Lembra-te de Jesus Cristo: O Autor e Consumador da nossa fé (2)

Lembra-te de Jesus Cristo  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views

É um fato que mesmo dentro das nossas Igrejas, o conhecimento acerca de Jesus Cristo, sua pessoa, de sua obra, de seus ensinos e de sua missão é trocada por outros assuntos de menor ou até mesmo sem nenhuma importância para o Reino de Deus.

Notes
Transcript

Introdução

Precisamos entender o contexto em que estamos vivendo em nossos dias. A atenção das pessoas se tornou um ativo muito valioso para as empresas e organizações de diversos fins. Existe um conceito que vem sendo usado desde a década 1970 chamado de “A economia da atenção” que considera a atenção humana como um recurso limitado e valioso, e que aborda como as pessoas lidam com a riqueza de informações à sua disposição. O termo foi criado pelo economista, psicólogo e cientista político Herbert Simon, e aplica teorias económicas para resolver problemas de gestão de informações.
A economia da atenção destaca a competição por nossa atenção à medida que se torna uma mercadoria cada vez mais escassa. Por exemplo, os produtos desenvolvidos por "Pesquisadores de Design de Experiência do Usuário" estão em constante concorrência pela atenção dos utilizadores, que são seletivos em como gastam o seu tempo.
A economia da atenção também discute o número excessivo de informações disponibilizadas online, incluindo anúncios publicitários. Estima-se que os utilizadores sejam expostos, em média, à exibição de 6 a 10 mil anúncios por dia, o que leva a uma fadiga publicitária, olhando do lado das empresas. Este fenómeno faz com que as campanhas sejam simplesmente ignoradas ou rejeitadas pelos consumidores, levando-os ao esquecimento da mensagem em poucos segundos.
Alguns estudos têm sugerido que o uso excessivo de novos meios de comunicação pode oferecer riscos para a saúde dos mais jovens, incluindo problemas como hiperatividade, desatenção, prejuízo na qualidade de vida, aumento de problemas com autoestima, problemas sociais e comportamentais, sedentarismo, depressão e sofrimento psicológico.
De acordo com o estudo "De olho nas tendências em 2024" da Globo, alguns dos principais temas de pesquisa em 2024 são: Ansiedade climática; Regionalismo; Comunidades: conexões com relevância; Longevidade: resignificando o envelhecimento; Saúde mental; Naturalização da IA.
Outros estão com a sua atenção nos esportes, na política, no trabalho, nos estudos, na geopolítica e as guerras pelo mundo, na economia e em inúmeros temas que tomam conta de mentes e corações.
O autor aos Hebreus faz uma exortação aos nossos irmãos da Igreja primitiva que reverbera em nossos dias como um importante alerta para cada cristão: desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus!
Para refletirmos: Onde temos fixado os nossos olhos? Onde tem estado a nossa atenção?
Estivemos na semana passada visitando a nossa família em Belém onde nesta ocasião, visitamos os nossos familiares ainda enlutados pelo falecimento do Pr. Genésio. Veio em meu coração o desejo de visitar os arquivos dele e de dividir com todos quantos queiram os esboços de pregação e estudos do nosso amado Pr. Genésio. Entre as dezenas de pastas com os materiais desenvolvidos por ele, um tema me chamou a atenção e me fez recordar de suas pregações e ensinos, o tema é “Lembra-te de Jesus Cristo”. Esse tema ficou martelando em minha mente pois entendo que nesse mundo em que vivemos, somos tentados a todo momento em olhar para diversas coisas, atentar para diversos temas nos quais a pessoa do nosso Mestre Jesus Cristo está ausente.
O tema, portanto, que trabalharemos nos próximos meses é este: Lembra-te de Jesus Cristo.
É um fato que mesmo dentro das nossas Igrejas, o conhecimento acerca de Jesus Cristo, sua pessoa, de sua obra, de seus ensinos e de sua missão é trocada por outros assuntos de menor ou até mesmo sem nenhuma importância para o Reino de Deus.
Irmãos, não há sombra de dúvidas de que Jesus Cristo é a pessoa mais importante da história da humanidade, de deve ser a primícia para nós. É urgente a necessidade de nos dedicarmos em conhecê-lo, em amá-lo, em segui-lo e em servi-lo.
Vamos mergulhar nesta passagem de Hebreus 12.1-3 e tirarmos lições eternas para nós nessa noite.

