O dia do Senhor

Os Dez Mandamentos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views

O descanso do Senhor

Notes
Transcript
SERMÃO DOMINICAL – IEA
Domingo, 09/07/2024 – 9h
O dia do Senhor
Êxodo 20:8-11
Introdução:
Sophia e sua alegria.
Preparativos em segredo: Preparamos tudo em segredo, para que Sophia descubra os detalhes o mais próximo possível da data. Empolgação ao Descobrir: Quando ela finalmente descobre, começa os preparativos no mesmo instante e com toda animação. Planejamento Detalhado: Ela usa um calendário para contar os dias, planeja o trajeto até a viagem, seleciona os objetos que vai levar e decide os lugares que quer conhecer. Ritual Diário: No começo de cada dia, ela marca no calendário a contagem regressiva. Sentimentos de Expectativa: O sentimento de espera e desejo de estar lá, vivendo aquele momento, é constante em seu coração. Rotina Agitada, mas Controlada: Apesar de toda essa agitação mental e emocional, suas atividades diárias continuam normalmente. Ela vai para a escola, para o vôlei, para a academia e ajuda nas tarefas de casa, mantendo tudo sob controle. Organização para Aproveitar as Férias: Ela planeja seus dias e tarefas para garantir que terá tempo para aproveitar as férias sem preocupações. Isso inclui ser uma boa aluna, pois se não tiver um bom desempenho no primeiro semestre, não poderá aproveitar as férias. O Grande Dia chega: Quando o grande dia finalmente chega, ela se sente realizada. Suas emoções se misturam, e ela pode aproveitar cada momento que planejou. Tudo passa e começa de novo: Mas, como tudo tem um fim, a viagem termina e voltamos à vida normal. No entanto, esse ciclo se repete sempre que algo importante está planejado para acontecer.
Transição:
Assim somos nós irmaos, ou deveríamos ser, Deus nos ordenou um dia para nos deleitarmos nEle, um dia para relembrar quem somos - quem nosso Deus é - o que Ele fez por nós - e diante de tudo isso, adorá-lo no dia do Senhor ou Sabbath.
Este dia deve ser para:
Conexão Espiritual: Neste dia nos reconectamos com Deus, para refletir sobre Sua bondade e graça em nossas vidas. Renovação da Fé: Neste dia devemos reafirmar nossa identidade como filhos de Deus, reconhecendo Seu papel em nossa jornada. Gratidão e Adoração: Neste dia devemos agradecer por todas as bênçãos e adorarmos a Deus de todo o coração. Descanso e Reflexão: Neste dia devemos reservar um tempo para descansar e meditar sobre nossas vidas, renovando nossas forças para a semana que se inicia.
E para refletir em tudo isso, vamos ler o texto de Êxodo 20:8-11 (NVI):
8 "Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.
9 Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos,
10 mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades.
11 Pois em seis dias o Senhor fez os céus, a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou."
Vamos orar...
Irmãos, hoje vamos falar sobre o quarto mandamento, o maior de todos, o mais detalhado de todos e o mais complicado nos dias atuais, por dois motivos:
Muitos acham que Jesus mudou o dia do Senhor, e com isso não há necessidade de guardar o quarto mandamento, pois em Cristo todas as coisas se fizeram novas, e os mandamentos são passado. Vivemos em um mundo onde o ser humano não aceita se submeter, onde somos donos de nossas vidas e Deus não pode nos dizer o que devemos fazer, como viver e se devemos ou não trabalhar ou descansar.
E estes dois pontos mostram para gente, onde e como estamos, como a humanidade se perdeu em si, em seus próprios deuses, seus deleites, seus pecados de estimação, como vimos no primeiro sermão da série sobre “Não ter outros deuses além de mim”.
E para começar, vamos entender o que de fato permeava o contexto deste mandamento:
O povo estava escravo no Egito já a 400 anos, eles haviam se esquecido de Deus, de tudo que seus antepassados viveram, até quem seu Deus era. Havia uma mistura de etnias, culturas, e o contexto de escravos afetaram suas vidas, suas vontades, seus corações.
