A PROVA DA FÉ -PARTE 2
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
A PROVA DA FÉ
A PROVA DA FÉ
Quem esteve na quinta e foi abençoado com a palavra? (não é só levantar a mão irmãos, mão não fala), é amém, glória a Deus, bem quente irmãos. Na quinta nós caminhamos no tema A PROVA DA FÉ, tendo como base o texto de Tiago 1.2–5 “Meus irmãos, considerai motivo de grande alegria o fato de passardes por várias provações, sabendo que a prova da vossa fé produz perseverança; e a perseverança deve ter ação perfeita, para que sejais aperfeiçoados e completos, sem vos faltar coisa alguma.
Nesta noite vamos nos apropriar do mesmo tema A PROVA DA FÉ, mais vamos usar o texto do evangelho de Marcos.
Marcos 5.21–24 (BSAS21)
Quando Jesus voltou de barco para o outro lado, estando à beira-mar, uma grande multidão aglomerou-se perto dele.
Então chegou um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo, e logo que viu Jesus, prostrou-se aos seus pés,
e lhe rogava com insistência: Minha filhinha está prestes a morrer; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que seja curada e viva.
E Jesus foi com ele.
Marcos 5.35–43 (BSAS21)
Enquanto ele ainda falava, chegaram pessoas da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: A tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?
Percebendo isso, Jesus disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente.
E não permitiu que o acompanhassem, com exceção de Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago.
Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu o alvoroço dos que choravam e lamentavam muito.
E, entrando, disse-lhes: Por que fazeis alvoroço e chorais? A menina não está morta, mas dormindo.
E começaram a rir dele. Ele, porém, fez com que todos saíssem, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que o haviam acompanhado, e entrou onde a menina estava.
E, tomando-a pela mão, disse-lhe: Talita cumi, que quer dizer: Menina, eu te ordeno, levanta-te.
Então a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se imediatamente e começou a andar. E todos foram tomados de grande espanto.
E ele lhes ordenou expressamente que ninguém soubesse disso; e mandou que dessem de comer à menina.
O texto que lemos nós encontramos o relato muito conhecido por todos nós, de alguma forma você já ouviu falar sobre esse milagre, a ressuscitação da filha de Jairo.
A narrativa da ressurreição da filha de Jairo, presente em Marcos 5. 21-24; 35-43, é um poderoso testemunho da prova da fé. Jairo, um líder religioso, enfrenta a angústia da iminente morte de sua filha e recorre a Jesus em busca de ajuda.
Mesmo diante da notícia trágica da morte da menina, Jesus encoraja Jairo a crer e não temer, pois Ele é capaz de realizar um milagre além do que os olhos humanos podem ver. A fé de Jairo é posta à prova quando ele decide confiar na palavra de Jesus e seguir adiante, mesmo diante da aparente impossibilidade da situação.
O milagre da ressurreição da filha de Jairo revela não apenas o poder sobrenatural de Jesus sobre a morte, mas também a importância de uma fé inabalável que transcende as circunstâncias adversas. A confiança absoluta no poder divino e na promessa da vida eterna nos convida a depositar nossa fé em Deus, mesmo nos momentos mais desafiadores.
Esse texto é um texto interessante, pois aqui está o retrato da vida de um homem chamado Jairo, alguém que tinha uma filha com 12 anos de idade. Jairo é descrito no texto bíblico como sendo o principal da sinagoga, como sendo um dos chefes da sinagoga.
Strong em seu comentário ele diz: "O principal da sinagoga era tido como um administrador sênior, alguém que presidia o conselho responsável pelo bom funcionamento da sinagoga".
Ou seja, o Jairo que vai ao encontro de Jesus é descrito no texto sagrado como sendo o principal da sinagoga, o chefe da sinagoga, era um dos homens mais respeitados na sua época, era visto como um dos homens importantes, tendo em vista que era de Jairo a responsabilidade de liderar por exemplo a execução de cada serviço na sinagoga, era de Jairo a responsabilidade de levar a cabo toda organização da sinagoga. E a bíblia diz que quando a sua filha de 12 anos adoeceu, o principal da sinagoga, ele se aproximou de Jesus para suplicar ajuda do mestre. O TEXTO É ENFÁTICO EM DIZER QUE JAIRO SE APROXIMOU E SE PROSTROU AOS PÉS DE JESUS.
