Destruindo o Espírito de Leviatã
Encontro de Líderes • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 1 viewLeviatã é um espírito que precisa ser destruído.
Notes
Transcript
Jó 41.1–6 (NTLH)
1 “E, quanto ao monstro Leviatã , será que você pode pescá-lo com um anzol
ou amarrar a sua língua com uma corda?
2 Você é capaz de passar uma corda pelo nariz dele
ou furar o seu queixo com um gancho?
3 Será que ele vai pedir que você o solte
ou implorar que tenha dó dele?
4 Será que ele vai fazer um trato com você,
prometendo trabalhar para você o resto da vida?
5 Será que você vai brincar com ele, como se fosse um passarinho?
Você vai amarrá-lo, a fim de servir como um brinquedo para as suas empregadas?
6 Será ele vendido por um grupo de pescadores?
Será que para isso o cortarão em pedaços?
Leviatã é o espírito da desordem e do mal.
É apresentado nesse texto como figura de grande poder.
Essa figura mítica é apresentada como uma entidade do mal.
Onde Leviatã opera?
Leviatã vive nas águas = povo.
Seu objetivo é, furtivamente, promover a desordem: desordem no meio do povo. Precisamos combater Leviatã na sociedade. Somos responsáveis socialmente.
É, também, o espírito que move o povo para fazer oposição ao povo de Deus. Isaías (27) o aponta como um dos povos que subjulgou Israel. Era o espírito da dominação e destruição.
Leviatã continua exercendo as mesmas táticas: fica submergido agindo de forma oculta e causando desordem e levantando o povo contra a igreja.
O que alimenta Leviatã?
As obras de feitiçria/bruxaria/o que é usado para invocar as entidades (Jó 3.8 “8 Que seja amaldiçoada pelos feiticeiros, aqueles que têm poder sobre o monstro Leviatã !”)
Leviatã opera o orgulho no meio do povo e na vida de muitos líderes (Jó 41.34 “34 O Leviatã olha para tudo com desprezo e entre todas as feras orgulhosas ele é rei.”) Toda entidade malígna busca uma área de atuação específica: Leviatã opera em alguma delas, aqui, o orgulho, a soberba.
Orgulho é a presunção de ser mais, um tipo de vaidade, mas é, também, o espírito de usurpação que caracterizou Lúcifer. Orgulho alimenta Leviatã como um filho que dá prazer ao seu pai. Entretanto é a porta da ruína (Provérbios 16.18 “18 O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça.”)
Leviatã consome o medo como instrumento de dominação (Jó 41.9 “9 Só de olhar para o monstro Leviatã as pessoas perdem toda a coragem e desmaiam de medo.”). O medo inibe a ação combativa e agiganta Leviatã. Quem se refugia no medo perde a coragem para o enfrentamento, com isso perde a paz e ganha a perturbação.
Jó declara que o seu medo medo trouxe Leviatã para a sua história (Jó 3.25–26 “25 Aquilo que eu temia foi o que aconteceu, e o que mais me dava medo me atingiu. 26 Não tenho paz, nem descanso, nem sossego; só tenho agitação.”)
O que destrói Leviatã?
Não são as armas naturais (Jó 41.26–29 “26 Não há espada que consiga feri-lo, nem lança, nem flecha, nem arpão. 27 Para ele, o ferro é como palha, e o bronze, como pau podre. 28 As flechas não o fazem fugir. Jogar pedras nele é como jogar capim. 29 Bater nele com um porrete é o mesmo que bater com uma torcida de palha; ele zomba dos homens que lhe atiram lanças.” )
Paulo nos ensina que as armas da nossa luta contra as trevas não são naturais (2Coríntios 10.4 “4 As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos idéias falsas” ).
Ele é como uma serpente enroscadora (Isaías 27.1 “1 Naquele dia, o Senhor pegará a espada, a sua espada enorme, forte e pesada, e ferirá o monstro Leviatã, a serpente que se torce e se enrola; o Senhor matará o monstroque vive no mar.”).
Leviatã mata por asfixia - tira o fôlego. Quantos líderes estão perdendo o fôlego porque estão lutando com suas próprias forças. O orgulho ou medo os colocam em posição de luta sem recorrer à ajuda e à força do Senhor. Leviatã está os apertando e se enroscando em seus corpos.
Leviatã é enrolador, envolve pela proximidade, ilude e engana. Ele torce a verdade, torce a impressão positiva, torce os sentimentos verdadeiro, torce a Palavra…
Leviatã mata por envenenamento, o Rev. Ron Phillips, destaca no texto de Apocalipse 8.10 “10 Então o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e uma grande estrela, queimando como uma tocha, caiu do céu sobre a terça parte dos rios e sobre as fontes de águas.”, que a palavra “amargura”ou absinto significa absinthos do grego é a tradução do hebraico rosh: "cabeça” cabeça de peçonha”. Leviatã é um envenenador = com pouco destrói muito, apodrece o tecido.
Deus destrói Leviatã. (Isaías 27.1 “1 Naquele dia, o Senhor pegará a espada, a sua espada enorme, forte e pesada, e ferirá o monstro Leviatã, a serpente que se torce e se enrola; o Senhor matará o monstroque vive no mar.”
Essa espada está descrita em Ef. 6: 17 “17 Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá.”).
Apocalipse 19.15 “15 Da sua boca saía uma espada afiada, com a qual ele vencerá as nações. Ele as governará com uma barra de ferro e pisará as uvas no tanque do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.”
2Tessalonicenses 2.8 “8 Então o Perverso aparecerá, e o Senhor Jesus, quando vier, o matará com um sopro e o destruirá com a sua gloriosa presença.” Sopro é a mesma palavra para Espírito - a Palavra é espada do Espírito.
Deus nos dará a Palavra como espada para destruir Leviatã!
Deus nos dará do Espírito para Destruir Leviatã!
É de toda a Palavra que sai da boca de Deus que vivemos e destruímos Leviatã.