Estudo: SANTIFICAÇÃO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 101 viewsNotes
Transcript
1 º Definindo a importância da santificação a luz da bíblia
1 º Definindo a importância da santificação a luz da bíblia
O que a bíblia nos ensina sobre santificação?
O que a bíblia nos ensina sobre santificação?
ANTIGO TESTAMENTO:
ANTIGO TESTAMENTO:
No antigo testamento a ideia de santificação é designada a coisas que eram separadas,- A Palavra hebraica é “Qadosh” que significa algo como “isolar” ou “separar” coisas , coisas essas que eram separadas e oferecidas a serviço de Deus, não somente objetos mas também coisas e pessoas como por exemplo a terra de Canaã, a cidade de Jerusalém, o monte, o templo, o tabernáculo, os sábados e as festas de israel. Todas essas coisas são chamadas santas, por que eram coisas consagradas a Deus. Igualmente também os profetas, os levitas e os sacerdotes são chamados santos, por que eram pessoas que eram separadas para o serviço de Deus. A Santidade aqui no antigo testamento está mais relacionada ao serviço a Deus do que um aspecto moral do ser humano.
A forma como se dava essa “Separação” (Santificação) ela se expressa de duas formas: (1) O chamado de Deus para a santificação, para nos separarmos do pecado. (2) Que é o chamado à santidade para nos consagrarmos a Deus. Esses dois conceitos: Separação do pecado e o se Consagrar a Deus, é a forma como nós compreendemos a Palavra Santidade.
Quero trazer alguns exemplos disso no Antigo Testamento, como o Espirito Santo operava e trabalhava no povo durante o período da Antiga Aliança. Como ele “Separava” indivíduos para determinados serviços específicos. Primeiro exemplo que eu quero dá, eu acho ele muito interessante pois, ele se assemelha muito com a ideia de Dons Espirituais concedida a nós no novo testamento.
1 O Senhor disse mais a Moisés:
2 — Eis que chamei pelo nome Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,
3 e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício,
4 para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze,
5 para lapidação de pedras de engaste, para entalho de madeira, para todo tipo de trabalho artesanal.
6 Escolhi Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, para trabalhar com ele. Também dei habilidade a todos os homens hábeis, para que me façam tudo o que tenho ordenado:
Essa é forma como Deus separa indivíduos para o serviço à Ele. Nesse caso, Deus dotou homens com habilidades, para construção do tabernáculo.
16 O Senhor disse a Moisés: — Reúna para mim setenta homens dos anciãos de Israel, que você sabe que são anciãos e superintendentes do povo, e traga-os diante da tenda do encontro, para que estejam ali com você.
17 Então descerei e ali falarei com você. Tirarei do Espírito que está sobre você e o porei sobre eles; e eles ajudarão você a levar a carga do povo, para que você não tenha de levá-la sozinho.
Mais uma vez, Deus capacitando homens para tarefas especificas. Deus dotou vários homens e mulheres na bíblia com essa “unção”. Vemos isso muito no Livro de Juízes, Deus capacitando Débora para liderar o povo, Espirito Santo vindo sobre sansão, Gideão, os profetas. Miriã também é contada como uma profetisa em Êxodo 15.20“20 A profetisa Miriã, irmã de Arão, pegou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças.” O Espirito Santo também ungiu os sacerdotes e os reis para que realizassem sua obra. Vemos o Espirito Santo vir sobre o Rei Saul, e depois se retirar dele. Espirito Santo usando Davi para expulsar espirito malignos tocando sua harpa e etc.
E essa é uma das principais diferenças de atuação do Espirito Santo no Antigo Testamento e no Novo Testamento.
