Retiro de Líderes CA

Varas da multiplicação: Líderes Discipuladores Radicais  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO - história pessoal
Acho que poucos me conhecem ainda, então por isso eu pedi pra vc estar aqui hoje comigo no retiro. Oi! Eu sou o Pr. Ragner, tudo bem? Preciso que você faça direito as coisas no ministério, tá? Então me ajuda aí por favor. rssss Brincadeiras à parte, quero te contar um pouco quem eu sou.
Sou um gaúcho nascido em Panambi, criado no Mato Grosso do Sul, “matucho" como diz meu pai, que escolheu viver em Curitiba desde 2003. Sou o filho mais velho de 3 irmãos, e filho de um pastor batista, Pr Almir, e de uma ministra de música, min. Marta. Meus pais agora moram em Curitiba, estão aposentados, mas saí de casa com 17 anos e não voltei mais. Meu irmão do meio, Lucas, mora em Santa Rosa-RS, trabalhando com um pouco de tudo, e o mais novo, Dann, mora em Miami, sendo tb pastor numa igreja batista lá.
Estudei Licenciatura em Música na Belas Artes, Produção Sonora na Federal e teologia na Fabapar, além do mestrado em teologia tb.
Trabalhei com música muitos anos, dando aula, tocando em eventos e grupos, gravando em estúdio, fiz de tudo um pouco. Sempre participei de forma intensa no ministério de louvor, tocando no conjunto de sinos, nos corais, orquestras e todos os cultos possíveis, e tb fui líder de célula, nos universitários.
Em 2011 assumi meu chamado e em 2012 o Pr. Paulo Davi me convidou para trabalhar na área de banda da igreja. Desde então venho servindo e buscando desenvolver de maneira profunda o ministério.
Gosto de café especial, eu tenho todo um ritual pra isso… cheio de frescura.
Só vejo esportes na copa do mundo e nas olimpíadas, mas digo que sou colorado (inter) e aqui no Paraná torço pro Furacão (só por causa da família da Bruna mesmo…).
Eu e a Bruna estamos casados a 15 anos, desde 2009, casamos com 23 anos, e temos a Catarina de 5 anos de idade.
Eu sou bem tímido - no passado eu era meio gago, ainda falha algumas vezes aqui - mas um dia entendi que Deus queria me usar assim como sou, bastava eu estar disposto. Me inspirei em Moisés.
Gosto de fazer as coisas em equipe, não gosto de fazer sozinho, e tenho plena consciência dos meus limites. Conheço minhas qualidades, mas tb sei que sou pequeno, incapaz, e necessito da graça, capacitação e misericórdia de Deus diariamente.
E desde maio de 2024, esses dias atrás, assumi como diretor do ministério de adoração da PIB Curitiba, iniciando uma nova fase teológica na minha vida: a "teologia do pavor”… To aqui morrendo de medo, com muito temor, mas obedecendo a Deus e buscando servir ao Senhor com toda a minha vida.
Prazer!
================
Por que estamos aqui? Ideia, sonho, desejo de proximidade,, estar disponível, de comunhão.
Líderes com o microfone na mão, que eu não conheço, mas sou o responsável.
Por que você serve no Compromisso Adoração?
Abra sua Bíblia.
Gênesis 30.37-43 NVI
37 Jacó pegou galhos verdes de estoraque, amendoeira e plátano e neles fez listras brancas, descascando-os parcialmente e expondo assim a parte branca interna dos galhos.
38 Depois fixou os galhos descascados junto aos bebedouros, na frente dos rebanhos, no lugar onde costumavam beber água. Na época do cio, os rebanhos vinham beber e
39 se acasalavam diante dos galhos. E geravam filhotes listrados, salpicados e pintados.
40 Jacó separava os filhotes do rebanho dos demais, e fazia com que esses ficassem juntos dos animais listrados e pretos de Labão. Assim foi formando o seu próprio rebanho que separou do de Labão.
41 Toda vez que as fêmeas mais fortes estavam no cio, Jacó colocava os galhos nos bebedouros, em frente dos animais, para que se acasalassem perto dos galhos;
42 mas, se os animais eram fracos, não os colocava ali. Desse modo, os animais fracos ficavam para Labão e os mais fortes para Jacó.
43 Assim o homem ficou extremamente rico, tornando-se dono de grandes rebanhos e de servos e servas, camelos e jumentos.
ORAR, pedindo a clareza na mente e o coração aberto.

