Marcos 1:35-39
Marcos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 1 viewNotes
Transcript
Nunca se afaste da comunhão com Deus, nem pelo ministério..
Nunca se afaste da comunhão com Deus, nem pelo ministério..
Marcos 1.35–39 (ARA)
35 Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava. 36 Procuravam-no diligentemente Simão e os que com ele estavam(as multidões Lc 4.42). 37 Tendo-o encontrado, lhe disseram: Todos te buscam(e instavam para que não os deixasse Lc 4.42 ). 38 Jesus, porém, lhes disse: Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de que eu pregue também ali, pois para isso é que eu vim (É necessário que eu anuncie o evangelho do reino de Deus Lc 4.43). 39 Então, foi por toda a Galileia, pregando(O EVANGELHO DO REINO) nas sinagogas deles e expelindo os demônios.
MARCOS DEIXA EXPLICITIDO A INTENSA ATIVIDADE DE CRISTO. MAS EM MEIO A ESTE INTENSO MINISTÉRIO, JESUS SE RETIRA PARA ORAR…
O ativismo, mesmo ministerial, tende a nos afastar da comunhão com Deus. Piedade é prioridade..
o que tem nos afastado do lugar de comunhão?
trabalho/família/atividades/lazer/amizades/ministério/redes sociais/entretenimento….
OU O PECADO…(pecado sempre gera morte, sempre rouba/tira/subtrai/diminui), nunca ganhamos quando pecamos. Tudo que atrapalha nossa comunhão com Deus, que entristece o Espírito Santo, É UM INIMIGO QUE DEVE SER COMBATIDO…
Fomos criados para ter comunhão com Deus…NISSO CONSISTE O SENTIDO DE NOSSA EXISTÊNCIA…
o pecado nos impossibilita desta comunhão. ESSA, sem dúvidas, foi a maior perda da humanidade, a perda da comunhão com Deus. Pra isso fomos criados, se não podemos fazer isso, somos inúteis…vida vazia
Romanos 3.9–12 (RA)
Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; como está escrito:
Não há justo, nem um sequer,
não há quem entenda, não há quem busque a Deus;
todos se extraviaram, - uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
J. Cristo vem para estabelecer esta comunhão…
ter comunhão com Deus é o motivo pelo qual Jesus morreu na cruz, nada é mais importante que isso
Jesus alcançou para nos naquela cruz este grandioso privilégio, estar na presença de Deus…
14 Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. 15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. 16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.
l. agora podemos orar : “Pai nosso que estais nos céus… encontramos perdão-direção-proteção… Na oração buscamos conhecer e fazer a vontade do Pai …seja feita Sua vontade….
m. sempre há o risco de começarmos a fazer as coisas do nosso jeito…aí entra o perigo…é na comunhão com Deus que nos guardamos deste perigo: Na oração/Palavra/meditação nos guardamos deste perigo
Satanás/carne/mundo trabalham para atrapalhar nossa comunhão com Deus…
nossa grande luta é para orar/ler Bíblia/ meditar….a guerra é mais intensa neste ponto
oração/leitura biblica/ meditação não acontece sem luta/dedicação/ esmurrar o corpo…tem que ser de forma intencional.
é preciso disciplina…
entender a prioridade
n. Se nossa comunhão com Deus vai mal, erraremos no resto..
erraremos nas finanças
administração do tempo
trabalho
família
no Ministério…
a comunhão com Deus alinha nossas prioridades com as prioridades de Deus.
no Getsemine Jesus estava em intensa aflição. Ele ora ao Pai, e em meio Sua oração sossega Sua alma, e convicto caminha em direção a Sua missão. Aqui neste texto Jesus ora e segue adiante em Sua missão, se recusando a desviar-se da vontade do Pai
Jesus sendo Deus, precisou orar, quem dirá nós, meros mortais….
o. Deus é o Senhor da obra, da Igreja. Ele governa e conduz Sua igreja. Devemos nos submeter a Sua vontade. Para isso precisamos conhecê-La. ORAÇÃO/PALAVRA/MEDITAÇÃO.
através da oração Deus abre portas, cria oportunidades para avanço do evangelho..
