NÃO DESISTA DA CORRIDA
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
NÃO DESISTA DA CORRIDA
Nesta noite quero desafiar você a não desistir da corrida. Nossa vida é feita de muitos desafios e muita das vezes nós desisitmos da nossa corrida em detrimento que nessa corrida os obstáculos surgem.
O que estou querendo dizer para você nesta noite é que precisamos viver o ordinário todos os dias. O que seria isso? Se nós não estivermos vivendo toda nossa vida, trabalho, família, relacionamento e etc, com adoração diária a Deus “isso é o ordinário”. Então se eu não estiver vivendo esse ordinário todos os dias, o meu ordinário não vai agradar a Deus. Sabe qual é o nosso problema? Nós queremos viver o extraordinário e estamos nos esquecendo de viver o ordinário todos os dias.
O EXTRAORDINÁRIO É CONSEQUÊNCIA DO ORDINÁRIO BEM FEITO. A corrida para viver o ordinário eu sei que não é fácil, tem hora que pensamos em desistir de tudo. Mais entenda uma coisa nessa noite: Não podemos desistir da corrida, não podemos desistir da nossa caminhada, por mais difícil que ela esteja sendo. As nossas dificuldades não podem nos impedir de fazermos o nosso melhor, ou de darmos o nosso melhor, nosso melhor no nosso trabalho, sendo Cristo no nosso trabalho, sendo Cristo na nossa família, sendo Cristo nos lugares onde Deus permitir que pisamos. Temos que cumprir o ordinário todos os dias e bem feito, porque? Porque se assim fizermos, o extraordinário de Deus vem consequentemente.
Às vezes você esta dando o seu melhor todos os dias, você deita e coloca a cabeça no travesseiro tendo a certeza de que você deu o seu melhor. Só que às vezes alguém que está em sua volta te critica, mais você sabe que você deu o seu melhor. Só um conselho para você: “Fique em paz!”.
Essa semana um irmão disse, não entendo o irmão fulano de tal, só abre a boca para falar mal dos outros, na frente das pessoas é uma pessoa e nas costas é outra pessoa, inclusive de você. Eu disse: Vou continuar sendo a mesma pessoa com ela, porque eu tenho certeza que estou dando o meu melhor. Ditado popular: “Cada um dá o que tem! É verdade irmão: Você tem dado o seu melhor? Então pronto! Deita e dorme em paz!
NÃO DESISTA DA CORRIDA!
2º Timóteo 4:7
“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”.
Quando nos debruçamos sobre esse versículo, quando lemos esse versículo de maneira isolada, sem entender o contexto. Pensamos no seguinte: Paulo nesse momento ele deveria sem problemas, no minimo Paulo estava escrevendo esse versículo, em com campo, uma fazendo, tomando cafezinho e comendo pão de queijo. A gente pensa que Paulo nesse contexto estava em paz, sem problemas, desfrutando de uma vida tranquila, tudo estava fluindo. Mais esse não era o contexto cujo Paulo escreve esse versículo. Quando Paulo escreveu essa carta para seu discípulo Timóteo, Paulo estava preso em Roma, no corredor da morte, não tinha café e muito menos pão de queijo, o que tinha para Paulo é uma sentença de morte, ou seja, Paulo estava aguardando o dia da sua morte.
Paulo estava em um lugar improvável para escrever essa motivação para seu discípulo Timóteo.
Daqui temos uma grande lição.
“NÃO IMPORTA A ESTAÇÃO EM QUE ESTAMOS VIVENDO, OU O CONTEXTO EM QUE ESTAMOS INSERIDO. SE NÓS ESTIVERMOS COM A NOSSA MENTE CATIVA A CRISTO, DO NOSSO INTERIOR FLUIRÃO RIOS DE ÁGUAS VIVAS, FLUIRÃO PALAVRAS QUE VAI TRAZER ESPERANÇA PARA AS PESSOAS, TRARÁ PAZ AO ABATIDO”.
