A PROVA DA FÉ
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 14 viewsNotes
Transcript
A PROVA DA FÉ
A PROVA DA FÉ
Existe uma prova que a nossa fé é submetida constantemente.
Agora nesta noite eu vou habitar com você na carta de Tiago, irmão de Jesus, e vamos aprender alguns princípios para que possamos ser aprovados no teste da fé.
Tiago 1.2–4 (BSAS21)
Meus irmãos, considerai motivo de grande alegria o fato de passardes por várias provações,
sabendo que a prova da vossa fé produz perseverança;
e a perseverança deve ter ação perfeita, para que sejais aperfeiçoados e completos, sem vos faltar coisa alguma.
Quando eu meditava sobre esse texto e especificamente o versículo 3 e encontrei a expressão: A prova da vossa fé, (é como um teste, uma avaliação).
Eu comecei a olhar para a minha vida e por também conhecer a realidade de muitas pessoas, eu comecei a pensar, considerar, a lembrar de irmãos e irmãs com quem eu tenho o privilégio de conviver, que estão nesse exato momento tendo a sua fé testada por algum tipo de adversidade.
Essas palavras no texto que lemos, nos lembram que as provações e dificuldades que enfrentamos não são em vão. Elas têm um propósito maior em nosso crescimento espiritual e na formação do nosso caráter. Cada desafio que enfrentamos é uma oportunidade de fortalecer nossa fé, de desenvolver em nós a perseverança e de nos aproximar mais de Deus.
Assim como o ouro é refinado no fogo para revelar sua verdadeira pureza, nós também passamos por provas para que nossa fé seja fortalecida e aperfeiçoada. É na adversidade que aprendemos a confiar plenamente no Senhor, a depender da Sua graça e a perseverar com esperança mesmo diante das circunstâncias mais difíceis.
A prova da nossa fé não é um sinal de abandono ou castigo divino, mas sim um instrumento de amor e cuidado do nosso Pai Celestial. Ele nos capacita a suportar as aflições, a crescer em maturidade espiritual e a nos tornarmos cada vez mais semelhantes ao Seu Filho, Jesus Cristo.
Refletir no que Tiago irmão de Jesus escreveu, ao refletir sobre esses primeiros versos, me fez perceber uma verdade e eu queria que você considerasse essa verdade: “O CRISTIANISMO JAMAIS FOI DESCRITO OU APRESENTADO COMO UM CAMINHO FÁCIL”. Nós sabemos disso. Quando Jesus nos convida a segui-lo, Jesus, não nos convida para segui-lo não para outro lugar senão no lugar da nossa própria morte. Jesus disse: “QUEM QUISER SER MEUS DISCÍPULOS, NEGUE-SE A SI MESMO, TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME”. Tomar a cruz, era o costume, era a prática, daqueles que estavam prestes a serem crucificados. O meio Romano de execução obrigava o condenado a pegar a sua cruz e agora carregar a sua cruz até o lugar onde a crucificação aconteceria. Quando Jesus diz: quem querer ser meus discípulos, tome a sua cruz e siga-me, Jesus está dizendo: Ninguém poderá ser meu discípulos, a não ser que esteja disponível para caminhar para o momento da provação.
A vida cristã nunca foi apresentada como um caminho fácil. O próprio Jesus disse: Vocês devem lutar por passar pelo caminho que é estreito, apertado, porque largo é a porta e o espaçoso é o caminho, confortável é o caminho, que leva a perdição eterna. E o que Tiago está dizendo é que todo cristão genuíno, terá que conviver com a realidade de ter a sua fé submetida a algumas provas. O fato de estar em a Jesus e com Jesus, e o Espírito de Jesus habitar em mim, não significa que isso me torna, isento, imune, as provações de vida. Pelo contrário, o que me faz seguir a Cristo não é a possibilidade de não sofrer, o que me faz seguir a Cristo é que com a certeza de que irei sofrer, mais existe uma esperança que jamais poderá ser arrancada de mim que é que em meio ao sofrimento eu jamais ESTAREI SOZINHO.
A palavra traduzida aqui no texto como PROVA DA FÉ, é a expressão grego DOKÍMION que significa: “UMA PROVA QUE É REALIZADA PARA UM FIM”. O que Tiago está então nos dizendo é que a prova não nos é dada aleatoriamente, a prova não dada sem propósito estabelecido. De acordo com esse termo, o objetivo de alguém ter a sua fé provada, é que torne no final da prova, alguém mais fortificado e completamente purificado. COMPLETO E MADURO.
