A QUINTA TROMBETA.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

FORÇAS DEMONÍACAS SÃO INSTRUMENTOS DE DEUS PARA JUÍZO CONTRA A IMPIEDADE.

o capítulo oito apresenta quatro trombetas sendo tocadas, o capítulo nove nos apresenta apenas duas e a sétima será tocada somente em 11.15.
veja que no capítulo oito foram anunciados quatro flagelos, calamidades que são desencadeadas na natureza: a terra, o mar, os rios, as fontes de aguá e os corpos celestes são atingidos.
os dois que vem a seguir descrevem forças demoníacas que são soltas por Satanás para atormentar as pessoas v.11.
a descrição aqui é terrível, se assemelha ao inferno, observe que as pessoas desejam morrer, no entanto a morte foge delas v.6. o sofrimento mental e espiritual é algo assustador.
a sexta trombeta toda a humanidade é envolvida, da qual uma terça parte morre v.15, mas ainda assim os homens ímpios não se arrependem v.21.
preciso reiterar aqui que o livro de Apocalipse é um livro simbólico, vale lembrar que se você não concordar comigo, você terá muitos problemas para descrever esse capítulo a nossa frente.
vamos portanto, olhar para esse capítulo e tentar entender o que João está nos transmitindo aqui.
QUANDO P ANJO TOCOU A TROMBETA, JOÃO VIU “UMA ESTRELA CAÍDA”.
“FOI DADO A ESSA ESTRELA A CHAVE DO ABISMO”.
QUEM É ESSA ESTRELA?
o Antigo Testamento atribui personalidade a estrelas, fazendo as travarem batalhas ou cantarem canções:
Juízes 5.20 “Até as estrelas lutaram: enquanto caminhavam pelo céu, elas lutaram contra Sísera.”
Jó 38.7 “Na manhã da criação, as estrelas cantavam em coro, e os servidores celestiais soltavam gritos de alegria.”
João usa o tempo perfeito do grego, o tempo perfeito fala de algo já concluído o que no português o verbo fica no tempo passado “CAÍDO”. ele menciona que esta estrela caiu do céu na terra.
mas a sequência de sua fala deixa claro que não era um astro celeste mas sim uma personalidade, pois foi dado a ele a chave do abismo.
fica notório a nós que este é um ser racional e não um simples objeto inanimado ou um luminar noturno, e quando olhamos a luz de outros textos, podemos perceber que esta estrela é Satanás:
Lucas 10.18 “Jesus respondeu: — De fato, eu vi Satanás cair do céu como um raio.”
Apocalipse 12.9 “O enorme dragão foi lançado fora do céu. Ele é aquela velha cobra, chamada Diabo ou Satanás, que leva todas as pessoas do mundo a pecar. Ele foi jogado sobre a terra, e os seus anjos também foram jogados junto com ele.”
veja que o nome desta estrela é destruidor v.11.
o que precisamos entender aqui é que embora identificamos essa estrela como sendo satanás, porém, quem tem o controle absoluto é Deus.
quer seja Satanás ou um serviçal seu que tenha recebido as chaves do abismo, não faz sentido uma possessão permanente, esse poder é momentâneo.
o liberdade que os demônios recebem é temporária, esse tempo curto dado a eles para que realizem suas ações destrutivas que são descritas nos versos a seguir.
observe que a escritura descreve que Deus designa uma quantidade inumerável de anjos caídos para p abismo, onde estão guardados para o juízo:
Lucas 8.31 “Aí os demônios começaram a pedir com insistência a Jesus que não os mandasse para o abismo.”
2Pedro 2.4 “Pois Deus não deixou escapar os anjos que pecaram, mas os jogou no inferno e os deixou presos com correntes na escuridão, esperando o Dia do Julgamento.”
Judas 6 “Lembrem dos anjos que não ficaram dentro dos limites da sua própria autoridade, mas abandonaram o lugar onde moravam. Eles estão amarrados com correntes eternas, lá embaixo na escuridão, onde Deus os está guardando para aquele grande dia em que serão condenados.”
Sendo assim, é Deus quem decreta o momento de abrir e o momento de fechar. Ele é o Soberano Senhor e é ele quem detém a chave, em certos momento ele dá a Satanás para que este cumpra os propósitos divinos.
NO VERSO 2, NÓS LEMOS QUE O POÇO DO ABISMO FOI ABERTO E SUBIU UMA FUMAÇA COMO DE UMA GRANDE FORNALHA, A NUVEM DE FUMAÇA ESCURECEU O SOL E O AR.
como nós vimos em Lucas 8.31, o abismo se refere a moradia dos espíritos malignos.
neste livro esta palavra é citada sete vezes, e indica o lugar onde Satanás e seus seguidores ficam, após o juízo é que eles serão lançados no lago de fogo e enxofre:
Apocalipse 19.20 “O monstro foi feito prisioneiro junto com o falso profeta , que havia feito coisas espantosas na sua presença. Com aquelas coisas ele havia enganado os que tinham o sinal do monstro e os que haviam adorado a imagem do monstro. O monstro e o falso profeta foram jogados vivos no lago de fogo que queima com enxofre .”
