Você o conhece?
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 1 viewNotes
Transcript
Jeremias 9.23–24 “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.”
V.23 Não se glorie: O profeta assinala alguns motivos ilusórios da vanglória. Os meios humanos sobre os quais as pessoas se orgulhavam seriam inúteis no dia de desolação.
Sabedoria: No entanto, qualquer confiança depositada na sabedoria humana é pura tolice, pois é parcial e incerta (ver Pv 3:5; ICo 13:9, lO).
Força. Proeza militar, armamentos, infantaria, força material, etc. Todos são limitados.
Riquezas. As posses materiais não constituem motivo legítimo para se gabar. "Pois, certamente, a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus" (Pv 23:5).
V.24 Glorie-se nisto. Quem é verdadeiramente sábio atribui o louvor somente a Deus, nunca a si próprio (ver com. do v. 23). O conhecimento de Deus é a única base verdadeira para a glória (ver I Co 1:31; 2Co 10:17). A pessoa é verdadeiramente sábia apenas quando o conhecimento é entesourado no coração, pois isto é a vida eterna (]o 17:3).
Esse conhecimento tem um aspecto intelectual que envolve o entendimento. O relacionamento com Deus tem uma base razoável e inteligente. Não é de discipulado cego.
A pessoa deve servir a Deus com toda a sua mente (Mt 22.37). Mas conhecer a Deus vai além de uma compreensão meramente teórica. É um conhecimento experimental. É prático e se manifesta em andar nos caminhos de Deus (ver Jó 22:21; Jr 22:16).