A oração e o viver diário da igreja
Carta aos Colossenses • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
Handout
Introdução
Introdução
A cidade de Colossos ficava há 160 km de Éfeso. A igreja foi fundada por Epafras.
7 Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco,
Ele foi alcançado pelo evangelho através de uma visita à cidade de Éfeso através da pregação de Paulo (At 19.1-10), visto que, o apóstolo esteve durante três anos em Éfeso.
Na igreja estava surgindo falsos ensinos (Cl 2.8-15) e talvez Epafras preocupado com essas questões foi até Roma ao encontro de Paulo que estava preso (Cl 4.12-14). Paulo escreveu essa carta por volta de 60-62 d.C.
Os falsos ensinos diziam:
Negavam a divindade de Jesus, a carta apresenta Jesus como Deus (Cl 1.16-18).
Negavam a humanidade de Cristo, o apóstolo afirma que Cristo se encarnou (Cl 1.22).
Acrescentavam normas e crenças, que não deixadas na Palavra de Deus (Cl 2.20-23).
Ensinavam a adoração a anjos (Cl 2.18-19).
Ensinavam que a salvação de pecados é por meio de regras, por exemplo, a circuncisão (Cl 2.11-13).
No capítulo quatro o apóstolo Paulo exorta a igreja em relação a oração e traz as saudações finais.
Ideia Central
Ideia Central
A igreja precisa investir tempo em oração e ser prudente no modo de viver.
Transição
Transição
Veremos três afirmações sobre a igreja.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1ª A igreja precisa orar (v. 2)
1ª A igreja precisa orar (v. 2)
A oração é fundamental para o povo de Deus, porque através dela os cristãos se relacionam com Deus e são fortalecidos pela presença do Senhor. A oração é uma arma poderosa para enfrentar as batalhas espirituais. O texto apresenta três características da oração:
1ª A oração deve ser com perseverança (v. 2)
1ª A oração deve ser com perseverança (v. 2)
2 Dediquem-se à oração (NVI)
2 Perseverai na oração (ARA)
Paulo usa a palavra perseverança no imperativo, ou seja, ele está dando uma ordem para a igreja. A palavra “perseverar” significa “apegar-se e não desistir”, isso quer dizer que a vida de oração da igreja deve ser constante, essa prática não pode ficar de fora da rotina da igreja.
A igreja que não ora, corre sérios riscos. Porque a falta de oração leva a igreja a ficar fraca espiritualmente, a cair nas ciladas de satanás e a se corromper com os padrões mundanos.
A igreja deve orar constantemente.
17 Orem continuamente.
A igreja não deve desanimar ao orar.
1 Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.
A igreja primitiva persistia na oração.
14 Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele.
2ª A oração deve ser com vigilância (v. 2)
2ª A oração deve ser com vigilância (v. 2)
2 estejam alerta
Quando a igreja persevera na oração, ela deve ficar alerta, para que ela mantenha o foco e não fique distraída com outras coisas. O sono pode levar a distração, quando Paulo usa a palavra “vigiar” ele está se referindo a ficar acordado e manter o cuidado. Pedro não vigiou e dormiu no Getsêmani, porque dormiu no momento errado.
37 Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Simão”, disse ele a Pedro, “você está dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora? 38 Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.”
O diabo fará de tudo para afastar a igreja da oração ou para leva-lá a uma rotina mecânica e programada, ou seja, palavras repetitivas e sem considerar o objetivo.
Jesus alertou sobre as palavras repetitivas:
7 E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. 8 Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.
3ª A oração deve ser com gratidão (v. 2)
3ª A oração deve ser com gratidão (v. 2)
2 sejam agradecidos.
Ao orar a igreja deve agradecer, porque a vida de gratidão é uma marca dos cristãos. Na carta aos colossenses Paulo menciona a “gratidão” seis vezes (Cl 1.3, 12; 2.7; 3.15,17; 4.2). O contrário da gratidão é a murmuração, ela destrói a vida de oração da igreja, porque em muitas situações ao invés de orar, as pessoas reclamam.
O pastor Hernandes Dias Lopes diz: “Em vez de você murmurar, comece dar graças a Deus, Você tem motivos para dar graças a Deus? Quanto vale os seus olhos? Quanto vale os seus ouvidos? Quanto vale os seus dois pulmões? Quanto vale você ter a vida eterna em Cristo Jesus?”.
A gratidão irá te levar a ver as coisas boas a sua volta. Já a murmuração irá te levar a esquecer as coisas boas em sua volta.
2ª A igreja precisa interceder (v. 3-4)
2ª A igreja precisa interceder (v. 3-4)
A prática da intercessão é muito importante para a vida da igreja, porque desse maneira ela coopera para que o evangelho seja espalhado em vários lugares diferentes. Diante disso, veremos duas formas de praticarmos a intercessão:
1ª Orar para que a palavra seja pregada (v. 3)
1ª Orar para que a palavra seja pregada (v. 3)
3 Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso.
Paulo estava preso, mas com os seus pensamentos no Reino de Deus, porque mesmo estando preso, a preocupação de Paulo era que a mensagem do evangelho pudesse ser espalhada. Observe no texto que o apóstolo não pede por sua libertação, mas para Deus abra as portas e o evangelho seja pregado.
O motivo de Paulo estar preso era por causa da pregação do evangelho. Mas a sua prisão não foi impedimento dele trabalhar pelo evangelho, ele escreveu cartas para a igreja.