Colossenses 4.2–3 (ARA)
2 Perseverai na oração, vigiando com ações de graças. 3 Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado;
Deus cria oportunidades em nosso viver diário para compartilharmos o Evangelho;
Efésios 6.16–20 (RA)
embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.
Deus nos dá a Palavra de sabedoria, seja para evangelizar, edificar vidas, dar respostas aos que resistem;
Deus nos dá sabedoria para vivermos vidas no lar/trabalho/vizinhos que adornem o Evangelho;
Deus nos livra das armadilhas de Satanás;
Deus nos dá sabedoria para vivermos como pais/mães/filhos/patrões/empregados/amigos….que temem a Cristo;
exemplos de oportunidades de evangelismo que Deus cria..
as vezes há caminhos que parecem bons, mas Deus tem outros planos…
Pedro tentou convencer Jesus que ele não deveria ir para cruz/sofrer/ser preso. Aquele pensamento era carnal, não refletia a vontade de Deus, antes refletia a mentalidade de Satanás.
21 Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia. 22 E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. 23 Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.
depois disso Jesus nos ensina que para segui-lo temos que tomar a cruz, negar a si mesmo….
p. a oração/palavra/meditação são meios da graça que ajustam nosso pensamento/intenções/vontades..
Em Atos 8 Através de Felipe as multidões são convertidas em Samaria…Mas Deus tira Felipe do meio desse avivamento para pregar para um homem no deserto, o Eunuco, Etiope……quem tomaria esta decisão..Deus tem planos mais elevados..qualquer um de nós ficaria em Samaria, encantado com os numero
Em Atos 16 Deus muda os planos do Apóstolo Paulo.
6 E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, 7 defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu. 8 E, tendo contornado Mísia, desceram a Trôade. 9 À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos. 10 Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho.
Em Mc 5 lemos sobre o endominiado gadareno. Aquele homem, apos ser liberto, queria seguir com Cristo. Isto parece, a primeira vista, o caminho mais obvio, mas Jesus tinha outros planos. Ele deveria voltar para os seus e testemunhar o que Deus tinha feito por ele….
Marcos 5.19–20 (RA)
Jesus, porém, não lho permitiu, mas ordenou-lhe: Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti. Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam.
q. Deus governa/dirige com sabedoria Sua Igreja pela história…
através da oração/Palavra/meditação…conhecemos a vontade do Senhor..
Jesus não se deixou levar pelo aparente sucesso de Seu ministério com as multidões. Ele busca fazer a vontade Daquele que o enviou..
muitos homens e mulheres de Deus tem sucumbido ao engano do sucesso ministerial
as multidões tendem a seduzir e nos fazer roubar a glória de Deus, nos fazer pensar que somos senhores da obra.
nos fazer confiar nas nossas capaciades..
Saul é um bom exemplo desta tentação. Em 1Sm 15 lemos que Deus o enviou a destruir o rei Ameleque, todo seu exercito, e todas as suas coisas. Saul, querendo agradar o povo, poupou o melhor dos despojos, e o rei Ameleque. Por Isso foi rejeitado como Rei, querendo agradar a si, e ao povo, despresou a Palavra do Senhor…
17 Prosseguiu Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel, e não te ungiu o Senhor rei sobre ele? 18 Enviou-te o Senhor a este caminho e disse: Vai, e destrói totalmente estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até exterminá-los. 19 Por que, pois, não atentaste à voz do Senhor, mas te lançaste ao despojo e fizeste o que era mau aos olhos do Senhor? 20 Então, disse Saul a Samuel: Pelo contrário, dei ouvidos à voz do Senhor e segui o caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas, os destruí totalmente; 21 mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do designado à destruição para oferecer ao Senhor, teu Deus, em Gilgal. 22 Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. 23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
OBEDIÊNCIA É MELHOR QUE SACRIFICAR…quantas pessoas vivem um ativismo ministerial e ao mesmo tempo fazem as coisas do seu jeito, desprezando a Palavra do Senhor. OBEDOÊNCIA É MELHOR QUE SACRIFICAR. Se não for fazer segunda a Bíblia, nem faça. A Palavra de Deus é nossa regra de fé…
pastoras/pregadores despreparados/ mulheres que não honram seus maridos em ativismo na igreja/lideres que permitem doutrinas não biblicas para agradar as pessoas/ campanhas nas igrejas que não são biblicas/ consagrações para agradar grupos…e a lista vai. É melhor não fazer nada do que fazer da sua maneira, contrariando a vontade de DEus. OBEDIÊNCIA É MELHOR QUE SACRIFICAR
Os fins não justificam os meios…pastores estão quebrando princípios, caem no engano do pragmatismo, tá dando certo, resultados, então é de Deus….