E quatro pontos que de fato afetaram os Hebreus durante seu período de escravidão no Egito, são importantes para entendermos o porquê do mandamento do dia do Senhor.
Religião
Egípcios: Politeístas com rituais elaborados
Hebreus: Monoteístas adorando Yahweh
Estrutura Social
Egípcios: Hierarquia rígida com o faraó no topo
Hebreus: Escravos na base da sociedade egípcia
Costumes e Vida Cotidiana
Egípcios: Agricultura avançada e construção de pirâmides
Hebreus: Inicialmente nômades, depois escravos
Leis e Governança
Egípcios: Leis centralizadas pelo faraó
Hebreus: Leis divinas
Então, Deus retira este povo do Egito, da escravidão, desta cultura que tirou a identidade deles e os leva ao deserto, e a partir deste ponto começa o plano de Deus em arrancar o Egito de dentro deles, foram 400 anos sendo escravos e vemos este processo do povo amando ainda o Egito várias vezes, mostrando que o Egito fazia parte deles mesmo após terem chegado ao deserto:
Êxodo 14:11-12 (Antes da travessia do Mar Vermelho)
Êxodo 16:2-3 (Reclamação pela falta de comida)
Êxodo 17:2-3 (Reclamação pela falta de água)
Números 11:4-6 (Desejo por comida do Egito)
Números 14:2-4 (Rebelião e desejo de voltar ao Egito)
Deuteronômio 1:27 (Recordação das murmurações): E murmurastes nas vossas tendas, e dissestes: Porquanto o Senhor nos odeia, nos tirou da terra do Egito, para nos entregar nas mãos dos amorreus, para destruir-nos.
Eles não conseguiam ver a boa mão de Deus que os tirou da escravidão.
Então, Deus tinha uma tarefa árdua! Este processo de descontaminação do coração do povo de Deus duraria 40 anos no deserto, Deus os corrigia, os animava, se revelava a eles quando a incredulidade estava voltando aos seus corações e logo no começo Deus já os levou ao monte Sinai, e deu a ele os 10 Mandamentos (10 palavras), e eles são divididos em duas cessões:
Relação com Deus:
Não terás outros deuses diante de mim. (Êxodo 20:3) Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. (Êxodo 20:4) Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. (Êxodo 20:7) Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. (Êxodo 20:8)
Relação com os Homens:
Honra a teu pai e a tua mãe. (Êxodo 20:12) Transição Não matarás. (Êxodo 20:13) Não adulterarás. (Êxodo 20:14) Não furtarás. (Êxodo 20:15) Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. (Êxodo 20:16) Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. (Êxodo 20:17)
Essa divisão mostra que os primeiros quatro mandamentos focam na adoração e reverência a Deus, o quinto mandamento, é uma transação do nosso relacionamento com Deus para com o próximo (pais), e diante disso seguimos para os últimos cinco que tratam de como devemos nos relacionar com outras pessoas, promovendo a justiça e a harmonia na sociedade nos lembrando de quem nosso Deus é.
Hoje veremos:
Significado do Sabbath Consequências por não obedecer Importância em obedecer
1. Significado
Na tradução do texto para o português, a palavra Sabbath foi transliterada de Sabbath – Sábado, mas este não é o significado REAL da palavra:
A palavra "Sabbath" tem origem na língua hebraica, "Shabbat" significa literalmente "descanso" ou "cessação". Na Bíblia Hebraica (Tanakh), o termo "Shabbat" é utilizado para se referir ao sétimo dia da semana, que é observado como um dia de descanso sagrado.
Voltando para o povo de Deus....
Eles tinham perdido suas características, trabalhavam todo dia sem cessar, não descansavam - suas vidas de escravidão ao Egito tomavam todo seu tempo e vigor, e Deus olhando para este povo no deserto, desejando voltar a escravidão não sabendo viver com a liberdade que Deus havia dado, Ele os lembra a lembrar da criação do mundo, “LEMBRA-TE, POIS EM SEIS DIAS O SENHOR FEZ OS CÉUS E A TERRA, MAS NO SETIMO DESCANSOU, ABENÇOOU ESTE DIA E O SANTIFICOU”.