O SEGUIDOR DE CRISTO ENTENDE QUE; AS PROVAS O IMPULSIONA EM SUA CAMINHADA CRISTÃ. Quem segue a Cristo, tem que ter a certeza que a prova da fé, é para impulsiona-lo na sua peregrinação espiritual. A grande verdade, é que na jornada Cristã nós sempre seremos desafiados a enfrentar a prova da tristeza. A nossa fé sempre será desafiada a enfrentar a prova do desalento. Na caminhada espiritual a nossa fé ela será desafiada a enfrentar diversas provas e todas as provas tentarão abater ou arrebatar a nossa fé.
Só que quando eu leio esse texto, eu percebo Tiago trazendo o verdadeiro propósito pelo qual a nossa fé é provada. O verdadeiro propósito da nossa fé ser provada, ou o verdadeiro propósito pelo qual as circunstâncias nos são enviadas provando a nossa fé. Não é para nós fazer cair, ou para nos destruir, pelo contrário, é para nos elevar e nos impulsionar. SE A SUA FÉ ESTÁ SENDO PROVADA, PODE TER CERTEZA QUE DEUS ESTÁ DESEJOSO EM ELEVAR O SEU NÍVEL DE MATURIDADE. A prova da nossa fé não é para nos sepultar, pelo contrário, é para nos reestruturar.
Quando Deus prova a nossa fé, o propósito da prova da fé é nos livrar das impurezas, nos deixar purificados. Tiago é claro em dizer que se enfrentarmos cada prova, e enfrentarmos de forma correta, o resultado será a perseverança e a perseverança nos tornará inteiros, completos, maduros. A palavra de ordem para a PIB neste dia é: FÉ. Deus vai trazer um renovo de fé sobre nós nesta noite.
Nesta noite eu penso ser interessante nós tentarmos encontrar algumas respostas para algumas perguntas. Uma deles é:
O QUE É FÉ? Como você define fé? O que é fé para você? Na sua opinião qual o caminho para obtermos uma fé verdadeira, genuína? Qual de alguma forma tornar a nossa fé imperiosa, completamente inabalável? Quais são os resultados (na sua opinião) de manifestarmos uma fé que não é apenas uma fé que é provada, mais que acima de tudo é uma fé aprovada?
A grande verdade é que, falar sobre fé é habitar num terreno complexo e controverso. Cada um traz consigo a sua melhor definição sobre fé.
A ideia de fé, em grande parte da literatura bíblica refere-se ao um grande descanso em uma pessoa, ou um confiante descanso em alguma coisa, ou seja, a fé ao longo da Bíblia é considerado como a capacidade de confiar em alguém ou em alguma coisa. A capacidade de se apoiar em alguma coisa, de se apoiar em alguém. A ideia de fé que percorre as páginas da Bíblia é que o homem que confia em Deus, é alguém que fixa em Deus toda sua esperança, esperança tanto quanto ao seu presente, como também ao seu futuro. FÉ É DEPENDER EM DEUS EM TODAS AS SITUAÇÕES. Fé não significa ter o direito de exigir que Deus cumpra com todas as exigências que eu tenho. Fé não significa que Deus é responsável em converter todas as circunstâncias negativas em minha vida em algo positivo. Fé não significa que Deus é um tipo de gênio cósmico a nossa disposição para atender todo desejo e capricho que possuímos. FÉ É AFIRMAR QUE EM TUDO, INDEPENDENTE DE QUAL SERÁ A CONSEQUÊNCIA MAIS PROVÁVEL, DEVEMOS CONFIAR NO SENHOR.
Se desejamos nesta noite na prova da fé, no teste da fé, se nós desejamos sermos aprovados, nós precisaremos considerar alguns princípios e o primeiro é.
1. PERMITA QUE A VERDADE DE DEUS CONSUMA A SUA MENTE.
1. PERMITA QUE A VERDADE DE DEUS CONSUMA A SUA MENTE.
Interessante, nós só e lemos até o versículo 4; mais olha o que Tiago continua dizendo… Tiago 1. 5-12
Tiago 1.5–12 (BSAS21)
Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a concede livremente a todos sem criticar, e lhe será dada.
Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois quem duvida é semelhante à onda do mar, movida e agitada pelo vento.
Tal homem não deve pensar que receberá do Senhor alguma coisa,
pois vacila e é inconstante em todos os seus caminhos.
Mas o irmão de condição humilde deve gloriar-se na sua alta posição,
e o rico na sua humilhação, porque passará como a flor silvestre.
Pois o sol se levanta em seu ardor e seca a relva; então sua flor cai e sua beleza desaparece. Assim também o rico murchará em seus caminhos.
Feliz é o homem que suporta a provação com perseverança, porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida que o Senhor prometeu aos que o amam.
Se desejamos ter a nossa fé aprovada no teste da fé, nós devemos ter a mente consumida pela verdade de Deus.
Olha o que diz os estudiosos da mente humana: “A LEI DA EXPOSIÇÃO DIZ QUE A MENTE HUMANA ABSORVE E REFLETE AQUILO AO QUAL MAIS É EXPOSTA”.
