UMA VIDA CHEIA DO ESPITO SANTO
FRUTIFICAI • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Efésios 5.18 (6.9)
E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
Uma vida cheia do Espirito
Paulo a esta altura já havia dito que somos selados com Espirito Santo e agora nos convida ser cheio do Espírito.
Interessante que isso só aparece em dois textos, primeiro em atos 2 quando os discípulos ficaram cheios do Espirito e o Espirito santo capacitou-os a falar nas línguas dos povos que estavam ali, para que ouvisse o evangelho em sua língua entendesse e viesse ao arrependimento e fé em Jesus. E naquela ocasião os discípulos foram acusados por alguns de estarem bêbados, de beberem vinho demais.
Aqui Paulo agora está fazendo um convite usando um contraste e não fazendo uma equivalência da vida cheia do Espirito com a embriagueis. Lembre-se disso. A pessoa cheia do Espirito Santo ela fica é controlada não descontrolada.
vamos pensar nas afirmações do texto:
Embriagueis com vinho – leva a devassidão(pecado)
Enchei-vos do Espirito Santo – O espirito santo não promove isso(pecado). Veja o contexto de Paulo: promiscuidade...
O encher ou enchei-vos, 1- é um imperativo(ordem), mas com o princípio do aconselhamento a igreja.
2- é um imperativo no modo verbal do tempo presente ativo, ou seja, a uma duração do começo ao fim, não momentos, é por toda a vida cristã. Por isso, nós não renovamos a aliança, todas as vezes que ceiamos, quem somos pra renovar a aliança que foi feita, nos firmamos na aliança.
3- o verbo está na ação passiva, ou seja, isso se aplica a cada um de nós. Somos nós que precisamos ser cheios.
O que é ser cheio do Espirito Santo?
Popular e bíblico.
Popular – pular, gritar, rodopiar, cair no chão, fazer pirueta, lati como cachorro, andar com gato, etc. e eu não estou fazendo gracejo, isso é a decadente realidade que vemos que muitos pensam.
Bíblico - Quais são as atitudes de alguém cheio do Espirito Santo.
A bíblia responde, v.19-20.
1- Falando
Bíblia no coração é bíblia nos lábios...
2- Cantando/louvando
Isso é a atitude de alguém cheio do Espirito Santo, na liturgia da vida não de culto apenas, vivemos assim. O culto no cotidiano, modelado pelas escrituras, os “Salmos” é princípio regulador para as palavras, o canto do cristão, povo de Deus.
3- Vv.20, sendo agradecido, dando graças (no dia das bênçãos e das dificuldades). Veja o que o próprio Paulo que passou, mas ele sempre teve uma vida de louvor a Deus que o sustentou em todas as lutas. Vamos chorar diante de algumas situações, mas vamos dar graças a Deus, afirmando, estou passando, por isso e por isso, mas eu seu que o Senhor vive... e posso no amanhã...
4- Vv.22-6.9 Sujeitando-vos
Vv.22 – Mulheres, Vv.25 – Maridos, 6.1 – Filhos 6.4 – Pais 6.5 – Servos, 6.9 – Senhores
Não adianta se arrepiar. Se não fizermos isso não está cheio do Espirito Santo.
Tem haver com relações humanas, liturgia de vida, não é culto, não é choro, não é mão levantadas... não medidos espiritualidade por isso.
Quando se vive em sujeição e amor, isso é ser cheio do Espirito Santo. E isso é obra do evangelho, não o que fazem e o que dizem por ai.
Não pode chorar, levantar a mão, pode, isso depende das sensibilidades humanas, não podemos atribuir isso a ser cheio do espirito Santo.
As evidencias é neste contexto que lemos, relacionamentos, vida cotidiana...
Então, olhe para mim, eu falar quero com vocês agora.
Mulher, Nos últimos dias com tantos nismos, as mulheres tem sido impedidas de viver a missão de Deus de auxiliar seus maridos com submissão santa( como ao Senhor não igual aa senhor, porque se você se submete ao seu marido quando ele esata fazendo coisa errada, qubrando principio, isso é submissão cega) e viver a plenitude máxima de seu chamado. O contexto de Paulo era pesado para as mulheres, eram vendidas, escravizadas e Paulo ta falando para as mulheres crentes a não se revoltar com isso, se sentir inferior mas viver o plano de Deus e receber a aprovação de Deus, não blafesmar a palavra ( Tt 1) e serem cheias do Espito. Então faça isso mulher...
Maridos, Ame sua esposa como Cristo amou a igreja e se entregou por, agora eu pergunto as mulher, existe alguma diferença alguma diferença nos papeis, nenhum, é difícil pra ambos. Mas voltando aos maridos, Trate sua esposa com honra, invista em seu casamento, ame a mulher da sua mocidade...
Filhos, honre seus pais...sejam agradecios e obedientes
Pais, Não irite seus filhos, como não tem tempo para conversar com seus filhos, isso causa irritação, o pai esta sempre ocupado, e depois da a desculpa que ta buscando o sustendo, não adiante, ter sucesso no trabalho e fracasso em casa...
Servos, Faça de boa vontade sem enrolação, estamos servindo a Deus essa mentalidade, não precisa de vigia...
Senhores, Não maltrate seus subordinados...
Os desdobramentos de como agimos é que mostra que somos cheios do Espirito Santo.
Viva uma vida cheia do Espirito Santo.
Busque em Cristo essa vida dominada, essa vida nova vivida no poder do Espirito santo que transforma, liberta e salva. Você pode sair daqui hoje com essa decisão no seu coração.
Amém....