Uma igreja com propósito
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Boas Vindas
Boas Vindas
Boa noite igreja
A graça e a paz do nosso Senhor
Gostaria de agradecer ao Ivton e a Igreja Batista Central pelo convite e pelo privilégio de cultuar a Deus junto com os irmãos
Apresentação
Apresentação
Meu nome é Cláudio Botejara
Pastoreio a Igreja Batista no Parque Peruche
Sou coordenador de um projeto chamado Radical São Paulo
Um projeto diferente de tudo que você ja viu no meio evangélico
Não é um acampamento, retiro, congresso
Radical
Radical
É uma experiência de imersão.
Onde você viverá uma realidade criada pela nossa equipe. Uma realidade responsiva, onde todas as suas decisões e suas reações determinarão o seu futuro dentro dessa experiência.
É uma experiência que causará um impacto muito grande na sua consciência sobre o que é ser igreja
Você vai ter a oportunidade de viver a experiência de ser igreja no seu conceito mais pleno e mais puro.
O que é uma igreja
O que é uma igreja
Hoje nós temos muita dificuldade de discernir o que é uma igreja.
Quais são os elementos que formam uma igreja?
Será que é o
prédio?
CNPJ?
ONG?
Um local de reunião, onde exercemos uma liturgia. Onde cantamos alguns louvores. Onde dizimamos. Onde estudamos a Bíblia. Onde ouvimos a palavra.
Um evento dominical? Onde precisamos frequentar com certa assiduidade para poder ficar relativamente em dia com o Senhor para que nada de ruim venha atrapalhar a nossa vida e todo o resto das nossas outras coisas que fazemos e praticamos.
Ser igreja é muito menos do que tudo isso. Mas ao mesmo tempo muito mais que tudo isso.
Se tiramos os bancos daqui, dá IBC continua a ser igreja?
Se tiramos o púlpito, o altar?
E se tiramos os instrumentos? E os músicos?
E se tirarmos o prédio? Ainda seria a IBC
Todas essas coisas são como cascas que agregamos à igreja.
Várias ferramentas e equipamentos, importantes, que nos ajudam no nosso dia a dia. Mas nenhuma delas faz parte da essência da igreja.
E elas acabam se confundindo com o que realmente é o cerne da igreja.
O que o radical faz é exatamente isso. Remove casca por casca, até que reste apenas a essência da igreja. O corpo de Cristo no seu sentido mais pleno.
E é sobre isso que eu quero ministrar no dia de hoje.
Atos 5.17-42
Introdução
Introdução
Início da igreja
Início da igreja
Lucas narra a história da gênese da igreja
Desde a ascenção de Cristo
Quando o Mesmo institui a sua Igreja, confiando a ela uma missão.
Mas antes Ele da uma ordem para que eles aguardassem até que o Espirito Santo fosse enviado derramando poder sobre a igreja
2 pilares da igreja: εξουσία e δύναμης
Pentecostes
Falam em outras linguas
3000 pessoas se convertem e são batizados
Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.
2 caracteristicas:
Unidade
Crescimento
Começam então os sinais: Um coxo de nascença volta a andar
2ª pregação: 5000 se convertem
Os sacerdotes e os saduceus se incomodam prendem Pedro e João. Mas são obrigados a soltá-los por causa da multidão que louvava a Deus pelos sinais que tinha visto
A unidade daquele povo aumentava a cada dia
Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.
A unidade era tão grande que atraia a atenção de todo povo
Como Ananias e Safira
Os sinais seguiam aquele povo assim como tinha dito Jesus
E por conta disso a perseguição se intensifica
Texto
Texto
Então o sumo sacerdote e todos os seus companheiros, membros do partido dos saduceus, ficaram cheios de inveja. Por isso, mandaram prender os apóstolos, colocando-os numa prisão pública. Mas durante a noite um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere, levou-os para fora e disse: “Dirijam-se ao templo e relatem ao povo toda a mensagem desta Vida”.
