Ele é - Deus é assim!
Ele é • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Introdução
Vivemos em meio a uma geração com dificuldade de identidade.
Uma geração sem identidade clara é uma geração sem objetivo, uma geração perdida em sí mesma
Em um tempo de dúvidas, Deus é.
Poderíamos começar tal reflexão pensando em quem somos essêncialmente.
Quem você é? O que te define? Tenta pensar durante alguns minutos aquilo que você é, e verá a dificuldade de se definir em palavras isso porque o que somos é por vezes muito volátil.
O texto está falando de Jesus e do que Ele é em essêcia. É interessante também salientar que esse será um dos principais textos usados por nós nessa série de estudos.
Ele é a imagem visível do Deus invisível.
Colossenses 2.9 “porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.”
Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,
1 e 2 Tessalonicenses, Colossenses e Filemon A. Na Criação
É no Filho que o Deus invisível se tornou visível, a fim de que o homem contemple aquele que é invisível
1 - Ele é antes de todas as coisas
1 - Ele é antes de todas as coisas
Mateus 24.35 “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.”
1Coríntios 7.31 “e os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; porque a aparência deste mundo passa.”
A existência baseado em fatores que são passageiros também é tão passageira quanto.
Muitas coisas são diferentes hoje do que era antes, e você sabe de histórias de empresas por exemplo que deixaram de existir uma vez que seu ramo não mais existe.
Ele é antes de todas as coisas!
Salmo 102.26 “Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerão como uma veste, como roupa os mudarás, e serão mudados.”
Nele tudo subsiste. Em um mundo sem verdades absolutas, não existe certo e errado, mas em Cristo aprendemos que Ele é o caminho a verdade e a vida.
João 1.1 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”
Em um mundo em ruínas, Nele subsiste todas as coisas.
1 e 2 Tessalonicenses, Colossenses e Filemon A. Na Criação
A idéia do apóstolo é a seguinte: os anjos não têm poder fora de Cristo. Aliás, eles nem mesmo podem existir sem ele. São criaturas e nada mais. Por si mesmos não podem contribuir em nada para a salvação ou aperfeiçoamento dos colossenses. Podem apenas prestar serviço, e isso sempre em sujeição a Cristo pelo seu poder. Os anjos bons não podem acrescentar nada à plenitude das riquezas e recursos que os crentes possuem em Cristo. Os anjos maus não podem separá-los do seu amor
2 - Ele é o Cabeça da Igreja
2 - Ele é o Cabeça da Igreja
assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,
1Coríntios 12.12–31 “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato? Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve. Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo? O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós. Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são nece…”
A igreja é o corpo de Cristo.
A igreja não é do pastor
A igreja não é da liderança
A igreja não está aqui para satisfazer a minha necessidade
A igreja é o corpo de Cristo… portanto quem dita o rumo precisa ser o próprio Deus.
3 - Ele é o primogênito entre os mortos
3 - Ele é o primogênito entre os mortos
Ele foi o primeiro que Ressucitou abrindo o caminho para que fizessemos o mesmo
Colossenses 3.1–4 “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.”
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,