Vemos no antigo testamento, O Espirito Santo “POUSANDO” sobre determinados indivíduos para realizarem os propósitos de Deus. Quero enfatizar a palavra “POUSANDO”, e ela aparece diversas vezes principalmente no caso de Sansão, onde o Espirito Santo se apossa dele, pousa sobre ele e o concede uma força sobrenatural e Deus o usa para realizar o seu propósito, vemos no entanto que o Espirito Santo não habitava em Sansão, apenas pousava sobre ele e pelo fato do pecado e dos erros de Sansão o Espirito Santo se retirava dele. Vemos isso também com o Rei Saul o Espirito Santo vindo sobre ele para capacita-lo, por exemplo em 1Samuel 10.10 “10 Quando eles chegaram a Gibeá, eis que um grupo de profetas saiu ao encontro deles. O Espírito de Deus se apossou de Saul, e ele profetizou no meio deles.” E Depois em 1Samuel 16.14“14 Depois que o Espírito do Senhor se retirou de Saul, um espírito mau, vindo da parte do Senhor, o atormentava.”
Então como nós vemos, citando apenas esses dois personagens Sansão e Saul, que o Espirito Santo no antigo testamento tinha o propósito de Separar uma pessoa para realizar a obra de Deus. O Espirito Santo, não fazia morada nos indivíduos, mas “apenas” pousava ou se apossava de pessoas como - Os profetas, os sacerdotes, os reis, os juízes, os homens que participaram da construção do tabernáculo. - É Fato que nem todos recebiam essa Unção do Espirito Santo, Moisés, porém ele desejou que isso mudasse Nm 11.29
29 Porém Moisés lhe disse: — Você está com ciúmes por mim? Eu gostaria que todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse o seu Espírito!
NOVO TESTAMENTO:
NOVO TESTAMENTO:
Entrando agora da atuação do Espirito Santo no novo testamento, pegando esse gancho que Moisés disse em Números 11.29 que “Gostaria que todo o povo do SENHOR fosse profeta” , a gente vê isso se cumprindo em Atos capítulo 2 com a descida do Espirito Santo sobre a igreja. Claro que Atos 2 cumpre primeiramente o que foi dito pelo Profeta Joel que o Espirito desceria sobre toda a carne, os filhos profetizariam, os jovens teriam visões e os velhos sonharão e etc. Mas cumpre também o anseio de Moisés para que todo o povo fosse profeta ou seja para que todo o povo fosse recebesse o Espirito Santo, para que todo povo fosse Santo, Separado, sendo instrumento de Deus para cumprir seus propósitos.
Então vemos aqui em Atos 2, nos dias de Pentecostes, a descida do Espirito Santo, então começa uma nova atuação, semelhante porém distinta da nova aliança com a da antiga aliança.
E a primeira distinção é que TODOS podem receber o Espirito Santo. Diferentemente da antiga aliança, onde apenas pessoas especificas, destinadas para obras especificas recebiam o Espirito Santo como reis, profetas, sacerdotes, levitas, juízes ou no caso dos construtores do Tabernáculo onde a Palavra diz que eles foram “Cheios do Espirito Santo”.
Então, na nova aliança, temos esse grande privilegio de sermos habitados pelo Espirito Santo.
Em João Capitulo 3. tem uma conversa que é maravilhosa, que é entre Jesus e Nicodemos, Nicodemos sendo um dos principais dos judeus, mestre da lei. Ele vai até Jesus com alguns questionamentos a respeito dos milagres que Jesus realizava.
2 Este, de noite, foi até Jesus e lhe disse: — Rabi, sabemos que o senhor é Mestre vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que o senhor faz, se Deus não estiver com ele.
3 Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.
4 Nicodemos perguntou: — Como pode um homem nascer, sendo velho? Será que pode voltar ao ventre materno e nascer uma segunda vez?
5 Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não fique admirado por eu dizer: “Vocês precisam nascer de novo.”
8 O vento sopra onde quer, você ouve o barulho que ele faz, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
A primeira distinção: Da atuação do Espirito Santo é que na nova aliança, todos podem receber o Espirito por meio da fé em Cristo Jesus.
A segunda distinção: É que o Espirito Santo não apenas ele muda o nosso interior, nos fazendo ser pessoas “melhores” desenvolvendo os frutos e etc.. Como eu disse, o papel da santidade é nos separar do pecado para Deus, a santificação nos tira do mundo. E nessa conversa com Nicodemos, Jesus fala que para vermos o reino, devemos nascer de novo, nascer da água e do espirito, e o Espirito Santo realiza isso em nós, ele opera o seu poder em nos tirar do reino das trevas para o reino da luz, ele nos vivifica enquanto estávamos mortos em nossos pecados e delitos.