Paulo nesse momento estava preocupado com o cenário ao qual a Igreja estava vivendo. A Igreja neste contexto aqui estava passando por grande perseguição. Nesta ocasião o Imperador chamado Nero, um imperador muito cruel. Ele perseguia os cristãos de forma implacável.
A história conta que Nero ateou fogo em Roma, isso aconteceu por ele ser um imperador egoísta. Nero queria erguer construções mais modernas em Roma e para apressar todo esse processo, o que ele fez? Destruiu Roma com fogo. Há relatos que Nero assistia o fogo consumindo Roma pela varanda da sua casa. Tamanha crueldade por ter abrigado no coração o egoísmo. E o que é egoísmo? amor exagerado aos próprios interesses a despeito dos de outrem.
E nessa ocasião Nero precisava colocar a culpa em alguém. E nada melhor que colocar a culpa nos cristão. Se não bastasse a perseguição do império, agora Nero consegue colocar o povo de Roma contra os cristãos. Não agora apenas algo de confronto pessoal, ele consegue de forma generalizada colocar uma cidade inteira contra os cristãos. E os relatos das perseguições desse período são horríveis. Quando a noite chegava, o chamado circo de Nero era muita das vezes iluminado por tochas humanas, nossos irmãos eram presos em postes e o fogo consumia os nossos irmãos lentamente. Durante o dia, nossos irmãos eram fantasiados com fantasias de leopardos, de ursos, e eram colocados como objetos na arena para ser caçados por caçadores habilidosos, eram mortos a flechadas. Pensa comigo nesse cenário.
Estudando um pouco sobre o assunto, algo que eu achei interessante, é que 200 anos depois da morte de Nero, esse lugar onde era o circo de Nero se tornou uma Igreja. E o que eu aprendo com isso: Que por mais que os cenários sejam deprováveis, hostis, por mais que a sua vida esteja inserida em contexto de morte, Deus pode transformar esse lugar, esse cenário em lugar de benção.
Muitos de nós estamos desistindo da corrida por motivos fúteis, banais, estamos desanimando por conta do cenário ruim ao qual estamos vivendo. Mais precisamos entender que somente vamos “combater o combate, completar a carreira e guardar a fé”, se nós alcançarmos maturidade e através da maturidade termos perseverança.
Não podemos abandonar a nossa fé no primeiro problema se surgir, não podemos abandonar nosso relacionamento com Deus porque os dias estão maus.
O próprio apóstolo Paulo quando ele escreve a sua carta aos Efésios ele diz: Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Efésios 5:15-16
Precisamos perseverar, não podemos deixar de avançar. Precisamos aproveitar cada oportunidade, cada momento, até mesmo os dias maus. Cada ciclo da nossa vida apresenta para nós a grandeza do nosso Deus.
Quero compartilhar três verdades que encontramos nesse texto:
ESCOLHA O BOM COMBATE
Paulo sabia o que ele estava escrevendo. Paulo já havia combatido vários combates, e muitos desses combates ele combateu de forma inútil, combates que posteriormente quando ele se converteu a Cristo ele veio se arrepender deles.
Eu entendo, com isso, que há combates que valem a pena serem travados, e combates que não precisamos lutar ou que merecem o mínimo de esforço. Para ele, o bom combate, era anunciar o Evangelho de Cristo em todo o tempo, em qualquer circunstância, seja na alegria ou na tristeza, livre ou preso, poderia ser em abundância ou na escassez, passando frio, fome, nudez, em viagens, de dia ou de noite, sendo perseguido por causa da sua fé. Eis o bom combate de Paulo, e ele foi assim até o fim. Foi sua marca registrada, e talvez, se ele pudesse escolher, seria o seu epitáfio: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.