Aquele povo precisava rotineiramente se lembrar de seu Deus, lembrar que Deus deixou um exemplo a ser seguido, de um SIGNIFICADO.
Este povo deveria prestar culto do seu tempo a Deus uma vez por semana, se abster de toda sua atividade, se separar, cessar, para receber de Deus o alimento de sua alma. Deus não precisava descansar um dia na criação, Ele é Senhor, onisciente, onipresente, santo e todo poderoso. Mas por amor a nós, antes mesmo de nos criar, já deixou o exemplo, sua didática, o caminho para uma vida, dentro de nós há este tempo estabelecido por Deus desde Adão.
Para se ter uma ideia de como isso está enraizado em nós, em um passado próximo, houve discussões e tentativas em várias partes do mundo para mudar o calendário ou a semana de maneiras diferentes, tentaram semanas de 10 dias, por exemplo. A mais famosa tentativa foi na França, durante a Revolução Francesa, quando se tentou implementar. Esse calendário, conhecido como Calendário Republicano Francês, foi adotado brevemente de 1793 a 1805, mas não foi bem recebido pela população e acabou sendo abandonado. As pessoas não se adaptaram e seus organismos ficaram fadigados, a mudança afetou sua rotina, seus costumes e eles só perderam com a mudança. Isso mostra como não temos como mudar algo que Deus fez e estabeleceu no mundo e em nós.
Só por ser um mandamento dado por Deus a nós, já seria suficiente para obedecermos, mas nosso Deus é tão bom que nos deu um Significado, um motivo para praticarmos a guarda do Seu dia.
Tanto no tempo de Moises, quando hoje, o significado do dia do Senhor é claro, devemos nos abster de tudo que fazemos para deleitarmos em Deus, pois:
Somos um povo separado e exclusivo dEle (propriedade) Precisamos depender dEle ou voltaremos ao Egito (pecado) Somos criados a sua imagem e semelhança, parecemos com o Pai (características) Somos seus filhos, o filho precisa obedecer ao pai Este dia precisa nos motivar
Aplicação:
E isso traz algumas implicações para nossa vida:
Nós devemos entender que este dia deve ser desejado, aguardado e separado com responsabilidade pois Deus espera isso de nós;
Como servos de Deus, devemos gerenciar nosso tempo, nossa vida com temor a Deus para que tenhamos um tempo de qualidade, separado para Ele.
Como nos preparamos?
Dormir cedo. Não ter programações muito longas no sábado. Preparar nosso coração durante a semana. Nossa má administração financeira ou nossa ganância pelo dinheiro (um deus), por queremos ser donos de nosso tempo e de nossa vida, isso nos leva muitas vezes a trabalhar no dia do Senhor. Não termos autoridade em nosso lar. Pais devem ter o controle de seus filhos, exercendo a autoridade que Deus deu.
As programações de nossos filhos precisam estar em sintonia com as nossas. Pais que não amam a Deus acima de todas as coisas, que não desejam estar na presença de Deus durante a semana em meio as suas tarefas diárias, que não vivem na expectativa do dia de nos deleitarmos em nosso Deus, seus filhos também não terão como prioridade o dia do Senhor.
Maridos, se Deus não for prioridade em sua vida, suas esposas e filhos também não terão a Deus como prioridade.
Esposas, se Deus não for desejado em seu lar acima de tudo, se o dia do Senhor não for algo INEGOCIAVÉL para você e seus filhos, todos vocês serão como aquele povo no Egito, desejavam voltar a escravidão.
Cristo morreu por nós irmaos, nos tirou da escravidão do pecado, nEle somos libertos das correntes, temos a opção de viver a vontade de quem nos libertou, para vivermos uma vida para sua Gloria.
E quando, nós pais, filhos, e pessoas, renunciamos a isso, não nos planejamos para este grande dia semanal, não entregamos a Deus nosso primeiro dia da semana e descansamos nEle, nós revelamos um problema ainda mais sério dentro de nós, falta de fé.