Então ele de fato nos torna santo, somos santificados pelo Espirito Santo, ele nos tira do mundo para o reino de Deus. Ele nos faz nascer de novo por meio da fé em Cristo Jesus.
A terceira distinção: É que somos SELADOS/HABITADOS pelo Espirito Santo: Paulo, em Efésios 1.13-14 Diz que somos SELADOS com o Espirito Santo da promessa, que o Espirito é a garantia da nossa herança, onde Deus ira resgatar sua propriedade. Também em 2Coríntios 1.22 “nos selou como sua propriedade e fez habitar o seu Espírito em nossos corações como garantia de tudo o que está por vir.”
Quarta distinção: É que o propósito da santificação é para que sejamos a imagem e semelhança de Cristo Jesus.
Romanos 8.28–29 “28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Pois aqueles que Deus de antemão conheceu ele também predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Então o Espirito Santo ele trabalha para que sejamos conforme a imagem de Jesus, isso produzindo o fruto do Espirito como é dito em Gálatas 5.22 por exemplo. E a santificação é um processo que dura a vida toda, até a morte, pois depois da morte seremos perfeitos e sem pecado. Mas até lá é essa luta da carne x espirito, uma militando contra a outra.
2 º O papel do Espirito Santo na santificação
2 º O papel do Espirito Santo na santificação
Como o Espirito Santo nos ajuda na santificação
Como o Espirito Santo nos ajuda na santificação
A nossa santificação é um ato da nossa fé em Deus, que por meio da fé nos tornamos santo e fazemos parte de um povo Santo. A bíblia não apenas mostra que a santificação ela é algo que apenas muda nossa moral, mas é algo que nos leva a um relacionamento com Deus. E o papel do Espirito Santo é produzir em nós um novo caráter, uma nova natureza a imagem de Deus e nos capacitar a pratica boas obras EF 2.10 “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”
A Santificação ela é algo sobrenatural de Deus, ela não é algo que vem de nós, é produzida em nós pelo Espirito Santo. 1Ts 5.23 “O mesmo Deus da paz os santifique em tudo. E que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
A Santificação tem o papel de matar o velho homem, Romanos 6.6 “sabendo isto: que a nossa velha natureza foi crucificada com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sejamos mais escravos do pecado.” Gálatas 5.24 “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.”
E é algo que é um processo, um processo que dura a vida toda, essa ideia de matar o velho homem, deixar o novo homem predominando sobre o velho, por isso que temos o Espirito Santo, para nos ajudar a vencer as tentações, os desejos da carne, de nos levar mais próximos de Deus.
A ação do Espirito Santo x Nossa ação na santificação
A ação do Espirito Santo x Nossa ação na santificação
Nós também temos nossa responsabilidade, nós participamos na obra da santificação. E nós participamos dessa obra dando ouvido as advertências contra o mal e as tentações, da forma que devemos agir no mundo e a bíblia sempre nos alerta, Romanos 12.9 “O amor seja sem hipocrisia. Odeiem o mal e apeguem-se ao bem.”
Romanos 12.16 “Tenham o mesmo modo de pensar de uns para com os outros. Em vez de serem orgulhosos, sejam solidários com os humildes. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.”
1Tessalonicenses 4.3“3 Pois a vontade de Deus é a santificação de vocês: que se abstenham da imoralidade sexual;”
Gálatas 5.16-18 “Digo, porém, o seguinte: vivam no Espírito e vocês jamais satisfarão os desejos da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem. Mas, se são guiados pelo Espírito, vocês não estão debaixo da lei.”