O que Tiago nas entrelinhas está dizendo é: Não espere que a sua fé vai receber, se a sua mente é vacilante, se você é alguém inconstante, é como onda agitada de um lado para o outro. A LEI DA EXPOSIÇÃO DIZ QUE A MENTE HUMANA ABSORVE E REFLETE. Duas coisas: Absorve e reflete. O que a lei da exposição está dizendo, contribui com o que Tiago está explicando. Porque se permitirmos um pensamento ganhar a nossa mente, com certeza o que era apenas um pensamento (algo abstrato), vai se materializar em nossos comportamentos, vai se tornar algo concreto. Por isso que a mente dividida, em dúvida, não recebe nada. OU VOCÊ CRER, OU VOCÊ NÃO CRER. Ou a sua fé passa na prova ou a sua fé se torna uma fé reprovável. Ou a sua vida e (como Tiago vai dizer Jó capítulo 2) a sua fé é morta. É POR ISSO QUE A VERDADE DE DEUS PRECISA CONSUMIR A NOSSA MENTE.
O profeta Jeremias, o profeta chorão, (profeta chorão porque compôs Lamentações). Jeremias compôs 5 poesias em cadência fúnebre por causa da destruição de Jerusalém. E Jeremias agora escrevendo aquele livro poético Lamentações de Jeremias no capítulo 3.21 em diante, ele diz: "Que ele constantemente fazia subir a sua mente ou ele trazia a sua memória pensamentos que pudessem trazer esperança. (Você não é capaz de impedir que pensamentos cheguem, mais você tem poder para decidir se eles permanecem).
A prova da minha fé passa pela minha mente ser consumida pela palavra de Deus. Se desejamos passar na prova da fé, precisamos meditar nas verdades da palavra de Deus. Entenda uma coisa: Meditação é diferente de contemplação. Meditar não é apenas contemplar. Meditar é deixar sua mente cativa na palavra do Senhor, é fazer com que a palavra do Senhor fique perpetuando sua mente (consumindo). Meditar é mais que ler a Bíblia casualmente. Meditar é absorver a revelação da palavra.
Napoleão certa vez disse: “Qualquer ideia, plano ou propósito, pode ser colocado na mente através de repetição de pensamentos”. Tem muita gente acreditando em narrativas mentirosas e falsas, porque fica emprestando o ouvido o dia todo para ficar ouvindo narrativas mentirosas (o que você muito ouve, você acaba acreditando). Sabe porque isso acontece? Porque a palavra de Deus não habita em nossa mente, até porque se ela habitasse, nós aprenderíamos com Salomão em Provérbios “que aquele que se apressa para apresentar a sua causa primeiro, parece ter razão até que o outro seja ouvido”. DEIXA A SUA MENTE SER CONSUMIDA PELA PALAVRA.
É provado pelos estudiosos da mente humana, que o que estamos pensando agora, influencia o que temos que pensar a seguir. Está comprovado que o que pensamos pela manhã tem o poder de influenciar todo o nosso dia. Isso me faz lembrar de um ditado antigo que diz: “Cuidado com os seus pensamentos, eles tornar a suas palavras; cuidado com as suas palavras elas se tornam as suas ações; cuidado com as suas ações, elas se tonar os seus hábitos; cuidado com os seus hábitos, eles se tornam o seu caráter; cuidados com o seu caráter, ele se torna o seu destino”.
Se desejamos passar na prova da fé, (quem aqui está tendo a fé testado nesse exato momento) eu também estou. Tem um conceito de se chorar é sinônimo de fraqueza. “Mentira”. Por chorar irmão, até porque o fato de chorar no momento da provação, não significa que você é fraco, significa que você é humano. Chora não é sinônimo de fraqueza, choro é um sentimento, é uma emoção. Nem todo mundo que chora é fraco e nem todo mundo que não chora é forte. (Tem muita gente que se tornar durão, mais que é extremamente fraco). (Para se manter durão fica no privado tomando Rivotril e coisas do tipo). VOCÊ NÃO É O QUE VOCÊ APARENTA SER. Na verdade Deus sabe quem você é, quando ninguém está vendo você.
Se desejamos passar na prova da fé, precisamos saturar a nossa mente com as verdades de Deus. A verdade de Deus não pode ser apernas algo que nós lemos, a verdade de Deus precisa se tornar a vida que vivemos.
Portanto permita que Deus renove a sua mente, isso não apenas irá transformar os seus pensamentos, mais isso irá mudar o destino da sua vida,
Você precisa ser lembrando pelo Espírito Santo nesse momento de que a jornada para o seu destino começa com o que VOCÊ ALIMENTA NA SUA MENTE. São os pensamentos corretos que nos levarão à prática de uma fé verdadeira.