Aquele povo no deserto não tinha fé e desejava voltar ao Egito a cada vez que aparecia um problema!
Não temos fé em nosso Deus, não cremos e confiamos em nEle.
Nós dizemos com nossas vidas e atitudes que Deus não é suficiente par nós, que precisamos trabalhar mais do que devemos para manter uma vida que muitas das vezes não precisamos ou não podemos resolver as coisas depois, muitas vezes para enchermos nossos filhos de coisas que não apontam para Deus, e muitas vezes, para corrigir um problema financeiro que nós mesmos causamos, por não irmos até a Deus e entregar o comando de nossas vidas a Ele.
Não cremos que se Tiramos um dia na semana para nos dedicamos ao nosso Senhor que nos comprou com preço de sangue, Ele vai cuidar de nossos filhos, vai nos trazer o sustento para pagarmos nossa contas e pôr a comida na mesa.
Transição:
Quando temos uma percepção distorcida que quem nosso Deus é, temos falta de Fé para crer e se deleitar em nosso Deus, de confiar que aquele que fez o mundo também nos fez - e isso nos traz uma série de consequência reais, pois quando não amamos a Deus e ele não é prioridade, andamos por caminhos que nos trarão muitas consequências negativas;
2. Consequências
Ano Sabático
Levítico 25:1-7:
1 Então disse o Senhor a Moisés no monte Sinai: 2 “Diga o seguinte aos israelitas: Quando vocês entrarem na terra que lhes dou, a própria terra guardará um sábado para o Senhor. 3 Durante seis anos semeiem as suas lavouras, aparem as suas vinhas e façam a colheita de suas plantações. 4 Mas no sétimo ano a terra terá um sábado de descanso, um sábado dedicado ao Senhor. Não semeiem as suas lavouras, nem aparem as suas vinhas. 5 Não colham o que crescer por si, nem colham as uvas das suas vinhas, que não serão podadas. A terra terá um ano de descanso. 6 Vocês se sustentarão do que a terra produzir no ano de descanso, você, o seu escravo, a sua escrava, o trabalhador contratado e o residente temporário que vive entre vocês, 7 bem como os seus rebanhos e os animais selvagens de sua terra. Tudo o que a terra produzir poderá ser comido.
Deus aqui, da ordem ao seu povo, uma ordem clara e simples, uma instrução rica, pois o mesmo Deus que cuidou deles do deserto e até este momento, continuaria cuidando deles dentro da terra prometida, este mesmo Deus já havia se mostrado a eles quando:
Lançou as pragas sobre o Egito Abriu o mar Apareceu a eles no monte Deus colocou uma coluna de fogo e uma nuvem para os guiar Deus fez cair o maná do céu para eles se alimentarem
Era este Deus que deu esta ordem a eles, para guardarem um 1 ano de cada 7 anos, um descanso da terra. Mas o povo não fez, não guardou a exigência de Deus e isso gerou consequências terríveis.
E Jeremias usado por Deus, fala ao povo:
Jeremias 25: 3-11
“Durante vinte e três anos a palavra do Senhor tem vindo a mim, desde o décimo terceiro ano de Josias, filho de Amon, rei de Judá, até o dia de hoje. E eu a tenho anunciado a vocês, dia após dia, mas vocês não me deram ouvidos. 4 “Embora o Senhor tenha enviado a vocês os seus servos, os profetas, dia após dia, vocês não os ouviram nem lhes deram atenção 5 quando lhes disseram: Converta-se cada um do seu caminho mal e de suas más obras, e vocês permanecerão na terra que o Senhor deu a vocês e aos seus antepassados para sempre. 6 Não sigam outros deuses para prestar-lhes culto e adorá-los; não provoquem a minha ira com ídolos feitos por vocês. E eu não trarei desgraça sobre vocês’.7 “‘Mas vocês não me deram ouvidos e me provocaram à ira com os ídolos que vocês fizeram, trazendo desgraça sobre si mesmos’, declara o Senhor. 8 “Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Visto que vocês não ouviram as minhas palavras, 9 convocarei todos os povos do norte e o meu servo Nabucodonosor, rei da Babilônia’, declara o Senhor, ‘e os trarei para atacar esta terra, os seus habitantes e todas as nações ao redor. Eu os destruirei completamente e os farei um objeto de pavor e de zombaria, e uma ruína permanente. 10 Darei fim às vozes de júbilo e de alegria, às vozes do noivo e da noiva, ao som do moinho e à luz das candeias. 11 Toda esta terra se tornará uma ruína desolada, e essas nações estarão sujeitas ao rei da Babilônia durante setenta anos.”
