Os companheiros de Paulo

Carta aos Colossenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Introdução

A cidade de Colossos ficava há 160 km de Éfeso. A igreja foi fundada por Epafras.
Colossenses 1.7 NVI
7 Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco,
Ele foi alcançado pelo evangelho através de uma visita à cidade de Éfeso através da pregação de Paulo (At 19.1-10), visto que, o apóstolo esteve durante três anos em Éfeso.
Na igreja estava surgindo falsos ensinos (Cl 2.8-15) e talvez Epafras preocupado com essas questões foi até Roma ao encontro de Paulo que estava preso (Cl 4.12-14). Paulo escreveu essa carta por volta de 60-62 d.C.
Os falsos ensinos diziam:
Negavam a divindade de Jesus, a carta apresenta Jesus como Deus (Cl 1.16-18).
Negavam a humanidade de Cristo, o apóstolo afirma que Cristo se encarnou (Cl 1.22).
Acrescentavam normas e crenças, que não deixadas na Palavra de Deus (Cl 2.20-23).
Ensinavam a adoração a anjos (Cl 2.18-19).
Ensinavam que a salvação de pecados é por meio de regras, por exemplo, a circuncisão (Cl 2.11-13).
No capítulo quatro o apóstolo Paulo exorta a igreja em relação a oração, apresenta alguns de seus companheiros e traz as suas considerações finais.

Ideia Central

Paulo tinha amigos em seu ministério, isso mostra que ele não caminhava sozinho.

Transição

Veremos três características dos companheiros de Paulo.

Desenvolvimento

1ª Eram dedicados no serviço cristão (v. 7-9)

Os cooperados de Paulo estavam com ele para auxiliá-lo no ministério, eles eram dedicados para servir ao Senhor, as igrejas, e ajudar o apóstolo no avanço do evangelho, enquanto ele estava preso na cidade de Roma. O texto menciona dois colaboradores dedicados:

1° Tíquico, o ministro fiel (v. 7-8)

7 Tíquico lhes informará todas as coisas a meu respeito. Ele é um irmão amado, ministro fiel e cooperador no serviço do Senhor.
8 Eu o envio a vocês precisamente com o propósito de que saibam de tudo o que se passa conosco, e para que ele lhes fortaleça o coração.
Tíquico era um gentio convertido ao Senhor, que trabalhou na equipe do apóstolo Paulo. Ele foi um companheiro confiável de Paulo, porque enquanto o apóstolo estava preso, Tíquico o fiel ministro de Cristo levava a carta de Paulo para as igrejas. Ele levou foi portador da carta aos efésios e Filemon.
Efésios 6.21 NVI
21 Tíquico, o irmão amado e fiel servo do Senhor, lhes informará tudo, para que vocês também saibam qual é a minha situação e o que estou fazendo.
Tíquico era enviado por Paulo as igrejas para levar as cartas, para relatar as igrejas sobre a prisão de Paulo e para fortalecer os irmãos na fé.
Paulo apresenta as qualidades de Tíquico:
1ª Era um homem amável (v. 7). O apóstolo o chama de “irmão amado”, ele abençoava e se relacionava com os irmãos.
2ª Era um homem fiel (v. 7). Ele era um “ministro fiel”, ele servia aos outros, o prazer dele era servir.
3ª Era um homem que trabalhava em equipe (v. 7). Ele trabalhava para avanço do evangelho, não era aquele que trabalhava sozinho, ele era um “conservo” ou seja, um “escravo” de Cristo.
4ª Era um homem que confortava (v. 8). Ele dava força para os irmãos prosseguirem na fé.

2° Onésimo, o irmão amado (v. 9)

9 Ele irá com Onésimo, fiel e amado irmão, que é um de vocês. Eles irão contar-lhes tudo o que está acontecendo aqui.
Onésimo era escravo de Filemon e que havia fugido do seu senhor, e foi parar na prisão e ali encontrou o apóstolo Paulo e ao ouvir o evangelho de Jesus Cristo se rendeu aos pés de Cristo, tornando-se filho de Deus. Paulo afirma que ele era inútil, mas agora é útil por causa do evangelho.
Filemom 10–13 NVI
10 apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso.11 Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim. 12 Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração. 13 Gostaria de mantê-lo comigo para que me ajudasse em seu lugar enquanto estou preso por causa do evangelho.
Onésimo corrigiu o seu passado, deixando de ser um escravo rebelde e se tornou um cooperador do evangelho, agora é enviado pelo apóstolo Paulo para a cidade de Colossos junto com Tíquico.