Irmãos nós podemos ser pressionados, mais desanimados de jeito nenhum. Nós podemos ser até perseguidos, mais não destruídos. (Quem lembra no bonecão do posto? Ou o João teimoso) Quem já bateu no bonecão? A gente batia nele, ele ia lá no chão e voltava. ASSIM É A VIDA DAQUELES QUE SERVEM A JESUS. Pode bater, nós somos resistentes (quanto mais
Bate, mais resistente a gente fica). O problema é que quem bate só vê de uma parte para cima (mais nos que apanhamos, e não somos destruídos, porque temos uma base firmada no Senhor). Nós não somos destruídos porque os nossos pés estão firmados na verdadeira Rocha.
PERMITA QUE A VERDADE DE DEUS CONSUMA A SUA MENTE E ALIMENTE A SUA FÉ.
2. EM TEMPOS DE PROVAÇÕES, MANTENHA SUA CONFIANÇA EM DEUS.
2. EM TEMPOS DE PROVAÇÕES, MANTENHA SUA CONFIANÇA EM DEUS.
Isso anima mais um pouquinho?
Interessante que Tiago vai dizer a partir do versículo 12 "Bem aventurados (felizes ao extremo), são aqueles que suportam com perseverança o momento da prova da fé. Porque depois que a fé for provada receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu a aqueles que o Senhor ama". ”
Manter a confiança em Deus é ser dominado por uma convicção que ainda que tenhamos que passar por muitas provações DEUS CONTINUA SENDO A NOSSA BASE, Deus continua sendo a nossa fortaleza. As más notícias não tem poder para mudar o caráter de Deus. Os fuxicos, as fofocas, os maledicentes, os ignorantes, não muda o caráter de Deus, apenas revela o caráter de quem alimenta. As narrativas construídas revelam o caráter que nós temos, elas não mudam o caráter de Deus. Na verdade, Deus continua sendo poderoso para intervir em todo e qualquer cenário. Seja qual for a prova pela qual a sua fé esteja sendo submetida, eu percebo Deus nos chamando a dependermos de uma intervenção que vem do alto. É TEMPO DE DECLARAMOS NOSSA INTEIRA DEPENDÊNCIA NO PODER DE DEUS, E A NOSSA PROFUNDA CONFIANÇA NO CARÁTER DE DEUS. Se eu duvido de uma promessa que Deus faz, eu coloco em cheque o caráter que ele tem. Mais se eu confio no caráter que ele tem, eu jamais colocarei em cheque uma promessa que ele me entregou.
Sabe qual o meu maior desejo para essa noite? É que nessa celebração o Espírito Santo me use para que a sua fé seja restaurada, e a sua confiança em Deus se torne uma confiança inabalável, apesar das circunstâncias.
Um irmão esses dias me perguntou: Você não está com medo? Eu disse não. Porque a distância entre eu e o Deus que me chamou está nos meus joelhos dobrados.
O Salmista diz: Ele não se agrada em sacrifício, holocaustos, se não isso nós entregaremos. Mas o sacrifício agradável ao Senhor é um Espírito quebrantado e coração contrito, isso Deus não despreza".
Pode acreditar irmãos, ainda que todas as circunstâncias não nos favoreçam, ou ainda que as nossas orações parecem não ser respondidas, existe uma esperança. A ESPERANÇA É QUE DEUS ESTÁ AGINDO EM NOSSO FAVOR. Só precisamos manter a nossa confiança no Senhor.
ACREDITE: EM MEIO A TODA E QUALQUER PROVA DA FÉ, NÓS PODEMOS ESPERAR PELA INTERVENÇÃO DIVINA, POIS DEUS CONTINUA CONOSCO DURANTE OS SOFRIMENTOS E CAOS DA VIDA".
CREIA. DEUS CONTINUA CONOSCO, DEUS NUNCA PERDE O CONTROLE.
A nossa confiança sempre estará no Senhor, a nossa vitória não vem dos homens, a nossa vitória vem de Deus. Os homens passam, mais Deus jamais deixa de ser soberano.
Foi o salmista quem disse: "O Senhor dos exércitos está conosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgio, é a nossa torre segura".
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO:
Podemos não entender profundamente ou inteiramente os planos que o Senhor tem. Podemos não conseguir ver com clareza o que o Senhor está fazendo, mais isso não significa que não devemos confiar inteiramente nas promessas que ele possui.
É a fé em Deus que nos fará superar todos os desafios da vida. É a fé em Deus que nos fará triunfar mesmo diante das circunstâncias pelas quais somos submetidos. NÓS JAMAIS ESTAREMOS OU SEREMOS DERROTADOS > O SENHOR DOS EXÉRCITOS CONTINUA CONOSCO.
VOCÊ, PODE NÃO ESTAR VENDO OU SENTIDO, MAIS ISSO NÃO SIGNIFICA QUE ELE NÃO ESTÁ AGINDO, ELE É SOBERANO.