As Varas da multiplicação: Líderes Discipuladores

Citar o livro As varas da multiplicação, de Danilo Figueira.
Explicar o contexto de Jacó.
Existem dois tipos de pastores:
Labão: caráter duvidoso, ovelhas significam dinheiro, status e poder.
Jacó: propósitos superiores, sequencia ao legado do seu pai Isaque, que vinha do seu avô Abraão. Ovelhas significa Reino de Deus.
====> Como eram as ovelhas de Labão? Como era esse rebanho?
Não tinham nenhum sinal diferente. Não tem marcas. Era nascer, encher o curral, e tudo certo…
====> Como eram as ovelhas de Jacó? Como era esse rebanho?
Manifestam marcas visíveis em sua identidade, sinais que não eram tão comuns…
PROBLEMA HOJE:
crentes sem padrão, sem marcas nítidas em seu caráter, que carregam um testemunho duvidoso , se misturam facilmente com o mundo, vivendo um estilo de vida muito parecido com o que se encontra fora da igreja
=.Estes crentes, não tem força para provocar transformação.
==> “Um crente com mau testemunho causa mais prejuízo ao evangelho do que uma legião de demônios". (FIGUEIRA, pag. 23, As varas da mult.)
Queremos desenvolver um rebanho de Jacó, que possui marcas visíveis de Jesus na sua vida.
EU SONHO COM QUE SEJAMOS UM, VIVAMOS UNIDADE, QUE SEJAMOS CONHECIDOS COMO VERDADEIROS DISCÍPULOS DE JESUS! Jesus já pediu a Deus por isso, em João 17.20-23
Nova Versão Internacional (17.20 Jesus Ora por Todos os Crentes)
21 para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 23 eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.
Efésio 4.1-6
Nova Versão Internacional 4.1 A Unidade do Corpo de Cristo

4 Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. 2 Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. 3 Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4 Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; 5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6 um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.

E COMO ISSO PODE ACONTECER?
Através do discipulado, dos relacionamentos que formam modelos. Através de LÍDERES DISCIPULADORES.
Essa é a nossa missão: fazer discípulos! Formar referenciais de liderança!
Grande comissão = o mandamento da ressurreição.
Mateus 28.18-20
Nova Versão Internacional (28.16 A Grande Comissão)
19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
DISCIPULADO é a resposta de Deus à necessidade da igreja, para que ela se multiplique com qualidade.
A grande chave do plano de Deus está em produzir referências, através de um processo ou relacionamento chamado DISCIPULADO, para finalmente alcançar a replicação de um padrão.
Agora, sabe qual é o problema? Você está disposto a viver um discipulado profundo, que vai mexer em tudo que vc é e faz?
Olha o que John Stott diz:
O Discípulo Radical (Prefácio: Discípulos ou Cristãos?)
Geralmente evitamos o discipulado radical sendo seletivos: escolhemos as áreas nas quais o compromisso nos convém e ficamos distantes daquelas nas quais nosso envolvimento nos custará muito. Porém, por Jesus ser Senhor, não temos o direito de escolher as áreas nas quais nos submetemos à sua autoridade.
===> Você está disposto realmente a ser discipulado?
==>> Precisamos formar referências.
Como faremos isso? O primeiro conceito é:

