diabo, começou a trabalhar. Ele começou com Adão e Eva (Gênesis 3:1f) e, desde então, tem semeado apenas joio, o iníquo, entre a "boa semente" de Deus.
Reflexão # 1: Nosso trabalho hoje não é matar ou arrancar o joio/ervas daninhas.
É muito comum hoje em dia ver pessoas as redes sociais fazendo cruzada contra os falsos cristãos. Esse não é o nosso trabalho.
Podemos alertar as pessoas, podemos pregar a verdade, mas não é nosso trabalho arrancar o joio; não é nossa tarefa tentar erradicar ou eliminar todos os hipócritas da igreja. Se o fizermos, faremos mais mal do que bem.
Matthew 13:29 ““Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo.”
As más pessoas do diabo vão prestar contas a Deus. Deus é quem as julgará, não você.
Matthew 13:30 “30 Deixem que cresçam juntos até a colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’ ”.”
Observação Importante: A parábola não está falando aqui sobre disciplina na igreja. Noutra parte as Escrituras tratam sobre esse assunto e nos ensina que toda igreja deve exercer disciplina. A disciplina na igreja não é primariamente para arrancar e remover, mas para recuperar e restaurar.
Às vezes, as pessoas precisam ser removidas da comunhão da igreja local. Ele não está falando sobre isso. A parábola aqui é sobre o trigo e o joio no mundo. O campo é o mundo.
Reflexão # 2: Nosso trabalho é pregar o glorioso evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Reflexão # 3. O mal é de grande preocupação para os justos. Devemos estar sempre diante do Senhor, tratando da presença do mal e de nossa responsabilidade em relação a ele.
Reflexão # 4. Observe quem é o culpado pelas pessoas iníquas no reino e na igreja de Deus. Não é o servo de Deus, mas o diabo que é responsável. O servo de Deus não é culpado pelos hipócritas na igreja; ele não deve ser culpado pelos hipócritas.
Reflexão # 5. Deve-se sempre ter muita cautela e paciência ao lidar com os pecados dos homens.
6. O dia da colheita está chegando.
Chegará um momento em que o joio e o trigo serão discernidos.
Matthew 13:40 “Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era.”
Por que Deus tolera o joio? Por que Deus não os extirpa agora mesmo? Porque maduro - nem o trigo nem o joio estão totalmente maduros - e não estarão totalmente maduros até o fim dos tempos.
Revelation 14:14–15 “14 Olhei, e diante de mim estava uma nuvem branca e, assentado sobre a nuvem, alguém “semelhante a um filho de homem”. Ele estava com uma coroa de ouro na cabeça e uma foice afiada na mão. 15 Então saiu do santuário um outro anjo, que bradou em alta voz àquele que estava assentado sobre a nuvem: “Tome a sua foice e faça a colheita, pois a safra da terra está madura; chegou a hora de colhê-la”.”
Matthew 13:41 “ O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz tropeçar e todos os que praticam o mal.”
Matthew 13:43 “Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Aquele que tem ouvidos, ouça.”
Reunião da Célula
Reunião da Célula
Oração
Oração
Louvor
Louvor
Quebra Gêlo/Perguntas para introduzir o estudo de hoje
Quebra Gêlo/Perguntas para introduzir o estudo de hoje
1.Que tipo de jardinagem você já fez?
2.Qual é o tipo de trabalho de jardinagem que você menos gosta? Por quê?
3.*Por que as pessoas não gostam de ervas daninhas?
Introdução ao Estudo de Hoje
Introdução ao Estudo de Hoje
Hoje, vamos dar uma olhada na segunda parábola, conhecido como "A Parábola do Joio”. Nas próximas semanas vamos continuar estudando as "As Parábolas do Reino"
E o que é uma parábola? Uma parábola (do grego parabole, literalmente, significa colocar ao lado para comparar), é uma história simples contada para ilustrar um conceito ou princípio.
Uma parábola é uma história do cotidiano que tem um significado celestial.
Uma parábola é uma história do cotidiano que tem um significado celestial.
A mensagem central dessa parábola é nos revelar o mistério do falso Cristão.
Você deve saber que nem todo mundo que afirma ser cristão é um cristão genuíno.
"nem Todo mundo que fala do céu vai para lá".
E o estudo de hoje nos ajudará de três maneiras.
Número um: Ele nos dará uma palavra de conforto.
Será uma palavra de conforto, porque muitas pessoas ficam confusas e desnorteadas quando veem tanta hipocrisia, tantos cultos falsos, tanta coisa que desfila sob a bandeira da cristandade que não é real e genuína, e pensam que talvez tudo tenha dado errado.
Número dois: Ele nos dará uma palavra de advertência.
Haverá também uma palavra de advertência, pois há muitos hoje que não são verdadeiros crentes no Senhor Jesus Cristo, que talvez pensem que estão salvos, mas estão perdidos. E eles precisam ser advertidos; precisam ser levados a uma fé salvadora no Senhor Jesus Cristo.
Número três: Ele nos dará uma palavra de instrução.
E a terceira palavra é uma palavra de instrução para nos dizer como lidar com essas pessoas, como pensar sobre essas pessoas que são falsos cristãos.
Vamos dar uma olhada na parábola e descobrir o mistério do falso Cristão .
Ler o Texto de Mateus (acima)
Ler o Texto de Mateus (acima)
Mateus13:24–30; 37-40
Aprofundando no texto:
Aprofundando no texto:
1. O que Jesus usou para comunicar Sua mensagem? (13:24)
2. Do que Jesus estava falando nessa passagem? (13:24)
3. A que Jesus comparou Seu tópico? (13:24)
4. Na Parábola do Joio, o que aconteceu enquanto o fazendeiro dormia? (13:25)
5. O que apareceu no campo do fazendeiro além do trigo que ele havia plantado? (13:26)
6. Como os servos do proprietário reagiram quando encontraram ervas daninhas no campo? (13:27)
7. Como o proprietário respondeu aos seus servos? (13:28)
8. *O que os servos se ofereceram para fazer para o dono do campo? (13:28)
9. *Com que base o proprietário recusou a sugestão do servo? (13:29)
10. *Que plano de ação o proprietário escolheu? (13:30)
Perguntas de Aplicação Pessoal do Texto
Perguntas de Aplicação Pessoal do Texto
1. *Quem é o culpado pelas pessoas iníquas no mundo e na igreja de Deus?
2. É muito comum hoje em dia ver pessoas, até mesmo aqueles que se dizem "cristãos, ou pastores" nas redes sociais fazendo cruzada contra os falsos cristãos. Qual a sua opinião sobre isso?
3. De quem é a responsabilidade de identificar e arrancar as ervas daninhas e lidar com elas?
4. *Como servos de Cristo, Qual é a nossa responsabilidade e nosso trabalho ?
5. *Por que Deus tolera o joio? Por que Deus não os extirpa agora mesmo?
6. Uma das razões pelas quais tanto joio é semeado é porque muitos justos estão dormindo quando deveriam estar cuidando do campo (v. 25). O que isso significa para você?
7. Por quais colegas de trabalho, vizinhos, parentes e amigos não cristãos você vai orar esta semana?
Oração Final
Oração Final
Nota: Esse Estudo foi extraído, traduzido e adaptado do comentário Biblico :
Leadership Ministries Worldwide. (2004). The Gospel according to Matthew: Chapters 1:1–16:12 (Vol. 1, p. 318). The Parable of the Wheat and the Tares Explained, 13:36–43