UMA CORRIDA SEGURA - Parte I
QUE COMECEM OS JOGOS, A DISPUTA EM QUE SÓ DEUS GANHA • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNosso primeiro passo para compreender esta corrida da fé é entender onde estamos e os riscos que corremos. A vida com Cristo é uma jornada longa e implica em muitas reviravoltas. Por vezes estamos bem, mas por outros parece que as coisas não vão tão bem assim. De uma coisa temos certeza: Para aqueles que amam a Deus tudo coopera para o bem e nada poderá nos separar do seu amor.
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Como todos sabemos entramos no mês das olimpíadas. Quando as competições se iniciam todos nós nos movimentamos eufóricos para alguma modalidade.
Temos muitas histórias envolvendo os jogos olímpicos, desde conquistas históricas, recordes quebrados, sofrimento de atletas e até mesmo atos políticos.
É uma competição que dá verdadeira visibilidade aos que se destacam.
De alguma maneira a Bíblia nos ajuda a entender que nossa experiência na fé é como uma carreira, ela envolve muito dos ingredientes de uma competição esportiva.
O que faremos este mês é entender como podemos crescer em nosso relacionamento com Deus a partir desta reflexão esportiva.
Vamos correr em busca deste alvo que nos garante íntima relação com Cristo Jesus.
Para começar vamos conversar sobre nossa certeza e segurança em Cristo que nos fazem mais que vencedores.
A Primeira Vantagem Para Quem Corre na Fé é o Amor a Cristo.
A Primeira Vantagem Para Quem Corre na Fé é o Amor a Cristo.
Este é um texto singular e muito utilizado para elevar nossas expectativas. Quem já não esteve passando por um momento de aflição e não ouviu alguém dizendo que não se preocupe, todas as coisas cooperam para o bem?
Quantas vezes nós mesmos já não falamos isso para alguém, ou falamos para nós mesmos com base no fato da pessoa está frequentando uma igreja.
Tenho a impressão que invertemos a ideia do texto, lemos como se a ação de Deus em convergir todas as coisas em nosso favor fosse o verdadeiro propósito de dele.
Mas preste atenção, Deus age nas circunstâncias da vida para o bem dos que o amam, para que ele cumpra o propósito que pertence a ele. Isso faz uma diferença tremenda.
Os versos 29 e 30 já nos apontam que a ação de Deus é em direção aqueles que ele Conheceu antecipadamente, para serem a imagem de Cristo, aos que predestinou também os vocacionou, aos que foram chamados, ele os justificou, inserindo-os na família de Deus e aos que justificou ele também os glorificou.
Entre os Escolhidos de Deus Não Há Perdedores
Entre os Escolhidos de Deus Não Há Perdedores
Devemos fazer essa afirmação com sabedoria. Diante o fato que Cristo é o nosso maior amor, diante o fato de que ele nos conhece, nos chama, nos predestina, nos justifica e nos glorifica, quem poderá nos resistir?
A explicação de tudo isso Paulo dá nos versos seguintes, Cristo foi entregue por nós e se isso é verdade então o Pai nos dá todas as coisas juntamente com Cristo.
Jesus é o nosso irmão mais velho, nós somos co-herdeiros da mesma herança ganha por ele na ressurreição.
Que acusação pode ser feira aos escolhidos de Deus? Veja, não é que haja qualquer coisa de singular em nós mesmo, mas tudo é possível por causa da justificação de Cristo.
Não pode haver sequer condenação, já que Cristo morreu, mas ressuscitou e está a direita do Pai e intercede por nós.
Então afinal, quem nos separará do amor de Cristo? Serão os desafios externos? a tribulação, a angústia, a fome, a nudez, ou serão os perigos, ou até mesmo as ameaças de morte?
Paulo então nos faz recordar dessa corrida paradoxal que envolve vitória e lutas citando o Sl. 44.22, Rm. 8.36
Como está escrito:
“Por amor de ti enfrentamos
a morte todos os dias;
somos considerados
como ovelhas
destinadas ao matadouro”.
Conclusão
Conclusão
Nesta primeira parte vimos que nossa caminhada envolve nosso amor por Cristo e como ele age em nosso favor para cumprir o seu propósito.
Temos a certeza que se Deus é por nós mesmo sofrendo as maiores lutas, ninguém será contra nós.
Confie nessa palavra de esperança, mesmo que que a competição seja dura confie na proteção e segurança daquele que já venceu por nós.