Ao amanhecer, eles entraram no pátio do templo, como haviam sido instruídos, e começaram a ensinar o povo.
Quando chegaram o sumo sacerdote e os seus companheiros, convocaram o Sinédrio — toda a assembléia dos líderes religiosos de Israel — e mandaram buscar os apóstolos na prisão. Todavia, ao chegarem à prisão, os guardas não os encontraram ali. Então, voltaram e relataram: “Encontramos a prisão trancada com toda a segurança, com os guardas diante das portas; mas, quando as abrimos não havia ninguém”. Diante desse relato, o capitão da guarda do templo e os chefes dos sacerdotes ficaram perplexos, imaginando o que teria acontecido.
Nesse momento chegou alguém e disse: “Os homens que os senhores puseram na prisão estão no pátio do templo, ensinando o povo”. Então, indo para lá com os guardas, o capitão trouxe os apóstolos, mas sem o uso de força, pois temiam que o povo os apedrejasse.
Tendo levado os apóstolos, apresentaram-nos ao Sinédrio para serem interrogados pelo sumo sacerdote, que lhes disse: “Demos ordens expressas a vocês para que não ensinassem neste nome. Todavia, vocês encheram Jerusalém com sua doutrina e nos querem tornar culpados do sangue desse homem”.
Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens! O Deus dos nossos antepassados ressuscitou Jesus, a quem os senhores mataram, suspendendo-o num madeiro. Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados. Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem”.
Ouvindo isso, eles ficaram furiosos e queriam matá-los. Mas um fariseu chamado Gamaliel, mestre da lei, respeitado por todo o povo, levantou-se no Sinédrio e pediu que os homens fossem retirados por um momento. Então lhes disse: “Israelitas, considerem cuidadosamente o que pretendem fazer a esses homens. Há algum tempo, apareceu Teudas, reivindicando ser alguém, e cerca de quatrocentos homens se juntaram a ele. Ele foi morto, todos os seus seguidores se dispersaram e acabaram em nada. Depois dele, nos dias do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que liderou um grupo em rebelião. Ele também foi morto, e todos os seus seguidores foram dispersos. Portanto, neste caso eu os aconselho: deixem esses homens em paz e soltem-nos. Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará; se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus”.
Eles foram convencidos pelo discurso de Gamaliel. Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Depois, ordenaram-lhes que não falassem no nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade.
Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome. Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.
1º A perseguição é uma marca registrada da Igreja
1º A perseguição é uma marca registrada da Igreja
Alegria pela perseguição
Alegria pela perseguição
A perseguição é uma marca inerente do Evangelho
Não tem como fazer a obra de Deus e não sofrer retaliações
Quando eu li esse texto pela primeira vez me admirou muito o versículo 41.
Como aqueles homens podiam se alegrar com a perseguição. Mas o texto quer dizer exatamente o que ele diz.
Para aqueles homem era um privilégio ser perseguido por causa de Jesus.
Qual o combustível que movia esses homens e mulheres a viver o evangelho até as últimas consequências.
E tem um filme do apóstolo Paulo que me trouxe uma certa clareza a respeito disso.
Filme apóstolo Paulo
Filme apóstolo Paulo
Aqueles homens tinham um propósito maior do que tudo.
Mas também porque eles sabiam que eram bem-aventurados
Mateus 5.10–12 “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.”
Permissão perseguição
Permissão perseguição
Mas porque Deus permite que a sua igreja sofra?
Porque o sofrimento desenvolve e aperfeiçoa o propósito da igreja
A igreja do Senhor Jesus durante seus primeiros 300 anos viveu debaixo de perseguição. E quanto mais o inimigo perseguia mais a igreja crescia.
Pedro era açoitado preso, mas mesmo assim cada vez que ele pregava milhares de pessoas se convertiam.
Paulo a cada cidade que ele entrava e pregava, ele precisava sair fugido, quando não era apedrejado e preso.
