Quem Deus é?

Ele é  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Introdução
Entender quem somos já é um desafio, agora entender quem Deus é ainda mais dificil nos será compreender.
Se por um lado é dificil dizer quem somos, por outro para Deus a dificuldade se torna outra, uma vez que nosso aspecto transitório nos faz seres em constante tranformação.
O nome de uma pessoa traz consigo características.
Se o nome Abrão significava “pai honrado”, o nome Abraão significava “pai de uma multidão de nações”. Além disso, não foi apenas o nome de Abrão que foi mudado. Sarai também teve seu nome mudado por Deus e passou a ser chamada de Sara.
O significado do nome Sarai transmite a ideia de “minha princesa”; e talvez fizesse referência à nobreza de sua família ou a uma divindade da Mesopotâmia. Já o nome Sara, embora pareça ser uma variante do nome original que conserva o significado “princesa”, foi dado por Deus de modo a indicar a nobreza da descendência que teria origem do ventre daquela mulher.
Jacó - Suplantador
Israel - Pessoa Justa, temente a Deus
Gênesis 32.27–29 ARA
Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali.
O quem eu sou não afeta a identidade divina. Nada do que eu faça o fará mudar. Mais o quem Cristo é deve me fazer ser melhor.
Comentário Bíblico Popular: Antigo Testamento A. Jeová Se Revela a Moisés (3)

Os judeus consideram o tetragrama YHWH uma palavra muito sagrada para ser pronunciada. Esse nome proclama a autoexistência, autossuficiência, soberania e eternidade de Deus. O nome Eu Sou O Que Sou pode significar “Eu sou porque sou” ou “Eu serei o que serei”

Um nome sagrado

Yahweh era o nome pessoal de Deus, pelo qual ele era conhecido por Israel. Então, no período pós-exílico, começou a ser considerado sagrado e, portanto, não era pronunciado. Assim, o termo Adonai normalmente era usado para substituí-lo. No século 6 ou 7 a.C., as vogais de Adonai foram combinadas com as consoantes de YHWH, para lembrar aos que liam as Escrituras nas sinagogas de pronunciar o nome sagrado como Adonai. Daí surgiu seu termo derivado, Jeová. Tudo isso serve para ressaltar a grande admiração e temor que esse nome despertava.

1 - Enfatiza a autoexistência imutável de Deus

Um ser criado pode ser definido, Deus não. Ele é autoexistênte.
João 8.58 ARA
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou.
Malaquias 3.6 ARA
Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
Nomes compostos
1. Yahweh Jireh, “o Senhor Proverá” (Gn 22.14). Após o anjo do Senhor ter mostrado um cordeiro que deveria ser usado como substituto para Isaque, Abraão chamou aquele lugar de “o SenhorProverá”.
2. Yahweh Nissi, “o Senhor É Minha Bandeira” (Êx 17.15). Após derrotar os amalequitas, Moisés edificou um altar e o chamou de Yahweh Nissi.
3. Yahweh Shallom, “o Senhor É Paz” (Jz 6.24).
4. Yahweh Sabbaoth, “o Senhor dos Exércitos” (1Sm 1.3). Essa é uma imagem militar, que mostra Yahwehcomo o comandante dos exércitos angelicais do céu, bem como dos exércitos de Israel (1Sm 17.45). O título revela a soberania e a onipotência de Deus, sendo usado muitas vezes pelos profetas (Isaías e Jeremias), durante os momentos de crise nacional, para lembrar ao povo que Deus era o seu líder e protetor.
5. Yahweh Maccadeshkem, “o Senhor que vos santifica” (Êx 31.13).
6. Yahweh Raah, “o Senhor é o meu pastor” (Sl 23.1).
7. Yahweh Tsidkenu, “Senhor, Justiça Nossa” (Jr 23.6).
8. Yahweh Shammah, “o Senhor Está Ali” (Ez 48.35).
9. Yahweh Elohim Israel, “o Senhor, Deus de Israel” (Jz 5.3; Is 17.6).
Para ser mais específico: esses nomes compostos não são apenas outros nomes para Deus, mas sim designações ou títulos que, muitas vezes, surgiam de eventos comemorativos. Contudo, de fato revelam aspectos adicionais do caráter divino.[1]
[1]Charles Caldwell Ryrie, Teologia Básica: Um Guia Sistemático Popular para Entender a Verdade Bíblica, trans. Jarbas Aragão, Edição atualizada. (São Paulo: Mundo Cristão, 2012), 30.
Related Media
See more
Related Sermons
See more