2ª Eram cooperadores no serviço cristão (v. 10-14)

Paulo estava preso e nesse momento ele pode contar com alguns cooperados que ficaram com ele em Roma, para dar ânimo e encorajá-lo nesse momento. O texto apresenta seis cooperadores que estavam em Roma:

1° Aristarco, o cristão preso (v. 10 a)

10 Aristarco, meu companheiro de prisão, envia-lhes saudações, bem como Marcos, primo de Barnabé.
Aristarco era natural da cidade de Tessalônica.
Atos dos Apóstolos 20.4 NVI
4 sendo acompanhado por Sópatro, filho de Pirro, de Beréia; Aristarco e Secundo, de Tessalônica; Gaio, de Derbe; e Timóteo, além de Tíquico e Trófimo, da província da Ásia.
Ele foi um companheiro de Paulo, o qual acompanhou o apóstolo na viagem de Jerusalém e Roma.
Atos dos Apóstolos 27.2 NVI
2 Embarcamos num navio de Adramítio, que estava de partida para alguns lugares da província da Ásia, e saímos ao mar, estando conosco Aristarco, um macedônio de Tessalônica.
Ele arriscou sua vida na cidade de Éfeso, na conspiração do povo contra Paulo.
Atos dos Apóstolos 19.29 NVI
29 Em pouco tempo a cidade toda estava em tumulto. O povo foi às pressas para o teatro, arrastando os companheiros de viagem de Paulo, os macedônios Gaio e Aristarco.
Aristarco era aquele amigo que estava com Paulo em todos os momentos, ele não fugia das dificuldades, ele era um amigo para todas as horas, sejam boas os ruins. O texto mostra que ele era um companheiro de prisão, agora ele estava preso com Paulo.

2° João Marcos, o cristão que superou o erro (v. 10 b)

10 Vocês receberam instruções a respeito de Marcos, e se ele for visitá-los, recebam-no.
João Marcos é o autor do evangelho de Marcos, era um judeu da cidade de Jerusalém. Era primo de Barnabé e filho na fé do apóstolo Pedro.
1Pedro 5.13 NVI
13 Aquela que está em Babilônia, também eleita, envia-lhes saudações, e também Marcos, meu filho.
Ele estava auxiliando Barnabé e Paulo na segunda viagem missionária, mas quando surgiu as dificuldades ele desistiu e voltou para casa.
Atos dos Apóstolos 13.5 NVI
5 Chegando em Salamina, proclamaram a palavra de Deus nas sinagogas judaicas. João estava com eles como auxiliar.
Atos dos Apóstolos 13.13 NVI
13 De Pafos, Paulo e seus companheiros navegaram para Perge, na Panfília. João os deixou ali e voltou para Jerusalém.
Por causa de João Marcos, Paulo e Barnabé seguiram caminhos diferentes.
Atos dos Apóstolos 15.37–40 NVI
37 Barnabé queria levar João, também chamado Marcos. 38 Mas Paulo não achava prudente levá-lo, pois ele, abandonando-os na Panfília, não permanecera com eles no trabalho. 39 Tiveram um desentendimento tão sério que se separaram. Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre, 40 mas Paulo escolheu Silas e partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor.
Barnabé investiu na vida de João Marcos, ele superou o seu passado e se tornou um cooperador do apóstolo Paulo.
2Timóteo 4.11 NVI
11 Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério.
Paulo pede para a igreja receber João Marcos, se caso ele for visitá-los.

3° Jesus Justo, o cristão animador (v. 11)

11 Jesus, chamado Justo, também envia saudações. Esses são os únicos da circuncisão que são meus cooperadores em favor do Reino de Deus. Eles têm sido uma fonte de ânimo para mim.
Nada se sabe sobre Jesus o justo além do texto bíblico. Mas possivelmente era um judeu que deixou a crença do judaísmo e se abraçou a fé cristã. Ele era um homem que cooperava com o Reino de Deus e dava ânimo para o apóstolo Paulo enquanto estava preso.

4° Epafras, o cristão que orava (v. 12-13)

12 Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.
13 Dele dou testemunho de que se esforça muito por vocês e pelos que estão em Laodicéia e em Hierápolis.
Epafras foi um ministro do evangelho que plantou a igreja de Colossos, de Laodicéia e de Hierápolis. Ele viajou para a cidade de Roma, mas orava pelos irmãos, para que os cristãos continuassem firmes e cumprindo a vontade do Senhor em suas vidas.
Epafras mesmo estando longe, orava pela igreja que estava em Colossos, em Laodicéia e Hierápolis. Paulo não só ouviu falar que Epafras orava, mas ele era testemunha disso.