As Varas da multiplicação: Líderes Discipuladores

1. MALEABILIDADE: varas verdes (repita isso!)
37 Jacó pegou galhos verdes de estoraque, amendoeira e plátano e neles fez listras brancas, descascando-os parcialmente e expondo assim a parte branca interna dos galhos.
LÍDERES QUE ESTÃO DISPOSTOS A SEREM TRABALHADOS, QUE SAO TRATÁVEIS, MALEÁVEIS.
Coração ensinável ou talento?
As vezes nos impressionamos com os talentosos, e damos a esses um espaço privilegiado. Cuidado! O nosso parâmetro deve ser o coração, e não o talento.
==> O discipulado é um processo invasivo.
Foi uma da virtudes que Jesus encontrou nos 12 discípulos: deixar em segundo plano os seus sonhos próprios e sonhar os sonhos Dele!! Esses 12 não eram virtuosos… Havia apenas uma virtude: a disposição de mudança.
Jesus estava implantando neles um novo estilo de vida, ensinando-os a se comportar como filhos de Deus.
Romanos 12.2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Se alguém quer viver a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, precisa ser transformado. E o mais eficaz pra isso é o discipulado.
Hebreus 13.17 “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.”
Não existe plano B na Bíblia. O único jeito de avançar, é fazendo discípulos. Gastando nosso tempo na vida de outras pessoas.
John Stott
O Discípulo Radical (Capítulo 7: Dependência)
Todos nós estamos destinados a ser um peso para outros. Você está destinado a ser um peso para mim e eu estou destinado a ser um peso para você. E a vida familiar, incluindo a vida da família da igreja local, deveria ser de “responsabilidade mútua”. “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo” (Gl 6.2).
O próprio Cristo provou da dignidade da dependência. Ele nasceu como um bebê, totalmente dependente do cuidado da mãe. Precisou ser alimentado, trocado e apoiado para não cair. Mesmo assim, ele nunca perdeu a dignidade divina. E no final, na cruz, ele mais uma vez tornou-se totalmente dependente, com os membros perfurados e esticados e incapaz de se mover. Assim, na pessoa de Cristo, aprendemos que a dependência não destitui — não pode destituir — uma pessoa de sua dignidade, de seu valor supremo. E se a dependência foi adequada para o Deus do Universo, certamente é apropriada para nós.
Sem quebrantamento e confiança, o discipulado não existe!
Meu sogro… exemplo de não maleável, não tratável.
Repetir: MALEABILIDADE: varas verdes
2. DIVERSIDADE: varas diferentes (repita isso!)
37 Jacó pegou galhos verdes de estoraque, amendoeira e plátano e neles fez listras brancas, descascando-os parcialmente e expondo assim a parte branca interna dos galhos.
LÍDERES QUE DESEJAM A DIFERENÇA, SEREM AUTÊNTICOS.
A proposta é de que tenhamos as marcas de Cristo, o fruto do ES, mas você pode continuar sendo quem você é.
Romanos 12.4–8 “Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.”
1Pedro 4.10 “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.”
Efésios 4.11–12 “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,”
O fato de as varas serem de espécies distintas não inviabiliza a sua unidade de propósito. Ao contrário, aumenta o potencial do resultado, quando elas estão prontas para a exposição.
==> ILUSTRAÇÃO: os diferentes instrumentos da orquestra.
Casamento: dois diferentes. Eu e Bruna - a "guerra silenciosa”: objetos colocados de maneira diferente; a roupa atrás da porta, que eu sempre coloco de volta
==> ILUSTRAÇÃO:
Olhe os 12 discípulos: tem uns que não ouvimos uma palavra, tem outros que falam pelos cotovelos (Pedro falava e depois pensava); um zelote (radical, xiita) e um publicano (um traidor da pátria).
NOME DOS 12 DISCÍPULOS: Simão Pedro, André, João, Tiago, Tiago, Mateus, Filipe, Simão Zelote, Tomé, Natanael/Bartolomeu, Tadeu, Judas.
Dar um chocolate para quem acertar.
DIVERSIDADE: varas diferentes
3. TRANSFORMAÇÃO: varas com as cascas descascadas.
37 Jacó pegou galhos verdes de estoraque, amendoeira e plátano e neles fez listras brancas, descascando-os parcialmente e expondo assim a parte branca interna dos galhos.
LÍDERES QUE SE PERMITEM SEREM CONFRONTADOS.
Tirar a casca = remoção da carne. Carnalidade. Como vc é no transito? Na fila?
Formar pessoas em Cristo equivale a confrontar sua natureza carnal com as verdades da Palavra de Deus, de tal maneira, que brote uma sadia espiritualidade brote, torne-se evidente, e finalmente influencie outras pessoas.
O discipulado é um trabalho exaustivo e desafiador, tanto para quem forma, quanto para quem é formado.
Vivemos num tempo onde os cristãos lotam os templos, mas foge da proximidade e resiste a compartilhar a sua vida com terceiros. Pessoas com essa mentalidade não estão aptas para o discipulado, não são varas verdes.
Atos dos Apóstolos 2.42–43 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.”
Atos dos Apóstolos 9.5–6 “Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.”
==> ILUSTRAÇÃO: Paulo, e o tempo que ficou em off, sendo transformado. Mais de 10 anos segundo alguns teológos.
Paulo foi formatado a partir de outros servos maduros na fé, que ensinariam o novo convertido a se portar no Reino. Primeiro Ananias, depois Barnabé. Como qualquer novo convertido, os 12 e Paulo careceram de um trabalho intenso para mudar suas mentalidades, valores e comportamentos. Sem cerimônia, Jesus os confrontou repetidamente até ver mudança.
=> Na discussão sobre quem era o maior discípulo, Jesus ensina: o maior é quem serve. "Jesus na Kombi”.
NO REINO, UM LÍDER SE REALIZA EM SERVIR.
Em todo o tempo devemos permitir sermos denunciados na nossa carnalidade, para então enfatizar a nobreza de servir. Tirar as cascas!
- Jesus diz, vcs estão sendo sofrimento pra mim.
Mateus 17.17 “Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino.”
==> ILUSTRAÇÃO: interpretaçao apócrifa: Jesus olhou a tempestade, olhou os 12, olhou o barquinho, vai e volta. "Pessoal, eu não vou, entrem no barquinho e sigam por favor". Mas Jesus era muito crente, foi orar, e Deus falou: "Filho, esses são os que eu te dei, vc tem que formá-los". Aí ele foi correndo e andou sobre as aguas pra salvar os 12.
As vezes não dá vontade de fazer isso?
Lucas 10.21 “Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.”
Um líder precisa estar disposto a se dar para que as marcas desejadas sejam impressas na vida de seus liderados.
TRANSFORMAÇÃO: varas com as cascas tiradas.
4. MATURIDADE: varas entalhadas até aparecer o seu interior
37 Jacó pegou galhos verdes de estoraque, amendoeira e plátano e neles fez listras brancas, descascando-os parcialmente e expondo assim a parte branca interna dos galhos.
LÍDERES QUE DESEJAM SER MODELO PARA OUTROS.
O que se busca no discipulado é o amadurecimento espiritual das pessoas, que se revela em firmeza na fé, bom testemunho e capacidade de servir.
O processo é pra que apareça a brancura, a santidade, a verdade, a unção, o fruto do ES, para que isso se revele na vida do crente.
=> Discipulado um dia termina, como a paternidade: formar para liberar.
1Coríntios 2.14 “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”
A nossa natureza carnal precisa ser retirada. Isso não quer dizer que é só confrontando.
Como no exercício da paternidade, o equilíbrio entre doçura e firmeza, entre estímulo e correção, entre apoio e cobrança, tudo azeitado com muita afetividade, é que gerará o resultado esperado.
O que precisa ser feriado é a casca, não a vara em sua essência, seu interior.
Nova Versão Internacional 1.24 O Trabalho de Paulo pela Igreja

