Jovens Aptos no dia a dia

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Texto: 2Tm 1.3-14

Ideia Central:

A fé sem fingimento de Timóteo é quem aviva nele os dons do Espírito e lhe dá coragem, poder, amor e moderação para enfrentar as tribulações da vida e manter o padrão de vida de acordo com as sã doutrinas.

Proposição:

Mostrar aos jovens a necessidade de servir a Cristo todos os dias. Mostrar que Deus requer de Seus filhos uma santificação diária.

Introdução:

Há muito tempo atrás em um grupo de jovens que eu frequentava eu vi uma peça muito interessante, onde um jovem, ao acordar pela manhã, orava ao Senhor Jesus pedindo para que Ele o acompanhasse naquele dia, e de repente Jesus aparecia a ele em pessoa.
Aquele jovem então fica sem saber o que fazer com Jesus, tenta assistir TV mas as séries e filmes que ele costumava ver não davam para ver com Jesus ao lado, tenta ouvir musicas com Jesus, mas as musicas em sua playlist também não davam para ser escutadas com Jesus, tenta ler revistas, mas as revistas também não são dignas de Jesus.
Esse jovem então recebe uma ligação de seus amigos o chamando para sair, ele então pede que Jesus fique ali em casa o esperando pois não tinha lugar para Jesus no carro. Jesus insiste em ir, aquele jovem sabe que Jesus não gostaria de ir no local onde ele iria, o único modo de fazer com que Jesus fique em casa é o pregando na parede.

Transição:

É claro que isso é somente uma peça, um teatro, mas reflete muitas vezes a nossa condição de vida na atualidade.
Muitos aqui poderiam ter problemas em adequar Jesus ao seu dia a dia, a sua rotina e justamente sobre isso que vamos falar hoje aqui.
Como podemos viver nossas vidas diárias, em 2024 mas vivendo com Cristo nela?

Contexto:

O texto que está sendo utilizado como base para essa conferência é o de 2Tm 1.7 mas eu quero apresentar o contexto no qual esse versículo está inserido.
Vamos ler o texto de 2Tm 1.3-14
2Timóteo 1.3–14 BEARA
3 Dou graças a Deus,a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia. 4 Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria 5 pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti. 6 Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. 7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 8 Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, 9 que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, 10 e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho, 11 para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre 12 e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia. 13 Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus. 14 Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós.
Paulo está preso escrevendo uma carta a um jovem discípulo seu que está passando por muitas lutas ministeriais, devido a sua idade, Timóteo enfrentava alguns opositores ao seu ministério, Paulo escreve então alguns conselhos para esse jovem lidar com as dificuldades do dia a dia de sua vida ministerial e esses conselhos devem ser aproveitados por nós hoje em dia.

Conselhos:

1- Tenha uma vida de oração (vr 3)

O primeiro ponto que me chama a atenção logo de cara neste texto é o fato de Paulo manter uma vida de oração, ele mesmo diz que lembra de orar por Timóteo noite e dia.
Paulo estava preso, sofrendo dores e torturas simplesmente por ter pregado a Cristo.
Ele poderia estar bravo com Deus, frustado com o que lhe acontecia. Ele poderia estar desanimado do cristianismo por sofrer por ele.
Mas na realidade o que vemos é um cristão perseverando em oração.
A oração é a chave para passarmos por tempos difíceis.
Vida de oração : Uma atitude pela qual um relacionamento constante entre Deus e os crentes é desenvolvido.
A vida de oração é um modo de vida - Lc 2.37
A vida de oração surge de um desejo de estar com Deus - Sl 130.5–6
A vida de oração demonstra uma confiança contínua em Deus - Jo 15.5–8
A vida de oração envolve um coração que está reto com Deus - Is 1.15–17
A vida de oração envolve a necessidade de estar alerta - Mt 26.41
Exemplos de pessoas cuja vida de oração se mostrou eficaz
Ana, que orou por um filho - 1Sm 1.20
Elias, um homem comum que orou - Tg 5.17–18
Neemias, um homem que descobriu o plano de Deus através da oração - Ne 1.4
Daniel, cuja paciência na oração foi recompensada - Dn 10.12
Jesus Cristo, que perfeitamente confiava em seu Pai - Hb 5.7
A igreja primitiva, que estava fundamentada sobre a oração - At 1.14
Paulo, que orou por todas as igrejas que ele fundou ou visitou - Cl 1.9

2- Tenha uma fé sincera/sem fingimento (vr 5)

A palavra original usada por Paulo para descrever a fé de Timóteo é Anypókritos (ἀνυπόκριτος) essa palavra é a junção do substantivo hypokritḗs (Hipócrita) e o um prefixo de negação Any, então literalmente Timóteo possuía uma fé NÃO HIPÓCRITA.
E a palavra hipócrita significa significa “ator”, provavelmente como aquele que interpreta um poeta, representando através de toda a conduta o papel atribuído.
Para Paulo, uma marca da vida de Timóteo era a fé real, não fingida, não como um ator representando algo, que ele possuía.
Timóteo recebeu o Evangelho dentro de sua própria casa, sua vó e sua mãe eram cristãs.
Então o cenário que temos aqui é de um Jovem, criado em um lar cristão, mas que vivia uma fé real.
É muito comum observamos jovens que “cresceram” dentro da igreja vivendo uma vida cristão hipócrita, são cristãos quando dentro da igreja, mas quando no mundo são do mundo, vivem como um ator interpretando um papel.
A fé sincera é aquela que permeia todas as áreas de nossa vida de maneira diária.
Devemos viver de forma igual dentro e fora da igreja
Devemos viver de forma igual dentro da igreja e dentro de casa
Devemos viver de forma igual dentro da igreja e dentro da Escola/Faculdade.
WWJD

3- Tenha coragem de viver como Cristão (vrs 6-12)

Paulo começa este trecho que uma Conjunção Comparativa

4- Tenha uma vida no padrão da Palavra (vrs 13-14)

Related Media
See more
Related Sermons
See more