A partir disso proponho a seguinte reflexão. Pense comigo. Faça a si mesmo a seguinte pergunta: qual é o meu bom combate? Qual é a tua luta, a tua labuta, o teu esforço que vale a pena ser feito? Sim, porque haverá por vezes lutas, desafios que não levarão a nada, que produzirão apenas ódio, contendas e divisões. Às vezes nosso combate erguerá entre nós e o próximo muros, barreiras intransponíveis por conta das diferenças de opiniões, sejam elas de ordem política, religiosa ou qualquer que seja. Talvez o nosso combate seja como soquear, esmurrando o próprio ar, como um lutador de boxe acertando o vazio. Gastamos energia sem proveito algum, perdemos tempo, pois não temos objetivos ao lutar, assim não chegamos a lugar algum. Este seria um mau combate.
Por outro lado, talvez você realmente tenha um bom combate. Tua luta, teu esforço, tudo aquilo no qual te esmera, possui um alvo, um objetivo bem claro. Pode ser que seja ingressar numa faculdade, depois, não só começar a estudar como terminar esta faculdade. Passada esta etapa, novas batalhas surgirão, como começar num emprego ou iniciar seu próprio negócio. Manter esse negócio é outra luta. Sua família, tem gente que desiste por muita pouco da corrida chamada família. Não desista. Não desista dos seus filhos, não abra mão dos seus sonhos. Não desista da casa própria, não desista da sua fé.
De uma maneira ou de outra, a vida é feita de batalhas, de desafios, de superação. Haverá momentos de desânimo, algumas aparentes derrotas, obstáculos, mas o importante é perseverar, olhar para frente e continuar. Por isto é imprescindível saber lutar por aquilo que é essencial, que tenha valor para ti, quer seja um sonho ou uma meta alcançável. Lembre-se disso, escolha o bom combate, algo por qual vale a pena realmente lutar.
NÃO TIRE OS OLHOS DO ALVO
Paulo ele compara a vida cristão como uma corrida de obstáculos, e que no final o vencedor receberia um prêmio. Mantenha o foco no alvo.
Você se lembra de Pedro andando sobre as águas do mar da Galiléia, com os olhos fitos em Jesus? Por que, de repente, ele começou a afundar?
A resposta é muito simples. Pedro começou a submergir quando “sentiu o vento” ou quando “reparou na força do vento”. Nesse momento, ele fixou mais o vento do que Jesus, mais o problema do que a solução, mais as circunstâncias do que o Circunstante. O vento não começou a soprar depois que o apóstolo tirou os pés do barco e os pôs na água. O vento já vinha soprando forte há algum tempo e já havia formado muitas ondas que batiam com força no barco. O vento não era novidade. Bem como a escuridão da noite, pois ainda faltavam umas duas horas para o sol aparecer no horizonte. A praia de onde o barco saiu e a praia para onde o barco ia estavam equidistantes. O que provocou o afundamento foi a mudança de Pedro, a mudança do olhar, a mudança de atitude. Enfim, a quebra da fé (Mt 14.22-33).
Aproveite esta experiência de Pedro em benefício próprio. Se você estiver rodeado de problemas, não tire os olhos de Jesus. Se o fizer, você verá só o perigo, perderá o ponto de apoio, ficará sozinho no meio de suas dificuldades e começará a afundar. Este é um exercício de sobrevivência mais espiritual do que mental, pois exige fé, muita e prolongada fé.
O que é importante para você? Fixa teus olhos e não permita que nada tire de você a benção.
O QUE VOCÊ TEM GUARDADO.
O que você tem guardado dentro de você?
É bem comum nos dias atuais a gente de vez em quando ter que apagar algo do nosso celular, pois vamos instalando aplicativos e chega em determinado momento que nós vamos precisar de espaço e não teremos.
Paulo nos ensina: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.
Precisamos guardar a fé.
Porém é necessário deletarmos algumas coisas ruins que estamos guardando dentro de nós. Algumas sujeiras, como a falta de perdão, os pecados domesticados que carregamos dentro de nós.
A palavra coração é utilizada 876 vezes na Bíblia, mas o que o coração representa?
