PERGUNTA 26
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
PERGUNTA 26
PERGUNTA 26
Pergunta 26
O que mais a morte de Cristo redime?
A morte de Cristo é o começo da redenção e da renovação de toda parte da criação caída, conforme ele poderosamente dirige todas as coisas para sua própria glória e para o bem da criação.
COLOSSENSES 1.19–20
Porque aprouve a Deus que toda a plenitude nele habitasse e que, havendo feito a paz pelo sangue de sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.
BATIDAS DO CORAÇÃO
A salvação dos pecadores está no cerne do evangelho. É a fonte da qual tudo brota. Dessa fonte, flui um poderoso rio, repleto de poder de redenção e cura para cada centímetro do cosmos.
Como isso é possível? Por “seu sangue, derramado na cruz” (Cl 1.20).
e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.
A criação estava em cativeiro, devido à queda do homem, trancada por trás das portas do inferno. Mas Deus se move em nossa direção e, usando a cruz de Jesus Cristo, esmaga e derruba essas portas! Por meio do trabalho gracioso de Deus, um povo – e, na verdade, toda uma criação – é libertado. Seu povo e toda a criação estão agora no reino do Filho, lugar de completa redenção e total renovação.
Tudo isso tem dois efeitos sobre nós.
1. Dá-nos esperança quanto ao futuro. A nosso redor, em tudo vemos evidências da queda, como, por exemplo, sistemas sociais injustos e declínio moral e cultural, além de terrível sofrimento e morte.
A mensagem do evangelho, em sua forma mais plena, diz-nos para não nos desesperarmos, mas para termos como certo e seguro que um dia todas essas coisas serão apagadas e substituídas por paz e harmonia, com a “cura das nações” (Ap 22.2).
Tal esperança, contudo, traz consigo uma advertência, pois a criação caída inclui muitos que ainda se opõem a Deus, que continuam a rejeitar seu governo, a rejeitar aquele a quem Deus colocou para reinar, Jesus. A obra redentora do evangelho significa que todas as coisas – inclusive aqueles que se opõem ao Senhor – eventualmente serão levadas a se dobrar diante dele. A pergunta que cada pessoa enfrenta agora é se essa obra redentora será experimentada com profunda admiração e alegria ou com doloroso ranger de dentes.
2. Dá-nos motivação no presente. A criação não foi abandonada por Deus. Em vez disso, por intermédio de Jesus, foi reassumida por ele e, eventualmente, será refeita em total novidade.
Será uma criação caracterizada por harmonia e paz, relacionada corretamente com Deus e com a humanidade. A Igreja de hoje é uma sombra que antecipa essa nova criação, sendo, inclusive, um meio primário para fazer acontecer essa nova criação.
Isso quer dizer que a Igreja não é observadora passiva no mundo.
Nem é apenas uma passageira em risco de se perder no mundo, aguardando apenas ser resgatada do meio da criação, que está afundando.
Na verdade, a Igreja é uma comunidade divinamente comissionada de pessoas cujos esforços fiéis neste mundo têm importância agora, enquanto proclamam e incorporam o poder redentor e renovador do evangelho
Oração
Redentor da Criação, o mundo não será sempre como é agora, caído e gemendo pela plenitude de teu reino. Somos gratos porque, no fim, tu farás novas todas as coisas. Alegramo-nos porque tua redenção se estende ao mundo que criaste. Amém.