Preste atenção: Para você talvez não signifique absolutamente nada o fato de Jairo se aproximar de Jesus e pedir ajuda, porque na sua compreensão era muito comum alguém que estivesse sofrendo, alguém que precisasse de algo para ser resolvido, procurar Jesus, interpelar Jesus, para que através de Jesus a suas mazelas, as sua dificuldades fossem supridas. Isso pode parecer algo normal, até que você descubra que naquela época por causa dos ensinamentos que Jesus compartilhava, por causa dos ensinamentos de Jesus que confrontavam os líderes religiosos. Naquela época Jesus era visto como um herege, como alguém cuja as portas da sinagoga estavam fechadas, alguém que deveria ser evitado a todo custo.
E é interessante porque, o principal da sinagoga, que lidera a sinagoga, Sinagoga que tem as portas fechadas para Jesus, por causa do seus ensinamentos, é esse homem que agora recorre a Jesus quando se sente com a sua fé sendo provada.
Sabe irmãos, no dia em que a fé de Jairo é testada, ou no dia em que a fé de Jairo é provada, Jairo o principal da sinagoga deixou para trás todo o seu preconceito. Jairo não considerou que aquele a quem recorria, era visto pelos seus amigos, pelos seus seguidores, pelo seu movimento, como sendo alguém que deveria ser evitado. Porque a sua filha estava à beira da morte, porque a sua fé agora está sendo testada, porque a sua agora está sendo colocada em prova, Jairo abre mão de todo preconceito e ele se aproxima de Jesus. Jairo precisou naquele encontro com Jesus, não apenas abrir mão do preconceito, mais Jairo precisou amassar o seu orgulho, Jairo precisou desafiar a opinião religiosa, isso porque ele precisava salvar a vida da sua filha do cenário da morte.
Aqui no texto encontramos um homem, um homem que quando teve a sua fé testada, ou a sua fé provada, ele foi obrigado a se esquecer de tudo que possuía. Um homem que quando a fé foi testada, quando a fé foi provada, precisou admitir que precisava da ajuda de Jesus. Quando eu vejo o principal da sinagoga recorrendo a Jesus e pedindo ajuda a Jesus, eu chego a conclusão que não existe nada como o sofrimento para revelar a verdadeira identidade que possuímos.
No momento em que a sua filha estava à beira da morte (de adiantou ser o principal da sinagoga?). Portanto, quando a sua fé estiver sendo testada, e e bem provável que nesse exato momento a sua fé esteja sendo testada em alguma área da sua vida. LEMBRE-SE: NÓS NÃO SOMOS OS TÍTULOS QUE CARREGAMOS, NÓS NÃO SOMOS AS PATENTES QUE RECEBEMOS, NA HORA DO SUFOCO, QUANDO A MORTE PARECE SE APROXIMAR, OS CURRÍCULOS QUE TEMOS, AS CREDENCIAIS QUE DEFENDEMOS, NADA DISSO PODE NOS LIVRAR. SOMENTE O QUE NOS LIVRA É O PODER DE JESUS.
Quando debruçamos sobre esse episódio, quando a fé de Jairo é provada, quando mergulhamos nessa história e tendo pelo poder do Espírito Santo encontra nas entrelinhas uma revelação, eu consigo encontrar alguns contrastes que o encontro de Jairo teve com Jesus. Esse encontro de Jairo e Jesus, quando a fé de Jairo é testada, e provada é marcado pelo "CONTRASTE ENTRE O DESESPERO HUMANO E A ESPERANÇA TRANSMITIDA POR JESUS". De um lado existia uma voz que gritava, a voz do desespero, a voz que dizia: "Não importunes mais o mestre", a sua filha que estava adoentada, ela já morreu, não existe mais nada a fazer. Por um lado existia o desespero humano, mas do outro lado estava a esperança transmitida por Jesus. Enquanto de um lado existia o desespero de um pai (por conta da filha que tinha falecido), do outro tinha alguém dizendo, Jairo, não tenha medo, APENAS CREIA.