Irmãos, os 70 anos de cativeiro babilônico foram diretamente relacionados a negligência em observar e guardar o mandamento (Shabbath), por se afastarem da vontade do Deus, produziram ídolos e deuses para si, se preocuparam em arrancar tudo que podiam de suas terras, cultivar o máximo que pudessem, guardaram o máximo de suas colheitas, entregaram todo seu tempo a isso e se esqueceram de Deus.
Deus pune seu povo em amor, para que voltem ao eixo de suas vidas, se voltem a vontade dEle. e vemos isso como fato que aconteceu em:
2 Crônicas 36: 20-21
“Nabucodonosor levou para o exílio, na Babilônia, os remanescentes, que escaparam da espada, para serem seus escravos e dos seus descendentes, até a época do domínio persa. 21 A terra desfrutou os seus descansos sabáticos; descansou durante todo o tempo de sua desolação, até que os setenta anos se completaram, em cumprimento da palavra do Senhor anunciada por Jeremias”.
Olhem...
O que era para ser uma benção na vida do povo, se tornou em maldição, castigo, desgraça e sofrimento, o povo que havia recebido uma terra dada por Deus que manava leite e mel se esqueceu do seu Deus e de seus ensinamentos, foram mortos ao fio da espada, Jerusalém foi destruída, não ficou pedra sobre pedra, e se tornaram sujeitos, escravos a outro reino de novo! Se passaram 800 anos aproximadamente, segundo historiadores entre a saída do Egito e o exilio Babilônico, e Jeremias profetizou tudo isso 40 anos antes do exilio.
Percebem que nada acontece no acaso? Tudo leva tempo e muito tempo? Gerações seguiram se esquecendo de Deus, até que seu juízo veio?
Aplicação:
Quantos de nós nos esquecemos a quem servimos? - Será que estamos cientes do resultado de uma vida contra a vontade de Deus? - Será que temos consciência que quando não descansamos e nos deleitamos em Deus no dia estabelecido por ele, isso gera consequencias?
Abrimos a porta de nossa casa ao liberalismo (aceitamos a modernidade, cultural e ideologia) Quando renunciamos àquilo que Deus exige, Deus cobra de nós. Nosso Deus é santo, Ele não aceita meia adoração, nem o nosso resto, Ele não nos divide com NADA.
Olhe para o texto de Deuteronômio 5: 14:
14 mas o sétimo dia é um sábado para o Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu nem teu filho ou filha, nem o teu servo ou serva, nem o teu boi, teu jumento ou qualquer dos teus animais, nem o estrangeiro que estiver em tua propriedade; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu.”.
Tenham em mente que de fato, cumprir o mandamento de se santificar (cessar de suas atividades para isso) no dia santo estabelecido por Deus, demanda autoridade, pois a ordem é do maior ao menor, e isso requer compromisso. Nós pais temos este dever perante Deus de ensinar isso a nossa família, mães cristãs que estão sozinhas servindo a Deus, vocês devem ensinar isso aos seus filhos, “Jesus disse: “Ame a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo" são os dois grandes mandamentos que Jesus destacou como os mais importantes”.
Se nós amarmos a Deus acima de todas as coisas, teremos a visão correta de quem nosso Deus é, passaremos isso de geração em geração, nossos filhos temerão a Deus, nossos netos, nossos bisnetos e assim por diante.
