1Pedro 1.13-21

Exposições em 1Pedro  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

Tema: UM FILHO DE DEUS SERÁ CONHECIDO

-------------------:

Introdução
Existe um adágio entre os que nos rodeiam que diz: “Filho de peixe, peixinho é”. Já escutei entre pastores e presbíteros, no que diz respeito a família cristã que: “Filho de peixei, peixinho é, mas filho de crente, não é crentinho”.
Bem, dentro da teologia da aliança isso faz sentido. A criança é batizada na infância, mas quando cresce ela deve fazer uma profissão de fé pública.
Dentro deste contexto lideres na igreja usam esse ditado para trazer a responsabilidade daqueles que nasceram em lar cristão e precisam se responsabilizar diante de Deus e dos homens. Considerando este contexto, percebemos que faz sentido.
Entretanto, quando lemos o texto bíblico, agora não fazendo referência ao ato do batismo em si, mais precisamente, a regeneração e chamados eficaz, Moisés e Pedro registram que os filhos de Deus são como seu Pai. Santos. Nesse caso: “Filho de Deus, Santo é”.
Mas aqui não falo de santidade na perspectiva objetiva, pois o povo do Senhor é santo. Mas, me refiro ao ato da santificação, esse progresso que o cristão deve viver na terra dos viventes.
Assim, acredito que Pedro nos apresenta algo sobre o que faz com que um filho de Deus seja conhecido como tal.
Bem, sobre isso, vamos observar o que nosso texto apresenta:
----------------------
OBSERVAÇÕES DO TEXTO
----------------------
[Ler o v.13]
Neste versículo parece que Pedro faz uma introdução ao assunto que tratará nos versículos anteriores:
Ele fala sobre vestir o entendimento. Aqui ele fala sobre vestir o entendimento, não para ficar parado. O vocábulo traz a seguinte ideia:
À época os homens tinham a seguinte prática: quando precisavam correr, por terem longas roupas, precisavam levantar até o joelho e amarrar com o cinto e então deslocar-se de um lado para o outro.
Quando o apóstolo inicia este versículo com o vocábulo mencionado, ele insta os irmãos que receberam a epístola à não ficarem parados. Ele deveriam buscar: sobriedade e paciência (esperar o fim dos séculos).
Mas, quando mencionei que Pedro parece usar este versículo como introdução para os seguintes, eu quis falar sobre os assuntos que os envolvem. Vejamos o que dizem:
[Ler o v.14-16]
Aqui Pedro lembra aos irmãos, os que são filhos de Deus, nas palavras registradas no v.14: “Como filhos da obediência”.
Nestes versículos que seguem o apóstolo lembra aos destinatários da epístola quem é o Pai deles, e mais, dá continuidade ao assunto iniciado no v.13, o cingir o entendimento. O preparar-se para caminhada, ou corrida.
Por isso ele diz no versículo 14-15: “Em tempo de ignorância, vocês viviam segundo as suas paixões, agora é diferente, segundo o Senhor que os chamou, e é Santo, que suas obras sejam santas” (parafraseando).
Há um contraste aqui entre ignorância (v.14b) e esclarecimento (v.13a). Os que vivem em ignorância, são guiados por suas paixões, portanto o comportamento desses é desobediência. Mas os que cingem as mentes, são filhos da obediência, vivem segundo aqu’Ele que esclareceu suas mentes.
Mas, veja o que Pedro continua declarando nos versículos seguintes:
[Ler o v.17-21]
Aqu’Ele que é invocado, é Pai de alguns, mas não de todos, pois alguns usam o nome do Senhor em vão (Êx 20.7 - 3° Mandamento).
Este, o Senhor, lembre-se: “não faz acepção de pessoas, julga todos segundo suas obras” (v.17). Aqui pode parecer que Pedro dirige a Palavra aos ímpios. Não!
Ele dirige a Palavra à crentes, à filhos de Deus. Ele os conclama a avaliar seu comportamento, este que foi legado por pais infiéis ao Senhor. Um filho de Deus, conhece seu Pai, e vive segundo sua Palavra.
Palavra que revela seu amor para com os homens, tanto em termos a Escritura, a Palavra de Deus, em nossas mãos. Tanto como, no amor revelado antes mesmos de Moisés, Os Evangelistas e tantos registrarem essas palavras.
O amor de Deus Pai, revelado na Pessoa de Cristo Jesus, o Unigênito de Deus, antes mesmo da fundação do mundo (v.20). Pedro diz: “a vossa fé e esperança estejam em Deus” (v.21b).
Com estas palavras o apóstolo comunica aos destinatário que a segurança deles está na obra que Cristo Jesus realizou em favor deles.
----------------------
Um filho de Deus, conhece seu Pai e é conhecido como tal entre os que o rodeiam, por testemunhar ser um filho de Deus. Nestes versículos, Pedro fala sobre três verdades pelas quais um filho de Deus será conhecido. Eu os convido a considera-las aqui.
----------------------
TRANSIÇÃO:
Portanto, em primeiro lugar um FILHO DE DEUS SERÁ CONHECIDO:
----------------------
1. PELAS “ROUPAS” QUE VESTE:
Um filho de Deus cinge/veste o seu entendimento (v.13) com a Palavra de Deus (2Tm 3.16-17), e isso se manifesta tanto em sobriedade como em paciência durante sua peregrinação aqui.
Sobriedade diz respeito a moderação. Desde que o homem decidiu seguir o caminho do pecado, a batalha pela sobriedade é contínua.
Precisamos ser moderados no falar, nas relações com nossos irmãos, tanto quanto com os que não são irmãos, precisamos de moderação quanto a utilização de bençãos advindas da graça comum, que recebemos do Nosso Senhor.