Mais eu encontro um segundo contraste no encontro do principal da sinagoga com Jesus. Quando a fé de Jairo está testada, ou provada,, não apenas existe o contraste do desespero humano e a esperança transmitida por Jesus, mais também existiu "O CONTRASTE ENTRE A ANGÚSTIA HUMANA E A SERENIDADE DE JESUS". De um lado existiam alguns que estavam gritando, de uma lado existiam alguns que estavam chorando, de uma lado existiam alguns que estavam se lamentando, rasgando as suas vestes, se desesperando. Mas do outro lado não, do outro lado estava Jesus manifestando uma tranquilidade típica de quem tem poder para reverter qualquer cenário, inclusive cenário de morte.
Eu tenho aprendido na minha peregrinação Espiritual, que o pior desastre humano, pode ser enfrentado com coragem, quando nós enfrentamos com fé no poder de Jesus.
NÃO HÁ DESASTRE HUMANO, QUE POSSA SOBRE PUJAR A CAPACIDADE E O PODER QUE JESUS TEM DE REVERTER TODO E QUALQUER CENÁRIO.
O segredo da vida Cristã, é o que parece completamente impossível para os homens, continua sendo absolutamente possível para Deus. A GRANDE VERDADE É: "O FIM DAS POSSIBILIDADES HUMANAS PRESSUPÕE AS POSSIBILIDADE DIVINAS" Quando você encontra o seu limite e percebe que não pode fazer mais nada, ou que alguém capacitado nada mais pode fazer por você, ainda assim em Jesus continua existindo poder inesgotável capaz de reverter todo e qualquer cenário, e trazer ao seu encontro exatamente o que você necessita.
Se a sua fé está sendo provada ou testada nesse exato momento, pode começar a alimentar o seu coração não com desespero, nem com angústia, mais pode começar a alimentar o seu coração com esperança, e com tranquilidade, PORQUE O MESMO QUE ESTEVE NA CASA DE JAIRO E QUEM RESSUSCITOU A SUA FILHA, ELE ESTA AQUI NESTA NOITE PRESENTE POR MEIO DO SEU ESPÍRITO, E ELE TEM PODER DE TRAZER DE VOLTA TUDO AQUILO QUE ESTA MORRENDO NA SUA VIDA. Hoje é o dia que Jesus vai entrar na sua casa, no seu quarto e vai dizer. (Eu ordeno, levanta-se). FÉ QUE NÃO É TESTADO, NÃO É FÉ QUE PODE SER APROVADA.
QUERO FAZER DOIS DESTAQUES. E o primeiro destaque é:
1. NA PROVA DA FÉ, O CAMINHO PARA O MILAGRE PODE SER MARCADO POR CONTRATEMPOS.
1. NA PROVA DA FÉ, O CAMINHO PARA O MILAGRE PODE SER MARCADO POR CONTRATEMPOS.
A bíblia diz que a caminhada de Jairo com Jesus foi interrompida com alguns contratempos.
Não sei se você se lembra, eu li do versículo 21-24; 35-43, porque do 25 ou 34 a caminhada de Jesus com Jairo é interrompida por uma mulher que sofria a 12 anos com um fluxo intenso.
Talvez se nós fossemos Jairo, nós ficaríamos com raiva dessa mulher (até porque Jairo está com sua filha morrendo). MAIS É INTERESSANTE, ENTENDA ISSO NESTA NOITE: "JESUS ELE NÃO SE ANTECIPA, E EM SE ATRASA, ELE SEMPRE AGI NO MOMENTO EXATO". Como também ele não despreza quem o procura manifestando as suas necessidades. EU E VOCÊS SEMPRE SEREMOS PRIORIDADES PARA JESUS.