1 A REALIDADE DO PECADO É VENCIDA POR MEIO DE JESUS CRISTO

Verso 1: (a) Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, (b) livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós (c) e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,
Devemos ter em mente que Hebreus foi escrito para o povo que estava sendo perseguido. Por terem renunciado ao judaísmo por Cristo, eles enfrentavam oposição implacável. Havia o risco de eles interpretarem seu sofrimento como um sinal de desagrado de Deus. Eles podiam ficar desencorajados e desistir. Pior ainda, poderiam ser tentados a retornar ao templo e às suas cerimônias.
Eles não deveriam supor que o sofrimento deles era excepcional. Muitas das testemunhas descritas no capítulo 11 sofreram severamente como resultado da lealdade ao Senhor, e, ainda assim, resistiram. Se eles mantiveram perseverança indeclinável com seus poucos privilégios, muito mais deveríamos nós, a quem foram destinadas as realidades superiores do cristianismo. (Galeria dos Heróis da Fé - Ler Hb 11.32-40)
Eles nos rodeiam como uma grande nuvem de testemunhas. Isso não significa que são espectadores do que acontece na terra. Antes, nos dão testemunho pela vida de fé e perseverança que levaram, e estabeleceram um alto padrão para o imitarmos.
A vida cristã é uma corrida que requer disciplina e perseverança. Devemos nos despojar de tudo o que nos retarda. Os pesos podem ser inofensivos em si, mas ainda assim impedem o progresso; podem ser bens materiais, laços familiares, amor ao conforto, falta de mobilidade etc. Nas corridas olímpicas, não há regra que proíba carregar alimento e bebida, mas o corredor nunca venceria a prova dessa forma.
Devemos também deixar […] o pecado que tenazmente na nos assedia (ver NAA). Isso pode significar pecado de qualquer tipo, mas especialmente o pecado da descrença. Devemos ter confiança completa nas promessas de Deus e de que a vida de fé certamente vencerá.
Precisamos nos proteger da noção de que a carreira é uma corrida de velocidade fácil, que tudo na vida cristã é cor-de-rosa. Temos de estar preparados para seguir em frente com perseverança diante das provações e tentações.

2. OLHE FIRMIMENTE PARA JESUS CRISTO (sem distração) — olhar para Ele sem ter a atenção desviada.

Verso 2: (a) olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, (b) o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, (c) e agora está sentado à direita do trono de Deus.
Durante toda a corrida, devemos desviar-nos de todos os outros objetos e fitar os olhos em Jesus, o corredor principal. Ele destaca-se visivelmente de todos os outros […] o Homem que primeiro realizou perfeitamente a ideia de viver pela fé […], que corajosamente suportou o amargo sofrimento da cruz e desprezou a ignomínia (vergonha) por isso, sustentado por uma fé que tão vividamente alcançou a alegria e glória futuras que removeu a consciência da dor e vergonha presentes.
Jesus é o Autor, o pioneiro, da fé, no sentido de que nos proveu com o único exemplo perfeito de como é a vida de fé.
Ele é também o Consumador da fé. Não apenas iniciou a corrida, mas a terminou com triunfo. Para ele, o itinerário da corrida ia do céu a Belém depois, do Getsêmani ao Calvário; e do túmulo, então, de volta para o céu. Em nenhum momento, ele vacilou ou voltou atrás. Ele manteve os olhos fixos na vinda gloriosa, quando todos os remidos serão reunidos com ele eternamente. Essa visão possibilitou não pensar na ignomínia e suportar o sofrimento e a morte. Hoje, ele está assentado à destra do trono de Deus.
Veja, para muitas pessoas, confessar o nome de Jesus Cristo como seu Senhor é motivo de vergonha e de desprezo. Para nós que cremos Nele, é motivo de alegria, conforto e esperança pois, assim como os Heróis da Fé, temos também um lugar glória preparados para nós, nos céus.

3. PENSEM EM JESUS CRISTO (pensar com cuidado — pensar ativamente, com esforço e precisão.)

Verso 3: (a) Portanto, pensem naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, (b) para que vocês não se cansem nem desanimem.
A ilustração agora muda da corrida para a luta contra o pecado. O nosso destemido capitão é o Senhor Jesus; ninguém jamais suportou tamanha oposição dos pecadores como ele. Toda vez que tendermos a nos tornar enfraquecidos e desfalecidos (RC), devemos pensar no que ele sofreu. Nossas provações parecerão uma palha.
CONCLUSÃO
Lembre-se:
1 A REALIDADE DO PECADO É VENCIDA POR MEIO DE JESUS CRISTO
2. OLHE FIRMIMENTE PARA JESUS CRISTO (sem distração) — olhar para Ele sem ter a atenção desviada.
3. PENSEM EM JESUS CRISTO (pensar com cuidado — pensar ativamente, com esforço e precisão.)
Lembra-te de Jesus Cristo! olhe firmemente para Ele e siga fielmente os seus passos. O Corredor Perfeito na corrida da fé, Jesus, nos sustentará em meio as provações, no cansaço Ele é nossa fonte de renovo e alívio, nas aflições Ele é nosso consolo bem presente na angústia, Ele é o motivo da nossa fé e a nossa esperança de nos encontrarmos com Ele no final da corrida, deve tomar conta dos nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.
Related Media
See more
Related Sermons
See more