Vencendo As Tentações
Lucas • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 34 viewsNotes
Transcript
Introdução
1 Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, 2 onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo Diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome. 3 O Diabo lhe disse: “Se és o Filho de Deus, manda esta pedra transformar-se em pão”. 4 Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’”. 5 O Diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. 6 E lhe disse: “Eu te darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser. 7 Então, se me adorares, tudo será teu”. 8 Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto’”. 9 O Diabo o levou a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: “Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. 10 Pois está escrito: “ ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, para o guardarem; 11 com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’”. 12 Jesus respondeu: “Dito está: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’”. 13 Tendo terminado todas essas tentações, o Diabo o deixou até ocasião oportuna.
a. Neste episódio tenso da vida de Jesus, somos convidados a aprender algumas posturas sobre a guerra invisível que se estabelece no caminho da Graça.
b. Lembre-se que aqui, Jesus acabava de se batizar e ter seu ministério confirmado pelo Pai.
c. Agora, o Espírito Santo o levara ao deserto, onde ele seria tentado pelo diabo.
Você sabe o que é a tentação?
TENTATIO, ONIS.
Originalmente significava “ataque, acesso de febre” ou “prova, tentativa, teste, ensaio”.
O sentido é de “instigar, induzir ao mel” palavra que derivou do Latim eclesiástico apontando para a Palavra TEMPTARE, que gerou diretamente nosso verbo “tentar” no sentido: “sentir, testar, tentar influenciar”.
A TENTAÇÃO:
É também definida como atração para fazer o mal por esperança de obter prazer, benefício ilícito ou lucro.
A TENTAÇÃO:
Pode vir do Tentador (Gen 3.1, 1Pe 5.8, Ef 6.11);
Ou de dentro do ser humano (TG 1:14-15).
13 Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. 14 Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. 15 Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.
A PROVAÇÃO:
Advém das circunstâncias da nossa vida e se mostra uma forma de PROVARMOS a nossa fé e fidelidade a Deus.
6 Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. 7 Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.
É IMPORTANTE RESSALTAR QUE:
Ninguém é tentado acima das suas forças (1Co 10.13
13 Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.
NESTE TEXTO VEMOS VEEMENTE QUE:
Jesus foi tentado e venceu (Lc 4.1-13), podendo, por isso, socorrer os que são tentados (HB 2:18; 4:15).
Mat 26.41 e Mat 6.13 nos diz que Devemos vigiar e orar para não cedermos à tentação.
GL 6:1 nos ensina que é também é nosso dever socorrer os que caem em tentação.
1 Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.
A TENTAÇÃO É UM ATO DE SATANÁS E SE CRISTO FOI TENTADO, PORQUE NÓS NÃO SERÍAMOS?
VOLTANDO AO TEXTO BASE, TEMOS AQUI PELO MENOS TRÊS MOMENTOS QUE PODEMOS APRENDER MAIS UMA VEZ COM O NOSSO MESTRE JESUS:
1. ANDAR COM O ESPÍRITO SANTO, NÃO NOS LIVRA DAS TENTAÇÕES;
1 Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, 2 onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo Diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome.
2. TODA TENTAÇÃO COMEÇA COM A TENTATIVA PELA "DESTRUIÇÃO DE NOSSA IDENTIDADE".
Lucas 4.3–5 (NVI)
3 O Diabo lhe disse: “Se és o Filho de Deus, manda esta pedra transformar-se em pão”. 4 Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’”.
OBSERVE QUE LUCAS 3.21-22
21 Quando todo o povo estava sendo batizado, também Jesus o foi. E, enquanto ele estava orando, o céu se abriu 22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. Então veio do céu uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado”.
QUANDO ESTIVERMOS SENDO TENTADOS A ESQUECER QUEM SOMOS EM DEUS, DEVEMOS LEMBRAR QUE A VOZ DELE VALE MAIS QUE O MUNDO INTEIRO !
3. TODA TENTAÇÃO TENTARÁ ROUBAR A AUTORIDADE DE DEUS SOBRE NÓS.
5 O Diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. 6 E lhe disse: “Eu te darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser. 7 Então, se me adorares, tudo será teu”. 8 Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto’”.
4. JESUS NOS ENSINA QUE ESTAR SENDO TENTADOS, NÃO NOS PERMITE COLOCAR DEUS ’A PROVA’.
9 O Diabo o levou a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: “Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. 10 Pois está escrito: “ ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, para o guardarem; 11 com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’”. 12 Jesus respondeu: “Dito está: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’”.
5. NOS ENSINA QUE QUANDO ESTIVERMOS SENDO TENTADOS, PODEMOS INVOCAR A PALAVRA DE DEUS SOBRE AS TREVAS E EM SEUS PASSOS (JESUS) PODEMOS VENCER AS TENTAÇÕES.
13 Tendo terminado todas essas tentações, o Diabo o deixou até ocasião oportuna.