Apocalipse 20.10 “Aí o Diabo, que os havia enganado, foi jogado no lago de fogo e enxofre, onde o monstro e o falso profeta já haviam sido lançados. E lá eles serão atormentados para todo o sempre, de dia e de noite.”
Apocalipse 20.14–15 “Então a morte e o mundo dos mortos foram jogados no lago de fogo. Esse lago de fogo é a segunda morte.Quem não tinha o seu nome escrito no Livro da Vida foi jogado no lago de fogo.”
João pinta um quadro que se assemelha muito com a visão que Abraão teve de Sodoma e Gomorra quando ele viu de longe a fumaça subindo.
esta fumaça escureceu o dia e deixou o ar carregado, um ar assim contribui para doenças e tantas outras mazelas.
a visão de João é de que o inferno foi aberto e recebeu liberação para poluir e profanar a criação.
o mal é exatamente como uma fumaça, ele sufoca a todos que estão respirando seu ar poluído.
porém, até o próprio mal só funciona com autorização divina.
NO VERSO TRÊS E QUATRO É FAZ UMA ALUSÃO A Êxodo 10.3–5 “Moisés e Arão foram falar com o rei do Egito e lhe disseram: — O Senhor, o Deus dos hebreus, diz isto: “Até quando você vai continuar não querendo se humilhar diante de mim? Deixe que o meu povo saia do país a fim de me adorar.Se não, amanhã eu vou trazer gafanhotos para o seu país.O chão não poderá mais ser visto, pois eles cobrirão a terra do Egito. Eles comerão tudo o que a chuva de pedra não destruiu e até as árvores que sobraram.”
A oitava praga do Egito.
PODEMOS VER ALGO PARECIDO TAMBÉM EM JOEL 1.4-7.
Só que esses gafanhotos que João vê tem algo diferente, os de Joel destruíam a vegetação, esses daqui não.
observe:
*ELES EMERGEM DA FUMAÇA INFERNAL QUE SOBE DO ABISMO.
*NÃO DEVORAM A VEGETAÇÃO.
*ATACAM PESSOAS QUE NÃO PERTENCEM AO REINO DE DEUS.
OS FEREM COM FERRÕES DE ESCORPIÕES.
veja que o próprio contexto deixa claro que não tem como olhar para isso aqui de forma literal.
fica claro para nós que essas criaturas são demônios na aparência e nas ações, no entanto, só podem atuar debaixo da autoridade divina, só fazem aquilo que Deus lhes determina.
atacam apenas as pessoas que não são seladas por Deus.
Deus é quem esta no comando e é quem estabelece os limites de atuação desses demônios.
eles tem poder como de escorpião.
a ferroada de um escorpião não é necessariamente fatal para o ser humano, porém, é muito dolorida, agora pense em um escorpião dando inúmeras ferroadas diariamente durante dias, é algo aterrorizante.
veja que escorpião e serpente são criaturas hostis ao homem e são usadas como força do mal na escritura:
Deuteronômio 8.15 “Ele os levou por aquele enorme e perigoso deserto, cheio de cobras venenosas e de escorpiões, e onde não havia água. Mas no deserto Deus fez sair água da rocha bruta, para vocês beberem,”
Lucas 10.19 “Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo.”
o contexto deixa claro a nós que esses gafanhotos com poder de escorpião são demônios que foram liberados para atormentar os ímpios.
O VERSO CINCO E SEIS NOS MOSTRA A SITUAÇÃO TERRÍVEL QUE OS ÍMPIOS ENFRENTAM.
veja, foi dado poder aos demônios não para matar, mas para atormentar apenas, esse tomento é como o de um escorpião quando fere alguém.
e isso durante cinco meses, essa fala é repetida duas vezes aqui no texto, v.5 e v. 10.
cinco meses é o tempo que dura a colheita em Israel, vai de abril a setembro e é exatamente nesse tempo que ocorre as pragas de gafanhotos.
logicamente que cinco meses aqui não é literal também, mas, sim, um período curto.
mas o que será mais terrível durante este período é que os homens vão querer morrer e a morte vai fugir deles.
eles estarão ansiosos pela morte e não vão morrer.
O QUADRO PINTADO POR JOÃO SE FINDA MOSTRANDO ALGUMAS COISAS QUE NOS CHAMA A ATENÇÃO.
Veja:
ELES TEM PODER DE CAVALOS.
APARECEM COM A INTELIGÊNCIA DE ROSTOS DE HOMENS.
MOSTRAM ENCANTO NOS CABELOS FEMININOS.
PORÉM SÃO FEROZES COMO LEÕES (DENTES DE LEÕES).
SÃO PROTEGIDOS POR COURAÇA, OU SEJA, ESTÃO PRONTOS PARA A BATALHA. (SÃO INDESTRUTIVEIS).
FERROAM COM CAUDAS DE ESCORPIÃO ( CAUSAM TORMENTOS).
Related Media
See more
Related Sermons
See more