O SINÉDRIO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Nenhuma palavra de Jesus faz sentido se não for inserida no contexto natural do pensamento judeu contemporâneo.
A principal característica do judaísmo intertestamentário e da Palestina helenística e romana, foi a crescente importância do farisaísmo.
O judaísmo ou sua corrente principal, tinha uma preocupação com a observância detalhada de minúcias religiosas.
Junto com outros PARTIDOS religiosos da Palestina, o farisaísmo teve suas origens nos conflitos do período macabeu.
As guerras do período macabeu também foram cruciais para a história política de Israel , uma vez que lançaram as bases para a emancipação judaica do REINO SELÊUCIDA e para a criação de uma judeia independente sob os príncipes nativos que restaram até a conquista romana.
A sucessão sacerdotal dos Macabeus foi substituída por uma nova dinastia de HERODIANOS.
Quando Roma procedeu a sua eliminação, a Judeia foi administrada por prefeitos e procuradores imperiais.
Nesse período existia um senado aristocrático nacional com muitos dos poderes governamentais, O SINÉDRIO.
Somente como consequência da insurreição sob Nero e Vespasiano a independência foi tirada do povo judeu, e somente a supressão da grande revolta sob Adriano finalmente trouxe uma verdadeira abolição.
O farisaísmo, como resultado do declínio das instituições judaicas, adquiriu influência decisiva como poder espiritual e como autoridade secular.
História do Sinédrio
História do Sinédrio
Um conselho aristocrático, com sede em Jerusalém e dotado de poderes plenos ou quase totais em questões de governo e jurisdição sobre o povo judeu, é atestado pela primeira vez durante o período grego.
O Tribunal Supremo de jerusalém que pressupõe a legislação deteuronômica ( Dt 17.8-19) era simplesmente um Tribunal com caráter exclusivamente judicial;não era um senado que governava ou participava de tarefas essenciais do governo, como foi o sinédrio durante o período greco-romano.
Moisés escolheu os homens com os melhores dotes e os fez sacerdotes . ele os nomeou juízes. Os judeus não tinha rei e a autoridade sobre o povo era conferida ao sacerdotes que era considerado superior aos seus colegas em sabedoria e virtude o SUMO SACERDOTE.
Na época de Antíoco
Na época de Antíoco
Na época de Antíoco o Grande, os poderes do Sumo Sacerdote eram amplos, uma vez que os monarcas helenísticos deixavam às cidades considerável liberdade nos assuntos internos e se contentava como pagamento de tributos e o reconhecimento de sua soberania.
com a revolta dos macabeus
com a revolta dos macabeus
Com a revolta dos macabeus, a antiga dinastia dos sumo sacerdotes foi derrubada e substituída por uma nova, a dos asmoneus, também hereditária a partir de Simão.
Na época de Heródes
Na época de Heródes
Heródes o Grande começou seu reinado executando todos os membros do sinédrio. O objetivo dessa medida era eliminar a antiga nobreza que era hostil a ele, ou intimidar seus membros de tal forma que eles não tivessem escolha a não ser aliar-se ao novo governo.
No novo sinédrio havia um certo número de fariseus.
e´na época de Arquelau
e´na época de Arquelau
Com a morte de Heródes, Arquelau recebeu apenas parte dos domínios do seu pai, ou seja, as províncias da Judéia e Samaria.
Com isso a competência do sinédrio foi restrita ao território da própria Judéia.
Governo romano
Governo romano
Essa mesma situação foi prolongada sob os governadores romanos.
Entretanto, durante o governo romano o senado aristocrático de jerusalém ( Sinédrio ) teve mais poderes do que o período herodiano em assuntos internos do país.
No Novo testamento o Sinédrio é mencionado como o Supremo órgão de governo judeu ou Tribunal supremo judeu de justiça. Ainda a grande corte ou o Grande sinédrio.
Fala-se também em Sinédrio dos setenta e um da Mishná, corporação ao mesmo tempo, administrativa, judicial e governamental. Só o rei estaria acima deste tribunal.
O Sinédrio do período romano consistia em uma mistura de saduceus ( sacerdotes e leigos), aristocratas e sábios fariseus.
Lembrando que saduceus e fariseus eram partidos políticos.
A partir de 70 dC, após a destruição de jerusalém, o sinédrio deixou de existir em sua forma anterior.
Os romanos assumiram, a partir de então, e diretamente, os poderes governamentais.
o tribunal de JÂMNIA.
o tribunal de JÂMNIA.
O povo judeu criou o Tribunal de Jâmnia, para seus assuntos internos.
Era um tribunal cujas decisões situavam-se apenas no âmbito teórico.
Cmpetência do Sinédrio
Cmpetência do Sinédrio
a autoridade civil do sinédrio no tempo de Jesus estava restrita às onze toparquias ( espécie de principado independente) da judéia propriamente dita.
Consequentemente, não tinha autoridade judicial sobre Jesus enquanto permanecesse na Galileia.
Ficava diretamente sob sua jurisdição apenas na Judéia.
O Sinédrio era o foro competente para tomar decisões judiciais e medidas administrativas de todos os tipos, exceto aquelas que eram da competência dos tribunais inferiores ou eram reservadas ao governador romano.