Nós, na pratica das disciplinas espirituais, alimentando o espirito mais que a carne, nós conseguimos viver de uma forma a não satisfazer por completo os desejos da carne. Como Paulo disse em Gálatas, é uma luta entre a carne e o espirito porque são opostos entre si. Então, nessa caminhada, nesse conflito diário, nem sempre o nosso espirito vencerá, nós temos ainda o corpo corrompido pelo pecado, e então conseguimos, com o Espiritual mais forte sobressair sobre a carne… Eu vi um tempo atrás uma frase que é até engraçada que dizia “A carne é fraca - Como desculpa para pecar-” e a resposta abaixo: “Se a carne é fraca, pq ela te vence?” Então cabe a nós esse em conjunto com o Espirito Santo, é uma vida de mão dupla o processo da santificação.
3 º A santificação na pratica
3 º A santificação na pratica
A importância das disciplinas espirituais
A importância das disciplinas espirituais
Miquéias 6.8 “Ele já mostrou a você o que é bom; e o que o Senhor pede de você? Que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus.”
Quero falar algumas coisas bem praticas, que o Senhor requer de nós, isso é algo que estou passando pra vocês mas é algo que tenho que aprimorar e muito na minha vida, mas eu creio que conforme a gente vai obedecendo a Deus nas pequenas coisas, andando humildemente com o nosso Deus igual nós lemos, o Espirito Santo vai trabalhando e aperfeiçoando o caráter de Cristo em nós.
1º Devocional: Leitura diária da Palavra:
2TM 3.16-17 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
A Leitura da Palavra é por onde nós conhecemos a Deus e temos um relacionamento com Ele. Como eu falei em um dos estudos passados sobre a Revelação de Deus. E a revelação especial de Deus se dá por meio da Palavra. A Palavra é o nosso alimento, como Jesus disse “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” A Palavra também nos santifica como Paulo diz em Efésios 5.25–26 “Como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,” Então a Palavra ela é essencial para nós conhecermos a Deus melhor, para alimentar o nosso espirito e para nos santificar.
2º Oração:
É o nosso dever como Cristão a pratica diária da oração, a oração é o meio pelo qual nós conversamos com Deus, em varias passagens da escritura somos encorajados a orar, como Paulo vai dizer “Orem sem cessar” Jesus ensina os discípulos a orar no sermão do monte com a oração do pai nosso e etc… Tem uma frase do Max Lucado que diz que “O poder da oração não está em que a faz, mas de quem a ouve”
3º Jejum:
Mateus 4.1-2 “A seguir, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.” Jesus nosso maior exemplo de um homem que jejua, e o jejum bíblico tem o objetivo de enfraquecer a nossa carne, de nos deixa mais sensível a voz do Espirito Santo.
4º Congregar:
Hebreus 10.25 “Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima.” Congregar, é vista biblicamente como a reunião dos santos, e é uma ordem de Deus o ato de congregar, por meio da congregação como diz o autor de Hebreus nós somos admoestados, somos corrigidos. O Congregar como igreja, nos fortalece espiritualmente por meio das pregações, louvores, comunhão com os irmãos e etc. E o autor de Hebreus dá essa enfâse “Ainda mais agora que vocês veem que o Dia do SENHOR se aproxima.” é um encorajamento para a comunhão como igreja, pois quando Cristo vier ele levará a sua IGREJA, e igreja somos nós, no coletivo, crentes em Cristo Jesus.
Vou falar apenas dessas quatro que são o básico da nossa vida cristã, mas é aquela coisa né, o básico funciona, e creio que se a gente manter isso como um habito em nossas vidas, a nossa vida ela é transformada, as provações, as lutas, os desejos e a vontade da carne vão nos tentar todos os dias… Mas como Tiago 1.12 vai dizer: “Bem-aventurado é aquele que suporta com perseverança a provação. Porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” Então que nós venhamos se esforçar para nos santificar cada dia mais. Paulo em Filipenses 2.12–13“12 Assim, meus amados, como vocês sempre obedeceram, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvam a sua salvação com temor e tremor, 13 porque Deus é quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” Como eu disse anteriormente, a santificação é uma ação conjunta entre nós e o espirito santo, Espirito Santo com seu poder efetua em nós o querer e o realizar, mas cabe a nós também nos santificarmos, criando hábitos para fortalecer o nosso Espirito como a: Leitura da Palavra, Oração, Jejum e Congregar. Termino com citação de Hebreus 12.14
14 Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.