Mas, se não amarmos a Deus, e não passarmos isso a diante, viveremos frustrados, acreditando que podemos manter nossa vida por nós mesmos, com isso estamos destruindo e continuaremos a destruir gerações:
Pessoas Depressivas, pois não tem a visão correta de seu Deus. Pessoas que nem sabe que são, uns pensam ser animais, outros coisa pior, nosso coração é uma fabrica de ídolos. Pessoas sem vida, podres por dentro, se matando de trabalhar, 1, 2, 3 empregos e nada sacia, e pior, muitos nem precisam. Filhos descrentes, que não conhecem o Deus de seus pais, filhos problemáticos e rebeldes, como os filhos do povo de Israel que estavam vivendo o cativeiro porque seus pais e avós desistiram de fazer a vontade do Deus vivo. Uma geração corrompida que não se lembra de Guardar, Santificar e se Regozijar em Deus.
Transição:mas irmãos, Deus, mesmo diante de tudo isso ainda nos ama, ele tem misericórdia de nós como teve também do povo de Israel cativo na Babilônia, pois mesmo no sofrimento Ele nos ensina, Ele nos exorta como fez seu povo e nos faz entrar em sua vontade.
3. Importância em Obedecer
Jeremias 29:10-14 (NVI):
"Assim diz o Senhor: Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, eu cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar. 11. Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. 12. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. 13. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. 14. Eu me deixarei ser encontrado por vocês', declara o Senhor, 'e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei', declara o Senhor, 'e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei'."
Aqui a promessa de que Deus traria de volta o povo a sua terra, ele não os abandonou, e ainda os alertou que cumpriria suas promessas na vida deles porque Ele, nosso Deus conhecia os planos, pois era Ele mesmo que havia feito, eles seriam prósperos de novo, teriam esperança do futuro, mas havia uma condição para que isso acontecesse, eles deveriam:
Procurar a Ele, orar e clamar, assim Deus os ouviria; Por procurarem a Deus, Ele se mostraria aos que o buscam de todo coração. Ele os uniria de volta como povo, como nação para o lugar de onde tinha os tirado para o exilio e os horariam.
Irmãos, a Lei não é algo forçado, travado, como fazer um exame de alto escola, devemos ter prazer, devemos nos achegar com a liberdade a Deus para adoramos ao santo e verdadeiro. Devemos viver o dia do Senhor, com nossos corações em Deus, em Jesus, devemos praticar boas obras, devemos refletir na obra de Jesus, devemos ajudar ao próximo, guardar a LEI nos faz menos pecador, e mais parecido com Cristo, pois quando não desejamos estar com nossos irmaos no culto domingo, ou em qualquer atividade da igreja para fazer qualquer outra coisa, estamos gritando bem alto DEUS NÃO É PRIORIDADE PARA MIM E PARA MINHA FAMILIA.
Hoje nós celebramos o Domingo, pois Jesus ressuscitou neste dia, Cristo cumpriu na cruz a Lei e a aliança feita por Deus ao seu povo, Ele mesmo disse isso:
Mateus 12:8 (NVI): "Pois o Filho do Homem é Senhor do sábado." Lucas 6:5 (NVI): "E acrescentou-lhes: O Filho do Homem é Senhor do sábado."
Muitos de nós comemoramos o Natal, Sexta-feira da Paixão ou até a Pascoa como dia sagrado, mas não são, são festas cristãs sim, mas o único dia que a bíblia diz como o dia do Senhor, é o Sabbath.
Outra coisa, Marcos 2:27-28 (NVI): "E acrescentou: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, pois, o Filho do Homem é Senhor até mesmo do sábado."
Isso nos mostra que de fato o problema sempre foi a gente, e que nós precisamos de Deus, Deus nos conhece e sabe que precisamos ser curados nEle semanalmente, nos deleitarmos aos seus pés, prestar cultos a Ele; Nós precisamos entender que o Sabbath nos traz duas coisas, ADORAÇÃO E DESCANSO.