Entre os muitos contratempos no encontro de Jesus e Jairo, eu quero destacar as notícias que os servos de Jairo trouxeram. É interessante, Jairo vai ao encontro de Jesus, se prostra, pede Jesus que vá a sua casa curar a sua filha, e agora quando Jesus, a bíblia diz versículo 24 "Jesus foi com ele", agora que Jesus está em direção a sua casa, a bíblia diz que Jairo, ele é informado que a sua filha que estava a beira da morte, agora morreu.
Jairo teve a sua fé, testada e provada, diante da notícia que era tarde demais. Jairo teve a sua fé testada e provada, diante da notícia que a sua filha havia morrido.
GRAVE ISSO: QUASE SEMPRE O CAMINHO PARA O MILAGRE É MARCADO POR CONTRATEMPOS E SOFRIMENTOS REAIS. Na verdade, "EM MUITOS MOMENTOS, PARECE-NOS QUE QUANTO MAIOR SE TORNA A NOSSA FÉ, PIOR FICA A SITUAÇÃO. Parece que quanto mais a nossa fé é esticada, mais a situação piora. OLHA PARA JAIRO. A menina estava enferma, Jairo consegue falar com Jesus, não apenas fala com Jesus, mais Jesus se propõe a ir em sua casa (e a situação piora).
Em muitos momentos parece-nos que quanto maior se torna a fé, pior fica a situação. Por exemplo: ÀS VEZES NÓS ORAMOS COM BASTANTE FÉ, ÀS VEZES NÓS AGIMOS EM OBEDIÊNCIA E AINDA ASSIM O MILAGRE ELE NÃO VEM. ÀS VEZES NÓS ORAMOS COM TANTA FÉ, E AINDA ASSIM O POÇO CONTINUA SECO. ÀS VEZES NÓS ORAMOS COM TANTA FÉ E AINDA ASSIM A TERRA CONTINUA ARIDA. NA PROVA DA FÉ, O CAMINHAR COM JESUS É MARCADO DE QUANDO EM VEZ POR ALGUMAS TRAGÉDIAS. Às vezes nós fazemos tudo que sabemos fazer, e no fim nós ficamos com a sensação de desapontamento. Às vezes nós fazemos tudo que sabemos fazer, e no fim somos habitados pela sensação de que Deus falhou conosco. Às vezes nós fazemos tudo que sabemos fazer, ainda assim não vemos o milagre acontecer.
Eu chego ao entendimento de que: "A GRANDE VERDADE É QUE TODAS AS ORAÇÕES SÃO RESPONDIDAS, MAS NÃO DA FORMA QUE GOSTARÍAMOS QUE FOSSEM OU NO TEMPO QUE GOSTARÍAMOS QUE ACONTECESSEM". Até o silêncio divino é uma boa resposta de oração.
Não se iluda: MESMO TESTEMUNHANDO GRANDES MOVERES DO PODER DE DEUS, NÓS SOMOS OBRIGADOS A EXPERIMENTAR DOR, NÓS SOMOS OBRIGADOS A EXPERIMENTOS NOITE ESCURA DA ALMA, NÓS SOMOS OBRIGADOS A CONVIVER COM A POSSIBILIDADE DA MORTE DOS NOSSOS SONHOS, DA MORTE DA ESPERANÇA QUE TÍNHAMOS. NEM SEMPRE A FÉ É O SUFICIENTE PARA ELIMINAR O SOFRIMENTO. MAS EM MEIO AO SOFRIMENTO A FÉ EM JESUS NOS MANTÉM FORTALECIDOS.
Na prova da fé, é possível que o caminho para o milagre seja marcado por contratempos.
Quero destacar também uma segunda lição.
2. NA PROVA DA FÉ, ONDE DEUS FICA EM SILÊNCIO, A SUA PRESENÇA SE TORNA MAIS PROFUNDA.
2. NA PROVA DA FÉ, ONDE DEUS FICA EM SILÊNCIO, A SUA PRESENÇA SE TORNA MAIS PROFUNDA.
Todos nós já experimentamos o que parece ser orações não respondidas, cenários onde parece que as nossas súplicas não foram respondidas.