igreja de Esmirra (só elogio )vs Igreja de Laodicéia(só critica)..
não pense que você tem direito de quebrar princípios bíblicos e mesmo assim achar que tá tudo bem por você dizimar/ofertar/fazer alguma atividade na Igreja. OBEDIÊNCIA É MELHOR QUE SACRIFICAR
É fácil se perder na Obra de Deus, quando as multidões lhe seguem, quando você fica famoso no YouTube/Instagram/ redes sociais..ai mora o perigo de se tornar o senhor da obra, roubando a glória de Deus.
12 Madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã; e anunciou-se àquele: Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si um monumento; e, dando volta, passou e desceu a Gilgal.
Em tudo que fazemos devemos ter a ambição de agradar ao Senhor. Isso significa, muitas vezes, fazer o que não dá resultado, ir pelo caminho solitário, caminho mais difícil, ser menos conhecido, negar a si mesmo, sofrer, ser frustrado….é o preço de agradar a Deus…
10 Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.
Devemos ter em mente o tribunal de Cristo. Nossas obras serão avaliadas lá. O que não for feito segundo a Palavra, será queimado, perdido. Esse dia vai mostrar a verdade sobre o que fazemos, dia de surpresa…devemos trabalhar olhando para a eternidade, pois lá deve esta nosso coração e tesouro…
Jesus após orar, conclui que o melhor a fazer é ir para outras regiões, contrariando as expectativas dos homens e mulheres…e dos próprios discípulos..
37 Tendo-o encontrado, lhe disseram: Todos te buscam. 38 Jesus, porém, lhes disse: Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de que eu pregue também ali, pois para isso é que eu vim. 39 Então, foi por toda a Galileia, pregando(O EVANGELHO DO REINO) nas sinagogas deles e expelindo os demônios.
Jesus não veio para ser celebrado Rei, ainda que Ele seja o Rei dos reis…Ele veio como servo sofredor, veio como o cordeiro o sacrifício, ainda que seja o Leão da Tribo de Judá. Ele virá novamente, como Rei, como Leão da tribo de Judá, mas esse ainda não era o momento…
ELE VEIO ANUNCIAR O EVANGELHO DO REINO/ Ele veio para ser uma oferta pelo pecado…
AS BOAS NOVAS DE DEUS, que através do que Jesus Iria fazer, teríamos acesso ao Pai, voltaríamos ao lugar da comunhão….
16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. 20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras. 21 Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.
ATRAVÉS DOS sinais Ele provava que era o Messias, o Pão vivo que desceu do céu, o Salvador do mundo…
essa era a menagem que ELe pregava, essa é a mensagem que Ele nos envia a pregar…
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
o evangelho é a mensagem mais importante da face da terra…não podemos esquecer isso, sempre será uma tentação evitar a mensagem da cruz, por não ser popular, mem agradar o mundo…
Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;
Paulo tinha muitos motivos para não pregar a mensagem da cruz/Evangelho…para judeus era uma blasfêmia/absurdo/ofensa…..para os gregos era uma mensagem ridícula/absurda.…mas PAULO sabia do estado real da humanidade, e do poder do Evangelho para transformar….só mo Evangelho é o poder de Deus para salvar. Nós sabemos disso, o mundo não sabe, por isso ignoram a mensagem. Sem Cristo as pessoas estão perdidas, não podemos nos calar. Precisamos manter o foco na mensagem do Evangelho, que é o poder de Deus para salvar….
não podemos perder o foco, não podemos nos distrair com este mundo e suas ilusões…\
é facil perder o foco/direção…
por isso precisamos orar/Palavra/meditação…
para que estamos neste mundo? qual nossa missão? o que Deus quer de nós? Quais as obras que Deus preparou para nós?