SALVAÇÃO É UMA OBRA DE EXCLUSIVIDADE DIVINA
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 1 viewNotes
Transcript
SOMOS SALVOS PELA EXCELÊNCIA DA OBRA OPERADA POR CRISTO.
SOMOS SALVOS PELA EXCELÊNCIA DA OBRA OPERADA POR CRISTO.
o que é a salvação para nós? há muitos irmãos que pensam na salvação a partir de si mesmo, como se o individuo tivesse força de si mesmo para ir a Deus, para querer ou decidir aceitar a Cristo.
e quando pensamos assim, nós deixamos de render a glória devida ao Senhor e começamos a acrescentar coisas a fé cristã.
era exatamente o que estava acontecendo com a igreja de Colossos, por isso vai surgir a heresia chamada de heresia de Colossos.
Paulo acabou de relatar a oração que ele e seus amigos fazem em favor dos irmãos, nessa oração ele pede que os irmãos transbordem do conhecimento da vontade de Deus e isso para que vivam de modo digno do Senhor e para o seu inteiro agrado.
pede que os irmãos sejam fortalecidos na força do Senhor e que eles perseverem com paciência e alegria.
rendendo gratidão a Deus.
porque deveriam render gratidão a Deus?
por que foi ele que capacitou a cada cristão a receber a herança dos santos na luz.
observe a enfase que Paulo dá a obra divina aqui:
“foi ele que vos capacitou a parte que vos cabe da herança dos santos na luz”.
Paulo esta dizendo a igreja de colossos e a nós que a salvação é monergística, tudo é operado por Deus, nós apenas recebemos, nós nada operamos nessa obra. CRISTO É SUFICIENTE.
os ensinos dos falsos mestres estavam desqualificando a vida dos crentes com Deus.
Paulo está dizendo que nenhum poder do universo pode colocar em duvida as credencias daqueles que estão em Cristo.
AGORA EL VAI DIZER PORQUE ISSO NÃO PODE ACONTECER.
ele vai usar um jogo de palavras aqui entre trevas e luz evai dizer que a libertação foi obra divina.
veja o verso 13: “ELE NOS LIBERTOU”.
a linguagem aqui lembra a libertação de Israel em dois momentos, da escravidão do Egito e posteriormente do cativeiro babilônico.
Paulo pinta um quadro da humanidade fora de Cristo e fora de Cristo a humanidade está em trevas, veja: ELE NO LIBERTOU DO IMPÉRIO DAS TREVAS.
a humanidade em trevas está sobre o domínio de satanás:
Efésios 2.1–3 “Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos.Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus.De fato, todos nós éramos como eles e vivíamos de acordo com a nossa natureza humana , fazendo o que o nosso corpo e a nossa mente queriam. Assim, porque somos seres humanos como os outros, nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus.”
foi desse local que fomos resgatados, foi de uma vida em trevas, sem esperança, sem sentido, perdidos em pecados que Deus nos resgatou, foi dessa situação caótica que Deus nos tirou
Gálatas 1.4 “Em obediência à vontade do nosso Deus e Pai, Cristo se entregou para ser morto a fim de tirar os nossos pecados e assim nos livrar deste mundo mau.”
ELE NOS LIBERTOU DAS TREVAS E NOS TRANSPORTOU PARA O REINO DO FILHO DE SEU AMOR.
a imagem da luz aqui é apropriado, porque em outros textos Paulo usa o termo luz do evangelho brilhando nas trevas, arrancando a cegueira dos perdidos
2Coríntios 4.4–6 “Eles não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é.Pois nós não anunciamos a nós mesmos; nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor e a nós como servos de vocês, por causa de Jesus.O Deus que disse: “Que da escuridão brilhe a luz” é o mesmo que fez a luz brilhar no nosso coração. E isso para nos trazer a luz do conhecimento da glória de Deus, que brilha no rosto de Jesus Cristo.”
Efésios 5.8–14 “Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade. Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor. Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem à escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas para a luz. Pois é vergonhoso até falar sobre o que essas pessoas fazem em segredo. E, quando qualquer coisa é trazida para a luz, então a sua verdadeira natureza é revelada. Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz: “Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará.””
FILHO DO SEU AMOR:
Paulo está trazendo luz a obra operada por Cristo lembrando que o Cristo que foi pregado aos irmãos é o prometido do Antigo testamento
Salmo 2.7 “O rei diz: “Anunciarei o que o Senhor afirmou. O Senhor me disse: ‘Você é meu filho; hoje eu me tornei seu pai.”
e aquilo que os evangelistas escreveram
Mateus 3.17 “E do céu veio uma voz, que disse: — Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!”
Marcos 1.11 “E do céu veio uma voz, que disse: — Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria.”
Lucas 3.22 “e o Espírito Santo desceu na forma de uma pomba sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse: — Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria.”
ESTE CRISTO NOS REDIMIU DOS NOSSOS PECADOS.
a ideia de redenção no contexto da época é resgatar por um preço.
ou seja, ele perdoou nossos pecados pagando a nossa divida para com Deus.
é o filho que nos liberta e é por meio dele que recebemos perdão dos nossos pecados.
é interessante frisarmos a fala de Paulo aqui, diferente do que ele faz em
Romanos 8.23 “E não somente o Universo, mas nós, que temos o Espírito Santo como o primeiro presente que recebemos de Deus, nós também gememos dentro de nós mesmos enquanto esperamos que Deus faça com que sejamos seus filhos e nos liberte completamente.”
quando ele aponta a salvação como algo futuro, aqui Paulo fala de algo concluído, já foi concedido (veja os termos usado, v.21; cf 2.23, 17, 20).
é o já e ainda não do apóstolo.
o preço foi pago de uma vez por todas, não há mais nada a ser feito, ele operou tudo o que era necessário para nos resgatar, precisamos apenas crer nele e nada além disso.
IMPLICAÇÕES:
a salvação é um ato monergístico, Deus nos resgatou das trevas em que vivíamos, portanto cristão:
devemos pensar mais nessa obra operada por Deus e ser mais grato a ele.
Paulo está lembrando aos irmãos que a salvação é uma obra monergística e que a igreja apenas responde a obra operada pelo salvador.
porém, como tem sido nossa resposta?
Paulo está construindo uma base para que possa instruir os irmãos a estarem sobre essa base.
se a nossa base é essa dos atos soberanos de Deus, estamos bem, se não for, precisamos rever nossa fé a partir dos escritos paulinos.