Lucas 10:17 - O poder da Alegria
Estrutura da Pregação
1. Introdução
2. Exposição Comparativa dos Versículos
Versículo 17
Versículo 20
3. Aplicação Prática
27 Nela, nunca jamais penetrará
PONTO ‹✕ coisa alguma contaminada,
PONTO nem o que pratica abominação e mentira, ✕›
PONTO mas somente ‹✓ os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro. ✓›
5. Conclusão
Estudos - Comparação Detalhada
Com palavras memoráveis, o Senhor lhes diz que ele foi testemunha ocular quando Satanás foi precipitado do céu
Ali se menciona, além de serpentes e leões, também o dragão, nome também dado a Satanás (Ap 12:3,9; 20:2).
As vitórias conquistadas até então sobre Satanás e a promessa do Senhor de que farão façanhas ainda maiores são inúteis se não tiverem como fundamento a salvação pessoal. Incomparavelmente mais preciosa do que possuir todas as dádivas da graça é a própria graça de Deus
Muitas vezes salienta-se na Escritura a importante idéia da inscrição nos céus ou no livro da vida (cf. Êx 32:32; Sl 69:28; 87:6; 139:16; Is 4:3; Dn 12:1; Fp 4:3; Ap 3:5,12; 13:8; 20:12,15; 21:27; Hb 12:23). Ela é o motivo da maior das alegrias e uma firme comprovação da certeza da salvação pessoal.
Toda a salvação e, por isso, também o mais profundo alicerce de nossa alegria não reside em nosso agir para ele, mas no agir de Deus por nós
Essa queda de Satanás é ainda futura. Ele será expulso do céu por Miguel e seus anjos (Ap 12:7–9). Isso acontecerá no período da tribulação, e antes do glorioso reino de Cristo na terra.
Uma segunda interpretação possível das palavras de Jesus é um aviso contra o orgulho. É como se ele dissesse: “Sim, vocês estão jubilosos porque até os demônios têm se sujeitado a vocês. Lembrem-se, porém: o orgulho é o pai do pecado. O orgulho de Lúcifer resultou em sua queda e na expulsão do céu. Certifiquem-se de evitar esse perigo”