28 Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo. 29 Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.

Se o fruto do Espírito deve ser a marca distintiva dos verdadeiros crentes, crucificar a carne é a única maneira de evidenciá-lo.
O Discípulo Radical Capítulo 3: Maturidade

Assim, se queremos desenvolver uma maturidade verdadeiramente cristã, precisamos, acima de tudo, de uma visão renovada e verdadeira de Jesus Cristo — principalmente de sua supremacia absoluta, da qual Paulo fala em Colossenses 1.15–20. É uma das passagens cristológicas mais sublimes de todo o Novo Testamento. Eis uma simples paráfrase:

Jesus é a imagem visível do Deus invisível (v. 15); assim, quem o vir, terá visto o Pai. Ele é também “o primogênito sobre toda a criação”. Não que ele próprio tenha sido criado, mas ele tem os direitos de um primogênito, e por isso é o “Senhor e cabeça” da criação (v. 16). Por meio dele o universo foi criado. Todas as coisas foram criadas por meio dele como agente e para ele como cabeça. A unidade e a coerência das coisas são encontradas nele. Além disso, (v. 18) ele é a cabeça do corpo, a igreja. Ele é o princípio e o primogênito de entre os mortos, de tal maneira que em todas as coisas ele possa ter a preeminência. Pois Deus se agradou (v. 19–20) ao fazer habitar toda a sua plenitude em Cristo e também ao reconciliar todas as coisas consigo mediante Cristo, alcançando a paz por meio do sangue de sua cruz.