5° Lucas, o cristão médico (v. 14 a)

14 Lucas, o médico amado,
Lucas é o autor do evangelho de Lucas e do livro de Atos. Ele era gentio e médico. Ele era amigo íntimo de Paulo e viajava com o apóstolo nas viagens missionárias.
Lucas permaneceu com Paulo na segunda prisão de Paulo, onde ele enfrentaria a morte.
2Timóteo 4.11 NVI
11 Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério.

6° Demas, o desviado (v. 14 b)

14 e Demas enviam saudações.
Demas era um cooperador de Paulo, mas tristemente ele abandonou Paulo na sua segunda prisão em Roma. Alguns acreditam que ele abandonou a fé cristã e outros acreditam que ele voltou para Tessalônica e não deixou a fé.
2Timóteo 4.10 NVI
10 pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia.

3ª Eram excelentes no serviço cristão (v. 15-18)

Paulo estava preso e alguns de seus amigos estavam em outros lugares, servindo ao Senhor com excelência, para que o evangelho fosse proclamado. Paulo se comunicava com esses irmãos através de suas cartas, para se relacionar com eles e ensiná-los a palavra de Deus. Diante disso, veremos três aspectos do serviço cristão que os amigos de Paulo realizavam:

1° O povo se reunia como igreja (v. 15)

15 Saúdem os irmãos de Laodicéia, bem como Ninfa e a igreja que se reúne em sua casa.
Paulo saúda a irmã Ninfa e a igreja que estava em sua casa. Isso mostra que o povo de Laodicéia se reunia como igreja, mesmo Paulo estando preso a obra do Senhor continuava, os cristãos de Laodicéia estava servindo a Jesus para que o evangelho fosse proclamado.
A irmã Ninfa cooperava com o evangelho, abrindo a porta do seu lar para que o evangelho fosse pregado.

2° O zelo pela leitura bíblica (v. 16)

16 Depois que esta carta for lida entre vocês, façam que também seja lida na igreja dos laodicenses, e que vocês igualmente leiam a carta de Laodicéia.
Paulo era um homem que prezava pelo ensino da palavra de Deus, ele envia a carta aos Colossenses, mas essa mesma carta era para ser lida na igreja de Laodicéia, para que esses irmãos fossem edificados com a palavra de Deus.

3° A dedicação ministerial (v. 17)

17 Digam a Arquipo: “Cuide em cumprir o ministério que você recebeu no Senhor”.
Arquipo possivelmente era filho de Filemon e da irmã Áfia.
Filemom 1–2 NVI
1 Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, a você, Filemom, nosso amado cooperador, 2 à irmã Áfia, a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que se reúne com você em sua casa:
Ele era o pastor da igreja em Colossos. Paulo diz para a igreja de Colossos exortá-lo e a encorajá-lo a continuar firme servindo ao Senhor com excelência na caminhada ministerial.

Saudação Final

Paulo afirma que ele mesmo escreveu a carta (v. 18)

18 Eu, Paulo, escrevo esta saudação de próprio punho. Lembrem-se das minhas algemas. A graça seja com vocês.
Paulo sempre se identificava em suas cartas e assinava ela de próprio punho. Também relembra a igreja de sua prisão em Roma, porque ele estava preso por causa do evangelho. Além da identificação e do lembrete, Paulo saudava os irmãos com a graça, porque ela é o favor imerecido do Senhor em favor dos cristãos e sem ela o cristão não consegue viver.

Conclusão

Conclui-se que Paulo era um servo de Cristo, rodeados de amigos, ele não seguiu a carreira ministerial sozinho. Paulo preparou uma equipe para auxiliá-lo no ministério e essa equipe trabalhava com dedicação e com excelência. Eles estavam juntos com o apóstolo Paulo nos momentos difíceis e nos momentos fáceis. O cristianismo mostra que os cristãos precisam um dos outros.
A igreja de Cristo precisa servir ao Senhor com dedicação e excelência, trabalhando, cooperando para que o evangelho possa alcançar as pessoas que estão perdidas. A obra de Deus não pode parar, é preciso avançar até Cristo voltar.
O que você tem feito para o avanço do evangelho? Você tem cooperado com a obra de Deus?

Aplicação

Busque servir ao Senhor com dedicação, seja um servo que irá cooperar para que o evangelho alcance os perdidos.
Quando você ter a oportunidade de servir, faça com excelência, como se estivesse fazendo para o Senhor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.