O coração descreve a nossa natureza interior, a mente ou pensamentos íntimos, os sentimentos ou emoções, os impulsos profundos e até mesmo a vontade.
No Novo Testamento, "coração" (kardia) também significa o órgão físico, mas primariamente a vida interior com suas emoções, pensamentos e vontade, bem como a habitação do Senhor e do Espírito Santo”.
Sendo assim podemos entender que o coração representa as nossas emoções.
Em Provérbios 4:23 diz "Sobre tudo que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procede as fontes da vida". A palavra de Deus é bem clara, e diz "SOBRE TUDO QUE SE DEVE GUARDAR".
Porque eu preciso guardar o coração? Porque dele procede as fontes da vida.
Tem gente morrendo porque não perdoa.
Tem gente morrendo porque carrega no coração o rancor.
Tem gente morrendo por carrega no coração a imoralidade, a sexualidade, a pornografia.
Tem gente morrendo porque carrega no coração o tradicionalismo “eu posso porque meus pais são asssim”. Talvez seja tempo de quebrar a tradição.
Tem gente morrendo porque carrega no coração a tradição religiosa. Porque no tempo dos meus avós era assim.
Precisamos cuidar do nosso coração:
É por isso que Jesus disse em Mateus 15: “Vocês não compreendem que tudo que entra pela boca desce para o estômago e depois é expelido, mais o que sai da boca procede do coração “do pensamento”, e é exatamente isso que torna o homem puro”, continuando no versículo 18 “Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso que torna o homem impuro. Porque do coração é que saem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, furtos, falsos testemunhos e calúnias. Essas coisas que tornam o homem impuro; mas comer sem lavar as mãos não o torna impuro”.
O que você tem guardado no coração que possa te impedir de dizer como Paulo?
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.
Conclusão:
Não desista da corrida!
Talvez o que te falta nesse momento é só coragem. Mas eu não tenho coragem. Até quando você vai ficar nessa situação?
Vai desistir mesmo?
Vai desistir do sonho de sua família? Porque você tem medo de enfrentar? E por isso acha melhor desistir da corrida?
Sabe, Deus conhece o teu coração, Deus conhece as tuas emoções, Deus sabe quando você faz uma oração que na verdade não passa de um pequeno ritual, porque no seu coração pulsa inúmeras coisas, como:
"Eu só queria que as coisas fossem diferente"
"Eu não aguento mais"
"Eu estou orando aqui mais os meu sentimentos e emoções estão ligadas em outros pensamentos longe da oração que faço aqui neste momento".
"Meu coração está quebrado, mas na verdade finjo que está tudo bem e vou levando minha vida com uma máscara na cara".
Você se identificou com uma dessas situações? Essas são apenas algumas das situações,porque são inúmeras, cada pessoa tem o seu jeito, cada pessoa tem suas crises particulares que só ela conhece e Deus, muito mais Deus porque Deus conhece o coração te cada um, antes que você fosse formado no ventre da sua mãe Deus já te conhecia (Salmos 139:16), antes que a palavra chegue a sua língua Deus já sabe o que você está pensando (Salmos 139:4), Deus te conhece. Mas e você, sabe quem é você mesmo? Quem é você? Vai continuar abrigando no coração o medo de tomar decisões que vai te fazer mais feliz?
Deus quer cuidar de você, eu não sei quantas mentiras tem rondado a sua mente, mas saiba da verdade hoje, Deus te ama, e tudo que Ele quer de você é o teu coração, é que você faça uma decisão no mais profundo do seu ser, e escolha verdadeiramente entregar a sua vida, o seu coração para Ele cuidar. Provérbios 23:26 “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos”. Não basta somente você dar o coração para Ele, mas verdadeiramente você tem que se agradar dessa escolha.
Pare de fugir, pare de se esconder .. Os braços do Pai é o teu lugar, e o melhor lugar para se guardar o teu coração é nEle. Aceite, Ele é apaixonado por você!