A igreja precisa orar para que as pessoas se rendam aos pés de Cristo, visto que muitas pessoas estão mortas em seus delitos e pecados, vivendo uma vida distante de Deus. E nós que temos a mensagem do evangelho, precisamos orar para que a ela chegue até as pessoas.
2ª Orar pelos missionários (v. 4)
2ª Orar pelos missionários (v. 4)
4 Orem para que eu possa manifestá-lo abertamente, como me cumpre fazê-lo.
Paulo pede para que ele seja capaz de pregar o evangelho de forma clara, ou seja, para que as pessoas consigam entender o evangelho e se rendam aos pés de Cristo. Além disso, o motivo desse pedido era para que ele não viesse a desanimar diante dos seus sofrimentos.
A igreja precisa orar pelos missionários, pois existem lugares que pregar o evangelho não é permitido e até perseguem aqueles que insistem em anunciar o evangelho. Por isso, a igreja no oriente médio se reúne escondidos, porque se pregarem são mortos.
Yousef Nadarkani deixou a fé islâmica e se converteu ao cristianismo. Depois virou pastor e plantou uma igreja. Mas as autoridades Iranianas o prendeu porque ele abandonou a fé Islâmica e ele recebeu a proposta de deixar o cristianismo e voltar para a fé Islâmica em troca de não ser condenado a morte, mas ele não aceitou. Ele foi solto e está vivo, mas viverá em um exílio e receberá 30 chicotadas. Em uma entrevista ele disse: “Agradeço a todos que oraram por mim enquanto estive na prisão. Tudo que eu suportei foi pouco em comparação com o que Cristo fez por nós”.
3ª A igreja precisa ser exemplar (v. 5-6)
3ª A igreja precisa ser exemplar (v. 5-6)
Diante da sociedade a igreja precisa ter uma boa conduta, porque o mundo lá fora observa a conduta do membros da igreja e como a igreja reage as situações. Diante disso, o texto apresenta três maneiras para a igreja viver de forma exemplar:
1ª Sabedoria na conduta diária (v. 5 a)
1ª Sabedoria na conduta diária (v. 5 a)
5 Sejam sábios no procedimento para com os de fora;
Os cristãos são chamados para viver uma conduta que agrada a Deus, tendo um bom testemunho no local em que está inserida. Isso significa a credibilidade que a igreja tem diante dos incrédulos.
Uma igreja séria e que tem um bom testemunho será bem falada pelos incrédulos. Mas se a igreja tem um mal testemunho, as pessoas lá fora irão falar a respeito disso.
A igreja não deve ser uma pedra de tropeço, mas ela deve buscar ser irrepreensível , ou seja, que não tem nada para acusa-lá. O povo de Deus deve buscar ser exemplo em todas as áreas da vida, por exemplo, casamento, namoro, negócios, estudo, etc.
2ª Aproveitar as oportunidades (v. 5 b)
2ª Aproveitar as oportunidades (v. 5 b)
5 aproveitem ao máximo todas as oportunidades.
Os cristãos deve aproveitar cada oportunidade para anunciar as boas novas do evangelho. Por isso, é fundamental está preparado e ter uma palavra para mostrar o plano de salvação para os pecadores.
As oportunidades aqui são as portas que Deus abre para anunciar o evangelho. E as vezes ela acontece em lugares diferentes, por exemplo, na fila do banco, na voadeira, no ônibus, no avião, etc.
3ª Usar corretamente as palavras (v. 6)
3ª Usar corretamente as palavras (v. 6)
6 O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.
Os cristãos precisar ter um linguajar santo, isso quer dizer que não pode ter palavras rudes, grosseiras e torpes, mas que seja edificante e agradável. Diante disso, é necessário saber conversar diante das situações e problemas, para não cair no pecado da língua.
29 Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.
As palavras precisa ser temperada, para entender o que Paulo está querendo dizer é necessário entender a função do sal. O sal serve para dar sabor a comida, se colocar muito sal ficará muito ruim, mas se por pouco sal não ficará bom, por isso é necessário temperar. As palavras não pode ser aquelas que irão trazer desinteresse, tédio ou sem graça, mas também não pode ser aquelas palavras rudes, grosseira que vão ofender.
Conclusão
Conclusão
Conclui-se que a igreja precisa orar constantemente, manter a vigilância, viver de uma forma que agrada e glorifica a Deus, sendo santa no modo de viver.
A igreja precisa ter um bom testemunho diante da sociedade onde ela está inserida. Infelizmente muitas igrejas ao invés de atrair pessoas, elas tem afastados os descrentes por causa de mal testemunho. Os incrédulos dizem “aquela igreja pode tudo”, “aquela igreja que faz conta e não paga”.
A igreja brasileira precisa orar pelos missionários e por aqueles irmãos que sofrem perseguições em países fechado. É necessário aproveitar que o Brasil é um país livre e pregar o evangelho para os perdidos. Infelizmente a igreja brasileira caiu no comodismo, pois o povo perdeu a prática de evangelizar.
Aplicação
Aplicação
Busque orar constantemente para que você cresça espiritualmente e seja mais íntimo de Deus.
Cuidado com as suas atitudes e o seu comportamento, porque o mundo lá fora te observa.
Aproveite as oportunidades para falar de Jesus para os perdidos.