Descanso para que possamos estar livres para adorar a Deus, e adorando a Deus, confiamos nEle o suficiente para descansar; é um clico que começa e termina em Deus, em Jesus.
Quando nos batizamos e professamos nossa fé em Jesus de Nazaré – Cremos em Jesus e que a lei deve ser seguida, pois, Cristo a cumpriu de ponta a ponta:
(se tiver tempo)
Lucas 4:16 (NVI)- Jesus ensina na sinagoga em Nazaré;
Marcos 1:21 (NVI)- Jesus ensina na sinagoga em Cafarnaum:
Lucas 13:10-17 (NVI)- Jesus cura uma mulher encurvada no sábado:
João 5:16-17 (NVI)- Jesus cura um paralítico no sábado:
Marcos 3:1-5 (NVI)- Jesus cura um homem com a mão ressequida no sábado
.....
Jesus tratou o sábado não como uma lei rígida, engessada ou farisaica, algo ritualístico sem nenhuma essência espiritual e sem amor, mas como um dia para demonstrar misericórdia, cura para nossa alma e para ensinar a verdadeira essência da lei de Deus. Ele ensinou que o Sabbath é um tempo para buscar a bondade e a justiça, em vez de ser uma carga legalista. Com a nova guarda, podemos começar nossa semana descansando em Jesus, para que nossa semana seja para sua glória, para que nossa alma se deleite nEle e assim teremos paz em meio os dias..
Domingo é o dia que o Senhor te deu para cuidar de sua alma, No domingo você pode fazer coisas boas que estava querendo fazer, Nós podemos ler mais a bíblia, ler um livro cristão, caminhar, orar, cantar com seus filhos (e, sim, tirar uma soneca).
Conclusão:
Pense comigo:
“Se você estivesse fisicamente doente e não soubesse o que está errado, você iria aos médicos, agendaria uma consulta, faria exames, se informar sobre possíveis tratamentos, você iria longe em busca de tratamento.”
Mas quando se trata de doença espiritual, mal procuramos um diagnóstico, muito menos a cura.
No entanto, Deus está aqui hoje, o Grande médico, e diz, “Eu te darei um dia em sete para cuidar de sua alma, para vir e adorar, crescer, respirar, ser nutrido e ser sarado.
Por que o dia de adoração não seria um dia de grande alegria para nós?
Nosso descanso, o Dia do Senhor, é um dia em que relembramos a promessa de Deus, onde descansaremos juntos, eternamente. Uma só voz, um só povo, um só Deus. Nosso Sabbath aponta para eternidade, Deus fez este dia como mandamento para nós não nos esquecermos da promessa que ele fez a nós. Nós precisamos parar para lembrar que Cristo Jesus concluiu a obra, nos resta, guardar este dia com amor, temor e alegre em Cristo.
Os Dez Mandamentos revelam o que está no cerne da rebelião humana, do nosso coração. Não gostamos que Deus nos diga o que podemos ou não fazer, mas recorremos a ele quanto tudo sai errado, quando decidimos ser deuses de nossas vidas.
Mas nosso Deus nos ama, e ele nos diz essas palavras
Isaías 58:13-15 (NTLH):
“O Senhor Deus diz: ‘Obedeçam às leis a respeito do sábado; não cuidem dos seus próprios negócios no dia que para mim é sagrado. Considerem o sábado como um dia de festa, o dia santo do Senhor, que deve ser respeitado. Guardem o sábado, descansando em vez de trabalhar; não cuidem dos seus negócios, nem fiquem conversando à toa. 14 Se me obedecerem, eu serei uma fonte de alegria para vocês e farei com que vençam todas as dificuldades; e vocês serão felizes na terra que eu dei ao seu antepassado Jacó. Eu, o Senhor, falei.’’
Que possamos obedecer ao nosso Deus, reconhecer que ele é soberano em nossas vidas, e por obedecermos a Ele, nos alimentarmos dele, e vivermos para ele, Ele nos nutrirá, curará nossas feridas e nos trará descanso.
Vamos orar
Related Media
See more
Related Sermons
See more