Mas em cada cidade que ele passou uma igreja era plantada e crescia.
Mesmo depois dos apóstolo, os cristãos eram feitos de espetáculo, jogados na arena pra virar comida de leão, eram erguidos em postes e incendiados, usados como iluminação pública, para servirem de exemplo. Mesmo assim essa foi a época que a igreja mais cresceu.
A igreja com poder
A igreja com poder
Foi quando o inimigo mudou sua estratégia que ele conseguiu dar o seu pior golpe. Ele deu poder a igreja.
Constantino se converte, ou melhor ainda, se rende ao cristianismo e o torna a religião oficial de Roma.
E a igreja deixa de ser perseguida e passa a ser perseguidora.
Grandes catedrais são construídas e nós deixamos de ser igreja e passamos a ir a igreja. A igreja passa a ser um lugar.
Aquilo que era uma prática de comunhão entre os cristão, passa a ser um rito, uma liturgia ministrada agora por um sacerdote.
O sacerdócio universal tão maravilhosamente representado pelo véu rasgado é destituído. E agora temos de novo um intermediador humano, responsável por nos conectar a Deus. Habilitado e responsável pela ministração, pelo culto, e pelos sacramentos.
Muitos desses erros são corrigidos pela reforma, mas infelizmente fica uma herança desse tempo sombrio.
Parece que a igreja funciona melhor mesmo debaixo da Perseguição.
2º A perseguição hoje
2º A perseguição hoje
Nós não temos a minima ideia do que é servir a Deus debaixo de perseguição
Mas existe hoje uma parte da igreja que sofre perseguição.
Vídeo Portas abertas
Vídeo Portas abertas
365 milhões cristãos que sofrem perseguição
E nós vivemos aqui como se essa realidade não existisse.
Como se isso não fosse problema nosso
Mas a palavra nos diz que se uma parte do corpo sofre todo corpo sofre.
Então somos nós que estamos sendo perseguidos.
Somos nos que estamos sangrando.
Um missionário do portas abertas nos contou uma história que ocorreu na Nigéria
Contar a história do missionário
Qual o combustível desses homens e mulheres
Qual o combustível desses homens e mulheres
Oque move essas pessoas a viver um evangelho até as últimas consequências?
Será que se houvesse a possibilidade do Boko Haram entrar aqui a qualquer momento nós estariamos aqui com nossos filhos?
Qual o combustível que faz com que essas pessoas tenham um propósito maior do que a autopreservação.
Pessoas que colocam as suas próprias vidas em risco para pregar o evangelho e para adorar a Deus
Quando nós aqui no Brasil, com toda liberdade que temos, por muito menos deixamos de ir as nossas igrejas.
Por uma partida de futebol
Por uma falta de recurso
Por priguiça
Com toda liberdade que temos de pregar o Evangelho, quantas vezes nos calamos por vergonha, ou por medo de não sermos aceitos pelo grupo.
Você gostaria de ter esse combustível que move esses homens e mulheres
Conclusão
Conclusão
Projeto Radical
Projeto Radical
Se você quer um pouco desse combustível venha viver essa experiência
Nós ja não temos mais vagas para agosto. Elas esgotaram em 3 dias. 230 vagas em 3 dias.
Mas eu gostaria de abrir para a IBC uma janela de oportunidade
Abriremos uma pré-inscrição para o mês de outubro
O projeto acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de Outubro
Inicia na sexta-feira as 19:00, com um culto de abertura em uma das igrejas parceiras, de onde sairão os ônibus até um sítio próximo de São Paulo. O retorno acontecera no Domingo depois do almoço. Quando traremos todos de volta para a mesma igreja.
O Valor de investimento do 1º lote (50 vagas) é de R$ 200,00 em até 3x sem juros
Está incluso todos os custos, alimentação, estadia, translado de ida e volta, mais uma camiseta e um brinde.
Você quer provar desse combustível? Se inscreva hoje mesmo.