Mais eu quero fazer uma afirmação para você: A ECONOMIA DE DEUS, A FÉ DE NINGUÉM É DESPREZADA. Pode parecer que as nossas orações não são respondidas, mais na economia de Deus a fé de ninguém é desprezada.
"É VERDADE QUE DEUS NEM SEMPRE RESPONDE ÀS NOSSAS ORAÇÕES, MAS PODE TER A CERTEZA DE QUE DEUS NUNCA DESPERDIÇA A NOSSA FÉ".
Quando nós oramos por algo com fé, e aparentemente nada acontece, naturalmente nós pensamos que a nossa fé foi desperdiçada. ACREDITE: "DEUS ESTÁ TRABALHANDO EM NOSSO FAVOR MESMO QUANDO AS NOSSAS ORAÇÕES PARECEM NÃO FUNCIONAR". Deus usa as circunstâncias desafiadoras que enfrentamos para nos ajudar a CONHECÊ-LO DE MANEIRA MAIS PROFUNDA.
QUANDO EXISTE SILÊNCIO DE DEUS DE UM LADO, A PRESENÇA DE DEUS NOS ACOMPANHA DO OUTRO LADO.
Naquele dia a fé de Jairo, o principal da sinagoga, naquele dia a fé de Jairo pareceu desperdiçada. Naquele dia as orações de Jairo pareceram desprezadas. Mas naquele dia, tanto a fé, quanto às orações de Jairo encontraram uma segunda vida.
A Bíblia diz que ao entrar no cômodo onde estava o corpo da menina, Jesus ordenou: Menina, eu ordeno, volte a viver.
Eu falei na quinta que a caminhada com Jesus não é marcada como uma caminhada fácil, e não é mesmo, não é marcado por uma caminhada tranquila. Porém, mesmo quando a pior coisa acontecer, pode acreditar: "Ainda assim Jesus continuará nos surpreendendo. ELE SEMPRE SURPREENDE > VOCÊ PRECISA CRER: "NENHUMA PROMESSA DE DEUS ESTÁ COMPLETAMENTE MORTA". A Bíblia diz que ele VELA PELA SUA PALAVRA. "O QUE ELE PROMETEU, ELE É FIEL PARA CUMPRIR.
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO:
Quero terminar fazendo um destaque, uma poderosa afirmação para sua vida. "TODA ÁREA DA SUA VIDA ENTRA EM REVISÃO QUANDO VOCÊ DECIDE RECORRER ÀQUELE QUE TUDO VÊ, QUANDO VOCÊ DECIDE TRANSFERIR O PODER DE DECISÃO PARA O DEUS QUE TEM UM PONTO DE VISTA MAIS ALTO QUE O SEU E ENXERGA CADA SITUAÇÃO ATRAVÉS DE ÂNGULOS QUE VOCÊ NÃO TEM ACESSO".
Nós precisamos aprender a entregar os resultados àquele cujo plano é sempre maior que o plano que nós possuímos. PARA ALGUNS AQUELA MENINA ESTAVA MORTA, PARA ALGUNS AQUELA MENINA COM O SEU CORPO PRONTO PARA O SEPULTAMENTO > MAIS PARA JESUS NÃO, JESUS VIA POR OUTRO ÂNGULO, JESUS VIA O QUE NINGUÉM VIA, PARA JESUS AQUELA MENINA ESTAVA APENAS DORMINDO.
Eu pergunto para você: "Qual situação desapontadora para você que parece estar morta nesse momento, e que faz você se sentir completamente derrotado?
Talvez seja um relacionamento na sua vida que acabou de se romper.
Talvez um emprego que foi perdido ao longo dos últimos dias.
Talvez sejam erros que você esteja praticando e que tem custado para você perdas irreparáveis.
QUALQUER SEJA A SITUAÇÃO, CREIA AINDA NÃO ACABOU!
ACREDITE: "VOCÊ PERTENCE ÀQUELE QUE TEM O PONTO DE VISTA MAIOR QUE O SEU".