Bençãos essas que muitas vezes entronizamos em nosso coração. Os vícios revelam claramente isto. Vícios em comida, bebida ou intimidades ilícitas. Todas tem um fundamento verdadeiro: são dádivas do Senhor para os homens. Mas, quando utilizados sem moderação, tornam-se ídolos.
Este filho de Deus será reconhecido pela moderação, tanto quanto pela paciência em esperar de forma santa, o Dia da Revelação do Nosso Senhor.
O filho não se entrega a “aparente demora” do Senhor em retornar, o que o levaria a abandonar a santidade. Mas ele continua desenvolvendo a sua salvação.
Deste modo você reconhece um filho de Deus quando percebe sua constância em santidade (que envolve a paciência em continuar/ou perseverar). Não como a mesma pessoa que você conhece desde de 2014.
Aplicações:
Você é conhecido por ser uma pessoa moderada? Diria que isto é algo que envolve sua vida pública. Tanto quanto a privada, ok. Mas, normalmente a moderação é testada quando você está em público. É da falta de moderação, que comumente vem os escândalos.
Agora particularmente, você é paciente? É perseverante no despojar-se e revestir-se apresentado pelo Ap. Paulo (Ef 4.22-24)? Nisto precisa estar aplicada a sua paciência. Como você tem vivido neste tempo?
TRANSIÇÃO:
Em segundo lugar, um FILHO DE DEUS SERÁ CONHECIDO:
----------------------
2. PELO DESENVOLVIMENTO DA SUA SALVAÇÃO:
O Ap. Paulo fala em Fp 2.12b:
Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;
O que envolve diretamente o tratado do Ap. Pedro dos v.14-16.
Como filhos da obediência: não vos amoldeis às paixões que tinham anteriormente. Um filho da obediência olha para frente, não para trás. Ele está livre, não preso. (As vezes esta prisão revela o seu desejo: é isso que você quer).
O filho conhece seu Pai, quando escuta a voz do mesmo em Lv 11.45:
Eu sou o Senhor, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo.
Uma das marcas de um filho de Deus é a santificação. E os que estão ao seu redor, testemunharão isto. Um filho de Deus deseja o que o Pai deseja, um filho de Deus, não se conforma com seu estado hoje, ele continuará progredindo em santidade.
Ele não admira as Palavras do Apóstolo em Rm 12.2:
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Mas ele busca: renovar sua mente, transformando-a pela Palavra da Verdade. Assim, este filho experimentará o que o Pai preparou para ele: o que é bom, perfeito e agradável.
Aplicações:
Você tem compromisso com o desenvolvimento da sua salvação?
Publicamente você parece desenvolver? Mas em particular? Quando somente o Senhor é testemunha, o que o seu coração deseja mais do que tudo? Satisfazer a carne, ou ter prazer em estar na presença do Senhor?
TRANSIÇÃO:
Por fim, em terceiro lugar, um FILHO DE DEUS SERÁ CONHECIDO:
----------------------
3. PELA ESPERANÇA EM CRISTO JESUS:
Se os que se declaram filhos invocam Deus como Pai, aquele que não faz acepção de pessoas. Não é porque você declara que é filho, com carinho e talvez até tente isso por obras, que Ele o tomará como filho.
Você deve se portar com temor durante seu tempo aqui, enquanto peregrina. Quando concluirá essa caminhada? Você não sabe, mas como deve viver aqui, você sabe.
Você sabe como vivia outrora, sabe do que foi liberto. Sabe também o valor pago pela sua liberdade. V.19: “O precioso sangue… o sangue de Cristo”. Algo preparado antes da fundação do mundo (v.20), para os filhos.
Filhos estes que não se conformam com seu procedimento, sempre estão crescendo em graça e conhecimento. Mas, do mesmo modo não confiam em suas obras, mas somente no que Deus, Nosso Pai, tinha preparado de antemão (v.20). Em Jo 3.16 está escrito:
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Deus-Pai, enviou Jesus Cristo, Deus-Filho, o unigênito de Deus, um com Ele, para justificar os filhos adotivos que se encontram desde Gn 3.15 até o grande dia da Revelação de Jesus.
Estes, tem sua fé e esperança n’Ele e exclusivamente na sua obra redentora. N’Ele os filhos estão seguros, e por causa d’Ele, os filhos devem se portar com temor durante o tempo de peregrinação aqui.
Aplicações:
A sua confiança está somente em Jesus? Ou você pensa que pode contribuir com 5 centavos para a sua salvação?
A sua confiança, ou esperança, o impedem de tornar-se mais santo? A abandonar os pecados de estimação que você tem? Seria isso esperança em Jesus, ou confundir a graça de Deus com leniência?
Para você desfrutar da justificação em Cristo, Deus aplicou sua justiça. Você tinha uma dívida e ela foi paga. Não esqueça disso!
Esse valor deveria leva-la ao máximo na sua luta contra o pecado. Como o Nosso Senhor diz em Mt 5.29:
Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.
TRANSIÇÃO:
----------------------
CONCLUSÃO:
Filho de Deus, como você tem vivido? Concerte-se hoje! Não viva como se alguém estivesse dando um tapinha nas suas costas diariamente, dizendo: “Tudo bem, tudo bem, isso é normal”.
Repreenda o inimigo quando este sussurrar no seu ouvido palavras parecidas. Hoje é o dia para você refletir: “como tenho vivido” e empenhar-se lutando contra o que precisa mudar em sua vida. O filho de Deus é conhecido como tal. Você é um?
Related Media
See more
Related Sermons
See more