Hebreus 4.12 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
Não estou preocupado com a sua opinião ou percepção. Eu estou preocupado se consigo ver na sua vida os princípios bíblicos. Eu quero inculcar o evangelho na sua cabeça. Eu quero que você seja como Jesus. Que ao andar fique as pegadas dEle, fique o perfume dEle.
Que você desapareça e Jesus somente apareça.
ILUSTRAÇÃO: As fases de uma criança; Catarina chorava muito ao tomar uma vacina, e com o passar do tempo, na última ela nem chorou, só reclamou.
MATURIDADE: varas entalhadas até aparecer o seu interior
5. EXPOSIÇÃO: varas na frente do rebanho
38 Depois fixou os galhos descascados junto aos bebedouros, na frente dos rebanhos, no lugar onde costumavam beber água. Na época do cio, os rebanhos vinham beber e
39 se acasalavam diante dos galhos. E geravam filhotes listrados, salpicados e pintados.
LÍDERES QUE SE EXPÕEM AO REBANHO.
1Coríntios 11.1 “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.”
Filipenses 3.17 “Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós.”
1Tessalonicenses 1.6–7 “Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.”
2Timóteo 2.15 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”
1Timóteo 4.12 “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.”
Tenha coragem de se expor!
A famosa frase: ”Não olhe pra mim não, olhe pra Jesus.” NÃO! Olhe pra mim, quero ser um modelo para você.
==> ILUSTRAÇÃO: exposição de arte. Os quadros em evidência, com luzes iluminando com exatidão.
- Aqui começa onde quero chegar:
1. Através da sua vida, o rebanho será marcado para sempre.
2. Através da sua vida, pessoas serão transformadas.
3. Através da sua vida, novos líderes irão surgir.
4. Através da sua vida, vamos impactar as próximas gerações.
5. Através da sua vida, o Reino de Deus vai se revelar.
EXPOSIÇÃO: varas na frente do rebanho
Desejamos virar o jogo para o "rebanho de Jacó", crescendo mais do que o de Labão. Queremos ter marcas visíveis!
Para isso, precisaremos mais de líderes comprometidos com a Palavra de Deus e dispostos a investir mais em relacionamentos com propósito, do que de estrutura e programas maravilhosos.
O discipulado deve ser central na multiplicação! Gastar tempo como Jacó, cavando suas varas até expor sua brancura interior. Só assim vamos nos tornar fonte de boa influência sobre as ovelhas.
Desejo líderes discipuladores radicais, crentes santos, equilibrados, dedicados ao Reino e cheios do Espírito. Esses estarão prontos para se expor na liderança, lugar de onde irradiarão espiritualidade para o rebanho.
VOCE Ê ESTÁ DISPOSTO A SERVIR COMO REFERENCIAL?
VOCÊ DESEJA SER UMA VARA QUE MULTIPLICA?
1. MALEABILIDADE
LÍDERES QUE ESTÃO DISPOSTOS A SEREM TRABALHADOS, QUE SAO TRATÁVEIS, MALEÁVEIS.
2. DIVERSIDADE
LÍDERES QUE DESEJAM A DIFERENÇA, SEREM AUTÊNTICOS.
3. TRANSFORMAÇÃO
LÍDERES QUE SE PERMITEM SEREM CONFRONTADOS.
4. MATURIDADE
LÍDERES QUE DESEJAM SER MODELO PARA OUTROS.
5. EXPOSIÇÃO
LÍDERES QUE SE EXPÕEM AO REBANHO.
DINÂMICA: dar as varas, e cada um faz a marca que desejar, pintando e/ou entalhando.
Related Media
See more
Related Sermons
See more